17.07.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Inspirados na natureza, os revestimentos da linha Highlands fazem ótimo par com paisagens e elementos naturais.(Projeto: Portobello)

Revestimentos destonalizados: efeito único para decoração personalizada

calendar-blank-line
17.07.2023
Listamos 10 projetos que comprovam a versatilidade dos revestimentos destonalizados em composições com personalidade, das mais clássicas às mais ousadas
minutos de leitura

Os revestimentos destonalizados apresentam uma variação de tom intencional. Neles, o processo de destonalização da cerâmica é algo planejado e as variações de tom são limitadas. 

O resultado final da destonalização é harmônico, gerando diversas nuances da mesma cor, trazendo personalidade para as superfícies.

Estes produtos funcionam como uma excelente alternativa aos revestimentos estampados. Mas nada impede que eles sejam utilizados em composições com estampas, texturas e cores.

Continue a leitura para conhecer mais sobre os revestimentos destonalizados.

revestimento destonalizado cinza
Highlands é a nova linha de revestimento destonalizado da Portobello (Projeto: Portobello)

Revestimentos destonalizados dão toque de personalidade

Na hora de decorar um ambiente, seja residencial ou comercial, é possível usar diversos recursos para levar personalidade. 

Estes recursos diferenciam os espaços dos demais, revelam os gostos e o estilo de vida de quem usa os ambientes. Eles também são capazes de gerar identificação, que aumenta o bem-estar.

Pensando nisso, a Portobello incluiu em seu portfólio três importantes linhas de revestimentos destonalizados.

Uma gama de produtos versáreis que podem ser utilizados em diferentes superfícies como pisos, paredes e até no interior de piscinas.

Entenda mais sobre essas três linhas nos tópicos a seguir.

Linha Highlands

Revestimento destonalizado vermelho
Revestimento destonalizado Highlands pode decorar banheiros marmorizados em porcelanato (Projeto: Portobello)

Inspirada na fluidez dos Grandes Lagos do Sul, na região do Tennessee, Estados Unidos, a linha Highlands exala personalidade.

Com superfície aquarelada, o revestimento possui nuances destonalizadas, remetendo às cerâmicas artesanais com leves relevos.

Os revestimentos destonalizados da linha Highlands podem ser usados pelas paredes de toda a casa, sendo adequados tanto em áreas externas de lazer, quanto em espaços gourmet, livings, lavabos e salas de banho.

Os tons fazem referência as cores das quatro estações do ano na paisagem norte-americana, representando as transformações e o movimento do inverno ao verão, dos mais frios aos mais quentes. 

Linha Gouache

Como o nome sugere, a linha Gouache revela nuances e forma camadas de cor por meio da reprodução da técnica de movimento de pincel usando tinta guache.

Além das 13 opções de cores, há ainda dois revestimentos destonalizados com estampa, que trazem relevo suave. Ele ajuda a intensificar a cor, evidenciando a beleza dessa técnica.

O produto é um convite a composições cromáticas, a um mix de formatos e superfícies, além da produção mais elaborada, com acessórios, móveis e objetos de decoração.

A linha Gouache traz produtos em formatos 15,5 cm X 15,5 cm e 7,5 cm x 15,15 cm, permitindo misturas e combinações inusitadas. Além disso, dependendo da cor, pode ser encontrada com ou sem brilho.

Ela é voltada para a a aplicação em paredes, incluindo de ambientes molhados, como rodabanca e box de banheiro.

Linha Salt Lake

Já a linha Salt Lake foi pensada para trazer a natureza para perto, seguindo as tendências de decoração mapeadas pela Portobello.

O produto faz parte do Preview Portobello 2023 e tem inspiração nos lagos de sal. Por isso, traz diferentes tonalidades inspiradas nas estações do ano. 

No total, são cinco opções de revestimentos destonalizados, que vão dos mais claros aos mais escuros, passando pelos oxidados.

A riqueza de tons e texturas ajuda a compor superfícies inesquecíveis tanto em paredes quanto em pisos. Como tem acabamento mate, é uma das opções de revestimentos destonalizados para usar até dentro de piscinas.

Quanto ao formato, é 20 cm x 20 cm, permitindo diversas paginações que ajudam a deixar os ambientes ainda mais personalizados.

Leia também:

10 dicas para usar revestimentos destonalizados

Revestimento destonalizado
Azul vibrante nos revestimentos destonalizados dão personalidade ao ambiente (Projeto: Portobello)

Agora que você já sabe mais sobre os revestimentos destonalizados e conhece alguns produtos da Portobello com esse efeito, que tal conferir inspirações?

Separamos alguns projetos interessantes que revelam as múltiplas possibilidades dos revestimentos destonalizados nas linhas a seguir.

1. A elegância do tom sobre tom

Ambientes integrados, revestimento destonalizado na parede de fundo
Os revestimentos destonalizados funcionam muito bem em ambientes monocromáticos (Projeto: Portobello)

Os revestimentos destonalizados são ideais para quem gosta de usar o tom sobre tom nos projetos. As variações de cores que eles apresentam já criam o efeito em questão na superfície, como Highlands Grain na parede do ambiente acima.

A ideia de sobreposição de tons pode ser replicada ainda nos mobiliários e objetos de decoração. É escolha cromática que traz sofisticação e personalidade para os ambientes.

A linha Highlands também é a escolha perfeita para quem busca integração. Ela é ideal para revestir grandes superfícies. Os produtos atravessam os ambientes gerando integração sem monotonia.

2. Ambientes únicos com os revestimentos destonalizados  

Cozinha contemporânea verde, revestimentos destonalizados
As diversas tonalidades da linha Highlands se conectam à natureza (Projeto: Portobello)

Além das variações de tom, os leves relevos da linha Highlands asseguram que cada ambiente seja único. Essas variações garantem todo um charme e dão um toque natural ao revestimento. 

Como no projeto de cozinha em destaque, onde o mobiliário, as linhas retas e as cores harmonizam em um ar contemporâneo. As paredes revestidas com Highlands Olive trazem um rústico e ao mesmo tempo acolhedor. 

3. Revestimentos destonalizados in and out

Ambiente com revestmentos destonalizados, forro de madeira, clarabóias e grandes aberturas
Aplicação em ambientes internos e externos é uma das vantagens de certos revestimentos destonalizados (Projeto: Lucas Sueiro)

A integração entre áries externas e internas pode ser feita por meio do uso do mesmo revestimento dentro e fora da casa.

É o que acontece no projeto acima, que traz parede com Salt Lake Summer que se estende até a área da piscina.

Nessa decoração neutra, elementos ajudam a levar mais aconchego. É o caso da luz natural em abundância, vindo tanto das portas de vidro quanto das claraboias no teto.

Além disso, a escolha de revestimentos tonalizados em tons quentes contribui para o acolhimento do espaço. Sem falar que a cor conversa com os tons de madeira que aparecem nos móveis e no forro do teto.

4. Decoração colorida fica mais divertida

Revestimentos destonalizados em ambiente comercial, sofá verde e elementos metálicos
Cores podem aparecer de diferentes formas na decoração, inclusive nos revestimentos (Projeto: Vento Arquitetura / Foto: Robson Salgado)

A combinação de laranja e verde neste espaço comercial traz vida para a composição. No ambiente alegre, Gouache Mandarine contrasta com o verde. Os elementos em metal preto também preenchem a composição e dão um toque industrial. 

As peças, de 15 cm x 15 cm, aplicadas com rejunte claro, formam um grid que é sobreposto pelo grid da tela metálica, criando desenhos e formas únicas, garantindo muita ousadia para o ambiente. 

5. Aplicação no piso também é possibilidade

Acabamentos destonalizados no piso, cozinha com parede verde e mesa redonda
Com acabamento natural, produtos da linha Salt Lake podem ser usados no piso de áreas secas (Projeto: Portobello)

Além das paredes, é possível personalizar o piso usando o revestimentos destonalizados, como acontece no projeto acima. 

Neste caso, a escolha foi Salt Lake Autumn, que tem tonalidade mais escura e quente, remetendo às cores que surgem na natureza durante o outono.

Os tons terrosos e neutros também aparecem na parede ao fundo e nos móveis, aquecendo o espaço.

Já a parede em verde ganha destaque e ajuda a aproximar da natureza exuberante que se pode ver através das grandes janelas.

6. Detalhes podem ser criados com revestimentos destonalizados

Revestimentos destonalizados como backsplash
Revestimentos destonalizados podem formar pontos de cor na decoração (Projeto: Renata Munhoz)

Para quem prefere aplicações mais discretas dos revestimentos destonalizados, a aposta em detalhes pode ser uma excelente saída.

É possível criar pontos de cor e destacar uma parte específica do projeto. No backsplash da cozinha acima, o revestimento Gouache Flamant aparece discretamente em meio aos armários. 

É uma amostra de como os revestimentos destonalizados são uma ótima opção para painéis, faixas, fundo de prateleiras e outras aplicações. 

7. Revestimentos destonalizados em espaços neutros

Revestimentos destonalizados em cinza, área externa, piso cinza e elementos naturais
Mesmo ambientes monocromáticos ou neutros podem receber revestimentos destonalizados (Projeto: Portobello)

As decorações neutras combinam muito com revestimentos destonalizados. Como no caso de Salt Lake Winter, que reveste toda a parede de fundo do projeto desta área externa.

O cinza, cor neutra, é a cor deste revestimento que serve de base para inúmeras combinações. A destonalização garante inúmeros tons de cinza para o revestimento, que dão dinamismo para a paginação.

Para quem não abre mão da neutralidade e do minimalismo, esta é a opção ideal.

8. Harmonia em mistura de cores e estampas

Revestimentos destonalizados com estampa, cozinha minimalista em tons claros, cadeiras de madeira.
Combinar cores e estampas é uma maneira de carregar personalidade e enriquecer o projeto (Projeto: Portobello)

Os revestimentos destonalizados são muito versáteis. Eles podem aparecer em paredes inteiras, na personalização de uma superfície e até em detalhes.

Também podem ser o destaque da decoração, ou compor uma mistura de cores, texturas e estampas, como na imagem em destaque.  

Os produtos da linha Guache, como Mix Matisse, usado no projeto apresentado, são ideais para quem busca este tipo de acabamento.

9. Piscinas coloridas com revestimentos destonalizados

Revestimentos destonalizados para piscinas
Produtos da linha Salt Lake foram pensados para a aplicação até em piscinas (Projeto: Portobello)

A versatilidade dos revestimentos destonalizados é tanta que é possível usar os produtos até no interior de piscinas. 

Esse é o caso da linha Salt Lake, como Salt Lake Spring, que aparece no projeto em destaque. Neste caso, a escolha foi pela tonalidade que se aproxima do branco. 

Contudo, dá para brincar com outras cores para piscina. Além do clássico azul piscina, o interior dos tanques pode ganhar mais vida e personalidade por meio dos revestimentos destonalizados.

No caso do branco, uma das vantagens é que deixa a água mais clara, com aquele aspecto cristalino. Ainda é possível usar LED na iluminação, reforçando essa característica e dando ainda mais destaque durante a noite.

10. Áreas molhadas protegidas e personalizadas

Banheiro com revestimentos destonalizados
Banheiro ganha mais personalidade com revestimentos destonalizados
(Projeto: Fabíola Constantino / Foto: Gustavo Xavier)

As cerâmicas destonalizadas são uma opção incrível para trazer personalização para as áreas de banho. Estes ambientes costumam ser revestidos com cerâmicas sem personalidade e sem cores.

Os revestimentos destonalizados podem resolver esta questão, com sua disponibilidade de cores, que vai das mais neutras até as mais vivas.

No projeto selecionado, a textura do revestimento dentro do box ganha vida. 

Os revestimentos destonalizados podem também ser usados para incorporar tendências de decoração aos projetos. Conheça produtos inspirados na cor do ano, Viva Magenta.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Revestimentos destonalizados: efeito único p...

Revestimentos destonalizados: efeito único para decoração personalizada

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies