25.10.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Materiais, cores e texturas que ditam tendência em revestimentos estão no Trend Report da Portobello sobre a Cersaie 2022 (Imagem: Report Cersaie Portobello 2022)

Trend Report: Portobello revela as tendências da Cersaie 2022

minutos de leitura
Reunimos as principais tendências da Cersaie 2022 para você ficar de olho no que está por vir no mundo dos revestimentos. Confira
minutos de leitura

A 39ª edição da maior feira de revestimentos e acabamentos do mundo aconteceu em setembro e a equipe da Portobello e profissionais parceiros, do programa Portobello+arquitetura, estiveram por lá. Os cinco dias de imersão no universo das cerâmicas deram origem ao Trend Report da Portobello, com as principais tendências da Cersaie 2022.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Eles conferiram diversas coleções com apelo sensorial, cheias de texturas e cores. Nas linhas a seguir, fizemos um resumo de tudo o que rolou, além de reunir o que estará em alta nos próximos tempos. Continue a leitura!

Como foi a Cersaie 2022?

Feira Internacional de Cerâmica e Mobiliário para Banheiros, a Cersaie é considerada a maior do mundo no setor de revestimentos e acabamentos.

Ela acontece em Bolonha, na Itália, e em 2022 foi especial. Afinal, ultrapassou os 90.000 visitantes, que vieram de todas as partes do planeta.

O número é aproximadamente 50% maior do que o do ano anterior, que marcou a volta da feira presencial após o período de isolamento social por causa da pandemia.

Entre os dias 26 e 30 de setembro, os visitantes puderam conferir inovações e novidades distribuídas em 140.000 m², sobretudo nos estandes de empresas.

Tendências da Cersaie 2022, feira de revestimentos
Portobello esteve na Itália para acompanhar todas as tendências e novidades na maior feira de revestimentos do mundo
(Imagem: Report Cersaie Portobello 2022)

Foram 354 fornecedores de revestimentos cerâmicos, 88 de móveis de banheiro e 183 de instalação, matérias-primas, novas superfícies e serviços.

Ao todo, 237 expositores não eram italianos, ou seja, 38% do total. E a Portobello marcou presença, representando o Brasil na Cersaie 2022 ao lado de empresas de outras 25 nacionalidades.

Teve ainda demonstrações e oficinas durante toda a feira. Tudo isso aconteceu no pavilhão Cidade da Colocação, com 400 m².

Uma novidade foi a Cersaie Upstairs. Trata-se de um percurso pedonal no primeiro piso, que ligou os pavilhões históricos aos recém-construídos.

Além do evento presencial, também rolou a Cersaie Digital, entre 19 de setembro e 7 de outubro. No ambiente online, foi possível conhecer as tendências e fazer negócios.

Para completar, a feira ofereceu uma programação rica em conteúdo. Grandes nomes palestraram sobre temas relevantes, como sustentabilidade, e apresentaram projetos.

O que é o Trend Report com as tendências da Cersaie 2022?

Tendências da Cersaie 2022, Trend Report Portobello
Trend Report da Portobello reúne principais tendências da Cersaie 2022 em um só lugar (Imagem: Report Cersaie Portobello 2022)

A Portobello marcou presença na feira não só como expositora, mas também em busca das principais tendências da Cersaie 2022.

Para isso, reuniu um grupo de arquitetos convidados para explorar cada cantinho e elaborar um material completo com todos os pontos de destaque.

Essa experiência faz parte do Ciclo da Inovação, que começa com a observação, para, então, transformar inspiração em valor. O resultado é uma documentação sólida e profunda.

No Trend Book com as tendências da Cersaie 2022, a empresa incorpora aquilo que é relevante.

Este material exclusivo foi criado especialmente para compartilhar informações e promover um ciclo virtuoso de expansão cultural.

Assim, além de proporcionar constante evolução, cria-se um portfólio forte, expressivo e inovador.

Quais são as principais tendências da Cersaie 2022?

Entre as tendências da Cersaie 2022, destaque para as peças com relevo. De maneira geral, as coleções usam novas tecnologias de microrefeitos para proporcionar apelo sensorial.

As marcas também utilizaram elementos naturais como inspiração, em produtos que se aproximam do meio ambiente.

Exemplos práticos são a estética biofílica e as formas orgânicas. Nas cores, neutros quentes, verde, azul e tons terrosos foram destaque. Sem falar em materiais como mármore, madeira e concreto, às vezes misturados.

Vamos conferir as tendências da Cersaie 2022 em detalhes. Continue a leitura e descubra o que vai estar em alta!

Highlights

Tendências da Cersaie 2022, highlights
Reprodução de mármore é uma das texturas realistas vista na feira (Imagem: Report Cersaie Portobello 2022)

Para começar, vamos fazer um compilado das tendências da Cersaie 2022. Tudo o que vem forte nos próximos tempos, que se destacou e chamou a atenção na feira.

Esses pontos merecem uma contemplação mais atenta. Afinal, são conceitos inovadores; ideias potentes que levam a um novo olhar para o horizonte.

Texturas realistas

Elas estão entre as maiores tendências da Cersaie 2022! As texturas realistas chegam reproduzindo materiais naturais graças a matérias-primas que ajudam a reduzir a exploração do meio ambiente.

Concretos, mármores, pedras e madeiras aparecem em diferentes tonalidades e aplicações na busca pela reconexão do ser humano com a natureza.

Estampas impressas

Essa é uma das tendências da Cersaie 2022 que apareceu também no ano anterior, por meio das estampas grandes.

A impressão de desenhos em revestimentos e superfícies é uma maneira de personalizar os ambientes. Isso reforça a sensação de acolhimento ao gerar reconhecimento com a decoração.

Na feira, vimos estampas ousadas, cheias de autenticidade e criatividade. Uma variedade que permite a inclusão em projetos de diferentes estilos decorativos.

Tendências da Cersaie 2022, estampas impressas
Estampas impressas aparecem no Trend Report da Portobello, que reúne tendências da Cersaie 2022 (Imagem: Report Cersaie Portobello 2022)

Ambientes internos

As tendências da Cersaie 2022 são focadas em ambientes internos. Para esses espaços, o destaque é uma pegada soft tech.

Na prática, vimos um mood retrô, em composições com móveis de cantos arredondados. Além de estampas inesperadas, mix de texturas e acabamentos híbridos. Tudo isso em uma mesma peça.

Cores em alta

Tendências da Cersaie 2022, cores em alta
Tendências da Cersaie 2022 trazem cores vibrantes e brilhantes, mas também as neutras e terrosas
(Imagem: Report Cersaie Portobello 2022)

As tonalidades que aparecem entre as tendências da Cersaie 2022 revelam a busca por acolhimento em diversas nuances.

Para criar espaços aconchegantes, foram usadas cores neutras e quentes, tons terrosos, dessaturados e brilhantes.

Ou seja, ficam de lado aquelas tonalidades frias e duras.

Neutros quentes

Tons de cinza e bege aparecem entre as principais tendências da Cersaie 2022. Contudo, eles precisam ser aquecidos, apesar de manter a neutralidade.

Assim, é possível obter espaços atemporais e em diversos estilos. No entanto, permanece o conforto nos ambientes.

Tons terrosos

Essa é uma das tendências da Cersaie 2022 que apareceu também em outros reports. Afinal, as tonalidades terrosas são capazes de promover sensações como acolhimento.

Na feira, elas apareceram em superfícies opacas e brilhosas. As combinações complementares foram constantes, levando originalidade aos projetos.

Washed

As cores “lavadas” ou dessaturadas (como a do novo lançamento da Portobello, Artemática) também aparecem nas tendências da Cersaie 2022 como boas opções. Inclusive, dá para combiná-las com tons terrosos.

Vimos tonalidades como verdes-azulados e azuis-esverdeados, que deram um toque de jovialidade para as paletas.

Cores vibrantes

Tem para todos os gostos! Quem prefere as cores vibrantes também pode se identificar com as tendências da Cersaie 2022.

Os tons brilhantes, vivos e alegres chegam até mesmo contrastando entre si. Assim, formam grids coloridos e personalizados.

Preto

Os pretos também marcaram presença na feira, com todo o seu drama e a sua imponência. Eles aparecem em materiais com veios cinzas e dourados.

Assim, valorizam especialmente as fachadas de casas. No entanto, podem ser usados em áreas internas, incluindo os banheiros.

Superfícies remetem à natureza

Tendências da Cersaie 2022, superfícies que remetem à natureza
Pedra aparece como uma das superfícies de destaque na Cersaie 2022 (Imagem: Report Cersaie Portobello 2022)

Quando o assunto são as superfícies, as tendências da Cersaie 2022 adotam um olhar minucioso, dedicado e atento aos detalhes.

A busca por satisfação passa pela escolha de formatos, cores e texturas, que permitem se expressar de diferentes formas.

Pedra

Rochas naturais podem ser ideais para uma decoração rústica e aconchegante. Além disso, levam uma pegada fresh para os ambientes.

Nas tendências da Cersaie 2022, elas aparecem com texturas reproduzidas em porcelanato. Uma oportunidade de escolher entre diferentes superfícies de uma forma mais sustentável.

Mármore

Atrelado a um acabamento fino e sofisticado, o mármore exótico é outra superfície que aparece entre as tendências da Cersaie 2022. Ele tem características únicas, além de cores diferentes e veios imprevisíveis.

O corte Open Book, ou seja, em grandes formatos, também apareceu na feira. Ele ajuda a ampliar os espaços e a criar um visual de destaque. É possível ainda ter sua reprodução em porcelanato com as chamadas Lastras.

Concreto natural

Já o concreto natural apareceu com acabamento texturizado, com aspecto que simula a aparência real do material.

Inclusive, ele é versátil e combina com vários estilos. Também por isso, há diversas opções de revestimentos disponíveis no mercado.

Concreto colorido

Oferecendo diferentes aplicações, o concreto colorido traz variações de tonalidade e impressão mais limpa.

Essa é uma das tendências da Cersaie 2022 que a Portobello já estava de olho.

No início deste ano, a marca lançou a linha Oh!Take. A parceria com Ruy Ohtake traz justamente superfícies que seguem essa estética.

Madeira

Matéria-prima clássica, a madeira chamou a atenção não só pela paginação, como também pelo acabamento.

Inclusive, um acabamento que se destacou foi o supergloss, ou seja, uma superfície brilhante, parecendo encerada.

Decorados

De aparências bem variadas, os revestimentos decorados aparecem tanto em conjuntos coloridos quanto monocromáticos.

Entre as tendências da Cersaie 2022, o foco é em texturas, cores e mix de padrões. Além disso, surgem cortes e acabamentos estilizados, ideais para paredes personalizadas. Sobre esse estilo, vale conhecer a nova coleção da Portobello, be.you.ty.

Exposição revela aplicação das tendências

Tendências da Cersaie 2022, aplicação
Uso de revestimentos para esconder compartimentos está entre tendências da Cersaie 2022 (Imagem: Report Cersaie Portobello 2022)

Durante a feira, exposições revelaram a aplicação das principais tendências da Cersaie 2022. Elas mostram como usar materiais, misturar todos eles, aplicar acabamentos e destacar os elementos.

Combinação de materiais

A mistura de peças de diferentes cores e acabamentos está entre os destaques das exposições da feira.

Vimos um mix de texturas, padrões e tamanhos, que se encaixaram perfeitamente na apresentação dos produtos.

Destaque de acabamentos

Já os acabamentos chegaram com foco em linhas externas, com bordas mais largas do que estamos acostumados a ver. Assim, trazem novas possibilidades.

Outro destaque foi a proposta de design para ocultar portas com revestimentos. Algo como vimos em Hide or Slide, no Salone Internazionale del Mobile di Milano de 2022.

A ideia é oferecer conforto visual, mas sempre associando à funcionalidade dos móveis — que, em alguns casos, têm mais de uma função.

Gostou de conferir as principais novidades e tendências da Cersaie 2022? Baixe agora o Trend Report completo!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Trend Report: Portobello revela as tendência...

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2023- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies