20.10.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Convidado no Archtrends Summit e no Podcast, Matteo Ingaramo fala sobre arquitetura e design (Foto: Archtrends)

Matteo Ingaramo fala sobre curadoria e Politécnica de Milão no Archtrends Podcast

 minutos de leitura
calendar-blank-line
20.10.2023
Uma das referências de arquitetura e design no mundo, a POLI.DESIGN tem Matteo Ingaramo como presente. Confira a conversa com o arquiteto.
minutos de leitura

Matteo Ingaramo foi um dos convidados do Archtrends Summit 2023. E o professor da POLI.DESIGN não poderia deixar de passar pelo nosso podcast para uma conversa muito especial.

O bate-papo sobre arquitetura e design foi com Maria Silvia Ferraz, editora do Archtrends, e Taissa Buescu, curadora de design e colunista no Archtrends.

Além da participação de Matteo Ingaramo em um talk do Archtrends Summit, a POLI.DESIGN assinou a curadoria dessa edição do evento.

Portanto, Matteo Ingaramo foi um convidado mais do que especial do Archtrends Podcast, e você confere na sequência os pontos altos dessa conversa!

Matteo Ingaramo conta sua trajetória

matteo ingaramo
Italiano seguiu carreia acadêmica e, hoje, é presidente da POLI.DESIGN (Foto: Archtrends)

O arquiteto começou a conversa contando que começou trabalhando com desenho industrial. Nesse período, ele se inscreveu em concursos e ganhou alguns.

Passou um tempo em Turim e foi morar em Milão. Nessa época, Matteo Ingaramo acreditava que o design era sua verdadeira paixão.

Foi então que resolveu ir atrás de ambições maiores, como o doutorado em design, que o levou à carreira acadêmica.

Ele complementa ainda que, em paralelo, fez mestrado em design estratégico, que era uma ideia do design influenciando nos sistemas social e econômico, mas focando em serviços, não em produtos.

Então, foi trabalhar na POLI.DESIGN, em Milão. Ele conta que essa empresa foi fundada para a universidade pública e tem uma missão que é “conectar o conhecimento acadêmico com as empresas, com a atividade profissional”.

Além disso, ele complementa que há a importância de implementar os sistemas, fazendo a economia girar.

Há mais ou menos 15 anos, Matteo Ingaramo foi nomeado diretor da POLI.DESIGN, que ele define como uma “empresa estranha”.

Ele explica que a POLI.DESIGN é focada em pós-graduação e consultoria cultural e metodológica da inovação para empresas e estudos profissionais. Portanto, a ideia é que as empresas andem com suas próprias pernas ao fim de cada processo.

“Isso nos dá em troca um conhecimento acadêmico pensado. Escrevemos revistas, artigos, livros, como todos os acadêmicos, em uma pesquisa aplicada sobre a evolução da disciplina, mas também sobre a prática da arquitetura e do design”.

Com 20 anos de atividade na POLI.DESIGN, hoje é presidente e vem expandindo a relação com outros países. O que ajuda é o fato da instituição reunir pessoas de mais de 100 nacionalidades em uma verdadeira comunidade.

Tecnologia na arquitetura e design na visão de Matteo Ingaramo

A conversa com Matteo Ingaramo chega a um assunto um tanto quanto polêmico: o uso da tecnologia em projetos de arquitetura e design.

Mas ele dispara: “inteligência artificial não vai substituir as pessoas”. Para Matteo Ingaramo, a tecnologia serve como ajuda para o trabalho, pois a base do conhecimento ainda é humana.

Ele exemplifica falando sobre a cópia, ou inspiração, de designers e artistas famosos em imagens criadas por inteligência artificial. O professor ressalta que é necessário que primeiro exista o artista para fazer a criação que serve como base.

Para Matteo Ingaramo, “a inteligência artificial não pensa sozinha” e, por isso, não parece assustadora do seu ponto de vista.

No entanto, ele também traz à reflexão o fato das pessoas estarem cada vez mais visuais e menos profundas.

Com isso, a essência da arquitetura acaba por se perder em muitos projetos. Para ele, a arquitetura é “projetar a vida, não é um conceito de projetar prédios bonitos”.

O intercâmbio entre Brasil e Europa na arquitetura e design

Na arquitetura e no design, o Brasil sempre se inspirou muito na Europa. Contudo, Matteo Ingaramo faz uma relação entre o tema do Archtrends Summit de 2023 (O que está dentro importa), com a importância de se inspirar na cultura local. “É o Brasil que tem que produzir suas próprias referências”, afirma.

“Eu vi muitas coisas que são referências para mim. E é curioso, porque muitas vezes não são referência para os brasileiros”, completa o professor ao falar de seus 15 anos de experiência no país.

Ele traz a visão de que a Itália sempre foi muito importante nesse sentido, inspirando criações pelo mundo. No entanto, hoje em dia funciona mais como um hub de conhecimento.

Matteo Ingaramo revela ainda o que fala para estudantes que chegam de todas as partes do mundo querendo saber seus segredos. “Nosso segredo é a contaminação, é a troca contínua”.

O professor complementa que não há uma forma específica de desenho italiano. Afinal, há diferentes possibilidades dependendo da época, da situação econômica, entre outros fatores.

A visão de Matteo Ingaramo sobre arquitetura e design

Ainda falando sobre a importância da arquitetura e do design, Matteo Ingaramo reforça que o papel da arquitetura e do design é desenhar prédios, construções, móveis e ambientes, por exemplo.

Entretanto, tem um significado maior, uma vez que ajudam a projetar a vida das pessoas. E ele conta que essa sempre foi a parte especial na POLI.

Um dos “segredos” para ele é que os humanos são os destinatários finais do trabalho, do conhecimento. Ou seja, os usuários estão em primeiro lugar, o que traz também a importância da sustentabilidade.

Afinal, é necessário se relacionar com o mundo de uma maneira menos invasiva. Levando em consideração a construção, as indústrias, entre outros fatores.

“A arquitetura está mudando, está desfrutando também os lados negativos da existência humana”, assumindo a responsabilidade e também usando a inteligência ao calcular o impacto das construções no mundo.

Falando de forma mais ampla, ele acredita que não é necessário que as pessoas vivam com menos, mas de uma maneira diferente. E é nesse ponto que a arquitetura e o design podem ajudar, trazendo soluções inteligentes, capazes de causar menos impactos no meio ambiente.

Para isso, é importante o investimento em pesquisa, que ajuda, inclusive, a conseguir um custo mais acessível para os projetos.

Contudo, ele ressalta que a pesquisa no caso da arquitetura e do design é cultural. Portanto, é diferente de uma pesquisa que envolve tecnologia, recursos e custos mais elevados. Ou seja, basta ir atrás do conhecimento e exercitar a criatividade.

“Nosso papel é esse, fundamentalmente criar cultura, estimular conhecimento como ferramenta para a inovação”, afirma, acrescentando que a inovação tecnológica não é a única possível atualmente.

Além de Matteo Ingaramo, outros grandes nomes marcaram presença em episódios especiais. Quer conferir mais bate-papos como esse? Acesse a página do Archtrends Podcast!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Matteo Ingaramo fala sobre curadoria e Polit�...

Matteo Ingaramo fala sobre curadoria e Politécnica de Milão no Archtrends Podcast

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies