9 inspirações de decoração de teto para aproveitar a tendência
Quando pensamos em decoração da casa, logo buscamos referências de projetos para decoração da sala, do quarto e do banheiro. Inclusive, as tendências de decoração de 2023 remetem ao conforto com tecidos agradáveis ao toque, pisos de formas orgânicas e integrações de ambientes, que favorecem o convívio social, além de muitas plantas para aproximar as pessoas da natureza.
Mas, apesar de a decoração aconchegante ter ganhado espaço durante a pandemia, outra tendência tem feito as pessoas olharem para cima: a decoração de teto. Afinal, foi se o tempo em que a “quinta parede" era utilizada apenas para suportar pendentes. Hoje, há projetos com texturas, madeiras, concreto e o que mais a criatividade permitir.
Continue a leitura e saiba mais sobre a decoração de teto:
Decoração de teto: por que virou tendência?
A decoração é a ciência de organizar e embelezar os ambientes, afinal ela cria a atmosfera dos espaços que frequentamos e consegue despertar diferentes sensações. Ao entrar em um museu, teatro ou igreja, por exemplo, é comum fixarmos o olhar nas pinturas na cúpula. A decoração de teto segue premissa simular.
O teto decorado se tornou tendência para personalizar ainda mais a casa. Além disso, elementos podem ser utilizados para melhorar a iluminação, contribuir para a amplitude do ambiente e até mesmo conforto térmico.
Confira abaixo 4 inspirações de decoração de teto:
4 tipos de materiais para decoração de teto
1. Lastras para gerar continuidade
Entre as opções de materiais usados na decoração de teto estão as Lastras. Elas são revestimentos de porcelanato em dimensões maiores, que geralmente partem de 90x180cm, chegando a alcançar 160x320cm.
Uma das vantagens de incluí-la em seu projeto é a de também criar uma sensação de amplitude. Isso porque, ao invés de serem pequenas porções de porcelanato, unidas por rejunte, aqui a proposta é ser algo maior para dar continuidade.
No entanto, um ponto de atenção ao decorar teto com Lastras é que a argamassa precisa ser mais resistente, já que, no teto, sofrem mais a ação da gravidade.
Se você ficou interessado em saber mais sobre o revestimento, confira o nosso guia de Lastras Portobello.
Leia também:
- Criatividade nas alturas: saiba como elaborar um teto decorado
- Será que você pode colocar porcelanato no teto?
- Tendências de arquitetura: as preferências do público do Archtrends
2. Ripas de madeira para destacar o teto
Outra forma de deixar o ambiente com um desenho inovador é aplicando ripas de madeira na decoração de teto. As ripas podem ter várias dimensões e tamanhos, além de cores diferentes. O recurso dá uma sensação de aconchego, como no projeto em destaque, e serve de contraponto ao piso cinza.
Saiba mais sobre revestimentos inspirados em madeira, que podem cobrir o teto e são mais duradouros e impermeáveis quando comparados aos materiais naturais.
3. Iluminação diferenciada
Também é possível fazer a decoração de teto com a iluminação, seja ela embutida ou por meio de lustres. Ainda, ela pode ser artificial ou privilegiar a luz natural. No projeto em destaque, foi utilizado lustre pendente, além de recortes no teto, para a iluminação embutida.
4. Rebaixamento de gesso
E não podíamos deixar de fora o recurso que é quase regra na maioria dos projetos de decoração de teto: o gesso rebaixado. No projeto em destaque, o teto recebeu faixas de gesso para compor sancas iluminadas. Para gerar a ideia de continuidade, as sancas também descem pelas paredes.
5 inspirações de decoração de teto para você aplicar em seus projetos
Se você deseja conferir outras inspirações de decoração de teto, confira abaixo nossa seleção de projetos do Archtrends:
1. Porcelanato na decoração de teto
No projeto acima, podemos observar o contraste entre dois porcelanatos usados no teto. O Cottage Cannelle, da Portobello, cobre paredes e cria uma moldura no teto. Ao centro, foi aplicado outro porcelanato, da mesma tonalidade, mas com textura diferente.
2. Teto com madeira ripada
Neste projeto de espaço gourmet, o teto contou com madeira ripada pintada de branco, além de ventilador de pás em forma de folhas - uma tendência na decoração. O toque especial ficou a cargo das prateleiras que alcançam o teto repletas de peças de artesanato.
3. Teto com formas geométricas
Ainda pensando em formas geométricas, nesta sala foram aplicados diferentes formatos: quadrados, retângulos e até cortes que mesclam ambos, como num grande jogo de tetris sobre um teto pintado de preto.
4. Decoração de teto que favorece a iluminação
Nesta sala, o teto recebeu sancas, para o projeto luminotécnico, que também contornam o espaço, em acordo com o estilo minimalista da decoração.
5. Teto com o mesmo tom da parede
O projeto acima utilizou o tom mostarda da parede também no teto, além de elementos em amarelo e verde para criar contraste.
Gostou das dicas e das inspirações? Aproveite para conhecer outras formas de unir marcenaria e arquitetura em seus projetos.
Maravilhoso amei ❤️❤️❤️❤️