10.02.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
área externa com piscina
Piscina e área externa desenvolvidas pelo escritório que André Soares tem com os irmãos (Projeto: S+projetos)

3 dicas para escolher revestimentos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
10.02.2023
Entender as necessidades do cliente, moodboards e toque real aparecem entre indicações do arquiteto André Soares, do escritório S+projetos, de Cravinhos, no interior de São Paulo
minutos de leitura

Parte fundamental de um projeto, a escolha de revestimentos pode ser desafiadora, principalmente ao considerarmos o leque infinito de produtos disponíveis no mercado, com diferentes características. 

Para além da estética, essa decisão envolve altos investimentos. Para te ajudar, questionamos o arquiteto André Soares, do escritório S+projetos, do interior de São Paulo, sobre dicas para escolher revestimentos em projetos de arquitetura e interiores. 

Leia também:

Entre suas sugestões, aparecem a necessidade de ver os revestimentos, encostar nas superfícies, além de criar moodboards - um quadro de referências - para decidir por um estilo e paleta de cores. 

Confira:

Sócios da S+projetos, de cravinhos
André e os irmãos Marcelo e Cesar formam a S+projetos (Foto: Photo Luz)

1. A conversa com o cliente

“O processo de escolha de pisos e revestimentos, uma das vestimentas da casa, está atrelado à primeira conversa com o cliente”, disse André.  Esse contato inicial ajudará a esclarecer alguns limites e demandas.

“Desde a primeira conversa se traça o projeto, imaginando como vai ser a sinergia, que não só corresponda à arquitetura, mas ao sentimento que o cliente busca para o lar dele”, pontua. 

Sala de estar com paredes envidraçadas
O piso Superquadra é alinhado à arquitetura de André Soares e também atendeu às necessidades dos clientes  (Projeto: S+projetos)

2. Experimentação 

“Geralmente, eu gosto de levar o cliente para a experimentação, para ele conhecer as possibilidades finais”, disse. “Tem que ser no tato mesmo, não tem como ser numa amostra pequena ou em 3D, eu gosto que a pessoa experimente, passe a mão, veja as bordas”, disse.

3. Moodboard 

“Em um primeiro momento, no primeiro estudo, apresentamos as texturas da casa, cores, tons, a sinergia, e a partir dali tem as condicionantes do produto. Nós então vamos para um segundo momento, e montamos um moodboard na loja, com as possibilidades”, disse André, que especifica na Portobello Shop Ribeirão Preto. 

Área externa de casa de alto padrão
Ouvir o cliente e suas necessidades ajudam a afunilar o processo de escolha de revestimentos (Projeto: S+projetos)

Onde tudo começou

“Eu sou natural de Cravinhos, cidade no interior de São Paulo”, relembra André. “Na adolescência, resolvi fazer arquitetura. Ninguém da família trabalhava com obras, não tinha arquitetos, nem engenheiros, mas fui visitar obras, tive um insight e achei interessante”.

Formado em 2004, pelo Centro Universitário Moura Lacerda, ele acompanhou a revolução digital no setor. Os projetos, anteriormente feitos com lapiseiras, passaram a ser desenvolvidos em softwares específicos. 

Café decorado
Exemplo de ambiente comercial criado por André e seus irmãos (Projeto: S+projetos)

Abriu sozinho um escritório na garagem de casa e, posteriormente, juntou-se aos dois irmãos, Marcelo Soares, engenheiro eletricista, e Cesar Soares, engenheiro civil. Eles fundaram, então, a S+Projetos, com base em Cravinhos. 

“Meu foco sempre foi formar um escritório de projetos, e não de administração e construção”, disse André. 

Com a entrada de novas oportunidades, expandiram o negócio. Hoje, contam com 12 profissionais envolvidos em criações residenciais e corporativas. “Fazemos projeto de arquitetura, estrutura, e instalação”, conta.  

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

3 dicas para escolher revestimentos...

3 dicas para escolher revestimentos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies