14.08.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Detalhes da coleção Travertini, da Portobello, também comercializada em formato de lastras para projetos ainda mais diferenciados (Foto: Portobello S.A.)

Mármore travertino: beleza atemporal para os seus projetos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
14.08.2020
Descubra as inúmeras aplicações e possibilidades do mármore travertino e inspire-se para o seu próximo projeto de reforma ou construção!
minutos de leitura

Extremamente sofisticado e elegante, o mármore travertino é uma escolha certeira para inúmeros projetos e aplicações. Essa é um material de origem europeia, mais especificamente da região de Tivoli, na Itália.

Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Clique no play e aproveite!

Extraído de rochas calcárias, esse mármore é rico em minérios como limonita, calcita e argonita, responsáveis pela sua típica cor bege e pelos seus veios em tons mais escuros.

O mármore travertino também pode ser encontrado na Turquia, no Peru e no México — porém em menores quantidades — e em alguns estados brasileiros.

Que tal conhecer ideias e usos para o mármore travertino? Siga a leitura e se inspire!

Um pouco sobre a história e os tipos de mármore travertino

O mármore travertino é uma das pedras mais usadas na história da arquitetura, inclusive com aplicações em obras icônicas, como a Basílica de São Pedro e o Coliseu, na Itália, além das pirâmides do Egito.

Para se formar na natureza, o travertino precisa de solos onde há cursos de água corrente sobre rochas, como cascatas e cachoeiras.

No Brasil, um dos maiores estados produtores desse mármore é a Bahia, que tem condições climáticas e geológicas favoráveis.

Exterior da Basílica de São Pedro, na Itália, construída com mármore travertino (Foto: Ricardo André Frantz)
Exterior da Basílica de São Pedro, na Itália, construída com mármore travertino (Foto: Ricardo André Frantz)

Tipos de mármore travertino

Dentro do que chamamos de mármore travertino, existem algumas variações. Os tipos mais comuns são:

  • romano clássico: é o que apresenta maior durabilidade e resistência, com uma beleza impressionante, tornando esse um dos tipos mais procurados. Ele possui uma coloração leve e harmoniosa, variando do bege mais amarelado até o palha, além de contar com veios mais acentuados na horizontal;
  • bege bahia: pode ser encontrado também com o nome de travertino nacional. Ele possui traços mais sutis, com veios de linhas finas e colorações amarronzadas em cima de superfícies claras. É muito usado para bancadas de banheiro e para revestir escadas;
  • navona: apresenta uma coloração mais clara, quase um creme, com veios que são menos marcados e formam desenhos que lembram as ramificações de uma árvore. É bastante usado em ambientes externos, por exemplo, nos decks de piscina;
  • turco: mármore diferenciado, com maior quantidade de calcário, o que modifica a sua composição e textura. Ele apresenta uma mistura de cores estriadas com tonalidades que vão do bege mais escuro até o cinza mais claro.

Tipos de acabamento

Os diferentes tipos de acabamento trazem, ainda, diferenciação ao mármore travertino. Os mais usados são:

  • resinado: o mármore recebe uma aplicação de resina da mesma cor da pedra. Esse tratamento consegue tampar os buracos e poros na superfície, aumentando a durabilidade;
  • bruto: o mármore não passa por nenhum tipo de tratamento e, portanto, é usado da forma como é extraído da natureza;
  • levigado: é um acabamento opaco, pois o mármore é lixado até ficar mais liso e livre de atritos.

Releitura do mármore travertino: porcelanato Travertino Navona Grigio

O mármore travertino é clássico e atemporal, estando presente em diferentes aplicações na arquitetura, como em banheiros, escadas, cozinhas, salas, quartos e áreas de lazer, revestindo paredes e pisos. Assim, aparece com destaque em inúmeros estilos decorativos, desde o minimalista até o mais elaborado.

Porcelanato Travertino Navona Grigio, da Portobello, aplicado em parede e piso (Foto: Portobello S.A.)
Porcelanato Travertino Navona Grigio, da Portobello, aplicado em parede e piso (Foto: Portobello S.A.)

Contudo, mais de 50% dos mármores que são extraídos da natureza acabam sendo descartados por algum motivo.

Para tornar os seus projetos mais sustentáveis, sem perder a beleza e a elegância, já existem opções que não agridem o meio ambiente, como o porcelanato Travertino Navona Grigio, da Portobello.

Trata-se de uma reprodução perfeita do mármore travertino italiano, com desenho rico em detalhes e efeitos de profundidade, alcançados graças à síntese entre o design e a avançada tecnologia de impressão digital.

O resultado é um produto único, com inúmeras aplicabilidades e um charme natural impressionante, podendo compor diferentes projetos, com aplicações tanto para áreas comerciais, com tráfego mediano de pessoas, quanto residenciais e para fachadas.

Lastras

O Travertino Navona Grigio é um dos porcelanatos da Portobello comercializados em formato de lastras. Ou seja, peças gigantes que servem para revestir superfícies inteiras, trazendo mais unidade aos espaços.

Exemplo de aplicação de Travertino Navona Bianco em bancada (Projeto: Archibox Arquitetura)
Exemplo de aplicação de Travertino Navona Bianco em bancada (Projeto: Archibox Arquitetura)

Assim, as lastras são opções ideais para dar mais dinamismo aos seus projetos, pois atuam como elementos construtivos visualmente integrados aos detalhes arquitetônicos, com uma infinidade de aplicações, como mobiliários, painéis de TV, cabeceiras, bancadas e muito mais.

Como as lastras são mais resistentes a manchas e riscos, você poderá levar toda a beleza e o charme do mármore travertino para usos ainda mais variados. Por exemplo, em fachadas ventiladas, com o revestimento afastado em torno de 8 a 10 mm da parede. Uma opção sustentável e charmosa.

Além da variedade de possibilidades, as lastras trazem outras vantagens, como alinhamento perfeito, sem eflorescência e rejuntes manchados, sensação de amplitude e mais elegância e sofisticação.

O Travertino Navona Grigio faz parte da linha Travertini, que também conta com o Travertino Navona Bianco e o Argento. Os três contam com opções de superfície polida ou natural e com bordas retificadas.

Aplicações inspiradoras do porcelanato Travertino

Como você viu, são inúmeras as possibilidades de aplicações, tanto do mármore travertino quanto do porcelanato Travertino Navona Grigio. Nós separamos algumas dicas e inspirações incríveis para os seus próximos projetos.

Banheiros e lavabos

Os banheiros e lavabos podem ficar ainda mais requintados com o uso do porcelanato. As lastras podem ser usadas tanto no revestimento de pisos quanto de paredes e em bancadas. A combinação com outros materiais cria sensações incríveis e colabora para reforçar alguns estilos.

Por exemplo, quando combinado com a madeira, temos um espaço que é mais aconchegante e lembra os luxuosos spas. Já quando há mais presença do vidro e do aço, os banheiros tornam-se modernos e cheios de personalidade.

Travertino Navona Grigio aplicado em bancada de banheiro, trazendo muito mais sofisticação ao ambiente (Projeto: Lorena Ferreira)
Travertino Navona Grigio aplicado em bancada de banheiro, trazendo muito mais sofisticação ao ambiente (Projeto: Lorena Ferreira)

Ainda é possível usar o material apenas em alguns detalhes, como na rodabanca ou nos nichos. Se a ideia é criar um estilo rústico chique, que tal revestir toda a parede? São inúmeras as possibilidades. Contudo, é necessário ter atenção em relação aos pisos, para que eles não fiquem excessivamente escorregadios.

Cozinhas e áreas gourmet

O Travertino Navona Grigio também pode ser usado para dar mais destaque e sofisticação a cozinhas e áreas gourmet, inclusive podendo ser combinado com outras pedras.

Uma inspiração bem diferente e elegante é usar o porcelanato na rodabanca ou revestindo toda a parede e aplicar outra pedra, como o granito, na bancada da pia ou na ilha.

Ao usar o porcelanato, você consegue "driblar" um inconveniente muito comum do mármore travertino na cozinha: a facilidade em manchar.

Ainda que o mármore seja uma pedra bastante resistente, ele é mais poroso e, por isso, quando usado em bancadas, pode acabar manchando devido ao contato com gordura e óleo.

Inspiração de área gourmet integrada com uso do Travertino Navona Grigio no piso (Projeto: Debaixo do Bloco Arquitetura)
Inspiração de área gourmet integrada com uso do Travertino Navona Grigio no piso (Projeto: Debaixo do Bloco Arquitetura)

Mas se você usar o porcelanato, não terá que lidar com essa questão. Também contará com mais possibilidades de uso — indo além da bancada ou da ilha. É possível revestir a parede, o piso e até os móveis, por exemplo, uma bela mesa com detalhes em travertino.

Dependendo da combinação feita com outros elementos, como os móveis planejados, é possível criar diferentes estilos de cozinha, desde ambientes clean e ultramodernos até áreas mais rústicas e aconchegantes.

Salas de estar e de jantar

Tanto na sala de estar quanto na de jantar, o travertino ajuda a criar ambientes mais sofisticados e modernos. Ele pode aparecer no piso, no rodapé, nos painéis de TV, em aparadores, revestindo paredes ou até na mesa de refeições.

Aqui também existem várias possibilidades, combinando os tons do mármore com outros elementos naturais, como a madeira, ou até com opções mais modernas, como o aço e o vidro. Outra possibilidade é usar esse revestimento nas escadas, trazendo um charme extra a qualquer ambiente.

Inspiração de sala de estar com aplicação do Travertino Navona Grigio no piso (Foto: Portobello S.A.)
Inspiração de sala de estar com aplicação do Travertino Navona Grigio no piso (Foto: Portobello S.A.)

Nas casas que contam com lareira, o travertino pode ser usado para revestir essa área, deixando o espaço ainda mais aconchegante. Para destacar, a iluminação direcionada ajuda a trazer um charme.

Fachadas e áreas de lazer

Como dissemos, o Travertino Navona Grigio é ideal para o uso em fachadas por ser comercializado em formato de lastras. É possível criar aplicações em detalhes ou em paredes inteiras. O resultado é extremamente imponente e diferenciado.

Nas áreas de lazer, também existem inúmeras possibilidades.

O piso, por exemplo, pode integrar áreas internas e externas, dando uma sensação de continuidade impressionante. Ao combinar o travertino com elementos naturais como a madeira ou com paredes verdes, consegue-se criar um ambiente extremamente relaxante, mas sem deixar o requinte de lado.

Travertino Navona Grigio aplicado no piso do hall e sala de jantar (Foto: Portobello S.A.)
Travertino Navona Grigio aplicado no piso do hall e sala de jantar (Foto: Portobello S.A.)

As paredes da área de lazer também podem ganhar a aplicação do travertino, com um toque rústico e incrível, ajudando a ampliar a sensação de luxuosidade e conversando com o espaço externo.

Outra possibilidade é usar o porcelanato Travertino Navona Grigio na borda da piscina ou em decks, deixando essa área sofisticada e sem sofrer com questões típicas do mármore natural, como a alta porosidade. São inúmeras as possibilidades, permitindo aplicações criativas.

Neste artigo, você viu como o mármore travertino é um dos materiais mais usados na arquitetura de todos os tempos, presente em diversas construções da antiguidade até os dias atuais.

A evolução tecnológica nos permite, atualmente, utilizar opções de revestimentos mais sustentáveis, sem perder a beleza e a identidade do travertino, como é o caso da linha Travertini, da Portobello, com destaque para o Travertino Navona Grigio no formato de lastras.

Gostou das nossas dicas sobre mármore travertino? Então, conheça a linha Travertini e transforme os seus projetos!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Mármore travertino: beleza atemporal para os...

Mármore travertino: beleza atemporal para os seus projetos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies