29.03.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Avant-garde, porcelanato
Clássico da construção civil e mobiliária, a madeira carvalho é fielmente reproduzida na linha Avangarde (Projeto: Portobello)

Madeira carvalho: Avangarde recria clássico das florestas europeias

calendar-blank-line
29.03.2023
Portobello traz a coleção Authentic, que repensa a interação com o porcelanato. Uma das estrelas é Avangarde, que reproduz madeira carvalho. Saiba mais
minutos de leitura

Uma das grandes vantagens do porcelanato é sua alta capacidade de reproduzir diferentes superfícies. Na nova coleção Authentic, a madeira carvalho é fielmente reproduzida na linha Avangarde. O lançamento ainda tem tecnologia exclusiva que replica a textura do material.    

Conheça mais sobre Avangarde e todas as possibilidades de uso desse novo porcelanato da Portobello que reproduz a madeira carvalho.    

Disrupção inspira reprodução de madeira carvalho    

madeira carvalho
Avangarde representa vanguardismo em revestimentos brasileiros
(Projeto: Portobello)  

O nome Avangarde busca inspiração nos movimentos europeus vanguardistas do século XIX.     

A origem do termo é no exército francês, que assim chamava um pequeno grupo de reconhecimento que ia à frente da força principal para explorar o território.   

Com o tempo, associou-se a radicais de esquerda no século XIX. Mas, em meados do século, o termo se vinculou à arte, usada agora como instrumento de mudança social.    

Com o passar das décadas, Vanguarda se tornou sinônimo de ideias de pensadores, artistas e escritores que pareciam estar à frente do seu tempo.  

Isso tudo está expresso em Avangarde, porcelanato que reproduz madeira carvalho, um dos destaques de Authentic, a coleção 2023 da Portobello.     

A força das ideias disruptivas para transformar algo consolidado inspirou a recriação da clássica madeira carvalho em porcelanato.    

Leia também: 

Madeira carvalho    

Muito famosa na construção civil e mobiliária, o carvalho é a madeira de lei das florestas europeias e americanas.   

Extremamente rígida, tem alta durabilidade e uma beleza ímpar. É muito resistente a impactos, umidade e ao ataque de microrganismos — incluindo cupins, por isso não se deteriora facilmente.    

Suas características estéticas principais são:        

  • Anéis bem marcados na sua superfície;    
  • Cerne (parte interna) com tonalidades mais escuras;    
  • Alburno (parte externa) com tonalidades mais amareladas.    

A madeira carvalho é muito utilizada para a criação de móveis, vigas, tábuas, portas e como sistema de apoio em construções.    

Vantagens do porcelanato  

Com tantas características positivas, por que escolher o porcelanato em vez da madeira?   

madeira carvalho
O porcelanato traz a beleza da madeira com os benefícios do revestimento cerâmico
(Projeto: Portobello)  

O porcelanato traz uma série de benefícios para uma construção. Extremamente resistente, fácil de limpar e com altíssimo valor estético, o material é capaz de revestir uma casa inteira — incluindo a parte externa.   

Basta, claro, saber como escolher a superfície ideal para a área revestida.     

As vantagens de se optar pelo porcelanato que reproduz madeira carvalho no lugar do material natural são inúmeras:    

  • Sustentabilidade: o processo de produção do porcelanato é sustentável e permite a recuperação das jazidas de exploração, além de alto aproveitamento de matéria-prima;    
  • Fácil de limpar: no geral, o porcelanato fica limpo apenas com um pano macio, água e detergente neutro;    
  • Impermeável: o porcelanato não permite que a água atravesse. Portanto, é uma escolha ideal tanto para ambientes úmidos quanto secos. Além disso, não sofrerá problemas em épocas de chuvas fortes ou em construções com muito contato com a água;    
  • Versatilidade: o porcelanato conta com três tipos de superfície — natural, polido e externo. Isso permite sua aplicabilidade tanto em ambientes internos quanto externos. Para a reprodução da madeira carvalho, a Portobello trouxe a Super Touch, superfície exclusiva e inédita no Brasil. Você vai saber detalhes ainda neste texto;    
  • Capacidade de reprodução: outro aspecto da versatilidade do porcelanato é sua capacidade de reproduzir diferentes superfícies. Da madeira ao mármore, é possível ter um revestimento idêntico, mas com vantagens superiores;    
  • Resistência: o porcelanato é altamente resistente a impactos químico e físico, arranhões e outros agentes externos;    
  • Durabilidade: quando bem cuidado, o porcelanato pode durar décadas sem apresentar desgastes ou sinais de envelhecimento;    
  • Sensação de amplitude: as Lastras, grandes formatos disponibilizados pela Portobello, exigem menos rejunte, dando a ilusão de continuidade. Consequentemente, dão o efeito de ambiente mais amplo.    

Textura    

madeira carvalho
Porcelanato agora consegue reproduzir textura de madeira, mármore e pedras
(Projeto: Portobello) 

Uma grande questão é que, até então, o porcelanato conseguia reproduzir toda a parte estética da madeira carvalho, mas sem a textura. Essa é a inovação que a coleção Authentic, especialmente o porcelanato Avangarde, traz para 2023.    

Recriar a madeira carvalho em porcelanato é superar desafios de design e de tecnologia. Como reproduzir a superfície de uma matéria-prima natural com qualidade? Como levar a experiência de uma casa de madeira para além da parte visual?    

A Portobello conseguiu trazer o natural para patamares ainda inexplorados unindo a sensibilidade criativa com a inovação emergente.   

Com a Super Touch, nova superfície produzida pela empresa, foi possível combinar a sensibilidade do design handmade com a inovação tecnológica.      

Isso é possível graças à tecnologia de impressão digital, até então indisponível no mercado de revestimentos cerâmicos no país.    

Avantgarde traz texturas naturais e particulares que se diferenciam em cada uma das peças que compõem a linha. O consumidor também vai notar essa reprodução de textura no mármore e em outras pedras.    

Resumindo, a coleção traz a beleza e o toque da madeira carvalho. Ou seja, toda a parte estética do material aliada às vantagens que só o porcelanato consegue trazer.    

Avantgarde conta com dois formatos superlongilíneos: 20 cm x 120 cm e 21 x 180 cm. E traz uma superfície com textura que desafia o material e provoca sensações inesperadas.     

Inspirações para usar Avangarde  

Confira como a união de madeira carvalho e porcelanato pode transformar um projeto por completo.  

 Com porcelanato que reproduz mármore 

madeira carvalho portobello
Combinação de madeira e mármore gera efeito de contraste
(Projeto: Portobello

Embora tenha cor suave, a madeira carvalho oferece um toque rústico, como uma casa de campo refinada. 

Para fazer um contraste, o uso do porcelanato que reproduz mármore traz todo o refinamento que as grandes residências de luxo oferecem. 

O resultado fica equilibrado, entre o elegante e ar campestre — afinal, os dois podem coexistir e proporcionar um resultado surpreendente. 

As cores neutras e os móveis de madeira complementam o contraste dos porcelanatos. 

No quarto 

piso de madeira carvalho
Madeira é ideal para dar a sensação de aconchego típica de um quarto
(Projeto: Portobello S.A.

Quando se pensa numa casa de praia ou de campo, logo vem a ideia de descanso e bem-estar. É isso que a madeira carvalho traz para Avangarde. 

Aqui, a grande vantagem é que você pode usar no quarto sem problemas. Por ser uma superfície de cor clara, ela não traz incômodo visual. Ao contrário, traz a ideia de aconchego que esse ambiente tanto necessita. 

Durante o verão, o conforto continua. Afinal, o porcelanato amadeirado é um revestimento frio, permitindo que o ambiente interno continue com uma temperatura agradável. Portanto, você terá conforto em todas as estações. 

Os detalhes em verde e branco trazem uma ideia de natureza para dentro do quarto. 

Na cozinha 

madeira carvalho
Uma das vantagens do porcelanato amadeirado é poder utilizá-lo em áreas molhadas
(Projeto: Portobello S.A.

Sua cozinha merece uma parede estilo madeira carvalho! Apesar do ar vintage, outros elementos podem trazer o ar mais moderno. 

No projeto acima, a bancada é revestida com mármore acinzentado, que é mais discreto que o branco. 

O ambiente tem um ar mais sóbrio, com utensílios de metal e cadeira de madeira. O toque de cor, porém, vem do quadro abstrato.

E novamente vale destacar que o revestimento de porcelanato é impermeável, por isso serve tanto para ambientes secos quanto aqueles com muito uso de líquidos, como a cozinha.

Sobre a coleção Authentic    

coleção portobello 2023
Avangarde e demais lançamentos da Portobello focam na autenticidade
(Projeto: Portobello

Inspirada na autenticidade dos produtos que podem ser usados na criação de ambientes únicos e com personalidade, resultado de um processo criativo da marca que envolve também a inovação aberta.    

Para criar a coleção que tem a madeira carvalho como uma das suas reproduções-protagonistas, a Portobello se inspirou na própria história, que leva a inovação em todos os sentidos. É o que explica a diretora de Inovação e Branding Chris Ferreira.    

"Para compor a coleção 2023, olhou-se todos os diferenciais de A a Z, desde a sustentabilidade, a forma como a gente encara e vive isso, até como se olha para o design, seja internamente, seja nas parcerias, o relacionamento com os arquitetos, as experiências internas, a experiência do cliente na loja. Tudo isso se materializa no produto. A Portobello é a Portobello por causa desse conjunto de soluções."  

Dentro desse novo portfólio, mais do que um revestimento, Avangarde representa um passo além no segmento de superfícies cerâmicas. 

Com uma tecnologia que aumenta a experiência do usuário com o material reproduzido, agora você tem a expressão estética e também o toque da madeira carvalho no seu porcelanato.

Pronto para colocar a madeira carvalho como protagonista de seus projetos? Então, confira a nova coleção Authentic e todos os lançamentos.  

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Madeira carvalho: Avangarde recria clássico ...

Madeira carvalho: Avangarde recria clássico das florestas europeias

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies