08.09.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Mármore branco: conheça os tipos e como usar nos ambientes

 minutos de leitura
calendar-blank-line
08.09.2022
Sinônimo de elegância e versatilidade, o mármore branco tem várias aplicações e está disponível em reproduções em porcelanato. Descubra as possibilidades
minutos de leitura

O mármore branco é um dos materiais queridinhos em projetos de ambiente contemporâneos e irreverentes. Além da sofisticação do próprio mármore, o branco agrega ao visual dos espaços, permitindo criar diversas composições.

Por ser usado desde a Antiguidade, tornou-se um material atemporal, que pode ser aplicado de várias formas, em espaços de todos os estilos.

Diante da extração agressiva e da dificuldade de manutenção do mármore, ele tem sido substituído por revestimentos em porcelanato que são mais sustentáveis e conservam as características primordiais do material.

Continue lendo para conhecer as diversas opções de mármore branco e algumas das melhores inspirações!

Quais são os tipos de mármore branco e como aplicá-los?

Conhecidos como “ouro branco”, o mármore branco pode tanto ocupar o lugar de protagonista na decoração como dar destaque a detalhes menores.

Por se tratar de um material cuja extração é agressiva ao meio ambiente, o mercado vem desenvolvendo alternativas em porcelanato que reproduzem com fidelidade suas características.

Além disso, as opções em porcelanato não deixam de entregar toda a funcionalidade do mármore, servindo a diferentes propósitos.

Confira os tipos que mais se destacam:

Bianco di Lucca

Sala monocromática com painel de fundo feito com Bianco di Lucca
Sala monocromática com painel de fundo feito com Bianco di Lucca (Projeto: Portobello S.A.)

Um dos mármores brancos mais famosos do mundo, Bianco di Lucca tem origem na região de Lucca, uma pequena cidade italiana.

É um lugar onde as obras arquitetônicas, os muros de pedra e as ruas medievais continuam bem preservados. E onde estão as pedreiras de Tavolini e Piastraio, que fazem parte da Rota do Mármore.

A dificuldade de adquirir a pedra natural não é mais desculpa para você abrir mão do Bianco di Lucca para o seu projeto de decoração.

Isso porque a Portobello possui o porcelanato Bianco di Lucca, da linha Timeless, conhecida pela sua beleza atemporal.

Neste projeto, Bianco di Lucca foi usado para revestir a bancada, dando um charme extra para a cozinha
Neste projeto, Bianco di Lucca foi usado para revestir a bancada, dando um charme extra para a cozinha (Projeto: Portobello S.A.)

Inspirado na delicadeza do mármore italiano, conta com áreas de puro branco e veios em diferentes tons de cinza, que parecem ter sido pintados à mão. Assim, revelam detalhes elaborados por meio dos leves contornos em nuances mais quentes.

Disponível em Lastras e grandes formatos, com acabamento natural ou polido, Bianco di Lucca pode ser aplicado não apenas de forma convencional em pisos e paredes. Também é uma alternativa para criação de painéis, mobiliário, fachadas externas, revestimento de bancadas, entre tantas outras possibilidades.

Mont Blanc

Mont Blanc traz elegância, funcionalidade e praticidade para as cozinhas
Mont Blanc traz elegância, funcionalidade e praticidade para as cozinhas (Projeto: Portobello S.A.)

Quando olhamos para o Brasil e pensamos na extração de mármore branco, um dos destaques vai para os quartzitos, que unem a beleza do mármore com a resistência do granito.

Não é à toa que eles se tornaram uma matéria-prima bastante utilizada como revestimento em projetos de arquitetura. A versatilidade é outra vantagem, já que pode ter diversas aplicações, como os demais mármores.

No entanto, a extração sempre foi uma dificuldade por conta da profundidade de onde o material é encontrado. Diante disso, o seu beneficiamento acaba saindo caro.

Ambientes que mostram a versatilidade do mármore branco brasileiro
Ambientes que mostram a versatilidade do mármore branco brasileiro (Projeto: Portobello S.A.)

Com o objetivo de trazer uma solução para o problema e ao mesmo tempo valorizar o quartzito brasileiro, a Portobello desenvolveu o porcelanato Mont Blanc, que reproduz o material. Ele faz parte da coleção Quartzites, inspirada nos quartzitos do nosso país.

Por conta da sutileza dos detalhes, é um revestimento bastante usado em projetos minimalistas. Conta com veios marcados em tons de branco e nuances quentes de cinza. Além disso, revela as camadas cruzadas de formação da pedra que dão destaque aos fragmentos de quartzo em tons suaves misturados ao branco compacto.

Disponível em diversos tamanhos, possibilita inúmeras aplicações. Pode ser usado em ambientes internos e externos, sejam eles residenciais ou comerciais.

Travertino

Inspiração de ambiente neoclássico com piso revestido de Travertino Navona Bianco
Inspiração de ambiente neoclássico com piso revestido de Travertino Navona Bianco (Projeto: Portobello S.A.)

O Travertino é mais um dos tipos de mármore branco de origem italiana, encontrado principalmente na região de Tivoli. Mas também está presente de forma mais tímida em outras partes do mundo, como Peru, México, Turquia e no Brasil.

Caso ainda não conheça, saiba que o Travertino foi usado em obras arquitetônicas muito famosas, como o Coliseu, a Basílica de São Pedro e as pirâmides do Egito.

Para se formar, ele precisa de condições específicas, com solos onde a água corre sobre as rochas. No nosso país, a Bahia é um dos maiores estados produtores por conta das características geológicas encontradas por lá.

Travertino Navona Bianco como principal revestimento de banheiro
Travertino Navona Bianco como principal revestimento de banheiro (Projeto: Portobello Shop D&D)

Saiba que há algumas variações do mármore travertino, com características específicas de acordo com o lugar onde foi formado. Ou seja, pode apresentar diferentes colorações, composição e textura.

A Portobello resolveu reproduzir o travertino italiano, conhecido pela sua riqueza de detalhes, com veios mais acentuados na horizontal e tons que vão do bege amarelado até o palha.

Chamado de Travertino Navona, o revestimento em porcelanato está disponível em formato de Lastras gigantes que permitem revestir superfícies inteiras. Assim, trazem mais dinamismo para os projetos, servindo como elementos construtivos que fazem uma integração visual entre os detalhes da decoração e a própria estrutura dos ambientes.

Calacatta

Explorando a criatividade, é possível deixar ambientes ainda mais elegantes e cheios de personalidade com as Lastras Calacatta Blanc
Explorando a criatividade, é possível deixar ambientes ainda mais elegantes e cheios de personalidade com as Lastras Calacatta Blanc
(Projeto: Portobello S.A.)

Calacatta é um mármore branco com aparência considerada mais exótica. Isso porque ele tem um funcho branco que contrasta com os veios cinzas e cores que se aproximam do dourado.

É mais um dos mármores de origem italiana que ganhou o mundo, dando destaque a projetos arquitetônicos bastante sofisticados. As principais pedreiras de extração do calacatta ficam na região de Carrara.

Para permitir que mais pessoas possam decorar ambientes com o calacatta sem agredir o ambiente, a Portobello criou um porcelanato em formato de lastras que faz uma interpretação fiel do mármore italiano.

Disponível em formato de Lastras, o Calacatta Blanc permite criar uma continuidade visual por meio dos veios marcantes
Disponível em formato de Lastras, o Calacatta Blanc permite criar uma continuidade visual por meio dos veios marcantes
(Projeto: Portobello S.A.)

Com veios redesenhados e uma textura singular, o porcelanato Calacatta Blanc confere um visual intenso e posições meticulosamente projetadas. O revestimento se mostra como um contraponto à dureza do mármore por meio das miniondulações e um esmalte que produz um toque mais suave.

Diferentemente de outros revestimentos apresentados aqui, o Calacatta Blanc é indicado apenas para paredes internas, já que as peças são monoporosas.

Ônix

Ambientes bem iluminados valorizam ainda mais as características das lastras Onyx Unique da Portobello
Ambientes bem iluminados valorizam ainda mais as características das lastras Onyx Unique da Portobello
(Projeto: Portobello S.A.)

Conhecida também como mármore alabastro, a pedra calcária ônix é mais um dos tipos de mármore branco que se destacam em projetos de arquitetura e decoração.

A beleza do ônix encanta as pessoas desde o Egito Antigo pela combinação característica entre uma matéria bastante opaca com outra cristalina e translúcida. Costuma ser confundida com a ágata, que se diferencia por ter linhas mais curvas em vez de paralelas.

Onyx Unique como revestimento de bancada serve de inspiração para outros tipos de aplicação
Onyx Unique como revestimento de bancada serve de inspiração para outros tipos de aplicação
(Projeto: Portobello S.A.)

Pode ser encontrado em várias partes do mundo, incluindo o Brasil. Além de ser usado nas construções, também serve para a produção de objetos, como tigelas e bacias.

De olho nas tendências, a Portobello criou o revestimento em porcelanato Onyx Unique, mais uma opção disponível em forma de Lastras.

Como ele reproduz o ônix, que é translúcido, costuma ser mais indicado para ambientes bastante iluminados, seja natural ou artificialmente. Afinal, a luz gera um brilho que realça a beleza das peças Onyx Unique.

Covelano

Neste banheiro, foi usado o porcelanado Bianco Covelano nas versões natural e polida
Neste banheiro, foi usado o porcelanado Bianco Covelano nas versões natural e polida (Projeto: Portobello S.A.)

O Covelano é mais um mármore branco de origem italiana, mais precisamente do norte da província de Bolzano, que costuma ser extraído durante o verão europeu.

Seus veios suaves fazem com que o Covelano seja considerado um mármore discreto e ao mesmo tempo sofisticado, podendo ser aplicado em vários tipos de ambientes, agregando personalidade às superfícies.

Como uma alternativa sustentável ao mármore, a Portobello criou o Bianco Covelano, da linha Timeless, disponível nas versões polido e natural e em diferentes formatos. Por ser um porcelanato bastante versátil, é um dos queridinhos de arquitetos e decoradores.

Porcelanatos que reproduzem mármore branco também pode ser usados de formas criativas em composições modernas
Porcelanatos que reproduzem mármore branco também pode ser usados de formas criativas em composições modernas
(Projeto: Quintino Facci Arquitetos/Portobello S.A. | Foto: Carolina Mossin)

Diante dessas alternativas criadas pela Portobello, decorar ambientes internos e externos com mármore branco ficou muito mais fácil e acessível.

Ao mesmo tempo em que você agrega aos ambientes a sofisticação do mármore, você opta por um material mais sustentável e de fácil aplicação.

Quer saber mais sobre as possibilidades das Lastras Portobello? Então leia o artigo que explica tudo o que você precisa entender sobre essas gigantes superfícies em porcelanato!

Imagem de destaque: Usado no piso e na parede, o revestimento que reproduz mármore branco foi responsável por criar o efeito de continuidade entre as superfícies (Projeto: Portobello S.A.)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Mármore branco: conheça os tipos e como usa...

Mármore branco: conheça os tipos e como usar nos ambientes

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies