09.11.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Decoração de casa
A decoração faz toda a diferença para deixar os ambientes mais bonitos(Projeto: Jessica Castro / Foto: PicCompany)

9 dicas de decoração de casa para ter ambientes mais bonitos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
09.11.2022
Neste artigo, listamos os principais truques de decoração de casa para você conquistar os ambientes com os quais sempre sonhou
minutos de leitura

Bastam alguns minutos navegando no Archtrends ou no Pinterest para surgirem dezenas de inspirações para decoração de casa.

Mas entre cores que estão em alta, móveis bonitos e lançamentos de revestimentos, é comum chegar na pergunta: “como aplicar tudo isso no espaço que eu tenho e com o meu orçamento?”.

Para não se perder em meio a tantas referências, a primeira orientação é não tentar utilizar tudo que foi salvo.

Deve-se entender as características do ambiente que vai receber a decoração, os materiais que atendem às necessidades funcionais e estéticas e, principalmente, o seu estilo.

Afinal, uma casa bonita é aquela que reflete a personalidade de seus moradores. Confira, a seguir, algumas dicas para começar a decorar o seu lar!

1. Analise as características e os usos do ambiente

Decoração de casa, características, usos
A cozinha é o coração da casa e, portanto, precisa ser convidativa (Projeto: Gabriela Ordahy / Foto: Cristiano Bauce)

A primeira pergunta que deve ser respondida é: qual ambiente você deseja decorar?

A sala, por exemplo, pede mudança com alguma frequência, uma vez que normalmente é o espaço onde a família passa mais tempo, além de ser o ponto de encontro com os amigos em casa.

Se estivermos falando de uma sala de jantar e TV, é importante que ela seja devidamente equipada para as duas funções, com mesa, cadeiras, sofás e rack.

Algumas ainda servem de home office. Nesse caso, será preciso reservar um cantinho para a escrivaninha e uma cadeira.

A cozinha é o coração do lar. Se esse ambiente também serve para fazer refeições, invista em uma mesa de jantar ou em um balcão.

Já se o objetivo é somente preparar a comida, é interessante apostar em armários com portas de vidro, para que os utensílios se tornem objetos de decoração.

O quarto e o banheiro são ambientes com mais “licença poética”, pois preservam a intimidade dos moradores.

Pergunte-se: o quarto vai abrigar um closet ou uma escrivaninha? É possível aproveitar a luz do sol ou a iluminação artificial precisa ser reforçada mesmo durante o dia?

O banheiro será apenas funcional ou você quer acrescentar algumas plantas e outros itens, dando um ar de spa?

Definido o cômodo e seus usos, tire as medidas dele. Essa é uma etapa que norteará os próximos passos; a partir daí poderão ser escolhidos os melhores elementos.

2. Aproveite o que você já tem

Decoração de casa, móveis reaproveitados
Móveis antigos de boa qualidade devem ser reaproveitados de alguma forma
(Projeto: Alessandra Gandolfi Arquitetura & Interiores / Foto: Fabio Junior Severo)

Depois de escolher o ambiente, observe quais são os móveis e objetos que você deseja manter ou descartar. Não há regras.

Uma dica valiosa, principalmente em casos de espaços e orçamentos enxutos, é entender o que reaproveitar.

Pode ser aquele sofá do qual a família não abre mão, o balcão entre a sala e a cozinha ou uma penteadeira antiga no quarto, por exemplo.

Muitas vezes, reformar um móvel de qualidade sai mais em conta do que comprar um novo.

Também vale transformar um móvel em objeto central. Quando elegemos um ponto de destaque, o restante pode seguir uma linha minimalista — com menos intervenções e, portanto, mais econômico.

3. Descubra o seu estilo decorativo

Se a sua intenção é investir um pouco mais, talvez seja o momento de aprender sobre os principais estilos de decoração, para entender se alguns deles “dá match” com o que você procura.

Neoclássico

É um estilo caracterizado pela riqueza de detalhes, com elementos que trazem sofisticação e têm inspiração no passado.

Você pode incluí-lo na sua casa por meio de tapetes felpudos, lustres, castiçais, espelhos grandes, molduras trabalhadas, cortinas pesadas, peças estofadas e mobiliário imponente.

Moderno

Baseia-se na funcionalidade. Ou seja, os elementos decorativos ficam em segundo plano, para que os funcionais sejam priorizados.

Móveis planejados, linhas retas, metal, vidro e luz branca são características marcantes do estilo moderno.

Decoração de casa, estilos decorativos
Ambiente com características modernas, como tons neutros e itens essenciais (Projeto: Portobello S.A.)

Industrial

Lembra o estilo moderno. Apesar de ambos terem uma aparência mais “crua”, no industrial se destacam estruturas expostas e materiais rústicos, como cimento, tijolos e aço.

Na maioria das vezes, o layout não precisa de muitas divisões ou objetos de decoração, lembrando fábricas antigas.

Rústico

Muito conhecido por relembrar a decoração de residências do interior, é um estilo que valoriza a aparência dos materiais naturais, como a madeira.

Luzes amareladas, plantas e artesanato também ajudam a criar a atmosfera acolhedora típica de cidades pequenas.

Conhecer os estilos de decoração populares ajuda a compor ambientes harmônicos. Se um deles chamou a sua atenção, use e abuse das referências.

Agora, se o seu gosto combina com mais de um, não tenha medo de misturá-los. Entretanto, sem excessos, para que o espaço não fique “over”.

Comece por materiais universais, como madeira, e pequenos objetos de decoração, como tapetes e espelhos.

4. Aposte em uma paleta de cores para a decoração de casa

Decoração de casa, paleta de cores
Neste projeto, a arquiteta empregou uma paleta de tons terrosos, que são tendência na arquitetura (Projeto: Mariana Castro / Foto: Xico Diniz)

A paleta de cores é um aspecto muito importante do décor, pois ajuda a transmitir a mensagem que você deseja passar com cada ambiente.

O quarto, por exemplo, é um cômodo para relaxar. Portanto, pede tons neutros e frios, como verde, azul e violeta, que transmitem calma e tranquilidade. Nesse caso, o colorido pode aparecer em objetos de decoração ou roupas de cama.

Já cores mais vivas — como vermelho, laranja e amarelo — são consideradas estimulantes e, por isso, tendem a marcar presença em salas e escritórios.

Na cozinha e no banheiro, valem paletas tanto de tonalidades neutras quanto de vibrantes, com total destaque para os objetos.

Defina uma quantidade limite de cores para usar. A partir daí, fica fácil escolher os tons, que podem ser complementares ou análogos.

Saiba mais: Entenda como utilizar o círculo cromático na decoração de casa

5. Escolha os revestimentos certos

lastras de porcelanato na parede e bancada
Esta cozinha utiliza as mesmas Lastras de porcelanato na parede e na bancada (Projeto: Portobello S.A.)

A escolha dos revestimentos tende a fazer diferença na decoração de casa.

Uma boa alternativa é o porcelanato, que reproduz diversos tipos de materiais com fidelidade e pode ser aplicado em pisos, paredes e tetos.

Além disso, o produto é conhecido pela facilidade de limpeza e manutenção. Em geral, sua higienização requer apenas água, detergente neutro e pano limpo.

Para saber em qual ambiente e como aplicá-lo, primeiro deve-se entender que existem três tipos de acabamento: polido, natural e EXT.

Porcelanato polido

O porcelanato polido é conhecido por sua aparência lisa e brilhante. Portanto, é indicado para ambientes secos, como sala e quartos.

Portanto, o piso polido não pode ser aplicado em áreas externas ou molhadas, porque tende a ficar escorregadio. É possível aplicar o porcelanato polido nas paredes de áreas externas cobertas e ambientes molhados, como o banheiro.

Porcelanato natural

O porcelanato natural, como o próprio nome diz, é neutro. Isso faz dele muito resistente e pouco escorregadio.

Conta com uma superfície fosca, o que combina com ambientes que buscam conforto. Pode ser usado em qualquer área de espaços comerciais e residenciais, inclusive banheiros, cozinhas e lavanderias. Mas não é recomendado revestir piso de uma área externa descoberta.

Porcelanato EXT

Por fim, o porcelanato EXT é a versão mais rústica e resistente. Graças a isso, é indicado para áreas externas que tenham contato frequente com a água. É que sua superfície é abrasiva, o que ajuda a evitar escorregamentos.

6. Dê atenção à iluminação

Decoração de casa, iluminação
Os pendentes em cima da mesa de jantar ajudam a destacar o espaço para as refeições (Projeto: Jô Magalhães)

Apesar de muitas vezes ser subestimada, a iluminação certa é capaz de transformar qualquer ambiente, pois ajuda a criar a atmosfera desejada.

Basicamente, existem dois tipos de iluminação: a direta e a indireta.

A iluminação direta é composta por lustres, spots, luminárias de mesa e de piso, abajures e pendentes. Normalmente é utilizada em espaços que precisam ser funcionais.

Já na iluminação indireta temos sancas, nichos e arandelas. Ela é indicada para ambientes que não necessitam de luz contínua ou são intimistas.

As lâmpadas utilizadas costumam ser brancas, para estimular a atenção, ou amarelas, para favorecer o relaxamento.

A luz natural também tem muito valor para a decoração de casa. Comece a perceber quando e onde ela aparece para aproveitá-la ao máximo. Isso ainda ajuda a economizar na conta de energia.

7. Invista em móveis curingas para a decoração de casa

Decoração de casa, móveis
Sofá, poltronas e mesa de centro são móveis básicos para a sala. Caso o seu estilo seja mais moderno, vale ousar na escolha dos móveis, como na foto (Projeto: Leonardo Maia)

Existem alguns móveis que, além de funcionais, têm o poder de embelezar os espaços.

Na sala, vale a pena investir em poltronas, mesas de centro e aparadores para abrigar plantas, peças de cristal ou livros.

Para o quarto, as apostas são baú no pé da cama, chaise ou penteadeira, desde que o ambiente seja suficientemente espaçoso.

Caso ele também abrigue o home office, vale a pena procurar escrivaninhas e estantes que embelezam o espaço.

Em cozinhas pequenas, a bancada pode substituir a mesa. Todos os armários de parede devem ser otimizados com muitas divisões, para que tudo tenha seu lugar determinado.

Cozinhas grandes podem receber as famosas ilhas, que além de valorizarem a circulação, são capazes de abrigar armários e eletrodomésticos embutidos.

Banheiros e lavabos devem ter algumas prateleiras abaixo da cuba.

Se a intenção é transformar a varanda, considere um sofá de parklet com muitas almofadas, uma pequena mesa de madeira com bancos altos e — por que não? — um frigobar ou uma miniadega.

8. Use os tecidos ao seu favor

Sem dúvidas, os materiais têxteis são essenciais para deixar qualquer ambiente mais bonito e aconchegante.

Afinal, quando falamos de decoração de casa, é impossível não pensar em cortinas, tapetes, roupas de cama, mantas, almofadas etc.

Entretanto, é importante observar alguns fatores antes de escolher os tecidos para o décor do seu lar.

Se você tiver crianças ou pets, vale a pena investir em opções impermeáveis e/ou sintéticas, de modo a evitar acidentes.

Em regiões frias, aposte em materiais mais grossos e delicados, como veludo, suede e tecidos felpudos no geral.

Já locais quentes e úmidos pedem alternativas leves como linho e algodão.

As cores devem ser definidas de acordo com a paleta do ambiente.

9. Utilize objetos decorativos

Decoração de casa, objetos decorativos
Objetos decorativos dão o toque final na decoração de casa (Projeto: Bruna Balestieri)

Chegou o momento de comprar os itens finais para a decoração de casa. Nessa etapa, é preciso frisar que a qualidade é mais importante que a quantidade.

Afinal, materiais melhores tendem a durar, gerando economia a longo prazo.

Dito isso, veja alguns objetos curingas, que deixam qualquer ambiente mais bonito e não podem faltar na sua decoração.

Espelhos

Muito usados para ampliar ambientes, são excelentes objetos decorativos, pois podem ser de diversos tamanhos e formatos.

Espelhos grandes e regulares vão bem em quartos e closets, enquanto os menores e assimétricos combinam com lavabos e salas.

Quadros e porta-retratos

Atualmente, os porta-retratos saem das superfícies horizontais e ocupam as paredes.

Para compor um ambiente com lembranças e personalidade, vale misturá-los com quadros de diversos tamanhos.

Plantas e flores

Muito queridas pela maioria das pessoas, são altamente estratégicas na hora da decoração.

Enquanto as flores podem ser escolhidas de acordo com a sazonalidade e ocupam, normalmente, superfícies de móveis, as plantas têm mais autonomia.

Samambaias, jiboias e peperômias ficam bem penduradas. Já a costela de adão e a espada de São Jorge precisam de vasos terrestres.

Use cachepots para adicionar informações decorativas no espaço.

Vale lembrar que o processo de embelezar um lar é contínuo. Não tenha pressa, curta cada momento e deixe todos os cantinhos com a sua cara.

Quer saber como decorar a parte externa da sua casa? Então, veja as nossas dicas para decoração de área gourmet!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

9 dicas de decoração de casa para ter ambie...

9 dicas de decoração de casa para ter ambientes mais bonitos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies