Revestimentos destonalizados: efeito único para decoração personalizada
Os revestimentos destonalizados são aqueles com uma variação de tom intencional. Essas nuances da mesma cor ajudam a criar superfícies cheias de personalidade.
Como o processo de destonalização da cerâmica é algo planejado, a variação de tons é limitada, proporcionando um resultado final bastante harmônico.
Produtos assim funcionam como uma alternativa às cerâmicas estampadas. Mas também podem aparecer em combinação com diversos desenhos, texturas e cores. Entenda melhor na sequência.
Revestimentos destonalizados dão toque de personalidade
Na hora de decorar um ambiente, seja residencial ou comercial, é possível usar diversos recursos para levar personalidade.
Eles diferenciam os espaços dos demais, revelam os gostos e o estilo de vida de quem usa os ambientes, além de gerar identificação, que é capaz de aumentar o bem-estar.
Pensando nisso, a Portobello incluiu em seu portfólio duas importantes linhas de revestimentos destonalizados.
Elas são versáteis e podem ser usadas em diferentes superfícies como pisos, paredes e até no interior de piscinas. Acompanhe a leitura para conhecer!
Linha Gouache
Como o nome sugere, a linha Gouache revela nuances e forma camadas de cor por meio da reprodução da técnica de movimento de pincel usando tinta guache.
Além das 13 opções de cores, há ainda dois revestimentos destonalizados com estampa, que trazem um relevo suave. Ele ajuda a intensificar a cor, evidenciando a beleza dessa técnica.
O produto é um convite a composições cromáticas, a um mix de formatos e superfícies, além da produção mais elaborada, com acessórios, móveis e objetos de decoração.
A linha Gouache traz produtos em formatos 15,5 cm x 15,5 cm e 7,5 cm x 15,5 cm, permitindo misturas e combinações inusitadas. Além disso, dependendo da cor, pode ser encontrada com ou sem brilho.
Ela é voltada para a aplicação em paredes, incluindo de ambientes molhados, como rodabanca e box de banheiro.
Linha Salt Lake
Já a linha Salt Lake foi pensada para trazer a natureza para perto, seguindo as tendências de decoração mapeadas pela Portobello.
O produto faz parte do Preview Portobello 2023 e tem inspiração nas lagoas de sal. Por isso, traz diferentes tonalidades inspiradas nas estações do ano.
No total, são cinco opções de revestimentos destonalizados, que vão dos mais claros aos mais escuros, passando pelos oxidados.
A riqueza de tons e texturas ajuda a compor superfícies inesquecíveis tanto em paredes quanto em pisos. Como tem acabamento mate, é uma das opções de revestimentos destonalizados para usar até dentro de piscinas.
Quanto ao formato, é 20 cm x 20 cm, permitindo diversas paginações que ajudam a deixar os ambientes ainda mais personalizados.
Leia também:
- Paredes personalizadas: confira os lançamentos da Portobello
- Porcelanato fosco: versatilidade e aconchego para a sua casa
- 3 dicas para escolher revestimentos
8 dicas para usar revestimentos destonalizados
Agora que você já sabe mais sobre os revestimentos destonalizados e conhece alguns produtos da Portobello com esse efeito, que tal conferir inspirações?
Separamos alguns projetos interessantes que revelam as múltiplas possibilidades dos revestimentos destonalizados nas linhas a seguir.
1. Revestimentos destonalizados in and out
(Projeto: Leandro Sumar Arquitetura)
A integração entre áreas externas e internas pode ser feita por meio do uso do mesmo revestimento dentro e fora de casa.
É o que acontece no projeto acima, que traz parede com Salt Lake Summer que se estende até a área da piscina.
Nessa decoração neutra, elementos ajudam a levar mais aconchego. É o caso da luz natural em abundância, vindo tanto das portas de vidro quanto do detalhe no teto.
Além disso, a escolha de revestimentos destonalizados em tom quente contribui para o acolhimento do espaço. Sem falar que a cor conversa com os tons de madeira que aparecem nos móveis e no forro do teto.
2. Decoração colorida fica mais divertida
(Projeto: Marco Medeiros)
No living em destaque, a presença das cores chama a atenção. Os móveis amarelos e as plantas foram pensadas para contrastar com os produtos aplicados na parede e no teto ao fundo: Gouache Sauge e Gouache Mandarine.
O primeiro é um dos revestimentos destonalizados neutros, que serve como base para uma decoração colorida e divertida. Já o segundo traz mais cor e vida, ajudando a deixar o espaço mais aconchegante por ser um tom quente.
Como as peças têm formato pequeno (15,5 cm x 15,5 cm) permitem brincar com a paginação e criar diferentes efeitos. Neste caso, a aplicação desconstruída traz ousadia e diversão para o espaço.
3. Aplicação no piso também é possibilidade
(Projeto: Portobello)
Além das paredes, é possível personalizar o piso usando revestimentos destonalizados, como acontece no projeto acima.
Neste caso, a escolha foi por Salt Lake Autumn, que tem tonalidade mais escura e quente, remetendo às cores que surgem na natureza durante o outono.
Os tons terrosos e neutros também aparecem na parede ao fundo e nos móveis, aquecendo o espaço.
Já a parede em verde ganha destaque e ajuda a aproximar da natureza exuberante que se pode ver através das janelas grandes.
4. Detalhes podem ser criados com revestimentos destonalizados
(Projeto: Marina Xavier)
Para quem prefere uma aplicação mais discreta dos revestimentos destonalizados, a aposta em detalhes pode ser interessante.
Dá para criar pontos de cor ou chamar a atenção para uma parte específica do projeto. É o que acontece na cozinha acima, com frontão em Gouache Ciel.
O tom esverdeado do produto conversa com a cor escolhida para os móveis planejados. Juntos, os dois elementos se destacam em meio a uma decoração neutra.
Seguindo essa mesma lógica, dá para usar revestimentos destonalizados em painéis, faixas, no fundo de prateleiras, entre outras possibilidades.
5. Revestimentos destonalizados em espaços neutros
(Projeto: Gustavo de Castro)
Pode até ser mais comum encontrar revestimentos destonalizados coloridos e mais chamativos. Contudo, também há produtos discretos, ideais para uma decoração neutra.
É o caso de Salt Lake Spring, que aparece tanto no piso quanto na parede do projeto em destaque. Sua cor mais próxima do branco dá espaço para brincar com cores em móveis e na pintura da parede.
No entanto, também permite seguir a neutralidade no espaço, seja em uma decoração minimalista ou contemporânea, brincando com contrastes.
Nesse caso, os detalhes dos revestimentos destonalizados ganham ainda mais destaque, o que é bom para quem prefere móveis com design mais simples, mas não abre mão de ter um ambiente personalizado.
6. Harmonia em mistura de cores e estampas
(Projeto: Naiane Souza – Kasa20 Arquitetura)
Os revestimentos destonalizados são mesmo muito versáteis. Podem aparecer em paredes inteiras, na personalização de uma superfície e até em detalhes.
Também podem ser o destaque da decoração, ou compor uma mistura de cores, texturas e estampas, como vemos acima.
A parede em Gouache Graine aquece a cozinha junto com outros elementos em tons quentes, como luminárias e a bancada em mármore marrom.
Eles contrastam com os móveis em tons claros e neutros, e também com a rodabanca que traz a mistura de revestimentos esverdeados lisos e estampados.
7. Piscinas coloridas com revestimentos destonalizados
(Projeto: Portobello)
A versatilidade dos revestimentos destonalizados é tanta que é possível usar os produtos até no interior de piscinas. Esse é o caso da linha Salt Lake, como Spring, que aparece no projeto em destaque.
Neste caso, a escolha foi pela tonalidade que se aproxima do branco. Contudo, dá para brincar com outras cores para piscina.
Além do clássico azul piscina, o interior dos tanques pode ganhar mais vida e personalidade por meio dos revestimentos destonalizados.
No caso do branco, uma das vantagens é que deixa a água mais clara, com aquele aspecto cristalino. Ainda é possível usar LED na iluminação, reforçando essa característica e dando ainda mais destaque durante a noite.
8. Áreas molhadas protegidas e personalizadas
(Projeto: Lucas Sueiro)
A decoração de banheiros costuma cair em lugares muito comuns. Revestimento branco ou bege, cerâmicas diferentes em uma faixa ou no box são algumas das aplicações mais comuns.
Contudo, os revestimentos destonalizados podem aparecer em composições coloridas, levando mais estilo e personalidade.
No projeto em destaque, a aplicação da cerâmica que não vai até o teto já é um diferencial. A cor escolhida para o teto também chama a atenção, combinando com o revestimento destonalizado que segue na parede da pia.
Para gerar contraste e não deixar a decoração muito escura, o revestimento do restante do box é mais claro, reproduzindo concreto.
Outro contraste interessante é do revestimento destonalizado Gouache Flamant, que é rosado, com os detalhes em verde, como na porta, no gabinete e na cuba.
Os revestimentos destonalizados podem ainda ser usados para incorporar tendências de decoração aos projetos. Conheça produtos inspirados na cor do ano, Viva Magenta!