Cores para ambientes pequenos: aprenda a usá-las para ampliar espaços
As cores para ambientes pequenos, quando aplicadas de forma estratégica, ajudam a trazer sensação de amplitude para a casa.
Mais do que transmitir emoções e influenciar o comportamento, elas têm o poder de refletir a luz, disfarçar imperfeições e conferir brilho e volume aos espaços.
Esses efeitos contribuem para a ampliação dos ambientes. Além disso, aumentam as possibilidades de combinação.
Continue a leitura para entender por que as cores claras e neutras não são as únicas opções para decorar os espaços menores!
Quais são as melhores cores para ambientes pequenos?
Na hora de escolher cores para ambientes pequenos, a maioria das pessoas aposta no branco ou em outras opções neutras, em tons claros e suaves.
Isso faz sentido, já que elas ajudam, de fato, a alongar os espaços.
No entanto, saiba que é possível fazer uma mistura de cores que também inclua tons vibrantes, desde que exista equilíbrio.
Confira abaixo algumas das opções mais usadas em ambientes pequenos.
Branco
O branco é um clássico quando se trata de cores para ambientes pequenos, fazendo-os parecer mais extensos por refletir a luz.
Há quem escolha pintar todas as paredes e o teto de branco para deixar o cômodo iluminado e, consequentemente, maior. É uma estratégia comum.
Entretanto, vale a pena explorar outras cores por meio de móveis, têxteis e objetos decorativos.
Também existe a possibilidade de pintar ao menos uma das paredes de outra cor para deixar o ambiente com mais personalidade.
Cinza
Como alternativa ao branco, o cinza se mostra uma excelente opção para os ambientes com decoração moderna.
Afinal, é uma cor neutra que permite sair da “mesmice” por contar com várias nuances.
Por isso, caiu no gosto de quem prefere as cores sóbrias, mas deseja explorar os contrastes, variar as tonalidades das superfícies e compor visuais sofisticados.
Além das tintas e dos móveis, existem diversos revestimentos em tons de cinza, com texturas e características interessantes.
Azul
Os tons de azul também estão entre as cores para ambientes pequenos mais usadas em projetos de diferentes estilos.
Isso porque essa cor transmite sensação de tranquilidade e bem-estar.
Quando as nuances claras predominam, os espaços são ampliados pelo reflexo da luz que incide sobre elas.
O azul ainda é uma cor versátil. O que não faltam são opções de tintas, revestimentos, móveis, têxteis e acessórios em seus tons variados.
Amarelo
Uma das vantagens do amarelo é a capacidade de iluminar os ambientes — um ponto positivo para os cômodos pequenos.
Além de ampliar os espaços, essa cor traz a sensação de calor e vivacidade, deixando a decoração mais alegre.
Mas é preciso ter cuidado para não usá-la em excesso e provocar desconforto visual.
Por isso, geralmente o amarelo é usado em apenas uma parede do ambiente. Também pode aparecer nos móveis e em detalhes como tapetes, cortinas, almofadas e outros itens.
Verde
Por estar entre os tons frios e quentes, o verde é uma cor associada ao equilíbrio. Portanto, transmite segurança, representa bem-estar e traz a natureza para dentro de casa.
Ele se destaca entre as cores para ambientes pequenos por conta de sua versatilidade.
Além da diversidade de tons de verde usados na decoração, é muito fácil combiná-lo com outras cores na hora de compor a paleta de um projeto.
Pensando nos espaços menores, só é preciso ter cuidado para não deixar as tonalidades escuras predominarem na composição.
Rosa
O rosa é cada vez mais usado nos projetos contemporâneos. Em tons claros, faz a decoração sair da mesmice, expressando serenidade e delicadeza.
Hoje é possível encontrar muitas variações de tonalidades, que podem ser usadas para deixar os ambientes com uma cara moderna, sem fazer o espaço parecer menor.
Leia também
- Sala de apartamento pequeno: dicas e inspirações para acertar
- Canto alemão: uma solução aconchegante para espaços pequenos
- Hall de entrada pequeno: saiba como planejar o seu
Como usar as cores para ampliar os ambientes?
Que as cores produzem efeitos maravilhosos, a gente já sabe.
Então, por que não aproveitar as diferentes combinações para ampliar e também para deixar a casa mais bonita?
Um cômodo pequeno não precisa ter apenas uma cor ou ser sem graça. Com as dicas a seguir, você vai perceber quantas possibilidades existem. Basta usar a criatividade!
Aposte no contraste entre cores complementares
As cores complementares são aquelas que estão em extremidades opostas no círculo cromático. Esse é o caso, por exemplo, do azul e do laranja; do vermelho e do verde; e do amarelo e do roxo.
Por apresentarem um contraste forte, elas criam efeitos interessantes na decoração dos ambientes.
Uma opção é usar as cores complementares em tonalidades claras para alongar o piso e as paredes por meio do reflexo da luz.
Outra é utilizar os tons mais escuros ou vivos em determinados elementos da decoração, que sejam menos predominantes, como armários, sofás, tapetes, almofadas etc.
Afinal, não existe proibição em relação às cores para ambientes pequenos, desde que elas sejam usadas de maneira equilibrada.
Use uma cor para integrar ambientes
Os ambientes integrados são cada vez mais usados em casas e apartamentos. É uma estratégia que contribui para a sensação de amplitude nos imóveis pequenos.
Isso porque rompe com o bloqueio entre os cômodos.
E uma maneira de criar continuidade entre eles é por meio do uso de uma cor só, como no projeto da imagem acima.
Em apartamentos compactos que trabalham com o conceito de espaços abertos, como lofts e studios, as cores têm um forte poder transformador.
Rompa a neutralidade de forma sutil
Já falamos aqui que, entre as tradicionais cores para ambientes pequenos, o branco é uma das mais usadas.
Em banheiros e lavabos, além de alongar o espaço, a cor branca é escolhida por passar a impressão de limpeza.
Junto dela, outras cores neutras costumam compor a paleta. No entanto, se quiser conferir personalidade para os cômodos da casa, vale a pena buscar alternativas para a monocromia.
Você pode fazer isso por meio do uso de uma cor suave em móveis ou em uma das paredes, por exemplo.
Para agregar autenticidade ao visual, aposte em revestimentos com texturas e relevos, pois ajudam a criar movimento.
Crie paletas de cores suaves
O espaço reduzido não impede que mais de uma ou duas cores sejam usadas na decoração dos ambientes pequenos. Só é preciso ter cuidado para não deixar o visual carregado.
Se você escolher tons amenos para compor a paleta, é fácil criar um décor harmônico. Basta que as diferentes tonalidades dialoguem entre si.
Quando se trata de cores para ambientes pequenos, não existem regras restritivas do que pode e do que não pode. Basta saber como explorar de maneira estratégica os efeitos que as nuances produzem.
Os tons claros realmente contribuem para a sensação de amplitude por refletirem a luminosidade. Mas, como tentamos mostrar ao longo do artigo, não quer dizer que outros não possam ser usados.
As dicas que selecionamos mostram justamente isso! Portanto, ambientes pequenos jamais devem ser associados a uma decoração sem personalidade.
Cada espaço deve ser analisado com cuidado, para que você consiga descobrir todas as possibilidades que as combinações entre diferentes cores têm para oferecer.
Falando nisso, já ouviu falar dos revestimentos destonalizados? Descubra como nuances da mesma cor ajudam a criar superfícies cheias de personalidade!