13.10.2017
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Design italiano: a singularidade dos profissionais de vanguarda

calendar-blank-line
13.10.2017
O reconhecimento mundial ao design italiano é atribuída à sua forma, à sua individualidade e ao seu sentido estético. Neste post, Luiza Vegini apresenta uma seleção de grandes nomes e peças icônicas do design italiano. Confira!
minutos de leitura

Nos anos 50, a Itália se tornou líder mundial em design. Os especialistas italianos começaram a usar novos materiais, como plásticos, acrílicos e borracha, atribuindo uma variedade estética maior aos produtos.

Com formas orgânicas, era possível juntar funcionalidade e beleza, transformando os objetos em “acessórios de moda” e mantendo a produção em massa usando técnicas modernas.

Foi nesse mesmo momento que aconteceu o surgimento de grandes empresas e criações. Carros, lâmpadas, cadeiras, Vespa e máquinas de escrever: sempre dotados de particularidades, todos esses itens influenciaram a época e continuam a inspirar atualmente.

Isso trouxe um reconhecimento mundial ao design italiano. A facilidade de distingui-lo dos demais estilos no mundo é atribuída à sua forma, à sua individualidade e ao seu sentido estético.

Observando essa extraordinária história e o acúmulo de grandes nomes e peças icônicas ao longo dos anos, elaborei uma seleção de mestres italianos que fizeram sucesso para compartilhar com você. Confira abaixo!

Joe Colombo: futurismo e inovação

Joe Colombo estava à frente do seu tempo, sempre buscando prever as necessidades de uma sociedade futura e procurando criar novas teorias e outros usos para os materiais.

Com peças de forma nada convencional, o design de Colombo pode ser facilmente inserido em qualquer ambiente atual.

Lounge chair tubo – Elda chair – KD29 Table Lamp – Roll Armchair
Lounge chair tubo – Elda chair – KD29 Table Lamp – Roll Armchair

Gio Ponti: valorização de um alto dom artístico

Quando jovem, Gio Ponti trabalhou em uma empresa de cerâmica italiana, o que incentivou seu lado artístico para seguir carreira na arquitetura e no design.

Defendendo a valorização das peças de mobiliário pensadas para cada ambiente em específico, Ponti sempre usava os móveis como instrumentos de projetos de interiores, operando mais com a criação do quem com a razão.

Design italiano
969 CHAIR – 699 CHAIR – D.655.2

Carlo Scarpa: os detalhes que fazem a diferença

Carlo Scarpa era extremamente atento aos detalhes e à combinação de diversos materiais. O arquiteto era capaz de encontrar o equilíbrio entre luz, cenário, painéis, espaços e obras, mesmo nos museus mais complexos e imponentes.

Um verdadeiro mestre em projetar exposições de arte, ele teve também grande reconhecimento com seus desenhos de mobiliário, sempre sutis e naturais, sem recorrer ao chamativo e artificial.

Design italiano
SHOWROOM GAVINA – TOMBA BRION – CARLO SCARPA QUATUOR TABLE – CHAIR MODEL 765

Carlo Mollino: design movido pelas curvas

Carlo Mollino era artista, arquiteto e designer surrealista. Sempre buscou criar com traços fortes, complexos, tecnologia industrial e expressões artísticas.

Seus móveis, inspirados nas formas humanas e na natureza, apresentam traços orgânicos que dão uma sensação de movimento no espaço.

Design italiano
Coffee table, model #1114 – Desk from Reale Mutua Assicurazioni – Carlo Mollino From the exhibition "Italy at Work" – Carlo Mollino For Mollino's — Carlo Mollino Casa Editrice Lattes publishing house

Achille Castiglioni: formas diferentes do habitual

Nomeado como herói do design italiano, até hoje algumas das suas peças seguem em produção. Alcançando a harmonia com um design sofisticado e ao mesmo tempo puro, Achille Castiglioni teve seu auge com as luminárias desenvolvidas para a empresa italiana Flos, que ainda hoje são objetos de desejo no mundo inteiro.

Design italiano
''PRIMATE'’ CHAIR – TACCIA LAMP – SANCARLO ARMCHAIR – ARCO LAMP

Memphis: libertação do design

Memphis foi um grupo formado por reconhecidos arquitetos e designers italianos no final dos anos 70. Com muita ousadia estética e uso de cores vivas, eles foram considerados o Woodstock do design, sendo precursores do estilo pós-moderno.

Design italiano
“Carlton” Ettore Sottsass – “Bel Air” Peter Shire – “First” Michele De Lucchi

Mesmo em meio a algumas crises e à globalização atual, o design italiano nunca perdeu a sua essência e ainda hoje permanece na vanguarda. É importante reconhecer todas essas criações, que serviram de inspiração para todos nós ao longo dos anos.

Parte da história que jamais será esquecida, essa foi a seleção significativa que decidi resgatar para compartilhar, reconhecendo os grandes ensinamentos que foram deixados, com diversos estilos, formas e teorias.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Design italiano: a singularidade dos profissi...

Design italiano: a singularidade dos profissionais de vanguarda

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Amei teus comentários, e conhecer os grandes nomes em arquitetura italiana, parabéns! Bjs

  2. O design italiano realmente tem seu diferencial, algo de leveza conduz sua ergonomia. Nisto os italianos são mestres. O mundo agradece. Obrigada por seu post Luiza!

Luiza Vegini
Colunista
Correspondente internacional

Luiza Vegini, correspondente internacional Portobello em Florença. Arquiteta e Urbanista, mestre em design de...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies