04.06.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Lâmpadas de LED são sustentáveis e oferecem opções variadas de decoração (Projeto: Cristina Barbara)

Iluminação de LED na decoração: guia completo para sua casa

 minutos de leitura
calendar-blank-line
04.06.2021
A iluminação de LED oferece inúmeras vantagens para projetos de decoração, como economia, sustentabilidade e segurança. Confira algumas dicas sobre o assunto.
minutos de leitura

Quanto mais sustentabilidade pudermos aplicar no nosso dia a dia, melhor, não é mesmo? A iluminação de LED é uma forma de contribuir com o meio ambiente e ainda gerar mais economia para sua conta de energia.

Se preferir, clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:

Utilizar lâmpadas com a tecnologia LED é uma maneira muito menos agressiva à natureza e também uma tendência já consolidada.

Como a iluminação de LED pode ser mais sustentável?

Trocar lâmpadas convencionais pelas de LED é uma ótima maneira de contribuir com a preservação ambiental. A iluminação de LED é ecologicamente correta, pois possui vida útil muito mais longa. Além disso, esta opção consome menos recursos naturais em sua fabricação. 

Outra característica a favor da sustentabilidade é que a iluminação de LED utiliza seis vezes menos recursos da natureza para produzir a mesma quantidade de luz que as lâmpadas convencionais.

Como ela produz a mesma luz com metade da energia, gera menos danos ao meio ambiente, utilizando energia produzida no sistema.

Vale enfatizar ainda que as lâmpadas de LED não contêm metais pesados que contaminam o solo, como o chumbo e mercúrio. Isso faz com que o descarte seja mais fácil.

Estas opções também são 100% recicláveis, já que são feitas de plástico. Ou seja, todo o material utilizado em sua fabricação pode ser reutilizado ou transformado em matéria-prima novamente. Este fator também oferece mais segurança no manuseio da lâmpada.

Lâmpadas mais utilizados na iluminação residencial

iluminação de led
Existem várias possibilidades de criar efeitos de iluminação de LED (Projeto: Jô Magalhães)

As variações das lâmpadas de LED vão desde o tipo de lâmpada até o formato do lustre utilizado nos ambientes. Aliás, com um bom projeto luminotécnico, os cômodos podem ser mais valorizados, criando efeitos que estimulam o relaxamento e a beleza. Conheça algumas opções de lâmpadas mais utilizadas em decoração de residências.

Lâmpada LED Bulbo

Este tipo de lâmpada é bastante conhecida e é a mais clássica do mercado. Elas são muito utilizadas em ambientes internos, em luminárias de teto, abajures, luminárias de mesa, entre outros. Essa tecnologia é a mais indicada para iluminação residencial, pois oferece muito mais economia. 

Lâmpada de LED Tubo

As lâmpadas tubulares de LED são muito comuns para quem busca durabilidade e economia. O LED tubo é uma lâmpada bastante econômica, que oferece em média 25 mil horas de vida útil, é fácil de ser instalada e é livre de mercúrio, ou seja, sustentável.

Como característica, ela possui o mesmo formato e soquete que as fluorescentes tubulares. Porém, oferecem muito mais segurança e economia. Para residências, elas são recomendadas para iluminar as áreas de serviço e cozinha. 

Lâmpada LED filamento

Esta é uma lâmpada bastante utilizada em decoração e são as preferidas de profissionais da área. São aquelas lâmpadas com um bulbo de vidro transparente ou fumê e que possuem um design vintage. Aliás, elas se parecem com as primeiras lâmpadas inventadas por Thomas Edison.

A tecnologia do produto é mais moderna, econômica e sustentável. Por isso, está ganhando cada vez mais espaço no mercado, em substituição às lâmpadas incandescentes. Este tipo de lâmpada é bastante utilizada em lustres e luminárias.

Lâmpada LED Dicróica

iluminação de led
As lâmpadas dicróicas são muito utilizadas em lustres e pendentes (Projeto:  Isa Paula Ramoni|)

A lâmpada dicróica é aquela utilizada para destacar os objetos decorativos, como quadros, fotografias, plantas, etc. Com ela é possível criar uma iluminação de LED direcional, valorizando ainda mais o cômodo.

Enquanto a tecnologia da lâmpada dicróica comum é alógena, acarretando em mais gasto de energia e aquecimento do ambiente, com a lâmpada de LED dicroica o design se mantém, porém com mais economia e sem emitir calor no local.

Fita LED

As fitas LEDs são ótimas parceiras da decoração de ambientes, pois agregam beleza e funcionalidade aos projetos de iluminação.

Em formato de fita flexível, o produto é semelhante a um pisca, porém, sua característica principal é iluminar e decorar o ambiente ao mesmo tempo. 

Com ela é possível realçar elementos da decoração e da arquitetura, através de luz discreta, indireta ou suave.

As fitas LEDs podem ser encontradas em três opções de cores: branco frio, amarelado, ou branco quente. Além disso, também existem as fitas LED coloridas ou RGB, com três cores: verde, azul e vermelho.

Como usar iluminação de LED na sua decoração

Além de sustentável e econômica, a iluminação de LED é muito funcional e versátil. Sua função não é só iluminar o ambiente, mas também decorar e influenciar o conforto do ambiente, com diferentes tipos de iluminação. Basta saber usar o jogo de luzes e cores de forma estratégica. 

Confira algumas dicas para acertar na iluminação:

Utilize luz central

iluminação de led
A luz central é uma ótima alternativa para deixar o ambiente todo iluminado (Projeto: Ariane Rosa Arquitetura)

Utilizar a luz central na iluminação de LED é uma ótima alternativa quando há a necessidade de distribuir luz por todo o ambiente. Por outro lado, neste caso, é interessante escolher luminárias e lâmpadas que sejam proporcionais à dimensão do cômodo.

Com isso, é possível alcançar níveis iguais de claridade por todo o espaço. É bom levar sempre em consideração o tamanho da luminária e sua capacidade, pois isso influencia diretamente em locais maiores. 

Vários cenários em um cômodo com luz indireta

A iluminação de LED indireta cria ambientes mais confortáveis, intimistas e aconchegantes através de uma luz mais difusa e pontual. Com a utilização de arandelas, luminárias de piso, recortes na mobília, abajures e até uma parede usando LEDs é possível criar vários efeitos. 

Diversas sensações com tonalidades diferentes

De nada adianta ter um projeto luminotécnico bem feito e na hora da execução usar uma iluminação de LED com tonalidade equivocada. As cores influenciam diretamente nas sensações que o ambiente proporciona, por isso, é necessário utilizá-las de forma estratégica. 

Os tons amarelados, por exemplo, são perfeitos para deixar o ambiente mais aconchegante e intimista. Por isso, são muito recomendados para as áreas de descanso.

Por outro lado, as lâmpadas com cor azulada são mais estimulantes e recomendadas para locais como banheiros, áreas de serviço e cozinha. 

Destaque especial no gesso do teto

iluminação de led
As sancas são ótimas alternativas para criar efeitos de iluminação no ambiente (Projeto:  Espaço do Traço Arquitetura)

O rebaixamento de gesso, também conhecido como sanca, é uma das opções mais utilizadas pelos arquitetos e designers para rebaixar, disfarçar imperfeições e criar efeitos de iluminação de LED nos ambientes. A técnica deixa o cômodo mais aconchegante e dá destaque ao gesso. 

A iluminação do ambiente pode ser complementada com a utilização de gesso. Além da lâmpada no centro, várias outras de menor intensidade são instaladas em pontos estratégicos, por todo o teto ou somente próximas das paredes. 

Com essa técnica é possível instalar pontos de luz em locais estratégicos e na altura certa. Desta forma, a decoração do espaço pode ser valorizada, criando um ambiente mais requintado e aconchegante.

Aproveitando a versatilidade da fita LED

iluminação de led
A fita LED é muito utilizada em projetos contemporâneos para dar aquele efeito especial na iluminação (Projeto: Mariana Massedo Dalmas)

As fitas LEDs reinventaram as formas de utilizar a iluminação dentro de projetos de decoração. O item pode ser utilizado para dar destaque em objetos, nichos, estantes e locais do cômodo. Veja algumas sugestões de uso:

  • Tetos e sancas de gesso: criando ambientes contemporâneos, a fita de LED cria uma luz indireta e confortável visualmente;
  • Painéis de TV: a fita LED cumpre muito bem o papel de iluminar e destacar indiretamente um painel de TV, deixando a sala muito mais sofisticada;
  • Prateleiras: o acessório pode ser aplicado em prateleiras na sala de estar, jantar, quarto, escritório ou até mesmo em lojas. Essa função serve para destacar os objetos decorativos que compõem o espaço e ocupam o móvel;
  • Cortinados: as cortinas também podem participar do projeto luminotécnico. Aliás, elas fazem toda a diferença em um ambiente, deixando-o mais charmoso;
  • Banheiro: a fita LED pode ser utilizada ao redor do espelho, proporcionando a luz ideal para destacar o espaço; 
  • Cabeceira: com a fita LED é possível aumentar a sensação de conforto no quarto, utilizando-as na cabeceira. Ela pode funcionar como uma iluminação de apoio durante a noite. 

Cantinho da leitura

decoração com led
Uma iluminação de LED destacada no cantinho da leitura é muito mais eficiente (Projeto: Mariana Pesca Arquitetura)

O cantinho da leitura é especial e merece uma iluminação mais destacada. Aliás, enquanto o excesso de luz pode cansar a visão, a falta de iluminação também prejudica a saúde. Por isso, o local precisa de luz direcionada, uniforme, clara e na medida.

Neste espaço, a dica é utilizar uma luminária articulada de piso. Elas possuem design bastante versátil e eficiente, além de deixar o cantinho mais bonito e aconchegante.

 Utilize lustres e deixe o ambiente encantador

iluminação com led
Os lustres são peças que deixam o ambiente muito mais encantador e sofisticado (Projeto: Adriana Cristina Piva de Faria)

Os lustres são objetos de decoração desejados por muitas pessoas. O acessório tem uma variedade imensa de modelos disponíveis no mercado, capazes de agradar aos mais diversos gostos e estilos.

Eles podem ser minimalistas, delicados, elegantes, rústicos, requintados. Não importa o formato, qualquer um deles é capaz de mudar um ambiente. Basta escolher o que mais lhe agrada e caprichar na decoração. 

Spots de trilho para um efeito interessante

Para quem não têm gesso no teto e quer criar um efeito mais interessante no ambiente, pode usar como alternativa os spots de trilho. O item fica muito bem aplicado em ambientes pequenos e pode ser direcionado para as áreas que se deseja clarear. 

Os spots de trilho dão um ar moderno e ajudam a direcionar a iluminação conforme a necessidade (Projeto: Bruna Balestieri)

Com essas dicas de iluminação de LED, sua residência vai ficar muito mais convidativa e interessante. Não se esqueça de pensar no efeito que deseja criar antes de fazer suas escolhas. 

Aproveite para conferir outros artigos inspiradores para a sua decoração. Leia dicas para redecorar a casa aproveitando o que você já tem e aprenda como deixar sua casa mais interessante.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Iluminação de LED na decoração: guia comp...

Iluminação de LED na decoração: guia completo para sua casa

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies