18.01.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Cheio de personalidade, este projeto explorou a madeira e a cor preta, com destaque para o porcelanato da bancada (Projeto: MF Arquitetos)

3 projetos de bancada com porcelanato preferidos da Doma Arquitetura

 minutos de leitura
calendar-blank-line
18.01.2023
Conheça os projetos de bancada com porcelanato que mais inspiraram a arquiteta Patricia Pomerantzeff
minutos de leitura

Em parceria com a Portobello Shop, a arquiteta Patricia Pomerantzeff, do canal Doma Arquitetura, comenta sobre os projetos de bancada de porcelanato que mais gostou no Archtrends.

Embora as bancadas pareçam elementos simples, saiba que elas podem ser exploradas de diversas maneiras, transformando totalmente os ambientes. Diferentes cores, espessuras e combinações criam efeitos únicos para projetos contemporâneos.

Mais do que cumprir um papel funcional, as bancadas podem se tornar protagonistas nos ambientes quando revelam muito estilo por meio das escolhas certas!

Conheça 3 projetos de bancada com porcelanato pelo olhar da arquiteta Patricia Pomerantzeff

Logo abaixo, você confere as principais características dos projetos de bancada pelo olhar da Doma Arquitetura:

1. Apartamento C|V cria sensação de unidade com ajuda do porcelanato

projeto de bancada em porcelanato
Revestimento em porcelanato valoriza, de forma única, as bancadas da cozinha (Projeto: Anna Carolina Del Piero | Foto: Camila Santos)

Este projeto buscou integrar todos os ambientes de estar do apartamento. Por isso, o mesmo revestimento foi usado no piso, paredes, bancadas, porta e móveis.

Ou seja, o material não ficou restrito apenas à cozinha. Também foi aplicado na sala, servindo de tampo sobre a marcenaria.

Essa foi uma ótima escolha. Como Patricia observou, o uso do mesmo porcelanato, Oro Bianco 120x120 natural retificado, em diferentes superfícies traz uma sensação de amplitude e de unidade para o projeto.

Oro Bianco faz parte da linha Timeless da Portobello, cuja proposta é trazer a atemporalidade do mármore para ambientes de diversos estilos. Conta com peças em diferentes formatos, tons e com veios suaves ou mais marcantes.

Assim, oferece inúmeras possibilidades para os projetos de bancada, pisos, paredes e outros mobiliários.

projeto de bancada em porcelanato
O uso de painéis amadeirado e preto criou pontos de destaque no ambiente e um forte contraste que valorizou o porcelanato
(Projeto: Anna Carolina Del Piero | Foto: Camila Santos)

O revestimento de mármore em porcelanato surge como uma alternativa mais acessível e sustentável para quem gosta da estética do material. Isso porque o porcelanato não exige manutenções como o mármore tradicional e não compromete as jazidas naturais.

Acima de tudo, oferece a funcionalidade que os projetos de bancada precisam.

Patricia também destacou a interação do tom da marcenaria dos armários da cozinha com os tons presentes em Oro Bianco. Uma união que gerou um resultado cheio de harmonia.

2. Lar G&R conta com bancadas de diferentes espessuras

projeto de bancada em porcelanato
Além dos diferentes materiais, diversas cores, formas e texturas foram inseridas por meio dos elementos de decoração
(Projeto: Karla Luize Piloneto/Incomum Arquitetura Singular | Foto: Artur Pretto)

Projetado para ser o primeiro lar de um jovem casal, este apartamento teve como prioridades a funcionalidade e a criação de ambientes aconchegantes e clean.

Embora vários elementos decorativos mereçam destaque, o modo como as bancadas foram configuradas é o que mais cativou Patricia. Isso porque o projeto contou com uma solução que ela adora: a mistura de diferentes materiais nas superfícies.

Sobre a mesa de jantar, foi colocado um tampo amadeirado, que traz um toque de acolhimento para o ambiente.

Já a bancada de trabalho, a pia e o aparador foram revestidos com o porcelanato Bianco Covelano polido retificado, em tamanhos variados. É mais uma peça da coleção Timeless, que reproduz diferentes tipos de mármore.

Graças à funcionalidade do porcelanato, o aparador deixou de ser apenas um móvel para se tornar uma bancada de apoio para as refeições, de fácil limpeza.

projeto de bancada em porcelanato
Paredes da cozinha também foram revestidas com o porcelanato Bianco Covelano, estabelecendo um diálogo com a sala de jantar (Projeto: Karla Luize Piloneto/Incomum Arquitetura Singular | Foto: Artur Pretto)

Patricia também observou a presença de Bianco Covelado na parede entre a cozinha e a sala de jantar. Para ela, isso mostra que tudo o que é mais especial e que merecia ser destacado foi revestido com porcelanato.

Mas, sem dúvidas, uma característica singular deste projeto é o uso de diferentes espessuras nas bancadas.

Enquanto a saia da ilha da cozinha é bem estreita, a do aparador é mais larga. E a do tampo da mesa fica numa espessura intermediária entre os outros dois.

Isso é uma prova da versatilidade do porcelanato, do quanto ele permite que os arquitetos tenham liberdade total para criar projetos de bancada.

3. Apartamento que esbanja sofisticação

projeto de bancada em porcelanato
Combinação de cores e de materiais conferem elegância ao projeto (Projeto: MF Arquitetos)

Para fechar a lista, Patricia quis destacar um projeto com uma proposta bem diferentes das demais, que contam com bancadas em tons mais claros.

Neste aqui, os arquitetos exploraram cores mais escuras, inclusive na bancada da cozinha, com o porcelanato Nero Venato, da linha Unique. O revestimento reproduz o mármore encontrado no Paquistão, muito usado pelos italianos.

Ele também ficou conhecido como “black and gold” por conta dos veios brancos e dourados que criam um contraste intenso com seu fundo preto. Por conta dessas características, traz uma personalidade forte para o ambiente.

Como bem observou Patricia, o uso das Lastras valorizara ainda mais o desenho da ilha, elemento imponente do projeto. Isso porque as Lastras com medidas 1,60m x 0,80m permitem compor a superfície com veios contínuos, sem quebras de emenda de porcelanato.

projeto de bancada em porcelanato
Nero Venato é o grande protagonista da cozinha, usado para revestir diversas superfícies do ambiente (Projeto: MF Arquitetos)

Além de ter sido usado na bancada, Nero Venato revestiu outras superfícies, como a bancada da pia e os armários. Junto do preto dos eletrodomésticos, a composição revela uma unidade de extremo bom gosto.

Outra solução que a arquiteta achou incrível foi a combinação do mármore preto com a madeira, material que traz um ar de aconchego para essa cozinha tão sofisticada.

Os projetos de bancada com porcelanato só têm a ganhar.

Afinal, mais do que oferecer muitas cores, texturas e acabamentos, esse tipo de revestimento tem maior durabilidade e alta resistência.

Este texto faz parte da série “Meus Projetos Favoritos", em que a Doma Arquitetura seleciona os projetos de outros arquitetos no Archtrends que achou mais inspiradores.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

3 projetos de bancada com porcelanato preferi...

3 projetos de bancada com porcelanato preferidos da Doma Arquitetura

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies