27.10.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Mesa de porcelanato é a união de elegância e durabilidade de um móvel (Projeto: Portobello)

Mesa de porcelanato: transforme seu mobiliário com o revestimento

 minutos de leitura
calendar-blank-line
27.10.2023
Já pensou em ter móveis com revestimento? A mesa de porcelanato traz todas as vantagens que o revestimento cerâmico é capaz de proporcionar. Conheça
minutos de leitura

Um bom revestimento faz toda a diferença em um projeto. Quando é de qualidade, pode durar por décadas e ajudar a ditar a personalidade da casa. Mas você já pensou em usar revestimentos no mobiliário e ter, por exemplo, uma mesa de porcelanato?

Durável, resistente, fácil de limpar e com diferentes reproduções em sua superfície, o porcelanato leva para os móveis toda a sua versatilidade. Saiba a seguir como ter a sua mesa e alguns dos revestimentos que combinam com o móvel.

mesa de porcelanato
As gigantes Lastras Portobello em porcelanato são ideais para criar os tampos de mesas (Projeto: Portobello)

Como ter uma mesa de porcelanato?

Veja o que é essencial na composição da sua mesa:

Comprar ou fazer?

Você pode tanto criar uma mesa de porcelanato quanto adquirir uma já pronta. Na Officina Portobello, você encontra peças criadas por grandes nomes do mercado do design e da arquitetura, como Ruy Otake e Guilherme Wentz.

Acabamento nas bordas

mesa de porcelanato
As bordas corretas evitam o surgimento de lascas (Projeto: Camila Feriato)

Uma mesa ou bancada de cozinha não deve ter borda tipo canto vivo, que exige uso mais delicado do móvel — deixe para locais mais apropriados, como banheiros e lavabos.

O ideal é proporcionar o máximo de resistência possível, então escolha acabamento bisel ou bisotê com chanfro de 3 mm.

Aqui também o ideal é usar porcelanatos Color Body, tecnologia exclusiva da Portobello em que a superfície tem a mesma cor da massa. Assim, é possível dar o acabamento sem prejudicar a parte estética da sua mesa de porcelanato.

Estrutura dos pés

Embora uma peça de porcelanato tenha uma fina espessura, ela é altamente resistente, podendo ser grande e pesada — principalmente se o tampo não for apenas feito, mas revestido pela superfície cerâmica.

Uma Lastra, por exemplo, pesa entre 40 kg e 45 kg por placa. Portanto, os pés precisam ser firmes e fortes o suficiente para aguentar o tampo.

Outro detalhe importante é harmonizar essa estrutura com o estilo do projeto, seja ele clássico, moderno ou minimalista. Como o porcelanato pode reproduzir diferentes superfícies, ele acaba roubando toda a atenção.

Por fim, eles também podem ter estrutura metálica (como o aço inoxidável) para aumentar a durabilidade do móvel.

Mão de obra especializada

O porcelanato é um revestimento extremamente resistente, mas suas peças são também de espessura fina. As Lastras, por exemplo, são superfícies de grandes proporções e podem ter 6 a 7 mm. Por isso, necessita de mão de obra especializada para manuseio, cortes e acabamentos.

Apesar de suas bordas exigirem pouquíssimo rejunte — se a peça for muito grande, pode não ser necessário rejuntar — e proporcionarem a impressão de continuidade, elas necessitam de cuidado para assentar e colar.

Portanto, é essencial contar com mão de obra especializada nesse tipo de móvel.

Leia também:

Quais as vantagens de uma mesa de porcelanato?

mesa de porcelanato
Uma mesa de porcelanato pode ter diferentes acabamentos, superfícies e formatos (Projeto: Camila Feriato/Foto: Matheus Kaplun)

Um móvel cerâmico não é apenas bonito e diferente do que você costuma ver por aí no mercado — ele traz uma série de benefícios que vão além da parte estética.

Com cuidados simples, sua mesa de porcelanato vai durar décadas intacta (e não, não estamos exagerando). Confira só:

Alta durabilidade

Você pode até pensar que vale mais a pena investir no mármore ou em outro material nobre. Contudo, o porcelanato não conta apenas com beleza, mas com altíssima resistência.

Para se ter uma ideia, a superfície tem uma vida útil superior a 50 anos. Se bem cuidada, sua mesa de porcelanato pode virar uma peça vintage exclusiva daqui a 20 anos.

Essa durabilidade também permite que sua mesa seja adequada a qualquer tipo de local, mesmo aqueles de uso mais intenso, como a cozinha.

Capacidade de reproduzir superfícies

Outra vantagem da mesa de porcelanato é que o material pode reproduzir o que você quiser, inclusive o já citado mármore. Madeira, granito, pedras das mais diferentes cores; tudo isso é possível ver reproduzido com alta fidelidade em uma peça cerâmica do tipo.

Superfície impermeável

A mesa de porcelanato é ideal para qualquer ambiente porque sua superfície é praticamente impermeável.

Isso significa que, se molhada, ela não vai absorver o líquido nem virar ambiente para a proliferação de microrganismos, incluindo bactérias e vírus. Com isso, nada de manchas pretas com o passar do tempo.

Outro ponto importante é que a mesa de porcelanato também não adere manchas de vinho, molho de tomate, café e gordura. Basta fazer a limpeza e seu móvel estará novo de novo!

Resistente ao calor

Sua mesa de porcelanato vai ficar na sala de jantar? Não tem problema. A superfície é preparada para suportar panelas quentes.

Além disso, o móvel não mancha com a exposição ao sol.

Fácil limpeza

mesa de porcelanato
Fácil de limpar, a mesa de porcelanato mantém o acabamento por décadas (Projeto: Paola Navone)

A manutenção da sua mesa de porcelanato será muito tranquila: o material não precisa de ceras, polimento ou impermeabilizantes. Para limpar o porcelanato, basta um pano úmido com detergente.

Superfície sustentável e segura

Sua mesa de porcelanato é segura para você e sua família. O material é livre de PVC (resina usada em outros revestimentos) e formaldeído, o popular formol (que, quando inalada em grandes quantidades, provoca risco de câncer).

Além disso, o revestimento é sustentável, pois a extração da argila é muito menos agressiva ao solo do que a de outras matérias-primas, como mármore e madeira.

Quais tipos de porcelanato podem ser usados em uma mesa?

mesa de porcelanato
Todo porcelanato pode ser usado na sua mesa; só precisa estar de acordo com o objetivo do móvel (Projeto: Portobello)

Depende da utilização da mesa. No geral, todos os tipos de porcelanato estão liberados para a confecção de sua mesa.

Quando falamos de uma bancada ou mesa de porcelanato voltada para a cozinha, porém, é provável que você utilize instrumentos cortantes em cima dela, como a faca.

Portanto, o porcelanato precisa ter uma superfície mais resistente a arranhões. Se o uso desse talher for grande, prefira o tipo natural, que é mais difícil de riscar. Também prefira cores claras, que disfarçam melhor qualquer resquício do tipo.

Bianco Covelano

mesa de porcelanato
Bianco Covelano tem superfície clara e reprodução de mármore (Projeto: Incomum Arquitetura Singular)

O revestimento Bianco Covelano faz parte da linha Timeless — que, como o nome indica, é formado por revestimentos atemporais. Sua superfície clara e com sulcos acinzentados remete ao tradicional mármore.

Apesar de polido, ele surge na mesa da cozinha por sua beleza e facilidade de combinar com diferentes decorações.

Outro aspecto importante é que Bianco Covelano está disponível em Lastras (que podem ter até 120 x 270 cm), que permitem a criação de mesas longas para jantar sem a necessidade de rejunte.

Além disso, conta com acabamentos natural e polido — você escolhe aquele que mais combina com o objetivo da sua decoração.

Linha Ohtake

mesa de porcelanato
As formas curvas do design de Ruy Ohtake desafiam o porcelanato (Projeto: Portobello)

As mesas Sambinha 2 e Frevo 4 foram desenvolvidas por Ruy Ohtake (1928 - 2021) para a linha Ohtake, parceria com a Portobello e disponibilizada pela Officina.

Suas linhas arredondadas fazem parte do conceito-chave da coleção: transgredir as formas planas do porcelanato.

Na época do lançamento, Ruy Ohtake declarou:

Na minha arquitetura eu uso muito a curva, uma linguagem brasileira da arquitetura. Eu sei que o porcelanato é uma placa plana. Então estudamos formas de como fazer algumas curvas, alguns objetos que acho que nunca foram feitos em nenhum lugar do mundo. Acho que essa ambição a gente tem que ter, fazer uma coisa inovadora. E, para isso, precisa-se de um pouco de ousadia.

Nero Venato

mesa de porcelanato
A superfície escura do Nero Venato deixa a mesa imponente (Projeto: Aline Raiser)

Ainda no mármore, o porcelanato Nero Venato reproduz o mármore negro, com sulcos dourados e acobreados que transformam sua mesa numa peça exclusiva.

O revestimento também está disponível no formato de Lastras (90 x 180 cm) e tem peças de acabamento (20 x 120 cm), o que permite a construção de grandes móveis, como uma mesa de porcelanato para escritório.

Pronto para construir sua mesa? Ainda no assunto decoração, veja como usar um aparador de sala na decoração.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Mesa de porcelanato: transforme seu mobiliár...

Mesa de porcelanato: transforme seu mobiliário com o revestimento

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies