28.03.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Predomínio de tons neutros marcam decoração de apartamento para casal em Mogi das Cruzes, SP (Foto: Bob Nunes)

Decoração feita para durar, por Raquel Miyatake

 minutos de leitura
calendar-blank-line
28.03.2023
A arquiteta detalha projeto para apartamento de 180 m², lar de casal e três filhos pequenos, com referências clássicas e modernas
minutos de leitura

Um apartamento com referências clássicas e perfume moderno. Assim podemos descrever este projeto da arquiteta Raquel Miyatake, situado em Mogi das Cruzes, na região metropolitana de São Paulo. Com aproximadamente 180 m², quatro suítes e áreas comuns integradas, foi desenhado para abrigar um casal com uma criança pequena e dois bebês. 

“É um casal de bom gosto, que queria algo mais clássico, atemporal, que não fosse da moda. Mas, ao mesmo tempo, a decoração deveria ser moderna, que causasse impacto visual”, explica Raquel.

Confira mais entrevistas: 

Um dos pontos de destaque do projeto é a marcenaria na sala de estar, em verde folha. “O restante é mais neutro”, pontua. “Para os acabamentos, escolhemos mármore travertino, madeira e um pouco de dourado”. 

O apartamento também conta com integração nas áreas social, gourmet e cozinha - uma tendência nos layouts alavancada pela pandemia. “Hoje, o conceito é aumentar a área social e de lazer para convivência familiar, e quartos só para dormir mesmo”, explica a arquiteta. 

arquiteta raquel miyatake sentada em sala de projeto desenhado por ela
Arquiteta Raquel Miyatake, de Mogi das Cruzes, detalha projeto de apartamento para casal jovem com filhos pequenos  (Foto: Bob Nunes)

Essa preferência pela área de lazer também foi defendida pelos proprietários que, com agendas cheias, buscavam espaços para aproveitar, sempre que pudessem, o convívio juntos. Já nas áreas íntimas, cada membro da família ficou com um quarto.

sala de estar com parede verde folha, sofá cinza, pufe creme, e luminárias embutidas no teto
Sala de estar tem mobiliário em tons neutros e boiserie na parede - uma referência clássica do projeto (Foto: Bob Nunes)
sala de estar com jardim vertical, rack verde folha e poltronas cinza
Marcenaria verde na sala de estar é o ponto de cor e destaque no ambiente (Foto: Bob Nunes)

“O quarto do casal ficou gostoso, com banheiro amplo, onde foram usadas Lastras da Portobello. No quarto do menino, o banheiro ficou bem jovem, nada infantil”. Os revestimentos dos banheiros são Bianco Covelano, para o casal, e MS. Barcelona Cristal e MS. Barcelona Vic Cristal, para o filho.

Entre outros revestimentos escolhidos e distribuídos por todo o projeto, aparecem Travertino Navona Bianco, no piso geral, Nordik Wood, na área gourmet, e Gouache, no banheiro das caçulas. 

sala de estar com mesa de jantar redonda, cadeiras verdes, poltrona na cor caramelo, e tapete com faixas vermelhas e brancas
Apartamento tem vista privilegiada e aproveitamento da luz natural, que invade área de lazer revestida em Travertino Navona Bianco, da Portobello (Foto: Bob Nunes)
bancada gourmet feita de porcelanato com banquetas altas
Bancada de projeto recebeu porcelanato Portobello (Foto: Bob Nunes)

"Quando eu vou à Portobello Shop, fazemos um moodboard. Eu faço primeiro uma leitura, com o cliente, na loja toda, do que lhe chamou mais atenção”, conta Raquel. “Com essa cliente, em específico, como senti que a linha era mais clássica, fomos para o Travertino Navona. Colocamos no piso da área social, cozinha e gourmet. Ele deu uma leveza, não pesou”, disse. 

quarto de casal com cama grande, de cabeceira almofadada, em tons neutros
Quarto do casal projetado por Raquel tem detalhes clássicos, como preferência dos clientes (Foto: Bob Nunes)
banheiro de suíte com revestimento marmorizado, armários espelhados
Banheiro do casal conta com armários espelhados e porcelanato Bianco Covelano, da Portobello, como revestimento (Foto: Bob Nunes)

A arquiteta disse gostar de trabalhar com Lastras, principalmente em bancadas e ilhas. “O pessoal ainda tem receio de usar porcelanato em vez da pedra natural, mas é um material tão fácil de manter”, disse. Sobre as Lastras, vê benefício na redução de emendas e ampla opção de desenhos e acabamentos.

Leia também:

quarto para criança com roupa de cama cor de rosa, piso de madeira e poltrona aveludada
No quarto de uma das crianças, predomínio de revestimentos claros (Foto: Bob Nunes)
banheiro para criança com revestimentos em pequenos formatos, de diferentes cores e armário cor de rosa
Banheiro das caçulas contam com exemplares em diferentes cores da linha Gouache, da Portobello (Foto: Bob Nunes)

Por meio de seu escritório, Raquel Miyatake especifica na Portobello Shop Mogi das Cruzes, cidade onde atua há pelo menos 26 anos. Hoje, ao seu lado, trabalham mais quatro arquitetos. 

“O meu trabalho, hoje, está mais voltado para o design de interiores, mas teve uma época que era bem mais arquitetura”, lembra a profissional, que é formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

“Quando desenvolvemos um projeto de arquitetura, e tem esse olhar para interiores, é mais completo. Você está fazendo ambiente e pensando na distribuição, no fluxo, no funcionamento”, disse. 

Ela conta que suas inspirações saem de diversas fontes, além da própria experiência. “Tem que estar sempre atento, fazer muita pesquisa e hoje está muito mais fácil porque você tem a internet a seu favor”, disse. “É apurar o olhar no dia a dia, é um material novo que sai, uma tecnologia, é estar antenada com tudo acontecendo ao seu redor, não só em arquitetura, mas em tudo, nas artes e viagens”. 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Decoração feita para durar, por Raquel Miya...

Decoração feita para durar, por Raquel Miyatake

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies