Tons terrosos: como usar essa paleta de cores na decoração?
Atualmente, os tons terrosos são protagonistas em diversos projetos de arquitetura e decoração.
E esse destaque vai além de uma simples tendência: trata-se de uma busca para aproximar os lares da natureza.
Sobretudo diante da rotina corrida que muitas pessoas vivem, criar ambientes aconchegantes em casa se tornou fundamental.
Para isso, nada melhor do que explorar estrategicamente os elementos visuais mais expressivos por meio da paleta de tons terrosos.
A seguir, vamos falar sobre essas tonalidades e ensinar como usá-las para trazer bem-estar e um toque de natureza para dentro de casa.
Fique com a gente!
Quais são os tons terrosos?
Como o próprio termo já indica, os tons terrosos são aqueles associados à terra e a outros elementos da natureza. Por isso, incluem uma variedade de tonalidades de cores quentes e frias.
Embora sejam atemporais e usados durante o ano inteiro, eles estão sempre presentes em composições ligadas ao outono-inverno.
Isso porque as nuances de laranja, amarelo e vermelho se destacam bastante e fornecem calor nos dias frios.
No entanto, os tons terrosos também abarcam tonalidades de rosa, verde e outras cores neutras clássicas. A referência a elementos da natureza é o que todas têm em comum.
Veja alguns dos mais utilizados:
- areia;
- bege;
- cáqui;
- caramelo;
- cobre;
- coral;
- laranja;
- marrom;
- marsala;
- mostarda;
- nude;
- palha;
- rosa queimado;
- terracota;
- verde musgo.
Na decoração, os tons terrosos estão presentes em revestimentos, mobiliário, têxteis e diversos itens decorativos. Vamos mostrar aqui como eles se expressam nos ambientes.
No entanto, por serem versáteis e elegantes, também são muito usados na moda e em outras linguagens artísticas.
O que os tons terrosos transmitem?
A conexão com a natureza é um dos principais aspectos da atmosfera criada pelos tons terrosos na decoração.
Afinal, essas cores remetem à terra, às folhas e à areia, entre outros elementos encontrados em ambientes naturais.
Assim, os tons terrosos nos ajudam a desacelerar do ritmo das cidades. Dessa forma, conseguimos aproveitar melhor o aconchego do lar.
Há quem goste de explorar essa paleta para criar ambientes com clima de casa de campo. Mas saiba que o estilo rústico não é o único onde ela parece.
Diferentes estilos de decoração encontram nas cores da natureza uma maneira de levar acolhimento para os projetos.
Quais cores combinam com os tons terrosos?
Por incluírem nuances de várias cores, os tons terrosos são fáceis de combinar com outros. Ainda que extrapolem os neutros clássicos, também são considerados neutros por serem versáteis.
É simples criar composições com a presença de vermelho, verde, roxo, rosa, laranja, azul e amarelo, além de branco, cinza e preto.
Só é preciso tomar cuidado com a escolha dos tons, dando preferência aos mais fechados, para conferir harmonia à paleta de cores.
Uma ótima estratégia é abusar dos contrastes e variar entre cores fortes e suaves. Isso ajuda a criar efeitos de profundidade, deixando o visual interessante.
Como usar os tons terrosos na decoração?
O que não faltam são possibilidades, quando se trata de decorar com tons terrosos.
Comece pensando na proposta do ambiente: no estilo e na disposição. Então, analise como agregar as cores da natureza a diferentes elementos.
Confira algumas ideias nos tópicos a seguir.
Paredes e pisos
Uma maneira fácil de inserir os tons terrosos na decoração é por meio das superfícies verticais e horizontais.
Além da pintura, você pode conferir cor a paredes e pisos com revestimentos de qualidade, como o porcelanato.
Isso vale não apenas para ambientes como cozinha, banheiros e lavabos. Até mesmo salas, quartos e outros espaços podem ganhar um toque extra de personalidade graças aos revestimentos.
Leia também:
- Como combinar revestimentos: 4 dicas infalíveis
- Personalize os ambientes com revestimentos de pequenos formatos
Mobiliário
Você também pode incluir tons terrosos nos ambientes da sua casa ou em seus projetos com a ajuda dos móveis, sobretudo os fabricados em madeira.
Armários, mesas, cadeiras e outras peças podem ter diferentes tonalidades, das claras às escuras, que agreguem à paleta.
Com isso, ajudam a tornar os espaços ainda mais charmosos, acolhedores e funcionais.
Objetos decorativos
Ao olhar referências de projetos, você provavelmente encontrará muitos exemplos de ambientes onde os tons terrosos aparecem em cortinas, tapetes, estofados, roupas de cama e almofadas.
Além de agregarem à decoração, essas peças podem ser facilmente trocadas depois de um tempo. Essa é uma vantagem para quem gosta de dar uma repaginada de vez em quando.
Plantas
Já que um dos propósitos dos tons terrosos é criar uma conexão com a natureza, por que não inserir plantas para compor a decoração?
Nos espaços internos, as folhagens são perfeitas por se adequarem mais facilmente a ambientes sombreados e trazerem o verde para a paleta de cores.
Você também pode acrescentar outros tons terrosos por meio de vasos de cerâmica, deixando a casa ainda mais aconchegante.
Como usar os tons terrosos nos diferentes ambientes?
Quando o assunto é decoração, nada melhor do que buscar inspirações para potencializar a criatividade na hora de criar os nossos projetos.
Pensando nisso, trouxemos algumas referências de diferentes ambientes da casa para você ter ideias de como explorar os tons terrosos. Confira!
Cozinhas
A cozinha é um espaço especial da casa. Mais do que ter um papel funcional, é um ambiente que promove encontros, trocas e momentos gostosos.
Portanto, a atmosfera acolhedora faz todo o sentido!
Apesar de os tons neutros tradicionais, como branco e cinza, serem os mais usados na decoração de cozinhas, nada impede a presença dos terrosos.
Por serem versáteis, eles podem ser facilmente combinados aos neutros, como no projeto da cozinha acima.
É possível mesclar tons intensos e suaves para compor um visual harmônico, conectado às nossas origens.
Quartos
Essencialmente, os quartos devem ser acolhedores. Afinal, é onde desfrutamos de momentos de descanso com privacidade.
Por isso, a escolha do estilo, da paleta e dos materiais da decoração deve ser feita com bastante cuidado.
Se o objetivo é trazer tranquilidade, vale a pena dar preferência aos tons terrosos mais suaves na base, que podem ser facilmente combinados a tonalidades mais intensas nos detalhes.
No quarto da casa de veraneio da foto acima, diferentes nuances claras — do piso, das paredes, dos móveis, da cortina e dos itens decorativos — ajudaram a criar esse clima de aconchego.
Salas
As salas de estar e de jantar são ambientes de compartilhamento, dedicados a momentos de relaxamento e lazer.
Para tornar essas ocasiões ainda mais agradáveis, investir em uma decoração que una beleza e conforto é fundamental.
Na sala do projeto acima, foram usados diversos tons de revestimentos da linha Terralma, da Portobello.
Na busca pela essência da terra, a marca se conectou profundamente com a matéria em seu estado bruto para abrir novas possibilidades para o conceito de revestir.
Além de intensos tons terrosos, Terralma ainda conta com nuances frias inspiradas na natureza, como o azul.
Outros pontos que se destacam no projeto em destaque são as formas orgânicas, os materiais naturais e as plantas.
Banheiro
Se compararmos a outros ambientes da casa, os tons terrosos são menos comuns em banheiros e lavabos. Mas isso não quer dizer que eles não possam ser explorados com estilo!
Você pode incluir essas tonalidades por meio do gabinete ou de itens decorativos, por exemplo. Entretanto, os revestimentos costumam ser as melhores opções para agregar cor.
Se o ambiente for muito pequeno, dê preferência às nuances mais claras, para não deixá-lo visualmente menor.
Áreas externas
Fachadas, áreas de lazer e outros ambientes externos ficam cheios de personalidade com a presença dos tons terrosos.
O projeto acima usou a mistura de cores da linha Matéria_prima, da Portobello, que volta à essência para reconhecer a força das origens, da matéria sustentável.
Ela foi criada especialmente para fachadas, mas pode ser usada também em pisos e paredes de interiores.
Esses projetos são inspirações para você começar a usar os tons terrosos na decoração e trazer a essência da natureza para os ambientes da sua casa.
Além de nos conectar com a terra, essas tonalidades têm o poder de transformar a atmosfera dos espaços e fazer com que nos sintamos abraçados.
Quer uma casa simples e bonita? Confira algumas dicas de como escolher e decorar o seu lar!