26.09.2022
Avaliação
()
A parede verde é uma ferramenta paisagística incrível para transformar ambientes internos e externos (Projeto: Heignne Jardim)
A parede verde é uma ferramenta paisagística incrível para transformar ambientes internos e externos (Projeto: Heignne Jardim)
4.6

Parede verde: 6 ideias para levar a natureza para dentro de casa

minutos de leitura
Descubra o que é a parede verde, veja dicas de como montar uma e inspirações para transformar sua casa
minutos de leitura

A parede verde é uma ótima maneira de aproximar a natureza da sua decoração, aproveitando todos os benefícios que as plantas são capazes de trazer.

A técnica é capaz de tornar os ambientes mais ricos e estimulantes, além de reduzir os ruídos externos e combater a poluição.

Quer entrar nessa tendência? Então confira as inspirações e ideias que a Portobello separou!

O que é parede verde?

A parede verde também pode ser chamada de jardim vertical. Ela consiste em uma intervenção paisagística que visa cobrir uma parede ou criar um detalhe nela usando plantas.

São vários os tipos de parede verde, variando em relação às espécies e outros detalhes. Elas podem ser de musgo, samambaias e diversas outras folhagens e espécies.

É possível também recobrir paredes ou detalhes em áreas internas e externas.

parede verde no banheiro
A parede verde deixa os espaços mais interessantes visualmente e acolhedores (Projeto: Bianca Vale Cunha)

Por que ter uma parede verde?

Uma parede verde, além de ajudar a criar um ponto focal para os seus espaços, ainda traz outros benefícios:

  • Ameniza a temperatura dos ambientes, especialmente em dias de calor, pois as plantas perdem umidade e colocam mais partículas de água no ar, equilibrando a sensação de calor;
  • Deixa os ambientes menos secos, pelo mesmo motivo: as plantas conseguem melhorar a qualidade da umidade do ar, o que traz mais benefícios à saúde dos moradores;
  • Isola os barulhos vindo de fora, reduzindo em alguns decibéis os sons que entram por portas e janelas;
  • Melhora o bem-estar, já que o contato com a natureza ajuda a reduzir os níveis de estresse e de ansiedade, oferecendo sensações de conforto, aconchego, harmonia e calmaria.

Como projetar uma parede verde?

A parede verde é superversátil. Ela pode ser usada em áreas internas, externas, fachadas residenciais, comerciais, áreas de piscina e muitos outros ambientes. Veja as dicas mais importantes para projetar esse tipo de instalação.

Escolha bem o local

Ainda que a parede verde possa ser usada em diferentes ambientes, é importante que o espaço escolhido receba luz solar e tenha ventilação. A quantidade de cada um desses pontos dependerá do tipo de espécie que você irá plantar, como de sombra, meia sombra ou de sol.

Evite locais com iluminação totalmente artificial, porque isso causará déficit na fotossíntese das plantas, o que pode resultar em uma manutenção mais frequente e até na morte de algumas espécies.

Defina a estrutura

É o formato da parede verde que determina a harmonia do ambiente. É possível tanto criar uma composição mais simples, usando apenas vasos, como preencher toda a parede com as plantas.

Nesse caso, a estrutura é fundamental. Ela pode ser feita com tela de aço, madeira, treliças e até com garrafas PET, além dos tradicionais fibra de coco e pallets. Outra opção são as estruturas modulares, com peças que podem ser acopladas tanto na horizontal como na vertical.

Não se esqueça de prever o sistema de irrigação e escoamento, para evitar complicações com a manutenção da parede.

sala com parede verde
Atenção ao local onde a parede verde ficará, assegurando que as plantas conseguirão se desenvolver (Projeto: Frederico Bicalho)

Escolha as plantas certas

Avalie o nível de luminosidade e ventilação no espaço para definir as espécies. Pense também na manutenção que elas precisam e se esses cuidados são compatíveis com as rotinas dos moradores.

As folhagens costumam ser mais usadas. Algumas espécies são: Jiboia, Barba de Serpente, Colar de Perolas, Hera, Falsa Vinha, Lambari Roxo, Dracena, Cróton, Samambaia Americana, Samambaia Renda Portuguesa, Planta Batom, Unha de Gato, entre outros.

Fique atento à manutenção

Para que sua parede verde fique sempre bonita, a manutenção é imprescindível. Alguns cuidados importantes são:

  • Manter a irrigação adequada, considerado as espécies escolhidas. O ideal é manter o substrato úmido e fresco;
  • Adubar ou fertilizar a cada 2 ou 3 meses;
  • Fazer podas regulares e identificar se existem folhas amareladas ou doentes, pois elas diminuem a força da planta e atrapalham o fluxo de crescimento;
  • Usar substrato especial no lugar da terra convencional, optando por versões de boa qualidade à base de fibra de coco ou com turfa.

Inspirações para usar a parede verde

Ainda está muito complicado visualizar os efeitos incríveis na decoração com a parede verde? Então confira algumas inspirações que separamos!

1. Parede verde no banheiro

banheiro e parede verde
A parede verde no banheiro dá um toque de charme ao ambiente (Projeto: Carina Debiaze)

A parede verde pode ser usada em diversos ambientes internos, inclusive no banheiro. Essa é uma ótima ideia para criar uma sensação de SPA, ao mesmo tempo em que adiciona contraste visual e destaque para algum elemento.

Nessa ideia, o detalhe verde ajudou a destacar ainda mais a banheira, trazendo essa sensação de relaxamento super bem-vinda.

2. Sala de estar/recepção

parede verde na sala de estar
Os ambientes sociais ficam ainda mais aconchegantes com a parede verde (Projeto: Mayra e Carolina Villarini)

Os ambientes sociais, como a sala de estar, ou até a recepção de um ambiente comercial, como uma clínica, podem ficar ainda mais aconchegantes com a parede verde.

As plantas têm esse poder de trazer um clima mais agradável e uma sensação de paz às pessoas. Por isso, é muito interessante usá-las nos ambientes em que há maior circulação.

3. Hall de entrada

parede verde no hall de entrada
Transforme o hall de entrada em um ambiente vivo com a parede verde (Projeto: Andrea Carminate)

O hall de entrada nem sempre é um ambiente que pensamos na hora de decorar a casa, não é mesmo? Mas ele pode ser um cantinho bem resolvido e com muita personalidade com alguns detalhes, como uma parede verde.

As plantas ajudam a trazer essa sensação de acolhimento e receptividade, totalmente relacionado com a entrada da nossa casa, recebendo bem a todos que chegam.

4. Sala de jantar

parede verde na sala de jantar
Crie um ponto focal na sua sala de jantar com as plantas (Projeto: Cardoso Chouza Arquitetos / Foto: Pemón Chouza)

O ambiente de refeições também pode ganhar um destaque especial com a parede verde, ajudando a trazer aconchego.

Em vez de usar espelhos, aparadores ou outros elementos para complementar a decoração, as plantas podem ser o principal destaque, criando um espaço orgânico e fluido.

5. Corredores externos

parede verde no corredor
As plantas transformam os corredores externos e trazem mais vida a eles (Projeto: Renata Manso e Amanda Lima)

Os corredores externos, muitas vezes, são desafios no design. Afinal, eles podem acabar esquecidos e ficarem sem graça.

Uma maneira simples de trazer vida nova a essa área é usando a parede verde. Você pode complementar com um projeto de iluminação e tornar esse espaço um destaque na sua casa.

6. Áreas externas

parede verde área lazer
As áreas externas combinam perfeitamente com as paredes verdes, criando destaque e adicionando sofisticação (Projeto: Casa Sua)

As áreas externas são ideais para uso das paredes verdes. Elas podem aparecer em muros internos e até na fachada das casas. Afinal, trazem esse toque natural que combina muito bem com esses espaços.

Você pode combinar com detalhes também naturais como decks de madeira, jardins, gramados, entre outros.

Depois de todas essas inspirações, já está com vontade de ter uma parede verde aí na sua casa? Aproveite e confira nosso conteúdo completo com as principais técnicas de paisagismo e transforme seus ambientes!

Compartilhe
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas
Sua avaliação

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2022- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies