06.01.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
São múltiplas as possibilidades de decoração com revestimento de madeira (Projeto: Portobello S.A.)

Revestimento de madeira: possibilidades das lastras no décor

 minutos de leitura
calendar-blank-line
06.01.2021
O revestimento de madeira traz sensação de natureza e aconchego para os seus ambientes. Saiba como decorar e mobiliar com lastras que reproduzem esse material.
minutos de leitura

O uso da madeira na arquitetura data dos primórdios da humanidade. Para você ter uma ideia, de acordo com alguns registros, os primatas já usavam as grandes árvores como moradia antes mesmo de habitarem as cavernas.

Aperte o play abaixo e escute o áudio do artigo e deixe sua opinião nos comentários.

Em projetos mais sofisticados que desejam apostar na beleza do material, é possível investir em um revestimento de madeira produzido com outras matérias-primas sustentáveis, como é o caso das lastras. Siga a leitura e veja mais informações!

Saiba mais sobre o uso da madeira na arquitetura

A madeira é utilizada na construção civil desde os primórdios da humanidade (Foto: FWStudio)

Como explicamos, a madeira é utilizada nas construções desde o primórdio das civilizações.

Com o passar do tempo, o material começou a ser trabalhado e utilizado para a construção de tocas, cabanas, casas e outros tipos de abrigo. E até hoje ele é extremamente usado em projetos, principalmente para construções mais simples e baratas.

A beleza da madeira também faz com que ela seja procurada para fins decorativos. Porém, o material, de um modo geral, é bastante frágil e exige muitos cuidados. É preciso sempre buscar alternativas para evitar que as tábuas sejam afetadas por cupim e umidade, por exemplo.

No Brasil, diversas variações de madeiras são utilizadas na construção. Entre elas podemos destacar:

  • angico-preto;
  • peroba-rosa;
  • rosadinho;
  • eucalipto;
  • itaúba;
  • taipá.

Por mais que todas essas opções tenham qualidade, a durabilidade da madeira é bem menor do que a de outros materiais, como as lastras. Caso deseje utilizá-la, é preciso aplicar verniz e outros produtos que ajudam a prevenir os cupins e outras pragas.

Atualmente, a tecnologia permite que materiais de mais qualidade substituam a madeira, mas sem deixar de lado toda a beleza dos nós. Também não é necessário fazer a derrubada de árvores, um problema que vem crescendo a cada dia no Brasil e preocupado o mundo todo.

Conheça a beleza e as demais características das lastras que reproduzem madeira

As vantagens do uso das lastras como revestimento de madeira são muitas, com a sustentabilidade tendo destaque (Projeto: Portobello S.A.)

As lastras que reproduzem madeira são superfícies contínuas, peças gigantes de porcelanato, que podem servir para revestir superfícies inteiras, passando uma sensação de unidade ao ambiente.

Além de contar com a beleza do material, é possível evitar alguns problemas, como o desalinhamento das peças e o uso de muito rejunte.

O uso de uma lastra como um revestimento de madeira traz diversas vantagens para os projetos. Veja, a seguir, as principais delas!

Sustentabilidade

As lastras amadeiradas são materiais sustentáveis que não causam agressões ao meio ambiente. Isso se justifica porque são extraídas camadas bem superficiais dos materiais naturais (argila e rochas) usados para produzir o porcelanato que criam as lastras. Saiba mais na ilustração abaixo:

Além disso, todo o trabalho de preparação das lastras é feito seguindo protocolos de segurança e preservação, evitando o uso de produtos que causem danos à natureza.

ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E SAIBA TUDO SOBRE A SUSTENTABILIDADE DAS LASTRAS

Versatilidade de uso

As lastras que reproduzem madeira são muito versáteis, podendo ser aplicadas em projetos residenciais e comerciais, assim como em áreas internas e externas.

Além disso, as peças podem revestir o piso, as paredes e o teto dos ambientes, dando a impressão de que eles são feitos de madeira, com toda a beleza dos nós, mas com muito mais durabilidade e facilidade de manutenção.

Unidade ao ambiente

Uma das maiores vantagens das lastras amadeiradas é o fato de elas terem grandíssimos formatos, evitando assim as emendas.

O uso do rejunte ainda é necessário, mas em quantidade bem menor do que costuma ser utilizado no porcelanato comum, tendo em vista o tamanho das peças.

Escolhendo a argamassa adequada para cada situação, a lastra amadeirada se mantém firme e pode revestir superfícies inteiras, inclusive fachadas.

Variedade de tamanhos

As lastras que interpretam madeira podem ser encontradas em diversas medidas, se adequando às diferentes necessidades dos projetos.

Afinal, uma peça usada para revestir um painel de TV, por exemplo, não precisa ter as mesmas dimensões das que serão assentadas para cobrir uma parede inteira.

No portfólio da Portobello, as lastras podem ser encontradas nos seguintes formatos:

  • 90×180 cm
  • 120×240 cm;
  • 120×260 cm;
  • 120×270 cm;
  • 300×100 cm; 
  • 120×278 cm.

Encante-se com a linha de lastras que interpretam madeira da Portobello

A Portobello desenvolveu uma linha de lastras que reproduzem a madeira (Projeto: Portobello S.A.)

A Portobello lançou uma linha de lastras que interpretam madeira e podem oferecer muita beleza e praticidade para os seus projetos: a Nordik Wood

As lastras da linha Nordik Wood reproduzem a madeira em tons castanhos e veios escuros. Elas trazem para dentro do seu ambiente as características encontradas nas florestas frias do norte da Europa.

Da grande lastra amadeirada de 160×320 cm foram criadas tábuas largas, de 26×200 cm, um objeto de desejo de arquitetos e designers para projetos que buscam uma conexão arrojada com a natureza.

As lastras amadeiradas dessa linha têm superfície natural e borda retificada. Elas podem ser aplicadas em projetos diversos, como áreas externas, banheiros e lavabos, assim como em espaços comerciais.

Use a criatividade para desenvolver os mais belos projetos!

A Officina Portobello criou uma mesa com lastras que interpretam madeira (Projeto: Portobello S.A.)

A Officina Portobello também produz e oferece aos clientes a Nordik Table, uma mesa que tem a superfície de madeira em porcelanato como protagonista.

A mesa une o toque e aconchego da madeira com a funcionalidade e modernidade da lastra em porcelanato.

Veja algumas ideias de decoração com o revestimento de madeira

Para que você possa se inspirar para os seus projetos e ver diferentes aplicações da nossa linha de revestimento de madeira, reunimos algumas ideias. Confira agora mesmo e desperte vários insights!

Ambiente comercial branco

O branco e o revestimento de madeira dão amplitude aos ambientes (Projeto: Portobello S.A.)

Na imagem acima, você pode ver o uso da lastra Nordik Wood 26×200 cm Natural Retificado revestindo o piso e fazendo uma composição interessante com a Bianco Covelano 120×260 cm Polido Retificado em um ambiente comercial.

O branco e a madeira, quando usados em conjunto, passam uma sensação de amplitude ao ambiente, além de trazerem as características de estilos minimalistas como o escandinavo.

Quarto com detalhes escuros

As cores mais escuras também combinam com o revestimento de madeira (Projeto: Portobello S.A.)

Quando falamos em decoração de quartos, muitas pessoas preferem usar as cores escuras para ter um ambiente mais acolhedor e aconchegante para dormir. É isso que pode ser visto no projeto da imagem acima.

O piso desse quarto contemporâneo foi revestido com lastras da linha Nordik Wood. Já a parede acima da cabeceira da cama tem um tom escuro do porcelanato da nova Linha Ipanema,  Posto 07 120×120 cm Natural Retificado, assinado por Oskar Metsavaht.

O uso de um tapete mais escuro — sobre as lastras que interpretam madeira — ajuda a definir o espaço da cama e dá um charme especial ao ambiente.

Revestimento de área externa

As áreas externas ficam muito charmosas com revestimento de madeira (Projeto: Portobello S.A.)

As lastras que reproduzem madeira ficam lindas como revestimentos de áreas externas. Exemplo disso pode ser visto na imagem acima, que mostra um projeto de fachada de um espaço comercial.

Aqui, a linha Nordik Wood foi usada em uma composição com peças de porcelanato que reproduzem cimento: o Berliner Zement Line 20×120 cm Natural Retificado e o Berliner Zement 120×120 cm Externo Retificado.

Uso em banheiros

Até mesmo as paredes dos banheiros podem ser revestidas com lastras que reproduzem madeira (Projeto: Portobello S.A.)

As texturas da natureza revelam superfícies surpreendentes quando trabalhadas de maneira mais pura, quase bruta, até mesmo em ambientes como os banheiros.

Na foto acima, você pode ver uma parede de banheiro revestida com lastras que reproduzem madeira. Como detalhe, há um painel incrível, feito com o porcelanato Paisano Mix Acero 12×12 cm Natural.

Mesa de madeira

A mesa Nordik Table é um móvel que dá um toque especial aos ambientes (Projeto: Portobello S.A.)

Uma mesa de madeira confere charme e elegância para ambientes como salas de jantar, cozinhas e espaços de lazer.

Para que o móvel tenha ainda mais durabilidade, apostar em uma versão feita com lastras amadeiradas é uma opção interessante.

Nesse caso, a recomendação é utilizar a Nordik Table, mesa que tem o tampo feito com lastras que interpretam madeira. Você pode ver um belo exemplo do uso dessa peça de mobiliário na imagem acima.

O revestimento de madeira pode fazer a diferença nos seus projetos, trazendo todos os encantos da natureza, mas de maneira muito mais sustentável, prática e duradoura.

Todas as lastras amadeiradas que citamos neste artigo podem ser encontradas no site da Portobello. Acesse para conhecer as diversas linhas de revestimentos que oferecemos para você!

Foto de destaque: São múltiplas as possibilidades de decoração com revestimento de madeira (Projeto: Portobello S.A.)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Revestimento de madeira: possibilidades das l...

Revestimento de madeira: possibilidades das lastras no décor

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies