03.04.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Sala de estar com sofás brancos com elementos nas cores azul e terracota para ter uma casa simples e bonita.
Existem diversas formas de levar beleza para uma casa com simplicidade (Projeto: Portoneves Arquitetura)

Casa simples e bonita: 6 dicas de como escolher e decorar a sua

 minutos de leitura
calendar-blank-line
03.04.2023
Orçamento, revestimento e estilo devem ser bem pensados antes do início de qualquer obra
minutos de leitura

Simplicidade não é o oposto de beleza. E é sobre isso que falaremos a seguir: tudo o que é preciso para fazer uma casa simples e bonita. Assim como em qualquer projeto arquitetônico, alguns fatores precisam ser considerados, como estilo da casa, orçamento e revestimento.

Leia também:

Vamos provar para você que mesmo as casas simples podem ter sua beleza e aconchego. Por isso, confira, a seguir, dicas de como construir ou reformar uma casa:

6 passos para construir e decorar uma casa simples e bonita

É muito importante seguir alguns passos ao construir uma casa bonita, assim como em qualquer outro projeto. Confira:

1. Estilo da casa

Traços retos e simples marcam o estilo de casa (Projeto: Bruno Brandini)

O primeiro passo é pensar em como será o projeto da casa. Você pode ser da turma que prefere as edificações modernas ou mais clássicas. Ou, ainda, ser daqueles que gostam de privacidade em todos os ambientes ou ambientes integrados.

De todo modo, é muito importante colocar todas as preferências no papel. Assim, é possível delimitar cada ponto do projeto e pensar em todos os elementos para executá-lo. Depois disso, avalie qual das ideias podem ser incluídas em acordo com a estrutura do terreno e orçamento. 

Nesta casa simples, bonita e pequena, parte do terreno foi dedicado a quintal com jardim (Projeto: Sofia Kozma)

Por exemplo, há quem opte por uma casa com jardim. No projeto em destaque, por exemplo, parte do terreno foi dedicado a uma área de lazer que combina varanda com pequenas vegetações.

2. Orçamento

Incluir uma piscina em uma casa simples e bonita, como no destaque, é algo que vai pesar ao definir o orçamento do projeto (Projeto: Mayara Shinya Calister)

Definir um orçamento é outro ponto essencial ao pensar em uma casa simples e bonita. Ele vai determinar todos os demais fatores da obra. Afinal, com um orçamento limitado fica difícil fazer extravagâncias.

Por exemplo, caso a pessoa não abra mão de ter uma piscina, é importante definir o tamanho e os materiais usados, pois é uma estrutura que, apesar de valorizar o imóvel, encarece qualquer obra, além de adicionar um grau de complexidade.  

3. Fachada

Fachada tem proposta minimalista (Projeto: Vanessa Pilatti)

A fachada da casa também é outro fator a ser considerado para um resultado simples e bonito. Na foto do destaque, por exemplo, a arquiteta optou por uma estética minimalista, de traços retos e paleta de cor neutra. 

4. Materiais

Nesta casa de praia, a madeira está presente tanto na fachada, quanto no interior, conectando a decoração dos ambientes (Projeto: Milcent Arquitetura)

Após definir o estilo da casa e o orçamento, dá para pensar nos materiais a serem usados na obra. Há quem queira, por exemplo, uma casa de madeira. Outros preferem adotar a tradicional alvenaria.

O fato é que qualquer material tem vantagens e desvantagens. Por exemplo, uma casa de madeira exige manutenção regular contra pragas. Ou seja, é preciso planejar bem todos os pontos, antes de iniciar a obra.

5. Revestimentos 

Nesta casa, o destaque ficou com a parede de tijolos aparentes e os jardins verticais nos muros (Projeto: Degradê Arquitetura e Interiores)

Outro item a ser considerado é o revestimento, especialmente porque ele ocupa grandes superfícies da casa. Se a ideia é ter uma casa simples e bonita mais rústica, considerar tijolos aparentes pode ser uma opção. Ou usar a versatilidade do porcelanato, que representa uma série de texturas, cores e vêm em diversos formatos.

6. Decoração

Esta casa em Florianópolis privilegiou elementos náuticos em decoração (Projeto: Natural Arquitetura e Interiores)

A decoração também é um ponto-chave para tornar uma casa simples e bonita, ela precisa ser condizente com o estilo escolhido. Por exemplo, uma casa de praia combina com itens que representam elementos da decoração náutica.

O estilo industrial também pode estar na decoração de uma casa simples e bonita, como neste projeto (Projeto: Fragmento Arquitetura)

Neste projeto acima, reinou o estilo industrial, marcado por alguns detalhes na decoração, como fiação aparente, contraste entre metal, madeira e concreto, além do uso dos tijolinhos aparentes Terracotta Muro Lampone, da Portobello. 

O que achou das nossas sugestões? Se quiser conhecer outros modelos de casas pequenas, simples e bonitas, leia: Muita criatividade, pouco m²: conheça projeto arquitetônico de 7 casas bem pequenas.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Casa simples e bonita: 6 dicas de como escolh...

Casa simples e bonita: 6 dicas de como escolher e decorar a sua

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies