20.12.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
sala de estar e jantar integradas
Sala de estar e jantar integradas estão em alta na decoração e permitem melhor aproveitamento de espaço (Projeto: Beatriz Vonsovicz Zeglin)

Confira ideias para sala de estar e jantar integradas

 minutos de leitura
calendar-blank-line
20.12.2022
Integrar a sala de estar com a de jantar agrega funcionalidade e deixa a sua casa mais moderna. Confira como não errar na hora de projetar
minutos de leitura

Seja para otimizar espaço ou pela praticidade, a integração de ambientes é um recurso usado tanto para apartamentos pequenos quanto para casas maiores. Chamados de conceito aberto, os projetos residenciais que englobam mais de um espaço trazem a sensação de amplitude e funcionalidade ao ambiente.

Nesse estilo, a sala de estar e jantar integradas é o preferido pois permitem receber família e amigos de forma confortável, sem a barreira física entre um espaço e outro. Confira dicas de decoração para te ajudar a projetar e transformar a sua casa em um ambiente mais moderno:

Por que ter a sala de estar e de jantar juntas?

Integrar a sala de estar e jantar traz instantaneamente a sensação de amplitude – algo vantajoso principalmente para imóveis pequenos. Além disso, a ausência de paredes entre esses dois ambientes permite melhor ventilação e iluminação, deixando o espaço mais agradável.

Dicas para a decoração do espaço integrado

Pode ser um desafio escolher a decoração de sala de estar e jantar integradas, por isso, separamos alguns passos para te guiar no projeto:

Faça do revestimento parte da decoração

Se você quer uma continuidade entre a sala de estar e jantar, vale utilizar o mesmo revestimento nos dois espaços. Há uma grande variedade de modelos, tamanho e texturas de porcelanato para essa função. A dica é escolher tons neutros como cinza, branco e off-white para servirem como bases e facilitar na hora de combinar os itens de decoração como sofás, poltronas, quadros, tapetes e outros.

Os porcelanatos de grandes formatos deixam os ambientes maiores, muito mais elegantes, e facilitam a manutenção e limpeza . Para os ambientes menores, deve-se evitar muitos recortes na paginação dos revestimentos.

Uma das formas de explorar os revestimentos na decoração é fazer um painel na parede de fundo da sala de jantar ou da televisão com porcelanato. Algumas linhas reproduzem a madeira, a pedra natural, mármore e cimento queimado que podem ser o ponto de partida para determinar o estilo dessa área.

sala de estar e jantar com uma janela grande de apartamento moderno
Revestimento natural suaviza piso de porcelanato em sala de estar (Projeto: Studio Ideia Arquitetura)

Defina um estilo de decoração

Uma infinidade de estilos podem ser escolhidos para decorar uma sala de estar e jantar. Por isso, muitas dúvidas podem surgir nesta hora.

Os dois espaços podem ter o mesmo estilo de decoração e um ser a continuação do outro, mas isso não é uma regra. Se você quer uma casa ousada e com personalidade, esta é uma boa oportunidade de explorar decorações distintas em cada parte. Porém, não se esqueça que elas devem combinar entre si.

sala de estar e jantar integrada de apartamento
Definir um estilo para sua sala de estar e jantar cria unidade entre ambientes (Projeto: Tarcisio)

Confira Como decorar uma cozinha: 8 passos para acertar no visual para decorar uma cozinha

Escolha móveis adaptados para o ambiente

Alguns móveis como sofá, mesa e cadeiras não podem faltar em uma sala de estar e jantar, não é mesmo? Um ambiente integrando estes dois espaços, além de manter a funcionalidade de cada um, deve permitir a fluidez de uma área para outra sem grandes obstáculos.

Aposte em móveis compactos como uma mesa redonda e um sofá de canto. Poltronas e puffs com design mais elaborado e cores mais vibrantes podem fazer uma composição elegante com o restante dos móveis.

sala de estar e jantar integrada da cor branca com uma planta grande do lado do sofá
Escolha móveis adaptados para sua sala de estar e jantar p (Projeto: Traama Arquitetura e Design)

Use uma paleta de cores para preencher o espaço

As cores despertam sentimentos diferentes. Um ambiente que une descanso e alimentação precisa refletir estes sentimentos. Para integrar a sala de estar e jantar, a dica chave é manter a paleta de cores para criar uma harmonia. As cores claras podem ficar para a base da decoração e as mais quentes em detalhes como nos estofados das cadeiras e objetos de decoração.

Sala de Jantar e estar em estilo contemporâneo, minimalista e elegante
Escolha a cor ideal para compor e harmonizar suas salas de estar e jantar (Projeto: Luciana Valladares)

Ideias de sala de estar e jantar integradas para conhecer

Separamos alguns projetos de sala de jantar e estar unificadas para te inspirar. Confira:

Sala de estar e jantar integradas em espaço pequeno

A sala de jantar e estar integrada é ideal para apartamento pequeno. Aqui, o ideal é investir em móveis planejados na sala de estar e jantar para aproveitar ainda mais o espaço. A mesa de refeição pode ser uma pequena bancada entre os espaços e a parede principal da sala pode receber um espelho grande para dar um toque de sofisticação e uma sensação de profundidade.

Sala de Jantar e estar pequena em apartamento
Salas de jantar e estar integradas funcionam para apartamento pequeno(Projeto: TAU Arquitetos)

Sala de estar e jantar modernas

Uma das bases do estilo moderno é o conceito de funcionalidade e isso é uma das coisas que queremos quando integramos dois ambientes. Para apostar neste estilo, escolha móveis com linhas retas e de funções práticas, como puffs que servem como assento e mesa de apoio e bancada para refeições, que podem ser mesa de estudos.

Para uma sala de estar e jantar integrada moderna, aposte nos tons neutros de base como neutro. Você pode usar contrastes em tons de preto, cinza e cores fortes como azul, vermelho, amarelo em detalhes e peças decorativas. Outros elementos que compõem uma decoração moderna é o couro, linho que pode ser utilizado em cadeiras, poltronas, almofadas e sofás.

Sala de estar e jantar simples

A partir de soluções fáceis podemos transformar um ambiente da nossa casa. Você pode projetar uma sala de estar e jantar integradas pequenas simples investindo na mudança das paredes e alguns itens. Uma parede com uma cor diferente das demais ou com um papel de parede já fornece outro ar para o local.

Utilize os móveis que você já tem e invista nos objetos de decoração como tapetes, almofadas, cortinas e revestimentos das cadeiras para harmonizar a decoração dos espaços.

Sala de Jantar e estar simples em apartamento com mesa e cadeira da cor laranja de armação de ferro dourado e luminária moderna estante de madeira com tv pendurada  com quadro de flamingo do lado e um vaso de planta
Sala de estar e jantar integradas simples com décor colorido (Projeto: JESSICA GNOATTO)

Sala de estar e jantar em apartamento

sala de estar e jantar integradas grande moderna com presença marcante da madeira, tons terrosos, nos adornos misturei diferentes texturas e materiais na mesma paleta de cor
Sala de estar e jantar integradas permitem melhor aproveitamento de espaço (Projeto: Priscilla Zarzur)

Se o apartamento conta com varandas e grandes janelas, aproveite a luz natural para integrar a sala de estar e jantar. Nichos e cobogós são ótimos para dividir os ambientes e manter a ventilação do lugar. Luminárias e pendentes podem ser dispostos em lugares que merecem destaques, como a mesa de jantar.

Integrar ambientes é uma solução para aproveitar os espaços e também é uma forma de deixar a sua residência mais arejada e iluminada. Gostou de conhecer algumas formas de decoração de sala de jantar e estar juntas? Confira o post com 10 dicas de decoração para sala para um ambiente aconchegante e continue acompanhando nosso portal para mais dicas para sua casa.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Confira ideias para sala de estar e jantar in...

Confira ideias para sala de estar e jantar integradas

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies