05.12.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
um sofá de dois luagres cor bege e uma mesa quadrada pequena com duas cadeiras no fundo uma janela com curtina branca cumprida
Existem muitas opções para deixar um apartamento pequeno equilibrado e organizado (Projeto: Anna Carolina Del Piero)

Sala de apartamento pequeno: dicas e inspirações para acertar

 minutos de leitura
calendar-blank-line
05.12.2022
Com a tendência de espaços cada vez mais reduzidos, é preciso boas ideias para aproveitá-los e garantir um ambiente bonito. Confira dicas valiosas de como deixar a sala de apartamento pequeno equilibrada e organizada
minutos de leitura

Decorar um ambiente pequeno é sempre um desafio, pois além do estilo é preciso encontrar soluções que otimizem o espaço. A sala de estar é uma das áreas mais utilizadas da casa, seja para reunir a família ou receber visitas, portanto o ambiente pode agregar diferentes funções após ajustes simples.

Alguns cuidados devem ser tomados quanto a decoração da sala de apartamento pequeno como a distribuição dos móveis, adaptação do espaço, cores e iluminação utilizada no design. A integração da sala de estar com diferentes ambientes, como sala de jantar ou cozinha, também é um recurso bastante utilizado em espaços pequenos.

Diante das diversas possibilidades do mundo da decoração, o Archtrends trouxe diversas dicas para te ajudar a deixar a sala de um apartamento pequeno bonita e aconchegante. Confira!

Pontos importantes para montar uma sala de apartamento pequeno:

Quando falamos de decorar um apartamento pequeno devemos considerar primeiramente o estilo dos moradores. Mas, algumas orientações podem ajudar a otimizar ao máximo o espaço da sala e garantir a funcionalidade do ambiente:

Adicione personalidade com revestimentos

Em uma sala pequena o ideal é escolher um material de qualidade, que seja fácil de limpar e, além de tudo, bonito, para revestir o piso. O porcelanato natural é ótimo para esta área, é resistente e está disponível em diferentes cores e texturas. Opte por cores claras e neutras para ampliar ambientes pequenos.

Um modelo que fica incrível para a sala é o inspirado no mármore carrara, com a base branca e veios acinzentados. Ele combina com qualquer tipo de decoração.

Mas o porcelanato pode ser explorado em outras áreas, não somente no piso. Os modelos decorativos permitem uma infinidade de possibilidades. Uma parede revestida em porcelanato 3D é uma ótima proposta para uma sala pequena, pode ser o painel da TV ou uma parede decorativa atrás do sofá.

Confira o post: "Piso para apartamento: 10 dicas de como renovar o seu" para saber um pouco mais sobre o assunto.

Sala de um apartamento com um sofá off white de dois lugares, tapete de linhas verticais, meia parede com iluminação na parte de baixo e revestimento de madeira, sacada com mini bar e decoração com plantas.
As cores claras deixam o ambiente mais leve e fluido, além da sensação de amplitude (Projeto: Barbara Dundes)

Opte por móveis na medida certa

Os móveis em uma sala pequena devem ser projetados visando trazer funcionalidade e conforto ao ambiente, sem atrapalhar a circulação dos moradores. Um sofá volumoso ou um móvel muito grande podem se tornar um transtorno. Se você não quer investir em móveis planejados, uma dica é ter em mãos as medidas da sala para comprar os móveis certos.

Sofás e poltronas com pés palito são uma ótima ideia para deixar o ambiente mais leve. Além disso, você pode instalar a TV na parede e adicionar nichos e prateleiras para substituir estantes. Essa solução vai ajudar a aproveitar o espaço vertical e deixar a àrea abaixo livre para adicionar pufes, mesas de apoio e banquinhos.

sala de estar de apartamento com um sofá pequeno off white, parede com revestimento de madeira marrom escura, quadro gigante de uma mulher sorrindo de perfil em preto e branco. Duas mesas pequenas de centro pretas.
Os móveis na medida certa são projetados para dar leveza, aconchego e simplicidade (Projeto: Quintino Facci Arquitetos)

Use uma paleta de cores que traga amplitude

As cores para ambientes pequenos podem influenciarna sensação de amplitude de um espaço. As cores fortes e intensas tendem a dar um aspecto menor, enquanto tons neutros e claros contribuem para um aspecto maior em um ambiente diminuto. Já as cores vibrantes são responsáveis por imprimir estilo e personalidade na decoração. Elas podem ser exploradas nos móveis e objetos decorativos como sofá, nichos, mesas laterais, pufes, almofadas e tapete.

Uma sala minimalista explora a paleta com o branco, cinza e off-white. Já em um estilo rústico, são mais utilizados tons terrosos. Em um ambiente discreto, o branco e bege prevalecem tanto nas paredes quanto nos móveis.

sala de jantar e de estar de um apartamento pequeno, com um sofá e tapete em cor cinza, tv nada parede com rack de madeira clara e branco. um espelho de frente a mesa de jantar de quatro lugares.
Um apartamento pequeno com funcionalidade e cores que trazem amplitude (Projeto: Tau Arquitetos)

Cortina, tapetes, almofadas e outros elementos completam o espaço

Invista nos elementos decorativos para valorizar o espaço. As cortinas ajudam a controlar a entrada de luz na sala e fornece privacidade. Já em tons neutros, elas trazem a sensação de conforto ao ambiente. Para uma sala pequena, opte pelas que cobrem toda a parede e não somente a área da janela, esse truque também ajuda na sensação de amplitude do local.

Quadros e portas retratos com fotos de momentos especiais vão levar identidade e personalidade ao ambiente. Almofadas e tapetes são sinônimos de conforto e não podem faltar na decoração de uma sala de estar. Aposte em cores e estampas.

Cozinha americana, sala de estar e mesa de jantar em um mesmo ambiente de um apartamento, estilo industrial com cores sóbrios como preto, café e branco.
O espaço é valorizado com decoração de estilo industrial e cores sóbrias (Projeto: Christiane Cunha)

Um espelho pode ampliar o espaço

O espelho é um truque já conhecido para ajudar na sensação de ampliar os ambientes. Para explorar esta função em ambientes pequenos, o mais indicado é o formato retangular. Além disso, eles devem ser colocados em pontos estratégicos. Em uma sala pequena o ideal é instalá-lo de frente a uma parede neutra com pouca decoração, desta forma, o objeto ainda vai ajudar a melhorar a iluminação do local.

Como elementos decorativos, os espelhos de formato redondo trazem ao ambiente um toque informal, enquanto, os modelos provençal adicionam delicadeza e romantismo ao design.

Parte de uma mesa de jantar com um espelho irregular e um mini bar.
O espelho melhora a iluminação, amplia o espaço e o deixa mais aconchegante (Projeto: Incomum Arquitetura Singular)

Explore as paredes em sua decoração

Em um ambiente pequeno as paredes são as grandes protagonistas tanto da decoração quanto da funcionalidade do local. Elas podem sustentar prateleiras e nichos para substituir os móveis tradicionais. Cores e texturas podem ser exploradas no revestimento para um toque diferente na decoração.

Os revestimentos inspirados no cimento queimado e ripas de madeira são algumas opções que vão trazer estilo e frescor ao ambiente. Valorize a área com elementos decorativos como uma composição de quadros ou escultura. Uma iluminação com foco nesses pontos destaca a beleza e deixa o ambiente ainda mais agradável.

Metade de um sofá cinza, com uma decoração de planta do lado e quadros em preto e branco na parede atrás do sofá.
A decoração das paredes destaca a beleza do ambiente e outorga personalidade (Projeto: Leonardo Tulli)

Sala de estar e de jantar juntas: como dividir o espaço?

Em um apartamento compacto, é muito comum a sala de estar ser integrada com a de jantar. O conceito aberto engloba mais de um espaço e é tendência nos projetos residenciais. Além de ser explorado para promover a sensação de amplitude, permite uma melhor iluminação e ventilação em um imóvel. São os ambientes mais usados da casa, por isso a decoração deve ser pensada com cautela: você pode utilizar somente um estilo ou escolher dois estilos que combinem.

Alguns móveis como banquetas e mesas de apoio podem transitar entre os dois espaços, mas é essencial manter a funcionalidade de cada espaço e permitir a livre passagem entre eles. Se você quer saber mais sobre como decorar um ambiente como esse, confira o post "Sala de estar e jantar integradas: Como projetar? Veja dicas".

1. Sala de apartamento pequeno minimalista

Padrões minimalistas são ótimas escolhas para deixar um ambiente pequeno aconchegante. Os tons claros dominam a sala de estar neste estilo. Almofadas acinzentadas podem ser utilizadas para contrastar com uma cortina ampla com um tom mais claro. Na parede da TV, um porcelanato claro pode revestir toda a área para atuar como um painel decorativo simples e charmoso. Uma mesa de centro amadeirada pode dar um toque sutil no ambiente.

Sala de estar de um apartamento pequeno em cores claras, TV na parede branca de frente ao sofá.
Sala de apartamento pequeno minimalista e funcional (Projeto: Incomum Arquitetura Singular)

2. Sala de apartamento pequeno integrado com sala de jantar

Integrar dois ambientes é uma ótima estratégia para aproveitar a iluminação natural do local. Uma bancada comprida em madeira pode abranger os dois ambientes e criar uma linha horizontal na decoração. Um painel ripado revestindo uma parte da parede e o teto pode ser uma ideia interessante para limitar a área da sala de jantar. A cor cinza pode ser utilizada no piso e nos móveis como sofá e cadeiras para criar uma composição com a madeira e unificar a decoração dos espaços.

Sala de estar e mesa de jantar no mesmo ambiente de um apartamento, estilo industrial com decoração em cores cinza e preto. Metade do teto com revestimento de madeira e quadros  em cores preto e branco em uma parede de tijolos.
Os ambientes unificados dão um toque de modernidade ao apartamento pequeno (Projeto: Leonardo Tulli)

3. Sala de apartamento pequeno com espelho

Se a sua sala pequena é comprida, aposte em móveis presos na parede e espelhos. Uma bancada suspensa deixa livre o espaço abaixo, que pode ser utilizado para acomodar, de forma organizada, banquetas almofadadas. Se o ambiente contar com uma grande janela, explore a luz natural e adicione à decoração um pequeno espelho redondo e discreto na parede contrária, ele vai criar um ponto de reflexão e deixar o espaço ainda mais iluminado.

4. Sala de apartamento pequeno moderno

Para um ar moderno e sofisticado você pode apostar em tons pastel, eles deixam o ambiente iluminado e aconchegante. O verde, o rosa e o amarelo podem ser utilizados sutilmente em tapetes, almofadas, quadros e outros objetos decorativos. Aposte em um revestimento bege com textura para destacar a parede com a TV. Uma samambaia pendente ou um pequeno vasinho com uma plantinha na bancada, abaixo da TV, traz o frescor da natureza para o interior da casa.

Sala de estar de um apartamento com uma parede texturizada com a tv pendurada, decoração de plantas e livros, um quadro de paisagem e sofá.
Os tons pasteis e a natureza na decoração trazem um ar moderno ao ambiente (Projeto: Amanda Miranda)

5. Sala de apartamento estilo industrial

O estilo industrial é caracterizado por cores mais escuras, mesmo assim, ele pode ser explorado em um ambiente pequeno. Você pode apostar nos revestimentos inspirados em tijolinhos e em um painel preto para a TV com uma bancada suspensa em tom amadeirado. As cortinas e o sofá podem dar toques de clareza e deixar o ambiente interno mais leve. Uma iluminação de trilho é característica desse estilo e pode ser direcionada para destacar uma das paredes.

Sala de estar de um apartamento com uma parede de tijolos e a outra parede preta com uma tv, um rack com dois quadros, chão de madeira e cortina comprida.
O estilo industrial confere conforto e estilo simultaneamente (Projeto: Bibiana Menegaz)

6. Sala de apartamento pequeno com personalidade

Nada melhor como a sala representar o gosto dos moradores da casa. É possível explorar hobbies e profissões de forma harmônica. Quadros com pinturas e fotografias artísticas podem compor as paredes. Se tiverem muitas cores vibrantes e fortes, opte por deixar as paredes brancas e os móveis em tons mais claros para não deixar o ambiente cansativo visualmente. Alguns pontos de cor podem ser adicionados em alguns objetos decorativos como em almofadas.

Sala de estar de um apartamento com um sofá de cor cinza e almofadas de cores. Quadros grandes com diferentes cores em todas as paredes.
As pinturas e as cores vibrantes deixam o espaço cheio de personalidade (Projeto: Nikole Finkel)

7. Sala de apartamento pequeno com parede 3D

Os revestimentos decorativos são ótimas opções para decorar uma sala pequena. No projeto abaixo, o porcelanato em 3D branco foi utilizado em uma das paredes do ambiente que integra sala de jantar e escritório. Na frente dela, um vaso no piso acomoda uma planta que chama a atenção. Um lustre diferenciado foi utilizado para marcar o limite da sala e uma iluminação horizontal embutida no gesso completa a iluminação.

Sala de apartamento pequeno com uma parede em 3d de retângulos pequenos, sofá off white com almofada de cores, tv na parede 3d de madeira.
As paredes 3D fazem parte de uma decoração criativa em um apartamento pequeno (Projeto: Thais Schiavo)

8. Sala de apartamento pequeno colorido

Se você quer uma decoração mais ousada, pode explorar cores vibrantes no projeto da sua sala. Para isso, a dica é deixar a base branca e o colorido nas partes móveis da decoração como tapete, mesa de apoio e manta de sofá. Assim você pode alterar sempre que quiser ou enjoar. Uma parede amarela combina com diversas cores e pode trazer um ponto alegre no ambiente.

Sala de estar e mesa de jantar de um apartamento com diferentes cores na decoração,  destacando o cinza cm detalhes vibrantes em laranja.
Apartamento pequeno colorido, perfeito para convidar os amigos e se relaxar (Projeto: Haus Arquitetos)

Se você gostou das nossas inspirações para decorar a sala de um apartamento pequeno, que tal conferir o post "Porcelanato para apartamentos pequenos"? Lá temos dicas especiais para escolher os revestimentos de todos os ambientes do seu lar. Aqui no Archtrends Portobello você encontra diversos conteúdos para projetar ou reformar a sua casa.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Sala de apartamento pequeno: dicas e inspira�...

Sala de apartamento pequeno: dicas e inspirações para acertar

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies