Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Como utilizar as cores dos chakras na decoração

cozinha amarela com revestimentos neutros

Cor amarela é ligada ao chakra do plexo solar, que pode aumentar a confiança (Projeto: L+W Arquitetos)

No início do ano, surgem resoluções que poderão fazer parte de toda a vida e esse desejo de mudança pode alcançar até mesmo a decoração de casa. Uma das formas de manter as boas vibrações ao longo de todo o ano é utilizar as cores dos chakras

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Pensando nisso, separamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. O que são os chakras, quais são as cores, porque precisam de alinhamento e como incluí-los na decoração. 

Confira:

O que é o chakra?

A origem da palavra chakra vem do sânscrito (uma das línguas oficiais da Índia) e significa “roda”. Ao todo, existem sete chakras:

  1. Chakra raiz (relacionado à coluna vertebral, ou muladhara);
  2. Chakra sacral (o “segundo chakra” ou svadhisthana);
  3. Chakra plexo solar (umbilical ou manipura);
  4. Chakra do coração (cardíaco ou anahata);
  5. Chakra da garganta (laríngeo ou vishuddha);
  6. Chakra frontal (também chamado de terceiro olho ou ajna),
  7. Chakra coronário (ou sahasrara).

Cada chakra é um dos centros de energia presentes no corpo e, ao serem ativados, podem influenciar positiva ou negativamente a vida da pessoa. O conhecimento sobre cada um deles é usado como base de diferentes práticas, como a ioga.

E qual a relação deles com a “roda”, você pode se perguntar. Quando alinhadas, essas “rodas” captam as energias corporais, mas que também podem ser de um local, como a casa. E, dessa forma, conduzem o indivíduo a um caminho de plenitude.

Por que os chakras precisam de alinhamento?

Os especialistas dizem que, quando estão desalinhados, os chakras podem canalizar uma série de problemas. Pode ser desde uma dor no corpo, questões mentais não-resolvidas, entre outras. Portanto, ao buscar meios de manter seu alinhamento, é possível que o indivíduo alcance a plenitude.

Leia também:

E a decoração é uma ótima forma de alinhar os chakras, feita a partir de uma paleta de cores específica. Veja, a seguir, como incluir suas cores ao decorar sua casa ou escritório.

Como incluir as cores dos chakras na decoração

Agora que você sabe mais um pouco sobre o assunto, conheça as cores dos chakras e como incluí-las na decoração.

Chakra raiz: vermelho

área gourmet com presença de vermelho na decoração
O vermelho desta área gourmet pode gerar sentimento de segurança e acolhimento (Projeto: Cardoso Chouza Arquitetos)

Como o nome sugere, a raiz precisa estar em uma base sólida para manter o todo de pé. E não seria diferente com a energia. Dessa forma, ao incluir pontos destacados em vermelho na sua decoração, é possível obter benefícios como sensação de paciência e segurança.

Chakra sacral: laranja

Tons terrosos remetem ao laranja, e criam uma atmosfera sensual (Projeto: Juliana Pippi | Foto: Mariana Boro)

Esse chakra está relacionado à sensualidade, ao prazer e à alegria. Por isso, ao incluir o laranja na decoração, é possível ativar essas três energias. Inclusive a fertilidade, para aqueles que desejam expandir a família. Além disso, um escritório com tons de laranja também pode despertar maior criatividade.

Chakra plexo solar: amarelo

espaço de leitura com azulejos amarelos floridos
O amarelo banha os azulejos deste projeto, estimulando irreverência e confiança (Projeto: Portobello)

Este chakra está intimamente relacionado ao sistema digestivo e à uma profunda conexão com nossas emoções. Por isso, ao usar amarelo na decoração, aumenta-se a autoconfiança e sentimentos de liderança, disciplina, autoestima e carisma.

Chakra do coração: verde

quarto de casal aconchegante com azulejos verdes
Nos chakras, cor verde está ligada ao coração (Projeto: Studio Tivi | Foto: Felipe Araújo)

Para quem ama verde, saiba que o chakra do coração está relacionado a essa cor. Ele representa questões afetivas, sobretudo o amor, gratidão e cura. Pode ser útil para quem quer trabalhar esses três assuntos em sua vida.

Chakra da garganta: azul

escritório decorado de azul-marinho
Escritório tem azul-marinho em seu décor, o que pode facilitar a comunicação nos negócios (Projeto: Elisa Fraga, Guilherme Bussamra e Marcelo Marcolino | Foto: Felipe Araújo)

Um dos caminhos pelos quais o alimento chega até o nosso sistema digestivo, a garganta é representada pela cor azul. Assim, aconselha-se o uso de tons de azul em áreas como a cozinha e a sala de jantar (ou na decoração de mesa e nos objetos de decoração para cozinha). Tudo isso, espera-se, resultará em uma excelente comunicação - mecanismo também interessante em ambientes corporativos. 

Chakra frontal: índigo ou anil

área de lazer com piscina desnivelada
O índigo transita entre o azul-escuro e o violeta e, nesta área, o tom está presente na piscina (Projeto: Portobello)

O terceiro olho também é usado como sinônimo para a intuição. Aqui a palavra de ordem é nutrir a espiritualidade e aumentar a conexão consigo mesmo. Portanto, caso queira reservar em sua casa um refúgio para práticas de bem-estar, o índigo ou anil é o tom indicado.

Chakra coronário: violeta e/ou branco

área de lazer com piscina, jardim vertical, plantas, mesas e cadeiras para descanso
Tons semelhantes à violeta podem se fazer presentes inclusive no projeto paisagístico (Projeto: Patricia Ieno)

A espiritualidade também dá as caras neste chakra, que está no topo da cabeça. Diz respeito ao encontro consigo e com a sabedoria, para saber lidar com as situações do cotidiano. Dessa forma, caso queira aumentar sua percepção sobre a realidade, inteligência e consciência com o presente, o violeta é a sua cor. Ou o branco, alternando detalhes entre um e outro tom.

E você, já conhecia as cores dos chakras? Tem alguma preferida ou usou essa estratégia na decoração da sua casa, ou escritório? Deixe seu comentário:

Sair da versão mobile