20.03.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
O uso de ripas de madeira é uma das possibilidades quando se pensa na decoração de teto ( Projeto: Cristiane Trommer )

9 inspirações de decoração de teto para aproveitar a tendência

 minutos de leitura
calendar-blank-line
20.03.2023
Desde ripas de madeira ao tradicional rebaixamento de gesso, confira os tipos de materiais e os motivos que fazem desta estratégia uma tendência na decoração
minutos de leitura

Quando pensamos em decoração da casa, logo buscamos referências de projetos para decoração da sala, do quarto e do banheiro. Inclusive, as tendências de decoração de 2023 remetem ao conforto com tecidos agradáveis ao toque, pisos de formas orgânicas e integrações de ambientes, que favorecem o convívio social, além de muitas plantas para aproximar as pessoas da natureza.

Mas, apesar de a decoração aconchegante ter ganhado espaço durante a pandemia, outra tendência tem feito as pessoas olharem para cima: a decoração de teto. Afinal, foi se o tempo em que a “quinta parede" era utilizada apenas para suportar pendentes. Hoje, há projetos com texturas, madeiras, concreto e o que mais a criatividade permitir.

Continue a leitura e saiba mais sobre a decoração de teto:

Decoração de teto: por que virou tendência?

sala com iluminação amarela e teto decorado
Nesta área social, a mesma ideia de iluminação que destaca uma das paredes foi aplicada no teto, dando uma sensação de amplitude (Projeto: Nathália Montans)

A decoração é a ciência de organizar e embelezar os ambientes, afinal ela cria a atmosfera dos espaços que frequentamos e consegue despertar diferentes sensações. Ao entrar em um museu, teatro ou igreja, por exemplo, é comum fixarmos o olhar nas pinturas na cúpula. A decoração de teto segue premissa simular.

O teto decorado se tornou tendência para personalizar ainda mais a casa. Além disso, elementos podem ser utilizados para melhorar a iluminação, contribuir para a amplitude do ambiente e até mesmo conforto térmico.

Confira abaixo 4 inspirações de decoração de teto:

4 tipos de materiais para decoração de teto

1. Lastras para gerar continuidade

lavabo com revestimento de porcelanato
Neste lavabo, a mesma Lastra usada no piso também foi aplicada na parede e no teto (Projeto: Patricia Pomerantzeff)

Entre as opções de materiais usados na decoração de teto estão as Lastras. Elas são revestimentos de porcelanato em dimensões maiores, que geralmente partem de 90x180cm, chegando a alcançar 160x320cm.

Uma das vantagens de incluí-la em seu projeto é a de também criar uma sensação de amplitude. Isso porque, ao invés de serem pequenas porções de porcelanato, unidas por rejunte, aqui a proposta é ser algo maior para dar continuidade.

No entanto, um ponto de atenção ao decorar teto com Lastras é que a argamassa precisa ser mais resistente, já que, no teto, sofrem mais a ação da gravidade.

Se você ficou interessado em saber mais sobre o revestimento, confira o nosso guia de Lastras Portobello.

Leia também:

2. Ripas de madeira para destacar o teto

sala de estar com teto decorado com madeira
Nesta sala foram usadas ripas de madeira no teto (Projeto: Milcent Arquitetura)

Outra forma de deixar o ambiente com um desenho inovador é aplicando ripas de madeira na decoração de teto. As ripas podem ter várias dimensões e tamanhos, além de cores diferentes. O recurso dá uma sensação de aconchego, como no projeto em destaque, e serve de contraponto ao piso cinza. 

Saiba mais sobre revestimentos inspirados em madeira, que podem cobrir o teto e são mais duradouros e impermeáveis quando comparados aos materiais naturais.

3. Iluminação diferenciada

sala com com decoração na cor branca
Nesta sala foram usados pendentes para deixar a iluminação em destaque (Projeto: Trevi Arquitetura e Engenharia

Também é possível fazer a decoração de teto com a iluminação, seja ela embutida ou por meio de lustres. Ainda, ela pode ser artificial ou privilegiar a luz natural. No projeto em destaque, foi utilizado lustre pendente, além de recortes no teto, para a iluminação embutida. 

4. Rebaixamento de gesso

sala  de espera a frente do elevador com teto de gesso
Faixas de gesso rebaixado, somadas à iluminação, deixaram o teto de área social em evidência (Projeto: ITI Arquitetura e Interiores)

E não podíamos deixar de fora o recurso que é quase regra na maioria dos projetos de decoração de teto: o gesso rebaixado. No projeto em destaque, o teto recebeu faixas de gesso para compor sancas iluminadas. Para gerar a ideia de continuidade, as sancas também descem pelas paredes.

5 inspirações de decoração de teto para você aplicar em seus projetos

Se você deseja conferir outras inspirações de decoração de teto, confira abaixo nossa seleção de projetos do Archtrends:

1. Porcelanato na decoração de teto

sala de estar com teto decorado com porcelanato
Aplicar porcelanato na decoração de teto também é uma forma de transformá-lo positivamente (Projeto: Diego Revollo Arquitetura)

No projeto acima, podemos observar o contraste entre dois porcelanatos usados no teto. O Cottage Cannelle, da Portobello, cobre paredes e cria uma moldura no teto. Ao centro, foi aplicado outro porcelanato, da mesma tonalidade, mas com textura diferente. 

2. Teto com madeira ripada

espaço gourmet com decoração de madeira e teto de madeira
Em espaço gourmet, teto foi revestido em madeira ripada branca (Projeto: Yuli Felde)

Neste projeto de espaço gourmet, o teto contou com madeira ripada pintada de branco, além de ventilador de pás em forma de folhas - uma tendência na decoração. O toque especial ficou a cargo das prateleiras que alcançam o teto repletas de peças de artesanato. 

3. Teto com formas geométricas

espaço com teto desenhado de forma geométrica
A sala deste projeto recebeu diferentes formas geométricas sobre o teto preto (Projeto: Gebara e Filártiga Arquitetos)

Ainda pensando em formas geométricas, nesta sala foram aplicados diferentes formatos: quadrados, retângulos e até cortes que mesclam ambos, como num grande jogo de tetris sobre um teto pintado de preto. 

4. Decoração de teto que favorece a iluminação

sala de estar de cor cinza com teto de gesso
Recorte com luz embutida contorna sala e enfeita o teto (Projeto: Leandra De Conto)

Nesta sala, o teto recebeu sancas, para o projeto luminotécnico, que também contornam o espaço, em acordo com o estilo minimalista da decoração. 

5. Teto com o mesmo tom da parede

sala de janta e almoço decorada de amarelo
Utilizando tinta e criatividade é possível levar ainda mais personalidade para os ambientes da casa (Projeto: Robert Robl)

O projeto acima utilizou o tom mostarda da parede também no teto, além de elementos em amarelo e verde para criar contraste. 

Gostou das dicas e das inspirações? Aproveite para conhecer outras formas de unir marcenaria e arquitetura em seus projetos.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

9 inspirações de decoração de teto para a...

9 inspirações de decoração de teto para aproveitar a tendência

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies