17.10.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Exemplo de sofisticação, integração e elegância usando o canto alemão na cozinha. (Projeto: Isadora Bayer Foresti)

Canto alemão: uma solução aconchegante para espaços pequenos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
17.10.2022
Saiba quais são as vantagens do canto alemão, quais são as diferenças entre os seus modelos e como incluí-lo em diferentes ambientes da sua casa
minutos de leitura

O canto alemão foi criado para ser usado em pubs e restaurantes da Alemanha, como o próprio nome já sugere. No entanto, o móvel ganhou destaque na decoração de ambientes residenciais.

Composto por um sofá de canto — que pode ser em “L” ou reto —, uma mesa e um conjunto de cadeiras, ele ajuda a ganhar mais lugares e muito espaço em casa.

Nas linhas a seguir, confira detalhes sobre esse móvel!

Para que serve o canto alemão?

canto alemão , sala
Um espaço que poderia ser subvalorizado ganhou outra cara e uso com o canto alemão (Projeto: Oficina de Morar)

Atualmente, as casas e os apartamentos estão cada vez menores. Nesse sentido, o canto alemão pode ser uma excelente solução para otimizar espaços reduzidos, além de ajudar a compor ambientes mais bonitos e charmosos.

Pensando em medidas, um canto alemão que recebe seis pessoas ocupa a mesma metragem que uma mesa que acomoda quatro convidados, por exemplo.

Para aproveitar cada metro quadrado ao máximo, o móvel ainda pode contar com um baú embaixo do assento para guardar itens de limpeza, utensílios de cozinha, objetos volumosos e o que for necessário.

Essa alternativa não atrapalha em nada e muitos nem sequer percebem que existe algo do tipo abaixo do estofado.

Outra opção é incluir gavetas, pois diferentemente do baú, elas podem ser abertas a qualquer momento, sem a necessidade de levantar o assento.

Essas são formas simples de armazenar mais aparatos domésticos sem precisar abrir mão de espaços úteis.

Como ter um canto alemão?

canto alemão, cozinha
Mesa retangular combinando com sofá (Projeto: Grace Bonatti)

Antes de pensar em comprar um canto alemão, é fundamental observar o espaço onde você deseja colocá-lo. Primeiramente, claro, precisa ser um local com uma ou duas paredes.

É interessante que essa área seja mais enxuta, pois ficaria desproporcional um conjunto de jantar desse tipo em um lugar muito livre.

Depois, tire todas as medidas necessárias e capriche na seleção dos móveis. As dimensões do produto final vão variar de acordo com o projeto.

Sofás longos precisam de mesas retangulares. Já ambientes menores pedem mesas quadradas ou redondas, que são mais compactas.

Projetos ousados podem incluir até mesas triangulares. O importante é que a peça que vai compor com o canto alemão fique perfeitamente encaixada nele para não atrapalhar a circulação.

Na hora de comprar o seu cantinho, existem três opções:

  1. entrar em contato com marceneiros e empresas especializadas em móveis sob medida;
  2. adquirir os itens separadamente, se o desejo é uma composição autoral;
  3. comprar o conjunto pronto.

O importante é que o canto alemão tenha sinergia com o local onde ele vai ser instalado. Mas este é um assunto para o próximo tópico.

Onde colocar o canto alemão?

canto alemão, ambiente integrado
O canto alemão com o mesmo tecido do sofá ajuda a criar links no ambiente (Projeto: Doma Arquitetura)

O canto alemão não está reservado apenas à sala de jantar. Mas se essa for a sua escolha, ele é ideal para integrar esse espaço com outros ambientes da casa, como a cozinha ou a sala de estar.

Uma dica é investir em mobiliário sob medida. Assim, os móveis da sala — como painel de TV, estante ou mesa de centro — podem ser fabricados no mesmo material para garantir sensação de continuidade e harmonia no cômodo.

O canto alemão também pode ser usado na varanda gourmet, para criar um espaço mais acolhedor e funcional. Se couber no orçamento, vale apostar em um projeto com a inclusão de um buffet e um bar, para que os moradores e visitantes aproveitem o local sem precisar entrar na casa vez ou outra.

Na cozinha, ele serve como uma mesa auxiliar. Portanto, é uma boa pedida mesmo se o ambiente for pequeno. Atente-se apenas se o tecido escolhido para a tapeçaria conversa com a paleta de cores e se é prático para limpar, pois é comum cair sujidades no estofado durante os preparos e as refeições.

Como decorar o espaço do canto alemão?

canto alemão, ambiente pequeno , ambiente integrado
Exemplo de otimização de um espaço pequeno com o uso do canto alemão (Projeto: Karine Senra)

Assim como o restante da casa, esse é um cantinho especial e, por isso, merece ter a sua personalidade. Dito isso, aproveite o espaço para acrescentar vasos de plantas, arranjos de flores, centros de mesa ou fruteiras bonitas. Invista em uma paleta de cores que lhe traga aconchego e harmonize o ambiente.

Se a intenção é contar com um canto alemão moderno, utilize cadeiras coloridas e almofadas decorativas. Já se a vontade é compor um cômodo clássico e sofisticado, vale apostar em estofados de capitonê, um acabamento com relevos.

Em ambos os casos, indicamos não investir em tecidos como o suede, pois é mais difícil de tirar manchas. Por ser um local onde serão realizadas refeições — seja um almoço de domingo ou uma noite de petiscos —, é essencial que o estofado seja de tecido fácil de higienizar ou até impermeável.

Por fim, existem outras duas dicas que são universais e independem do estilo adotado.

A primeira é caprichar na iluminação. É importante que a luz seja focada para deixar as refeições mais confortáveis. Portanto, vale usar um lustre central com um conjunto de pendentes menores ao lado.

A segunda é utilizar espelhos em uma ou nas duas paredes, já que isso contribui para a sensação de amplitude do ambiente, além de tornar a decoração mais elegante.

Independentemente do seu estilo, é fundamental ter em mente que o canto alemão deve estar em um cômodo onde você queira reunir e recepcionar pessoas. Afinal, essa é uma das principais funções e vantagens desse móvel.

Quer saber mais sobre iluminação para a sala de jantar? Aprenda a escolher os lustres corretos!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Canto alemão: uma solução aconchegante par...

Canto alemão: uma solução aconchegante para espaços pequenos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies