02.06.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Quarto gamer
A iluminação e o set up são os elementos de destaque de um quarto gamer (Foto: Ella Don)

Quarto gamer: inspirações pra ter um canto de jogos em casa

 minutos de leitura
calendar-blank-line
02.06.2023
Veja os primeiros passos para montar um quarto gamer confortável, repleto de referências à cultura pop e aos jogos eletrônicos
minutos de leitura

Seja você um fã de videogames ou um leigo no assunto, já deve ter percebido que os projetos de quarto gamer ganharam notoriedade nos últimos tempos. Mas, afinal, quais são as suas características?

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

A decoração deste ambiente é voltada para fãs de jogos digitais e cultura pop e, claro, os gamers, profissionais que ganham cada vez mais espaço. 

Porém, graças aos cuidados especiais que um projeto desses exige — área, iluminação, ergonomia etc —, ele é um exemplo a ser seguido, em especial por quem trabalha em home office.

A seguir, listamos o que não deve faltar em um quarto gamer e como você pode adaptar o seu ambiente!

Estude a área disponível

Quarto gamer, área
O quarto gamer deve ser, ao mesmo tempo, tecnológico e aconchegante (Projeto: José Manoel Gouvea Neto)

Muitas das referências de quarto gamer mostram espaços bem generosos, uma vez que os ambientes que seguem essa temática costumam contar com muitos elementos. 

É possível fazer adaptações, mas deve-se ter em mente que ele precisa abrigar confortavelmente pelo menos uma cama, uma mesa que comporte o set up e uma cadeira gamer.

Após tirar todas as medidas do ambiente, vale a pena visitar lojas e pesquisar na internet para ver se é melhor comprar móveis prontos ou optar pelos planejados.

Caso o espaço não seja muito grande, dá para adaptar. A mesa tradicional pode ser substituída por uma bancada de canto que aproveite duas paredes ao mesmo tempo e seja capaz de receber os equipamentos necessários. 

A cama escolhida pode ser de um modelo com gaveteiros ou compartimentos para guardar roupas de cama e outros objetos na parte de baixo.

Além disso, existem três pontos que precisam de muita atenção, conforme veremos em seguida.

Quarto gamer, nichos
Os nichos são uma excelente opção para abrigar brinquedos e outros tipos de decoração em um quarto gamer (Projeto: MJ Arquitetura)

Ventilação

O quarto gamer conta com muitos equipamentos conectados o tempo inteiro e, naturalmente, essas máquinas esquentam. 

Para deixar o ambiente mais confortável do ponto de vista térmico, é importante que existam janelas que possam ser abertas e, se possível, um bom ar-condicionado.

Só é preciso tomar cuidado com a incidência de luz solar. Ela deve ser mínima no quarto gamer, pois interfere na visualização das telas e afeta a cor dos equipamentos a longo prazo.

Persianas e cortinas dão conta do recado. Além disso, contribuem visualmente para o projeto, uma vez que permitem decorar com algo relacionado aos jogos e eletrônicos.

Tomadas

Elas que vão nortear onde será instalada a mesa gamer! 

É importante ter mais de duas tomadas disponíveis, para que todos os equipamentos possam ser conectados sem precisar utilizar muitos benjamins e réguas de conexão.

Também é interessante investir em cable management, pois isso evita acidentes e curto circuitos, além de proporcionar uma estética clean ao evitar emaranhados de cabos.

Isolamento acústico

Este recurso é importante para jogadores que fazem lives e gravações com frequência, pois garante uma transmissão sem ecos e ruídos. 

No entanto, é um item opcional para gamers amadores, que normalmente usam apenas o headset para abafar o som.

Escolha um tema para o seu quarto gamer

Quarto gamer, tema
Desde os divertidos jogos Pac Man e Super Mario Bros aos personagens de ficção científica, como Star Wars, escolha o seu universo
(Projeto: Mariana Maran)

Escolher um tema para o quarto gamer é um momento divertido para os jogadores. O caminho mais fácil pode ser eleger um único jogo, filme ou série para focar. 

Outra alternativa é optar por uma temática ampla, como personagens icônicos ou videogames antigos; assim, o leque de possibilidades decorativas fica maior.

Entre os mais procurados e usados, temos Star Wars, Marvel, DC, animes, jogos dos anos 80 e 90, games da atualidade etc.

Uma dica bacana para quem deseja se inspirar é pesquisar em sites de arquitetura e decoração por quartos gamers com o tema preferido.

A partir da temática, será possível definir a paleta de cores, os objetos de decoração, as roupas de cama e por aí vai.

Defina uma paleta de cores

Quarto gamer, paleta de cores
O quarto gamer pode seguir uma paleta mais escura e, mesmo assim, se manter elegante e leve (Projeto: LOGO Arquitetura de Interiores)

Conforme mencionamos anteriormente, a paleta de cores do quarto gamer deve ser definida a partir da escolha do tema.

Temáticas antigas normalmente pedem algo vivo, com base em colorações primárias, como azul, amarelo e vermelho.

Já temas atuais, inspirados em jogos e filmes recentes, tendem a exigir uma composição neutra e profunda, com muito preto, cinza e off-white. 

Selecione os revestimentos certos para um quarto gamer

Dadas as características específicas do quarto gamer, o revestimento mais indicado é aquele que oferece o maior desempenho termo-acústico. 

No caso do piso, o melhor é o porcelanato. Graças à sua composição, que não retém calor, ele garante um grande conforto térmico. Além disso, é resistente para suportar equipamentos pesados.

A Portobello conta com diversas linhas, que vão bem tanto para quartos gamers ousados quanto para dormitórios mais tradicionais.

Já em relação ao isolamento acústico, existe a possibilidade de, durante a obra, usar lã de rocha, que pode ser instalada em forros e paredes de drywall para revestir dutos de ar condicionado. 

Outras opções são placas de espuma, além de painéis 3D e painéis autoadesivos, que são mais fáceis de instalar e mais econômicas.

Também vale pensar em usar papéis de parede ou adesivos para criar uma decoração que reverencie o mundo gamer.

Trabalhe a iluminação

Quarto gamer, iluminação
A iluminação é destaque na composição e decoração de um quarto gamer (Foto: Redd F)

A iluminação é o ponto de destaque em um quarto gamer. O ideal é que a luz padrão seja clara, para que não prejudique ou canse a visão do jogador.

No entanto, ela pode ser complementada com fitas de led de diferentes cores, instaladas em diversos locais, como prateleiras, atrás do monitor e na CPU.

Também é válido recorrer a luminárias, que tendem a deixar o ambiente ainda mais acolhedor. Elas podem vir acompanhadas de lâmpadas de led ou da tradicional luz amarela.

Letreiros de neon feitos sob encomenda, com frases e temas gamers, são alternativas para iluminar e, ao mesmo tempo, decorar.

Planeje os móveis do quarto gamer

Quarto gamer, móveis
Os móveis planejados são uma forma de organizar todos os equipamentos de um quarto gamer (Projeto: Haus Arquitetura)

Apesar de o quarto ser um ambiente para dormir, o gamer não tem a cama como protagonista, mas sim a mesa. 

Atualmente, existem mesas gamers que contam com espaços definidos para todos os componentes do set up e em versões coloridas em RGB, base de cores das telas. 

No caso de uma mesa convencional, é importante que ela esteja na altura correta e comporte todas as partes do computador, além de estar próxima às tomadas, como dito anteriormente.

Em seguida vem a cadeira gamer, uma escolha imprescindível para ajudar a compor o quarto e trazer o conforto necessário para o jogador — que, frequentemente, passa muitas horas em frente ao PC.

A maioria das cadeiras gamers é extremamente ergométrica, mas, mesmo assim, é preciso estar atento a alguns detalhes. 

O encosto deve acomodar toda a coluna confortavelmente e precisa ter altura suficiente para que o joelho fique a 90° do piso e os braços a 90° da mesa. 

Também vale a pena investir em um bom mousepad para dar conforto ao pulso.

O nível de protagonismo da cama fica a cargo de quem vai dormir no quarto. Ela pode ser mais simples e funcional ou integrar a temática gamer.

Uma forma de customizar esta área é usar a iluminação.

Liste os equipamentos necessários

Sabe-se que os computadores dos gamers não são os PCs que usamos no cotidiano ou no trabalho.

A principal diferença é que os PCs deles têm placas de vídeo especiais, que permitem que os jogos rodem sem travar, e muita memória, que facilitam várias funções simultâneas.

Além disso, é bem comum que a configuração natural de um set up comporte três monitores na horizontal ou na vertical. 

Também vale investir em smart TV, caixa de som, headset, joystick e consoles, de acordo com os seus jogos favoritos.

Invista em objetos decorativos para o seu quarto gamer

Quarto gamer, objetos decorativos
Os quadros acima do computador dão um ar mais descontraído a este quarto gamer (Foto: Amr Taha)

Os objetos decorativos são uma parte importante da composição do quarto gamer. Além das luminárias, vale a pena investir em quadros, posters, toys, livros, almofadas etc. de acordo com a temática escolhida.

Estantes, prateleiras ou nichos são necessárias para organizar e expor coleções de Action Figures e Funko Pops que normalmente os gamers, nerds e geeks têm.

Se você também contar com um ou mais consoles antigos, certamente eles merecem um lugar de destaque na sua decoração.

Agora é só anotar todas essas dicas, dar uma olhada em referências e começar o projeto do seu quarto gamer!

Aliás, você sabe o que é e como montar um quarto montessoriano? Entenda o conceito e a funcionalidade deste estilo!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Quarto gamer: inspirações pra ter um canto ...

Quarto gamer: inspirações pra ter um canto de jogos em casa

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies