10.12.2021
Avaliação
0
(0)
Para além dos pisos, as lastras são aplicáveis tanto em pisos como paredes (Projeto: Portobello S.A.)
0

Guia de lastras Portobello: tudo sobre as gigantes superfícies de porcelanato

minutos de leitura
Veja tudo sobre as lastras Portobello, os revestimentos de porcelanato de possibilidades ilimitadas que resolvem qualquer projeto!
minutos de leitura

O design de interiores evolui a cada dia. Hoje, o foco principal dessa arte de decorar com originalidade e eficiência está em utilizar materiais sustentáveis, versáteis e de alta durabilidade. Nesses três quesitos, as lastras Portobello saem à frente, expandindo as possibilidades do décor e garantindo muita liberdade criativa aos profissionais e moradores. 

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

De um lado, peças enormes e imponentes que saem de um megaforno dedicado a criar os melhores porcelanatos. De outro, uma equipe de design que está engajada nas principais tendências em texturas e temas de revestimentos para pisos e paredes. O lado técnico e o lado artístico se unem para dar vida às lastras Portobello. 

Descubra neste post todas as nuances desses dois campos das lastras, e entenda do que elas são capazes de fazer em seu projeto, levando-o para além dos limites! 

O que são as lastras Portobello? 

Lastras Portobello, cozinha
Sempre existe mais de um modelo que se encaixa na linha decorativa do projeto (Projeto: Portobello S.A.

Lastras são revestimentos de porcelanato em formatos que começam em 90x 180cm e batem os magnânimos 160x320cm. Parecem exagerados? Não se engane, as soluções que essas joias da Portobello entregam são proporcionais às suas dimensões. 

Ainda, as lastras contam com a versatilidade de servirem para criar pias, cubas e outras peças de porcelanato esculpido. 

Quais são as vantagens das lastras Portobello? 

Expandem o projeto a múltiplas possibilidades 

As lastras Portobello seguem a mesma premissa das outras linhas de revestimentos e peças da companhia. Ou seja, estão disponíveis em acabamentos, texturas e temas diversificados, a ponto de ter muitas soluções para um mesmo projeto. 

Aproveitam mais a área disponível 

As lastras Portobello garantem um preenchimento mais eficiente de paredes e pisos, de uma só vez. 

Lastras Portobello, sala
Peças maiores revestem espaços amplos de uma só vez, sem exigir tantos cortes para adequação à área (Projeto: Projeto: Portobello S.A.

Trazem praticidade para a obra 

Imagine preencher uma grande metragem com diversas peças. Isso gera dias de trabalho, uma equipe considerável e muito material, deixando os custos elevados e os prazos apertados. As lastras resolvem dos projetos compactos aos de grande porte, com muita eficiência.  

Detêm beleza escultural 

Na arquitetura e no design de interiores, tudo o que é volumoso é marcante e ganha um peso de obra de arte. As lastras vão exatamente ao encontro dessa essência artística que todo projeto pode ter e transformam ambientes comuns em esculturas atemporais. 

Reduzem o entulho 

As lastras evitam muitos ajustes de peças para revestir paredes e pisos. Assim, cortar as peças será algo feito em casos excepcionais, pois o comum desse padrão de porcelanato é revestir e gerar o menor volume de entulho possível. 

Como transportar as lastras Portobello? 

Como todo material de construção, as lastras têm suas peculiaridades de transporte. Mas todas são bastante seguras e garantem que as peças cheguem até o local da obra em perfeitas condições. 

Equipamentos para descarregar as peças 

Caminhões devem transportar as peças, dadas as suas grandes dimensões. E, para retirar as peças de cima da carroceria, o transporte mais indicado é feito por uma empilhadeira. 

Lastras Portobello, Linha Bleu de Savoie
As lastras devem ser mantidas dentro de suas embalagens até serem aplicadas (Projeto: Jader Almeida

Profissionais bem preparados 

Os profissionais responsáveis pelo transporte devem usar devidamente os equipamentos de proteção individual (EPIs). Os principais são: 

  • Capacete de construção civil; 
  • Luvas emborrachadas; 
  • Botas reforçadas; 
  • Óculos; 
  • Calças. 

Transporte por içamento 

Para que as lastras cheguem aos locais mais altos, como apartamentos, pé direito duplo e outras áreas elevadas, elas geralmente precisam de içamento. Esse serviço é feito por uma espécie de guincho ou guindaste muque, que içam as peças com facilidade. 

Seja nos prédios comerciais ou residenciais que estão dentro de condomínios, sempre verifique a agenda de cargas e descargas, para respeitar as normas do local. 

Como fazer a limpeza antes da obra? 

Lastras Portobello, cozinha ampla
Preparar o piso para receber essas joias garante o êxito do projeto (Projeto: Portobello S.A.

Essa etapa é importantíssima, pois vai garantir um nivelamento perfeito de toda a estrutura montada. 

Basicamente, há duas situações de limpeza pré-obra: o piso sobre piso e o piso novo. 

Piso sobre piso 

Essa limpeza é bem simples. Basta lavar o piso antigo com detergente neutro e água, secá-lo com um pano e esperar de um a dois dias para a secagem total da área. 

Piso novo 

Todo o chão deve ser varrido, para que nem poeira, pedras e outros resquícios de obra fiquem no local. Caso tenha cimento e outros materiais grudados na área, eles devem ser retirados com uma espátula. 

Se achar que for preciso, a área pode ser lavada também. Mas, nesse caso, deve-se aguardar de um a dois dias para a secagem total, antes de assentar as lastras Portobello. 

Como usar a argamassa para assentar lastras? 

Lastras Portobello, Travertino
A argamassa para lastras tem a vantagem de ser ideal tanto para ambientes internos quando externos (Projeto: Patricia Pomerantzeff

A Portobello criou uma argamassa especial para assentar lastras. Isso representa uma maior aderência e facilidade para a mão de obra responsável pela obra, garantindo um resultado final ainda melhor. 

Para além disso, a argamassa especial para lastras Portobello segue as principais normas brasileiras e europeias. 

Na prática, algumas das dicas essenciais que farão o assentamento adequado são: 

  • Liberar o tráfego no local da obra, apenas entre 10 e 14 dias depois de assentar as lastras; 
  • Fazer dupla camada — piso e lastra — em peças que medem acima de 90cm; 
  • Limpar devidamente a área para garantir a colagem da argamassa; 
  • Usar desempenadeiras com o mínimo de 10mm. 

Como garantir o nivelamento das lastras Portobello? 

Para que as lastras Portobello fiquem com o nivelamento perfeito, é preciso seguir um padrão do início ao fim do assentamento. 

O profissional que for aplicar as lastras deve fazer o esquadro, marcando nas pontas do ambiente — com uma trena e lápis — o comprimento da placa direto no piso. Em seguida, ele deverá fixar um prego de inox nos pontos marcados. Então, uma linha de nylon deve ser amarrada no prego e levada até a outra ponta. 

Lastras Portobello, Siena Chianti
A argamassa deve ser aplicada com o lado liso da desempenadeira; em seguida, com o lado dentado (Projeto: Oskar Metsavaht; Foto: Max Zambelli)

Outra dica muito importante que deve ser seguida é que as peças nunca devem ser encostadas na parede. Elas devem ser ajustadas com os niveladores, para só depois receberem o acabamento de rejunte. 

Como cortar as lastras Portobello? 

Profissionais protegidos com EPIs 

O corte de lastras é simples e exige que os profissionais estejam com EPIs como luvas emborrachadas, protetores de ouvido, botas, óculos e máscara N95 ou PFF2. 

Separar as ferramentas 

As ferramentas necessárias para o corte das peças são: 

  • Gabarito de madeira ou cerâmica; 
  • Ferramenta de corte; 
  • Alicate especial; 
  • Serra mármore; 
  • Riscador. 

Preparar a base de apoio 

O primeiro passo para cortar as lastras com perfeição é preparar onde ela será cortada. Uma placa de isopor — que já acompanha a lastra — deve ser colocada no chão, e a peça deverá ser apoiada sobre ela. 

Marcar os cortes 

Para a marcação dos cortes nas peças, primeiro o esquadro deve ser feito direto no piso que receberá as lastras. Com as medidas em mão, o profissional deverá marcar as lastras Portobello com um lápis, para evitar manchas nas peças. 

Cortar com o riscador 

Em seguida, o riscador deve ser usado para cortar as lastras. Essa etapa é simples, pois conta com a praticidade do riscador, que fica bem fixado com ventosas. Além disso, as lastras são finas, o que contribui para o corte da peça. 

Usar o alicate especial 

Por fim, o gabarito do riscador pode ser apoiado debaixo da lastra, para formar uma alavanca e facilitar que a peça seja destacada. Nessa hora, o alicate especial deve ser preso à área do revestimento para ser removido. 

Quais são as possibilidades de temas das lastras Portobello? 

As lastras guardam possibilidades ilimitadas nos temas e texturas, do contemporâneo ao clássico e moderno. 

Concreto 

Lastras Portobello, Concrete
Esse tema vai ao encontro do estilo escandinavo, mas também tem seu pé no contemporâneo (Projeto: Marcelo Rosenbaum

Peças com as sutilezas da cor de concreto, que parece monocromática, mas que revela nuances de tons cinzas quando apreciadas de perto. 

Mármore 

Há diversas lastras Portobello que levam o tema do mármore à sua maior expressão. Dentre os modelos disponíveis, destacam-se o Calacatta Blanc, o Nero Venato e o Bleu de Savoie.  

Lastras Portobello, Nero Venato
Veios nas colorações mais fiéis em meio ao branco ou preto típico do mineral (Projeto: Portobello S.A.

Madeira 

O porcelanato que reproduz madeira é uma tendência em alta, pois permite que se reproduza fielmente um material muito limitado em diversas aspectos.  

Em ambientes externos sem cobertura, essencialmente, as lastras Portobello resolvem os típicos problemas de desgaste que a madeira natural enfrenta com a chuva e o sol. 

Quais são as maiores dúvidas sobre o uso de lastras? 

Qual é a espessura das lastras? 

As lastras Portobello têm dois padrões de espessura: 6mm e 9mm. Tais grossuras dependem do formato da peça. 

As lastras empenam? 

Se as lastras ficarem apoiadas no chão ou na parede, mesmo dentro das embalagens, elas podem empenar um pouco. Por isso, agendar o assentamento dos revestimentos e não falhar no prazo é fundamental. 

Posso fazer painéis com as lastras, para pendurar TV e outros objetos? 

Sim. As lastras têm altíssima resistência para pesos, permitindo a decoração do painel de TV, plantas, quadros, objetos decorativos, entre outras peças.  

Atenção: A TV não deve ser instalada diretamente nas lastras, mas sim na alvenaria ou na madeira, que é a base do painel.

Lastras Portobello, Nero Venato painel
As especificações técnicas de assentamento devem ser respeitadas para garantir a segurança (Projeto: Mariana Maran

As lastras podem ser usadas para revestir fachadas? 

Sim. Inclusive, esse revestimento otimiza bastante a obra e ainda traz a grande vantagem de melhorar o conforto térmico do ambiente interno. Elas também podem ser usadas nas sustentáveis fachadas ventiladas.

As lastras Portobello podem revestir tetos? 

Sim. Com as devidas precauções quanto à argamassa, escoramento e secagem completa antes de liberar o ambiente. Saiba mais aqui. 

Qual é o peso médio de uma lastra Portobello? 

O peso médio de uma lastra Portobello é entre 40kg e 45kg. 

Se você ainda não conhecia o poder das lastras Portobello, agora já tem um guia com perguntas e respostas que dá uma boa direção sobre o que essas superfícies são capazes de fazer. Do revestimento aos acabamentos, tais peças entregam soluções intensas para ambientes internos e externos. 

Conheça todas as linhas e coleções de lastras Portobello e descubra as possibilidades ilimitadas desse tipo de revestimento! 

Capa: Para além dos pisos, as lastras são aplicáveis tanto em pisos como paredes (Projeto: Portobello S.A.)

Compartilhe
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas
Sua avaliação

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.