28.07.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Ter uma sala bem decorada é sinônimo de bem-estar e aconchego. Por isso, é muito importante escolher bem todos os móveis e acessórios (Foto: Westwing)

Como decorar sala: truques e dicas para o renovar a sua!

 minutos de leitura
calendar-blank-line
28.07.2021
Conheça ideias de como decorar sala e descubra quais acessórios deixam o ambiente aconchegante e bonito.
minutos de leitura

Você já se perguntou: como decorar sala? Pode parecer difícil manter o ambiente organizado e bem decorado, mas, na verdade, com as indicações certas, é possível ter um espaço aconchegante, arrumado e cheio de personalidade com praticidade!

A sala é o cômodo central da casa. Afinal, é ali onde recebemos convidados especiais, descansamos após um longo dia de trabalho, ou assistimos nossos filmes e séries favoritos. Portanto, é fundamental que o espaço tenha uma decoração única, que revele parte da personalidade dos moradores, de modo a garantir aconchego e conforto sempre.

Para te ajudar a transformar o ambiente dos sonhos em realidade, o listamos dicas úteis para você aplicar na sua sala pequena ou grande.

Sala pequena: como decorar?

Salas pequenas merecem atenção especial. Nesse caso, a regra principal é a otimização do ambiente. Afinal, quanto mais funcional for, mais confortável e prático será seu cotidiano.

Então, antes de decidir como será a decoração, verifique o tamanho do cômodo. Assim, a compra dos móveis principais, como sofá e rack, será ainda mais certeira.

como decorar sala
A medição do espaço garante que todos os móveis caibam com perfeição na sala, sem atrapalhar a área de circulação (Fonte: Westwing)

Uma sugestão é contar com móveis planejados. Eles são feitos sob medida e aproveitam todos os cantinhos da sala. Sem estresse, você terá um espaço acolhedor!

Após montar a base do cômodo, o próximo passo é investir nos acessórios de decoração. E é aqui que entram os truques de mestre, que conferem amplitude e profundidade à sala pequena.

Espelhos e boa iluminação: o combo perfeito

Os espelhos não são meros objetos decorativos. Sua função vai além! Por isso, são ideais para gerar a sensação de amplitude no espaço - sobretudo quando combinados com cores claras e uma boa fonte de iluminação natural e artificial.

A jogada aqui é manter esses acessórios contra entradas de luz. No entanto, se o espaço for pequeno e não houver tanta iluminação natural disponível, não tenha medo de apostar em luminárias. Spots e plafons são ótimas opções para clarear a sala. Outro benefício é que eles dão destaque aos objetos de decoração - você só precisa direcioná-los ao que deseja realçar.

Racks suspensos

O rack para sala não precisa ser grande em comprimento ou altura. Em ambientes menores, prefira modelos suspensos. Você pode combiná-los com prateleiras para organizar papéis e outros objetos, como DVDs e jogos de videogame.

Utilize a parte inferior para guardar caixas organizadoras, ou até mesmo puffs - se você é daqueles que gosta de receber visitas, mas não tem espaço o suficiente para manter poltronas.

Dica bônus: aposte em puffs baú! Eles servem de assento para os convidados e mantêm acessórios bem guardados, o que evita bagunças desnecessárias na sala.

Cores claras para paredes

Em ambientes pequenos, tons mais claros são recomendados, porque geram a sensação de amplitude. Cores como branco, bege e cinza são as mais tradicionais.

como decorar sala
Nas pequenas salas com paredes claras, não tenha medo de investir em móveis e acessórios com cores mais fortes (Fonte: Westwing)

Nas pequenas salas com paredes claras, não tenha medo de investir em móveis e acessórios com cores mais fortes (Fonte: Westwing)

No entanto, isso não significa que você não possa pintar as paredes com outras cores, caso queira trazer vivacidade ao ambiente. A dica é pintar apenas uma delas em tons mais fortes, ou seguir a técnica da meia parede. Você já ouviu falar sobre ela? Pinte a parte inferior com cores escuras e deixe a parte superior com tons claros.

Como deixar a sala mais bonita: 4 acessórios importantes

Ainda está com dúvidas sobre como decorar sala? Confira mais cinco acessórios essenciais, indicados para salas grandes e pequenas. Eles são responsáveis por manter o ambiente charmoso e aconchegante:

Tapete

O tapete deixa o ambiente confortável e quentinho. Ele também funciona como isolante acústico, o que ajuda a melhorar o som da televisão no ambiente. Assim, aquela noite de filme e séries será ainda mais intensa!

Na hora de escolher o seu, lembre-se que o acessório deve ficar 20 centímetros abaixo do pé do sofá e das poltronas. Dessa forma, o ambiente fica harmonioso, com uma área de estar bem delimitada.

O tapete passadeira é uma excelente alternativa para corredores e hall de entrada. Eles também são lindos e deixam a decoração delicada e moderninha (Foto: Westwing)

Almofadas e capas de almofadas

Grandes parceiras quando o assunto é decoração de sala, as almofadas garantem um espaço ainda mais bonito e confortável. Para mudar o visual do espaço sempre que quiser, o ideal é ter capas de almofada em casa.

Quando você enjoar do décor, basta trocar as capas e renovar todo o ambiente com praticidade e sem gastar muito. Fácil, rápido e simples!

Veja como almofadas coloridas dão destaque ao sofá branco pequeno (Fonte: Westwing)

Escolha peças que combinem com a decoração e com a sua personalidade. Há peças feitas em diversos tecidos, como couro, linho, pelinhos e algodão, com estampas variadas. Use a criatividade para criar composições exclusivas.

Plantas

É claro que as plantinhas não podem ficar de fora! Responsáveis por purificar o ar, garantir mais aconchego e beleza no ambiente, distribua flores e folhagens da maneira como você preferir!

Se você não tem tempo para cuidar de diferentes espécies, uma boa opção são as plantas artificiais. Elas são tão bonitas quanto as reais e mantêm o espaço ainda mais agradável.

Viu só como decorar uma sala é simples? Acesse o site Westwing e confira os acessórios decorativos.

Fonte: parceria Westwing

LEIA TAMBÉM: Porcelanato para sala - qual é a melhor opção para você?

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Como decorar sala: truques e dicas para o ren...

Como decorar sala: truques e dicas para o renovar a sua!

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies