19.01.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Cozinha com móveis brancos e detalhes na cor prata.
A cor branca na cozinha deixa ela mais acolhedora e ampla (Projeto: Rodrigo Fagá)

Cozinha branca: confira dicas para montar a sua

 minutos de leitura
calendar-blank-line
19.01.2023
Do tradicional ao moderno, a cozinha branca pode contar com diferentes estilos, combinando revestimentos e itens de decoração. Confira dicas de como deixá-la ainda mais bonita
minutos de leitura

O branco é um tom clássico na decoração de ambientes. A cor nunca sai de moda por diversos motivos, dentre eles, a sensação de amplitude, leveza e limpeza que fornece ao espaço. Uma cozinha branca é uma ótima aposta para um ambiente aconchegante e minimalista.

Além disso, a base mais neutra possibilita inúmeras combinações de cores, texturas e móveis que podem dar mais personalidade e funcionalidade ao local. Se você decidiu ter uma cozinha branca, o Archtrends vai te dar algumas dicas funcionais.

Principais vantagens da cozinha branca

A começar pela iluminação, o branco é a cor que melhor reflete a luz. Uma cozinha branca necessita de menor quantidade de lâmpadas para deixar o ambiente claro, quando comparada com uma de tom escuro. Se o local contar com a entrada de luz natural, melhor ainda. É possível aproveitá-la durante o dia sem a necessidade de gastar energia.

O branco também é atemporal, e é responsável por proporcionar um aspecto de limpeza, ideal para o local onde são preparadas as refeições. Para as cozinhas pequenas, a grande vantagem da cor é a sensação de amplitude que ela oferece quando aplicada na parede e móveis.

Além disso, a decoração neutra permite diversas possibilidades de contraste, como uma cadeira vermelha, um eletrodoméstico amarelo, entre outros objetos que darão personalidade e frescor ao ambiente.

O que é preciso para ter uma cozinha branca?

Confira algumas dicas para não errar na hora de decorar a sua cozinha branca:

Pisos e revestimentos da parede

Além de toda a característica funcional, os revestimentos são a base da decoração de cozinha. A área exige um piso resistente, de alta qualidade e que seja fácil de manter limpo. Os porcelanatos são materiais que cumprem todas essas características técnicas e estão disponíveis em diversos estilos e texturas.

As paredes da cozinha também podem ser revestidas, principalmente a região da torneira e cuba. O azulejo nessa área protege a parede da umidade. Que tal combinar um piso branco com veios cinza, inspirado no mármore carrara, e uma parede com detalhe em porcelanatos de estilo retrô?

Armários e outros móveis dentro da paleta

Se você deseja uma cozinha totalmente branca, pode investir em armários, mesas e cadeiras na mesma tonalidade e, assim, compor um espaço monocromático. Além disso, abre possibilidade de destacar torneira, luminária, forno, geladeira e fogão.

Cores claras e suaves como palha, off-white e cinza também são os queridinhos para os armários. Se quiser adicionar contraste, o toque da madeira é uma alternativa bonita.

Uma mesa de madeira clara, por exemplo, é mais discreta, enquanto, um modelo em madeira escura insere um ar mais rústico.

Leia também:

Bancada da cozinha

A bancada de cozinha é como um móvel fixo que pode ter diversas utilidades, como mesa para refeições rápidas, apoio para a hora de cozinhar ou ainda uma divisão entre a cozinha e a sala — no caso de um ambiente integrado. Investir nessa área na decoração é uma alternativa para criar um ponto de destaque dentro da sua cozinha branca.

O porcelanato é bastante requisitado para revestir bancada de cozinha. Os modelos decorativos são os mais escolhidos para a área, disponíveis em diversas opções de tamanho e textura, tons terrosos, e desenhos geométricos, que podem definir o estilo da sua cozinha.

Cozinha com revestimento de porcelanato imitando mármore. Moveis na cor cinza.
A bancada na cozinha deixa o espaço mais funcional e personalizado (Projeto: MF Arquitetos)

Eletrodomésticos

Você pode manter os eletrodomésticos em branco para deixar tudo mais discreto. Uma geladeira e um fogão em cinza metálico podem inserir um ar mais moderno.

Ainda, se quiser adicionar detalhes coloridos para equilibrar com o branco, é possível encontrar batedeiras, liquidificadores, pipoqueiras em diversas cores e, assim, trazer objetos que unem decoração e funcionalidade ao ambiente.

Cozinha com revestimento amadeirado e cores neutras, com eletrodomésticos de cozinha visíveis.
Os eletrodomésticos criam um ambiente mais moderno, além de funcional (Projeto: Cinthia Claro Arquitetura)

Boa iluminação

Uma boa iluminação é essencial para a cozinha, principalmente as pequenas. Como mencionado acima, o branco ajuda a clarear o ambiente, por isso, sempre que possível, priorize a iluminação natural.

Uma iluminação em fita de LED em ponto mais escuro e uma luminária ao centro do espaço podem ser suficientes para iluminar o local à noite.

Cozinha branca com boa iluminação natural. Aspeto clean.
Uma boa iluminação dá ao ambiente uma sensação de aconchego (Projeto: Martins Lucena Arquitetos)

Inspirações para criar uma cozinha branca:

Confira abaixo algumas inspirações de decoração e encontre um estilo de cozinha para se apaixonar!

Cozinha planejada toda branca

Se você gosta de um estilo minimalista e conta com uma cozinha americana, o ideal é investir em móveis planejados. Eles são perfeitos para organizar e otimizar o espaço. Uma bancada pode delimitar o espaço entre a cozinha e a sala de estar e ter diversas funcionalidades para os dois ambientes.

Opte pela cor branca e por detalhes em tons neutros para deixar uma sensação de amplitude.

Cozinha branca com meia parede cinza, janela e luz natural.
O projeto confere um espaço agradável para curtir um momento importante no local (Projeto: Bruna Balestieri Arquitetura e Interiores)

Cozinha preta e branca

Apostar no duo preto e branco é sempre uma decisão assertiva para a decoração. Para um espaço grande, opte por armários preto e branco com linhas mais retas e luminárias com design marcante para imprimir uma decoração contemporânea ao local.

Se preferir algo mais clássico, escolha móveis com detalhes mais arredondados e deixe o preto para detalhes discretos como cadeiras e banquetas. O preto é tendência na decoração de cozinha, se você quer saber mais, confira o post “Cozinha preta: 5 inspirações para apostar nessa tendência

Cozinha com revestimento em porcelanato, eletrodomésticos e moveis nas cores branca, preta e cinza.
As tonalidades pretas e brancas dão elegância e sofisticação ao ambiente (Projeto: Fabiola Constantino)

Cozinha branca com madeira

É possível explorar diferentes tons de madeira para diferentes resultados. O porcelanato que reproduz madeira escura é uma ótima opção para revestir o piso e valorizar os móveis brancos de uma cozinha.

A combinação diferenciada traz um leve ar rústico para a cozinha branca. Outra opção mais discreta é junção da beleza da madeira mais clara para revestir a parede e a bancada. Combine com mesa e cadeiras do mesmo tom e piso branco para deixar o ambiente cheio de personalidade.

Cozinha branca com um leve ar rústico, revestimento imitando madeira, e porcelanato imitando mármore.
A combinação com a madeira gera um estilo mais rústico (Projeto: Daiane Melo)

Cozinha branca moderna

Um revestimento com textura na parede da bancada inspirado no mármore travertino deixa a cozinha com ar moderno, sendo uma ótima aposta para uma cozinha com armários brancos. Puxadores embutidos dourados em estilo clássico se destacam entre o tom neutro do restante da decoração.

Cozinha branca moderna com decoração de plantas.
Revestimentos brancos, em diferentes texturas, podem deixar cozinha mais moderna (Projeto: Todo Arquitetura)

Cozinha branca de luxo

Em um visual monocromático, com a cor branca presente no piso e nos armários, a impressão será de um ambiente leve e calmo. No projeto abaixo, o destaque vai para puxadores e acessórios espalhados pelo ambiente.

Cozinha branca com revestimento em mármore branco, moveis brancos com detalhes em dourado.
O porcelanato branco incrementa ambiente sofisticado (Projeto: Ulli Almeida Arquitetos Associados)

Cozinha branca com detalhes coloridos

Se você gosta de cores vibrantes, saiba que elas ficam incríveis em uma cozinha branca. Opte por deixar esses tons para objetos móveis que sejam fáceis de trocar ou mudar de lugar. As cadeiras com estofado cor de rosa, por exemplo, ficam ótimas para alegrar o ambiente.

Apartamento clean e sofisticado, mesclando tons de bege, couro caramelo, detalhes em dourado e pedra
Os detalhes coloridos alegram decoração (Projeto: MN Arquitetura e Interiores)

O branco é atemporal e compõe uma ótima escolha para decorar a cozinha. Hoje vimos diversas formas de valorizar uma decoração com essa cor e criar diferentes estilos. Se você quer conferir mais dicas para cozinha, confira o post “Armário de cozinha: 14 inspirações de projetos para todos os estilos“.

Aqui no portal Archtrends Portobello você encontra diversas dicas para construir ou reformar a sua casa!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Cozinha branca: confira dicas para montar a s...

Cozinha branca: confira dicas para montar a sua

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies