26.08.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Tons de azul levam calmaria para dentro de casa e podem aparecer em qualquer ambiente (Projeto: Paola Navone)

Tons de azul: como usar a gama de cores na decoração

 minutos de leitura
calendar-blank-line
26.08.2022
A cor agrada a maioria das pessoas e é muito presente na decoração. Aprenda a combinar tons de azul e confira ambientes para se inspirar.
minutos de leitura

Os tons de azul remetem à natureza, ao mar, ao céu estrelado ou de um dia ensolarado. Por isso, seu uso é muito bem-vindo para quem quer transformar a casa em refúgio, deixando os ambientes muito aconchegantes.

Inclusive, um ponto interessante é que há diversos tons de azul, o que possibilita escolher aquele que mais combina com a decoração.

Além disso, eles também podem passar diferentes sensações, contribuindo para o mood dos espaços.

Calmaria, serenidade, tranquilidade e paz estão entre as possibilidades. Mas o azul também simboliza confiança, estabilidade e inteligência, por exemplo.

Pelas associações positivas, a cor primária é também a preferida de muita gente, que escolhe usar de diferentes formas, como na decoração.

Como usar tons de azul na decoração?

Diversidade de tonalidades de azul e de formas de usar torna a cor um verdadeiro coringa da decoração (Projeto: Portobello S.A.)

Os tons de azul são perfeitos para usar em casa. Contudo, também podem aparecer em áreas comerciais, principalmente quando se quer passar a ideia de confiança e estabilidade. Perfeitas para empresas sólidas.

Dentro de casa, os tons de azul podem aparecer em qualquer ambiente. Mas é no quarto que eles reinam. Afinal, a cor é capaz de induzir ao relaxamento.

Porém, como há uma grande variedade de tons de azul, eles podem aparecer também em outros espaços, ajudando não só a relaxar, como também contribuindo com a decoração.

Índigo, turquesa, royal, anil, marinho, petróleo… São muitas opções para escolher. No entanto, é importante observar o estilo e a sensação que se quer passar ao usar tons de azul.

Por exemplo, tons de azul claro ajudam a dar amplitude, o que é ótimo para espaços pequenos. Já para quem quer uma decoração com aparência madura e sofisticada, tons de azul escuro são os mais indicados.

O azul-marinho é um dos queridinhos, mas também é possível apostar em tons mais modernos, como o petróleo.

No entanto, é necessário ter cuidado ao combinar cores de azul. Isso porque, em excesso, podem causar sensações como melancolia e tristeza, que não são ideais para o interior da casa.

Revestimentos podem ser usados em todos os ambientes e, por isso, são jeito prático de incluir tons de azul
(Projeto: Portobello S.A.)

Já as formas de ter uma decoração em tonalidades de azul são muitas. Entre elas:

  • Revestimento de piso ou parede;
  • Objetos de decoração;
  • Pintura na parede;
  • Papel de parede;
  • Cortinas;
  • Móveis;
  • Etc.

7 combinações com azul para não errar

O cinza de Gray Marble evidencia o tom azul escuro de Terralma e, ao mesmo tempo, protagoniza no ambiente
(Projeto: Portobello S.A.)

Além de ser uma cor rica em variações, ainda é possível combinar com outras tonalidades para criar ambientes personalizados.

Inclusive, isso é interessante porque o azul, sozinho, pode induzir ao sono e até trazer angústia, dependendo da aplicação e do ambiente.

Portanto, ao combinar tons de azul com outras cores é possível equilibrar as sensações e emoções, conquistando uma decoração relaxante na medida certa.

Abaixo, listamos as principais combinações com com tons de azul e não errar:

  1. Azul e laranja, já que são cores complementares no círculo cromático e, assim, combinam muito bem. Elas também levam equilíbrio, já que o laranja é uma cor quente que traz energia e aquece o espaço.
  2. Azul e verde, como cores análogas, também são uma boa combinação. Além disso, ambas remetem à natureza, o que ajuda a estimular o bem-estar.
  3. Azul e roxo também são cores análogas e parecidas. Ficam ótimas para ambientes com decoração contemporânea.
  4. Azul e cinza é uma combinação que evidencia os tons de azul, tendo uma base neutra para quebrar a monocromia.
  5. Azul e marrom/madeira é a combinação perfeita para quem busca por uma decoração atemporal.
  6. Azul e preto torna a decoração mais dinâmica ao formar contraste, sobretudo tons de azul claro.
  7. Azul e branco passam sensações como leveza e calma.

Inspirações de decoração com tons de azul

Agora que você já sabe como incluir tons de azul na decoração, acompanhe as inspirações que nós selecionamos para te ajudar a entender como compor ambientes nessa cor!

Quarto com tonalidades de azul é um jeito clássico de tornar ambiente acolhedor

Como remetem à tranquilidade e ao relaxamento, tons de azul são muito usados em quartos (Projeto: Paola Navone)

Shibori é a técnica manual japonesa de tingimento de tecido que a italiana Paola Navone reproduziu na linha de mesmo nome, produzida em parceria com a Portobello.

As peças podem formar grandes painéis, que transportam para perto das águas salgadas do mar mediterrâneo. Como acontece no quarto em destaque.

Tudo isso de um jeito característico da designer: aproximando a beleza imperfeita e o charme do artesanato.

O resultado é um projeto que busca despertar a leveza e a liberdade de um fim de semana em uma casa ninho, que convida a se sentir à vontade. Características que são perfeitas para a decoração de quartos.

O jardim de inverno é responsável por trazer ainda mais natureza para dentro do quarto. Inclusive, como já mencionamos, o verde é uma das cores que combina muito bem com tons de azul. E a presença de plantas em casa é uma ótima maneira de incorporar essa dupla de cores.

Além desse detalhe, a luminosidade natural em abundância é outra maneira de tornar o quarto mais aconchegante ao aproximar elementos que nos conectam à mãe terra.

Relaxamento também em banheiro com tons de azul

Combinação entre tons de azul e madeira é um clássico (Projeto: Portobello S.A.)

Lugar de autocuidado e de relaxamento depois de um longo dia, o banheiro também pode ganhar tons de azul para compor um ambiente aconchegante.

Aqui, vale escolher um revestimento de parede ou de piso nessa cor, ou ainda apostar em objetos de decoração.

No projeto em destaque, a opção foi pela meia parede com porcelanato da linha Gouache, que revela nuances e forma camadas de cor surpreendentes a partir da reprodução do movimento do pincel.

Como é um tom de azul escuro, uma maneira de equilibrar a decoração é combinar com cores claras. Dica importante, principalmente para quem tem pouco espaço e não quer deixar o ambiente menor ou escuro.

Além disso, o mobiliário e o acabamento em madeira deixam a decoração mais orgânica, contribuindo para o bem-estar.

Detalhes em tons de azul escuro complementam sofisticação

Tons de azul escuro são perfeitos para ambientes modernos e requintados (Projeto: Portobello S.A.)

Diversos elementos contribuem para um ambiente sofisticado. Entre eles o revestimento de mármore, que aparece na lareira do projeto acima.

Além disso, o uso de tons neutros, como bege, cinza e marrom também é um modo de levar elegância para o espaço.

Mas para que a decoração não fique monocromática ou sem graça, uma ideia é inserir pontos de cor, como tons de azul.

Nesse caso, para seguir uma linha sofisticada, o ideal é preferir tons de azul escuro, como marinho e petróleo, por exemplo.

Eles são fáceis de combinar e podem ganhar mais ou menos destaque dependendo das demais cores que aparecem no ambiente.

Tons de azul claro ampliam e levam a natureza para dentro

Azul claro leva frescor da natureza para ambientes internos (Projeto: Portobello S.A)

Os tons de azul claro são ótimos para ambientes pequenos ou estreitos. Isso porque, assim como outras cores claras, ajudam a ampliar os espaços.

Além disso, esses tons de azul levam aquela sensação de estar ao ar livre para dentro de casa. Principalmente quando se usa uma tonalidade próxima à do céu em um dia ensolarado.

E é exatamente esse o propósito da linha Botanique: levar o conforto, o equilíbrio e o bem-estar que a natureza proporciona, tornando a casa o nosso templo.

Porém, além dos tons de azul, também há outros elementos que contribuem para uma decoração mais orgânica. Um exemplo é o uso de formas geométricas, como móveis, bancadas e paredes curvas, que também remetem aos desenhos e movimentos da natureza.

Piscina com revestimento azul é convite para se conectar com a natureza

Por remeter ao mar, azul é a cor mais usada em piscinas (Projeto: Portobello S.A.)

Hoje em dia, é mais comum vermos diferentes cores de piscina, como verde, preta e até vermelha. No entanto, os tons de azul seguem entre os favoritos.

Afinal, eles são capazes de reproduzir as águas naturais de mares e lagos espalhados ao redor do mundo. E isso ajuda a tornar a área de lazer mais relaxante e convidativa.

O interessante é que há uma grande variedade de materiais e elementos da natureza que podem ser reproduzidos em revestimentos para conferir uma decoração personalizada.

Uma delas são as formações rochosas da costa oeste dos Estados Unidos. Bilhões de anos de movimentos tectônicos deram origem a uma grande diversidade de rochas multicoloridas.

Elas são interpretadas pela linha Malibu, pensada para ambientes externos como muros, varandas, bordas e interiores de piscina.

Nesse caso, é importante reforçar uma característica do produto: o acabamento EXT. Isso quer dizer que o revestimento resistência ao escorregamento, sendo ideal para a aplicação em locais ao ar livre.

Se você gostou da ideia de ter um ambiente em tons de azul, precisa conferir outras maneiras de ter um ambiente aconchegante. Conheça a supertendência Comfy & Cozy e saiba como ter uma casa confortável!

Imagem principal: Tons de azul levam calmaria para dentro de casa e podem aparecer em qualquer ambiente (Projeto: Paola Navone)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Tons de azul: como usar a gama de cores na de...

Tons de azul: como usar a gama de cores na decoração

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies