13.12.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Pico Bois por Ronan e Erwan Bouroullec para Mutina distribuído pela Portobello Shop (Foto: Mutina)

Pico Bois: madeira com design para projetos autênticos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
13.12.2023
Mutina e Portobello Shop se uniram para levar madeira com design dos irmãos Bouroullec a projetos brasileiros. Conheça a coleção Pico Bois
minutos de leitura

O design italiano da Mutina chega com exclusividade à Portobello Shop, maior rede de lojas especializada em revestimentos na América Latina. Um dos produtos da Mutina que passa a ser distribuído no Brasil pela Portobello Shop é Pico Bois, que traz tábuas de madeira com design.

Na coleção de madeira natural, o design pontilhado idealizado por Ronan e Erwan Bouroullec chama a atenção. Com pontos azuis ou vermelhos, o produto é uma ótima maneira de elevar os projetos de arquitetura e interiores no quesito design. 

revestimento de madeira com design
Pico Bois por Ronan e Erwan Bouroullec para Mutina distribuído pela Portobello Shop (Foto: Mutina)

Pico Bois e outros dois revestimentos da Mutina já estão disponíveis na rede Portobello Shop em todo o Brasil. Entenda melhor na sequência.

Madeira com design: conheça os produtos da coleção Pico Bois

Madeira e design são as palavras-chave quando falamos de Pico Bois. O revestimento da italiana Mutina, distribuído pela Portobello Shop, é um produto natural, ideal para levar autenticidade, bem-estar e aconchego aos projetos.

Este é o primeiro revestimento de madeira natural da Mutina. Idealizado por Ronan e Erwan Bouroullec, traz o material que é comum em casas da Bretanha, onde nasceram os designers. Afinal, seu uso leva a sensação de calor para os interiores das construções dessa região que tem invernos bem frios.

O nome Pico Bois deriva da primeira coleção, Pico, realizada pelos designers em parceria com a Mutina. Realçando a textura da madeira, eles usaram pontos azuis e vermelhos sobre a superfície.

Em Pico Bois, o padrão pontilhado típico surge pressionando e vitrificando a superfície. Isso acontece por meio de um componente único à base de água. Portanto, um processo ecológico, sem a necessidade de intervenções adicionais. 

“Nós pensamos que reproduzir os pequenos pontos de Pico em um material como madeira, com suas imperfeições naturais e grão, poderia ser interessante. O resultado é um padrão entre sinais extremamente naturais e uma textura”, contam Ronan e Erwan Bouroullec.

coleção mutina em parceria com portobello
Pico Bois por Ronan e Erwan Bouroullec para Mutina distribuído pela Portobello Shop (Foto: Mutina)

Pico Bois chega em duas opções

As réguas de Pico Bois são em madeira carvalho europeu. Muito usada na carpintaria, essa é uma espécie dura, porém maleável. Isso garante tanto a resistência e a durabilidade quanto o conforto. Além disso, é uma espécie bastante resistente. Afinal, o carvalho é uma árvore bastante longeva.

Típico do hemisfério norte, o carvalho pode chegar a 40 metros de altura, com até 2 metros de diâmetro. Com textura quase que homogênea, sua coloração pode ir do bege ao marrom claro.

Em Pico Bois, a tonalidade atemporal, com veios discretos e quase uniformes, torna o material ideal para projetos de diferentes estilos. É ainda uma peça clássica de madeira com design graças ao pontilhado colorido.

O produto está disponível em duas opções: Pico Bois Red Dots e Pico Bois Blue Dots, sendo a primeira com pontos vermelhos e, a segunda, com pontos azuis. Ambas chegam no formato 7 x 49 cm, com espessura de 14 mm.

Leia também:

Como usar Pico Bois na decoração?

A madeira é um material bastante versátil e permite a aplicação em projetos de diferentes estilos. 

Em Pico Bois, a atemporalidade do material se mantém, graças à aplicação do design com pontos em cores primárias. Tanto as tonalidades escolhidas quanto o formato são verdadeiros clássicos na decoração, além de muito fáceis de combinar.

Portanto, é possível usar Pico Bois para levar mais design a pisos, seja de ambientes inteiros ou em apenas um dos espaços integrados.

O uso em paredes também pode ser interessante, sobretudo para criar detalhes. Isso inclui uma parede de destaque, o revestimento de nichos, prateleiras e painéis, por exemplo.

Quanto às combinações, os moodboards abaixo dão uma boa ideia de como usar essa madeira com design na decoração.

Dá para aproveitar o tom quente da madeira e combinar com cores terrosas para um ambiente aconchegante. 

Outra possibilidade é brincar com as texturas e estampas de diferentes superfícies, como mármore e madeira com design. Assim, é possível ter um projeto verdadeiramente autêntico.

Se quiser manter a discrição, como em um projeto minimalista, prefira tons neutros e claros em todas as superfícies. Já se a ideia for levar um toque de cor, o ideal é ter ao menos um dos revestimentos em tonalidade que se destaque, como verde.

moodboard com revestimentos mutina
Moodboard com Pico Bois Red Dots 7x49
moodboard com revestimentos mutina
Moodboard com Pico Bois Red Dots 7x49
moodboard com revestimentos mutina
Moodboard com Pico Bois Blue Dots 7x49

Mutina e Portobello valorizam design, inovação e criação coletiva

A parceria entre a Portobello e a Mutina não surgiu por acaso. Afinal, ambas as marcas têm forte sinergia em seus valores. O design é um ponto importante nos dois casos, sendo um dos maiores responsáveis pelo sucesso das marcas.

Além disso, ambas valorizam a inovação e a criação coletiva. No caso da Portobello, a inovação aberta reúne esses dois aspectos. 

Por meio da parceria com profissionais brasileiros e estrangeiros, e de programas de incentivo a arquitetos e designers, a Portobello vem lançando produtos que trazem diferentes olhares e contribuem para um portfólio rico e autêntico.

Da sinergia, surgiu parceria entre Mutina e Portobello Shop

Partindo desses pontos em comum, a Portobello Shop passa a ser representante exclusiva no Brasil da marca italiana Mutina.

Entre os produtos, Bas-Relief, desenhado pela espanhola Patricia Urquiola, Pico e Pico Bois, dos designers originários da Bretanha, Ronan e Erwan Bouroullec.

design pontilhado em madeira
Pico Bois por Ronan e Erwan Bouroullec para Mutina distribuído pela Portobello Shop (Foto: Mutina)

Onde comprar Pico Bois, da Mutina?

Para levar o design da Mutina para os projetos, será necessário adquirir os produtos por meio da rede de lojas Portobello Shop.

A seleção inicial do portfólio estará exposta nas principais lojas. Toda a coleção ficará disponível para consulta, com amostras e vendas nas lojas de todo o Brasil.

Com a parceria, a ideia é ampliar ainda mais as possibilidades de especificação em projetos residenciais, comerciais e corporativos.

Além disso, a Portobello Shop se fortalece como marca, ampliando suas parcerias e negócios, o que consolida sua visão e seu compromisso de longo prazo com a inovação aberta.

Inclusive, além da parceria com a Mutina, a Portobello mantém relação com outros profissionais e marcas de renome.

Quer conhecer mais produtos da Portobello para se inspirar e conquistar projetos com design e qualidade? Descubra opções de revestimento de madeira em porcelanato!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Pico Bois: madeira com design para projetos a...

Pico Bois: madeira com design para projetos autênticos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies