08.03.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Os revestimentos em formatos quadrados estão entre os preferidos do público (Projeto: Portobello)

Formatos quadrados Portobello: composição perfeita em várias proporções

 minutos de leitura
calendar-blank-line
08.03.2023
Clássicos e fáceis de aplicar, os formatos quadrados fazem muito sucesso na Portobello. Descubra como pode ser a paginação e conheça produtos!
minutos de leitura

O porcelanato é um material bastante resistente, versátil e bonito. Conta com muitas opções de cores, texturas e tamanhos. Contudo, entre os preferidos estão os formatos quadrados.

Sempre de olho nas principais tendências, a Portobello trouxe em seu preview 2023 diferentes opções de porcelanato em formatos quadrados.

Entre novos produtos e upgrades de linhas já existentes, estão opções que reproduzem mármore e concreto. Assim, ampliam-se as possibilidades de decorar diferentes ambientes.

Afinal, os formatos quadrados são muito versáteis, sobretudo para a aplicação em pisos. Os maiores (Lastras) levam elegância e a ideia de continuidade que ajuda a ampliar os espaços.

Nas linhas a seguir, conheça algumas opções de paginação de formatos quadrados e descubra opções da Portobello para toda a casa!

Como usar formatos quadrados na decoração?

formatos quadrados portobello
Paginação alinhada está entre preferidas para formatos quadrados (Projeto: Portobello)

Clássicos, os formatos quadrados estão entre os preferidos. Muito usados em pisos, eles também podem aparecer em paredes. Além disso, a aplicação pode ser em superfícies como:

O que pode fazer a diferença é a paginação dos formatos quadrados. São uma maneira de levar personalidade e dar o efeito desejado aos ambientes.

Basicamente, a paginação de piso é a forma como as peças são encaixadas, formando desenhos. Há muitas possibilidades, resultando em estilos distintos, como:

Alinhada

A paginação alinhada é aquela mais tradicional, em que as peças são colocadas lado a lado. Ela é muito usada em formatos quadrados, pois contam com as mesmas medidas em todos os lados.

Ela pode ser usada tanto em pisos quanto em paredes e passa a ideia - justamente - de alinhamento e organização.

Para ambientes pequenos, pode ser interessante, pois adiciona menos informação, o que evita aquele efeito de espaço “entulhado”.

Além disso, essa pode ser uma forma de economizar na obra. Afinal, tende a precisar de menos corte, desperdiçando menos material.

Diagonal

O assentamento dos formatos quadrados a 45 graus forma a paginação conhecida como diagonal.

Ela traz a ideia de dinamismo e movimento para o ambiente, sendo uma boa opção para espaços maiores ou minimalistas. Isso porque é capaz de preencher os ambientes.

No entanto, essa paginação requer mais cortes. Ou seja, é necessário prever uma quantidade a mais de revestimento, que será perdido nesse processo.

Transpasse ou amarração

Mais comum em revestimentos como tábuas, o transpasse também pode ser usado em formatos quadrados. Nesse caso, as peças são colocadas lado a lado, mas há um desencontro no fim de cada uma.

O resultado também é uma ideia de movimento, mas as perdas de material com cortes são menores.

Leia também:

6 opções de revestimentos em formatos quadrados da Portobello

E que tal conhecer algumas opções de revestimentos em formatos quadrados que podem ser usados em todos os ambientes?

Na Portobello, os produtos mais comuns desse tipo são os que trazem os formatos 90 cm x 90 cm, 120 cm x 120 cm e 160 cm x 160 cm. Não é à toa que eles aparecem entre os primeiros lançamentos da marca em 2023.

São produtos com o DNA inovador da marca, ajudando a transformar os ambientes com as principais tendências de 2023.

Eles foram idealizados a partir de pesquisas, estudos, e da contribuição de profissionais parceiros. Tudo isso com um olhar voltado para a tecnologia e para a sustentabilidade, desde a escolha da matéria-prima até o seu descarte.

Tais tendências apontam para comportamentos que se aplicam aos indivíduos e ao coletivo, aos diferentes espaços, como casas, cidades e por aí vai.

Conheça os produtos que surgiram a partir do olhar atento da Portobello sobre as tendências para o ano.

1. Salt Lake

formatos quadrados portobello
Dessaturação de Salt Lake faz superfície ter nuances da mesma cor (Projeto: Portobello)

Para começar, a linha Salt Lake traz formatos quadrados e pequenos: 20 cm x 20 cm. O produto inédito pode ser usado em pisos, paredes e até no interior de piscinas.

Ele foi inspirado em uma das macrotendências para o ano que fala sobre o desejo das pessoas em levar a natureza para dentro de casa.

Pensando nisso, a Portobello idealizou a linha, que é inspirada nos lagos de sal. A reprodução em cerâmica traz coloração que varia, tal como as lagoas de sal.

Inclusive, elas podem mudar de acordo com as estações do ano. Por isso, a Portobello trouxe cinco opções desses formatos quadrados: Spring, Autumn, Summer, Equinox e Winter.

Eles passeiam entre tons terrosos, mais claros, intensos e escuros. Todos têm acabamento mate e uma riqueza de cores e texturas que ajuda a criar superfícies surpreendentes com esses revestimentos destonalizados.

2. Lombarda Viva

formatos quadrados portobello
Entre opções mais claras e mais escuras, Lombarda Viva reproduz clássico da arquitetura e da decoração (Projeto: Portobello)

Outro produto entre os formatos quadrados da Portobello é Lombarda Viva. Ele pode ser encontrado em 90 cm x 90 cm ou 120 cm x 120 cm. Ambos com opção de acabamento natural ou EXT. Ou seja, podendo ter aplicação in and out.

Lombarda Viva tem um desenho clássico, inspirado em outro sucesso da marca: Pietra Lombarda. A inspiração é na pedra Ceppo di Gré, da região da Lombardia, na Itália.

Seu destaque são os seixos tom sobre tom que, originalmente, são criados pela natureza. Na recriação do design, a Portobello traz formatos quadrados que atualizam a cartela cromática do produto já existente em seu portfólio.

Para que isso fosse possível, a marca olhou com cuidado para o terrazzo (aglomerado de materiais), redesenhando cada fragmento e adicionando mais pigmentação.

Portanto, além da opção mais neutra de Pieta Lombarda, agora a linha reúne as três cores de Lombarda Viva: Avorio, Sabbia e Argento.

3. Onyx Unique

formatos quadrados portobello
Com acabamento natural, Onyx Unique pode ser usado em banheiros (Projeto: Portobello)

Um dos queridinhos da Portobello, Onyx Unique tem design clássico e elegante. Para aumentar as opções, a Portobello lançou mais um formato quadrado para esse produto.

Agora na opção 160 cm x 160 cm, a Lastra pode ser usada em salas, quartos, cozinhas e até banheiros. Afinal, é possível escolher entre os acabamentos natural e polido.

Sua superfície reproduz mármore branco. Com veios discretos, é atemporal, sofisticado e elegante, podendo ser combinado com diferentes estilos de decoração.

Por causa de sua cor e de seu tamanho, a aplicação fica ótima em espaços pequenos, caso a ideia seja dar a ideia de amplitude.

Além disso, a variedade de formatos quadrados e retangulares do mesmo produto torna possível o uso do mesmo porcelanato na casa inteira. Entre as outras opções estão 90 cm x 90 cm, 120 cm x 120 cm, 60 cm x 120 cm e 160 cm x 320 cm.

4. Or de Cacau

formatos quadrados portobello
Mármore marrom em lastra é pura elegância (Projeto: Portobello)

Para quem gosta do porcelanato marmorizado, mas quer fugir um pouco do básico, Or de Cacau tem formatos quadrados que podem ser ideais.

No preview 2023 da Portobello, ele chega em Lastra 160 cm x 160 cm com acabamentos natural e polido. Portanto, uma boa opção para ambientes secos ou molhados, incluindo box do banheiro.

De fundo marrom e veios dourados, ele é inspirado nos mármores espanhóis escuros. Elegante, ele dá um ar de opulência à decoração, graças aos detalhes em ouro que acendem e iluminam o fundo.

Além desse formato quadrado, a linha ainda dispõe de opções como 90 cm x 90 cm e 120 cm x 120 cm . Para combinar, há ainda os retangulares como 60 cm x 120 cm e 90 cm x 180 cm.

Com tonalidade escura e terrosa, Or de Cacau é ideal para criar ambientes aconchegantes e marcantes. Pode ser usado em pisos, paredes, no revestimento de painéis, cabeceiras e muito mais!

Agora, uma dica para áreas pequenas é concentrar em detalhes, para não fazer o espaço parecer muito escuro.

5. Oh!Take

formatos quadrados portobello
Todas as cores da linha Oh!Take contam com mais uma opção de formato quadrado: 90 cm x 90 cm (Projeto: Portobello)

Na linha Oh!Take, dois formatos quadrados estão entre os preferidos na Portobello: 120 cm x 120 cm e 90 cm x 90 cm. Sendo este último um dos lançamentos da marca em 2023.

A linha foi lançada em 2022 e é um dos últimos trabalhos de Ruy Ohtake, mestre da arquitetura. A cocriação é ideal para projetos contemporâneos, trazendo uma das marcas de Ohtake, que era o concreto colorido.

Com desenho fluido, em tom sobre tom, são formatos quadrados com alguns detalhes que revelam intensidade. Sempre, claro, imprimindo a simplicidade e a elegância de Ohtake.

A linha traz sete opções de cores, perfeitas para criar grandes planos, sobretudo usando formatos quadrados como 160 cm x 160 cm.

As tonalidades são atemporais e suaves, apesar de marcantes. Fugindo do cinza comum do concreto e do cimento queimado, é possível levar aos ambientes tons de azul, bege e vermelho, por exemplo.

6. Superquadra

formatos quadrados portobello
Reprodução de concreto em formatos quadrados faz sucesso em projetos modernos (Projeto: Portobello)

Por fim, Superquadra é mais um porcelanato que reproduz concreto entre as opções para quem busca por formatos quadrados.

O portfólio conta com os tamanhos 90 cm x 90 cm e 120 cm x 120 cm, além do retangular 60 cm x 120 cm. A novidade é o formato quadrado 90 cm x 90 cm com acabamento EXT.

Além da possibilidade de revestir áreas externas, o acabamento natural das outras peças permite a aplicação no piso de banheiros e lavanderias, por exemplo.

Sua reprodução é de concreto queimado, com variação de tonalidade que gera movimento. São linhas orgânicas e livres que levam contemporaneidade.

Ideal para projetos industriais e modernos, conta com três opções de cor: Concreto, Cru e Zinco. Assim, é possível escolher entre cinza mais escuro ou claro, passando pelo bege.

De fato, os formatos quadrados são os preferidos, sobretudo para a aplicação em pisos. Além disso, eles podem ter diferentes tamanhos. Saiba mais sobre o revestimento no formato exclusivo da Portobello, o 160 x 160!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Formatos quadrados Portobello: composição p...

Formatos quadrados Portobello: composição perfeita em várias proporções

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies