O Trendbook 2025 já está pronto para ser explorado! O material é um reflexo do olhar para o futuro e do movimento constante da Portobello em busca de inovação.
Sempre atenta às novidades de arquitetura e decoração no Brasil e no mundo, a marca elabora um compilado rico, que traz as previsões do que vai estar em alta no ano seguinte.
Para criar o Trendbook 2025, a Portobello analisa a sociedade para antecipar as suas necessidades. Só assim é possível compreender e traduzir as tendências de comportamento e consumo.
Como resultado, temos um material gratuito, didático e criativo, que traduz ideias em exemplos concretos que vão além da arquitetura, passando também pela moda, pela tecnologia e pelos serviços.
A seguir, confira os principais insights do Trendbook 2025!
Leia também:
- CERSAIE 2024: Portobello destaca as principais tendências do evento
- Conheça as novas experiências gastronômicas da Comunidade Portobello+Arquitetura
Como foi criado o Trendbook 2025?
Uma das novidades do Trendbook 2024 foi a integração da Inteligência Artificial (IA) para aprimorar as análises. Partindo desse ponto, o material de 2025 traz um olhar ainda mais multidisciplinar.
A Portobello também contou com a percepção humana, por meio da colaboração entre diferentes áreas de dentro e de fora da empresa.
Inovação aberta no centro da Portobello
O diálogo é um dos pontos de partida para a criação de materiais e produtos na Portobello.
Para o Trendbook 2025, a marca reuniu profissionais de outras unidades do grupo, como Portobello Shop, Pointer e Portobello America.
Contou ainda com a colaboração de parceiros estratégicos como o artista plástico Vik Muniz e o jornalista Pedro Andrade.
Além disso, o processo de inovação aberta envolve viagens de pesquisa e reuniões estratégicas com arquitetos renomados.
Foram 15 encontros com 46 profissionais, estudando mais de 450 conteúdos para criar o Trendbook 2025, levando em consideração:
- cultura e sociedade;
- arte, design e arquitetura;
- tecnologia, negócios e sustentabilidade.
Dessa maneira, foi possível interpretar movimentos sociais que estão em ascensão, consolidação ou declínio, refletindo sobre comportamentos emergentes.
Como resultado, temos o Trendbook 2025, projetando cenários para os rumos da sociedade nos próximos anos.
Quais são as principais tendências de 2025?
Olhando para o comportamento da sociedade, é possível perceber hábitos que podem moldar o futuro.
Contudo, para ter sucesso na construção do Trendbook 2025, a Portobello precisou considerar códigos transmitidos de forma inconsciente pelas pessoas. Afinal, são eles que revelam padrões.
Assim, foram observados conceitos amplos e duradouros, com o objetivo de prever as chamadas macrotendências. Elas tendem a ser mais perenes que as tendências — que, por sua vez, expressam-se de formas imediatas.
Entre as macrotendências listadas no Trendbook 2025 estão FRAGMENTED, INNERSCAPE e BREAKDOWN.
Elas são evoluções de Multipl(us), Rewind e e-Ethics, apresentadas no material de 2024, e se desdobram em tendências com aplicação mais imediata.
Uma das diferenças entre os conceitos de 2024 e 2025 é que, agora, eles aparecem em um cenário dinâmico e acelerado. Além disso, os mundos físico e digital revelam novas possibilidades.
No entanto, no meio dessa correria, o mundo pede socorro. As questões ambientais, sociais e até mentais requerem soluções urgentes.
Em meio a esses problemas, o nosso corpo exige desconexão e tempo pessoal de qualidade. Você descobre como tudo isso se traduz em macrotendências e tendências nas linhas a seguir.
FRAGMENTED
A origem dessa macrotendência é em uma sociedade fragmentada, com conexões e vivências com diversas camadas e em constante mudança.
Essa mistura acelerada entre os universos físico e digital transforma o modo como interagimos, proporcionando transformações sociais e comportamentais.
Agora, as identidades são líquidas e fluidas, refletindo um mundo cheio de relações dinâmicas e com muita interatividade.
É um verdadeiro convite para recriar a realidade e viver de uma maneira diferente da que já conhecemos.
Especificamente em 2025, devemos ver FRAGMENTED se manifestando por meio das tendências a seguir.
Looping
Essa é uma tendência que se baseia no uso de ícones já conhecidos. Entretanto, não se trata de se prender ao passado, mas de revisitar clássicos.
Nesse sentido, estamos aprendendo com o que já foi, aprimorando e transformando as ideias para que se adequem aos tempos atuais. Uma “receita criativa” que promove inovação.
Entre os exemplos, está a criação de imagens usando ferramentas de IA como ChatGPT e Midjourney. Percebe-se um padrão de beleza que não condiz com a realidade.
Filmes e séries antigas também ganham remakes para matar a saudade dos fãs e proporcionar uma sensação boa de nostalgia. Esse é o caso de O auto da compadecida 2, por exemplo.
Snapshot
A mesma história pode ser contada de diferentes pontos de vista. É sobre isso que fala essa tendência presente no Trendbook 2025. Afinal, o modo como momentos são compartilhados em mídias sociais ou outros meios mostra a interpretação pessoal.
No entanto, os algoritmos podem estar atrapalhando a autenticidade, o que gera reflexões. Ao “aprender” com os gostos e comportamentos dos usuários nos diversos canais online, eles começam a mostrar mais do mesmo.
Isso pode gerar impactos negativos, como a impaciência que nos torna dependentes dessa tecnologia, ou uma forma de expressão redundante que representa uma barreira para a criatividade.
Neo Sapiens
Com a tecnologia permeando a nossa vida e ampliando as capacidades, é hora de refletir sobre o nosso papel na sociedade.
Isso faz parte da evolução humana, que chega à quinta revolução industrial, com um intervalo de menos de 15 anos para a última vez que passamos por transformações tão grandes.
Agora, fábricas inteligentes integram inovações como Internet das Coisas e Big Data aos mais diferentes processos.
Contudo, enquanto a quarta revolução teve o predomínio da tecnologia como tema, dessa vez o foco é na humanização. Portanto, é preciso unir os avanços digitais à criatividade e à intuição.
Déjà vu
Permeando o futuro e o passado, esse ponto do Trendbook 2025 joga luz sobre tecnologias inimagináveis.
No entanto, ainda que as novidades tecnológicas sejam anunciadas com grande euforia, são resultados de um processo lento de pesquisa e evolução que está presente no dia a dia de forma silenciosa.
Isso faz com que, quando chega uma nova tecnologia, a gente já tenha a impressão de que a conhece. Afinal, mesmo antes do lançamento oficial, ela já fazia parte de conversas e expectativas.
Óculos de realidade virtual, por exemplo, agora chegam ao mercado a um valor mais acessível. E os carros voadores? A produção dos eVOLTS já está em curso no Brasil.
INNERSCAPE
Conectar-se com a nossa essência e buscar tempo de qualidade para fazer o que se gosta parece ir na contramão de um mundo digitalizado e automatizado.
No entanto, esse é um dos comportamentos observados no Trendbook 2025, que mostra como desacelerar e se reconectar com o que realmente importa pode ser um caminho para uma vida com mais significado.
Entenda como essa macrotendência vai se mostrar ao longo do ano, de acordo com as análises do Trendbook 2025.
Skywindow
A criatividade é uma habilidade essencialmente humana. Afinal, tecnologias como a IA se baseiam no passado. Já as pessoas conseguem criar um futuro disruptivo e expansivo.
Nesse sentido, relaxar e admirar o que tem à volta se torna uma tendência mais do que necessária, que também ajuda a desacelerar.
A inspiração para o nome veio de um espaço de Philippe Starck criado para o Salão do Móvel de Milão 2024. O ambiente uniu simplicidade e inovação à sua visão de que o design precisa ser atemporal.
Reframed
Para reinventar, muitas vezes é preciso trocar a lente e tentar enxergar por outro ângulo, mudando a perspectiva.
No meio corporativo, a contratação de lideranças femininas aumenta, uma vez que se observa que elas são capazes de ampliar os resultados em termos de sustentabilidade, inovação e finanças, por exemplo.
Take Your Time
A desconexão e a desaceleração, macrotendências observadas no Trendbook 2025, também aparecem nesse ponto por meio de uma lição valiosa.
Trata-se de confiar e respeitar o tempo de cada processo, aprendendo a lidar com a ansiedade para valorizar o momento.
Isso permite reconhecer que o tempo pessoal é um recurso único. E mais: esgotável e não comprável com dinheiro.
No campo da arquitetura e da decoração, espaços integrados e móveis que ajudam nessa conexão estão em alta.
Date Update
Criar conexões sem rótulos e sem limites está no centro dessa tendência, que revela o desapego de padrões tradicionais. Agora, tudo pode nos relacionamentos, que passam a ser fluidos e sem predefinições.
Um dos comportamentos sociais observados nesse cenário é a volta da paquera offline. Além disso, a geração Z está deixando de lado a visão romântica das relações, entendendo que elas podem ser finitas.
A juventude também vem mudando a percepção de que comer só em um restaurante é um mau sinal. Agora, essa é uma tendência, que valoriza experiências individuais.
BREAKDOWN
E, claro, o Trendbook 2025 não poderia deixar de ter um capítulo à parte para falar sobre o que realmente importa: meio ambiente, sociedade e saúde mental.
Esses três aspectos sofrem fortemente com as consequências de tudo o que foi construído nos últimos anos. Mas não dá mais para ignorar os sinais. Afinal, o colapso está diante dos nossos olhos.
Para transformar o caos em um combustível criativo, algumas soluções inovadoras podem surgir a partir das tendências mapeadas a seguir.
Grounded
Cresce ao redor do mundo a consciência de que não há mais tempo para evitar um colapso ambiental. Portanto, é o momento de se comprometer com ações que realmente façam a diferença.
Afinal, 2024 foi marcado por episódios climáticos que destruíram bens, sonhos e vidas de muitas pessoas.
Unindo a urgência em salvar o planeta com a criatividade humana, surgem produtos como móveis feitos a partir do lixo de rios da Indonésia ou tijolos criados com resíduos têxteis.
Também em alta, as práticas ESG deixaram de ser um diferencial nas empresas para se tornar algo essencial nos tempos atuais.
Ações que ajudam na preservação do meio ambiente, na pluralidade dos espaços corporativos e nas questões sociais estão em pauta, inclusive na hora dos consumidores escolherem as suas marcas preferidas.
A(n)esthetic
Ainda que o mundo grite por socorro, nem todos escutam. Uma das causas para essa “anestesia”, de acordo com o Trendbook 2025, é o excesso de informação, que gera desinteresse.
Portanto, existe a necessidade de entender o que fazer para emitir estímulos diferentes do que já foi feito. Entretanto, ir contra o que a maioria vem fazendo requer coragem e autenticidade.
Reset
E se fosse possível voltar e recomeçar? Resgatar raízes, fazer ajustes e redefinir prioridades? Contudo, isso precisa ser feito de forma coletiva, para que haja um futuro com mais consciência. Nesse cenário, projetos, produtos e atitudes sustentáveis ganham destaque.
Para conferir detalhes e exemplos de como as tendências se aplicam, baixe o material completo! O Trendbook 2025 já está disponível gratuitamente.