Revestimentos destonalizados: efeito único para decoração personalizada
Os revestimentos destonalizados apresentam uma variação de tom intencional. Neles, o processo de destonalização da cerâmica é algo planejado e as variações de tom são limitadas.
O resultado final da destonalização é harmônico, gerando diversas nuances da mesma cor, trazendo personalidade para as superfícies.
Estes produtos funcionam como uma excelente alternativa aos revestimentos estampados. Mas nada impede que eles sejam utilizados em composições com estampas, texturas e cores.
Continue a leitura para conhecer mais sobre os revestimentos destonalizados.
Revestimentos destonalizados dão toque de personalidade
Na hora de decorar um ambiente, seja residencial ou comercial, é possível usar diversos recursos para levar personalidade.
Estes recursos diferenciam os espaços dos demais, revelam os gostos e o estilo de vida de quem usa os ambientes. Eles também são capazes de gerar identificação, que aumenta o bem-estar.
Pensando nisso, a Portobello incluiu em seu portfólio três importantes linhas de revestimentos destonalizados.
Uma gama de produtos versáreis que podem ser utilizados em diferentes superfícies como pisos, paredes e até no interior de piscinas.
Entenda mais sobre essas três linhas nos tópicos a seguir.
Linha Highlands
Inspirada na fluidez dos Grandes Lagos do Sul, na região do Tennessee, Estados Unidos, a linha Highlands exala personalidade.
Com superfície aquarelada, o revestimento possui nuances destonalizadas, remetendo às cerâmicas artesanais com leves relevos.
Os revestimentos destonalizados da linha Highlands podem ser usados pelas paredes de toda a casa, sendo adequados tanto em áreas externas de lazer, quanto em espaços gourmet, livings, lavabos e salas de banho.
Os tons fazem referência as cores das quatro estações do ano na paisagem norte-americana, representando as transformações e o movimento do inverno ao verão, dos mais frios aos mais quentes.
Linha Gouache
Como o nome sugere, a linha Gouache revela nuances e forma camadas de cor por meio da reprodução da técnica de movimento de pincel usando tinta guache.
Além das 13 opções de cores, há ainda dois revestimentos destonalizados com estampa, que trazem relevo suave. Ele ajuda a intensificar a cor, evidenciando a beleza dessa técnica.
O produto é um convite a composições cromáticas, a um mix de formatos e superfícies, além da produção mais elaborada, com acessórios, móveis e objetos de decoração.
A linha Gouache traz produtos em formatos 15,5 cm X 15,5 cm e 7,5 cm x 15,15 cm, permitindo misturas e combinações inusitadas. Além disso, dependendo da cor, pode ser encontrada com ou sem brilho.
Ela é voltada para a a aplicação em paredes, incluindo de ambientes molhados, como rodabanca e box de banheiro.
Linha Salt Lake
Já a linha Salt Lake foi pensada para trazer a natureza para perto, seguindo as tendências de decoração mapeadas pela Portobello.
O produto faz parte do Preview Portobello 2023 e tem inspiração nos lagos de sal. Por isso, traz diferentes tonalidades inspiradas nas estações do ano.
No total, são cinco opções de revestimentos destonalizados, que vão dos mais claros aos mais escuros, passando pelos oxidados.
A riqueza de tons e texturas ajuda a compor superfícies inesquecíveis tanto em paredes quanto em pisos. Como tem acabamento mate, é uma das opções de revestimentos destonalizados para usar até dentro de piscinas.
Quanto ao formato, é 20 cm x 20 cm, permitindo diversas paginações que ajudam a deixar os ambientes ainda mais personalizados.
Leia também:
- Paredes personalizadas: confira os lançamentos da Portobello
- Porcelanato fosco: versatilidade e aconchego para sua casa
- 3 dicas para escolher revestimentos
10 dicas para usar revestimentos destonalizados
Agora que você já sabe mais sobre os revestimentos destonalizados e conhece alguns produtos da Portobello com esse efeito, que tal conferir inspirações?
Separamos alguns projetos interessantes que revelam as múltiplas possibilidades dos revestimentos destonalizados nas linhas a seguir.
1. A elegância do tom sobre tom
Os revestimentos destonalizados são ideais para quem gosta de usar o tom sobre tom nos projetos. As variações de cores que eles apresentam já criam o efeito em questão na superfície, como Highlands Grain na parede do ambiente acima.
A ideia de sobreposição de tons pode ser replicada ainda nos mobiliários e objetos de decoração. É escolha cromática que traz sofisticação e personalidade para os ambientes.
A linha Highlands também é a escolha perfeita para quem busca integração. Ela é ideal para revestir grandes superfícies. Os produtos atravessam os ambientes gerando integração sem monotonia.
2. Ambientes únicos com os revestimentos destonalizados
Além das variações de tom, os leves relevos da linha Highlands asseguram que cada ambiente seja único. Essas variações garantem todo um charme e dão um toque natural ao revestimento.
Como no projeto de cozinha em destaque, onde o mobiliário, as linhas retas e as cores harmonizam em um ar contemporâneo. As paredes revestidas com Highlands Olive trazem um rústico e ao mesmo tempo acolhedor.
3. Revestimentos destonalizados in and out
A integração entre áries externas e internas pode ser feita por meio do uso do mesmo revestimento dentro e fora da casa.
É o que acontece no projeto acima, que traz parede com Salt Lake Summer que se estende até a área da piscina.
Nessa decoração neutra, elementos ajudam a levar mais aconchego. É o caso da luz natural em abundância, vindo tanto das portas de vidro quanto das claraboias no teto.
Além disso, a escolha de revestimentos tonalizados em tons quentes contribui para o acolhimento do espaço. Sem falar que a cor conversa com os tons de madeira que aparecem nos móveis e no forro do teto.
4. Decoração colorida fica mais divertida
A combinação de laranja e verde neste espaço comercial traz vida para a composição. No ambiente alegre, Gouache Mandarine contrasta com o verde. Os elementos em metal preto também preenchem a composição e dão um toque industrial.
As peças, de 15 cm x 15 cm, aplicadas com rejunte claro, formam um grid que é sobreposto pelo grid da tela metálica, criando desenhos e formas únicas, garantindo muita ousadia para o ambiente.
5. Aplicação no piso também é possibilidade
Além das paredes, é possível personalizar o piso usando o revestimentos destonalizados, como acontece no projeto acima.
Neste caso, a escolha foi Salt Lake Autumn, que tem tonalidade mais escura e quente, remetendo às cores que surgem na natureza durante o outono.
Os tons terrosos e neutros também aparecem na parede ao fundo e nos móveis, aquecendo o espaço.
Já a parede em verde ganha destaque e ajuda a aproximar da natureza exuberante que se pode ver através das grandes janelas.
6. Detalhes podem ser criados com revestimentos destonalizados
Para quem prefere aplicações mais discretas dos revestimentos destonalizados, a aposta em detalhes pode ser uma excelente saída.
É possível criar pontos de cor e destacar uma parte específica do projeto. No backsplash da cozinha acima, o revestimento Gouache Flamant aparece discretamente em meio aos armários.
É uma amostra de como os revestimentos destonalizados são uma ótima opção para painéis, faixas, fundo de prateleiras e outras aplicações.
7. Revestimentos destonalizados em espaços neutros
As decorações neutras combinam muito com revestimentos destonalizados. Como no caso de Salt Lake Winter, que reveste toda a parede de fundo do projeto desta área externa.
O cinza, cor neutra, é a cor deste revestimento que serve de base para inúmeras combinações. A destonalização garante inúmeros tons de cinza para o revestimento, que dão dinamismo para a paginação.
Para quem não abre mão da neutralidade e do minimalismo, esta é a opção ideal.
8. Harmonia em mistura de cores e estampas
Os revestimentos destonalizados são muito versáteis. Eles podem aparecer em paredes inteiras, na personalização de uma superfície e até em detalhes.
Também podem ser o destaque da decoração, ou compor uma mistura de cores, texturas e estampas, como na imagem em destaque.
Os produtos da linha Guache, como Mix Matisse, usado no projeto apresentado, são ideais para quem busca este tipo de acabamento.
9. Piscinas coloridas com revestimentos destonalizados
A versatilidade dos revestimentos destonalizados é tanta que é possível usar os produtos até no interior de piscinas.
Esse é o caso da linha Salt Lake, como Salt Lake Spring, que aparece no projeto em destaque. Neste caso, a escolha foi pela tonalidade que se aproxima do branco.
Contudo, dá para brincar com outras cores para piscina. Além do clássico azul piscina, o interior dos tanques pode ganhar mais vida e personalidade por meio dos revestimentos destonalizados.
No caso do branco, uma das vantagens é que deixa a água mais clara, com aquele aspecto cristalino. Ainda é possível usar LED na iluminação, reforçando essa característica e dando ainda mais destaque durante a noite.
10. Áreas molhadas protegidas e personalizadas
As cerâmicas destonalizadas são uma opção incrível para trazer personalização para as áreas de banho. Estes ambientes costumam ser revestidos com cerâmicas sem personalidade e sem cores.
Os revestimentos destonalizados podem resolver esta questão, com sua disponibilidade de cores, que vai das mais neutras até as mais vivas.
No projeto selecionado, a textura do revestimento dentro do box ganha vida.
Os revestimentos destonalizados podem também ser usados para incorporar tendências de decoração aos projetos. Conheça produtos inspirados na cor do ano, Viva Magenta.