23.12.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
decoracao de mesa com taças
Uma decoração de mesa deixa as datas especiais mais atrativas e requintadas (Projeto: Anderson Nogueira)

Decoração de mesa: 6 inspirações para celebrar datas especiais

 minutos de leitura
calendar-blank-line
23.12.2022
Inspire-se nessas 6 opções de decoração de mesa que separamos para você deixar suas datas especiais mais requintadas
minutos de leitura

Estamos chegando em uma época de festas, e nada melhor para transformar o Natal e qualquer outra data comemorativa em um evento mais do que especial do que uma linda decoração de mesa.

Quando conseguimos caprichar na decoração de mesa, até mesmo os alimentos ficam mais gostosos. Afinal, antes de saborear todas as delícias destas datas, o que vai nos impressionar é o que conseguimos ver com nossos olhos.

Além disso, deixar sua mesa mais bonita vai mostrar para sua família, amigos e convidados o quanto você tem um carinho especial por eles.

Mas, com tantas opções, nem sempre é fácil montar a sua mesa, e por isso preparamos esse artigo com tudo o que você precisa saber para deixar sua mesa linda em qualquer celebração.

Boa leitura!

O que colocar na decoração mesa?

decoração de mesa
Pense no estilo dos convidados ao preparar a decoração de mesa (Projeto: Carla Felippi)

A forma de fazer a decoração de mesa vai depender muito do seu estilo, da quantidade de convidados e do que será servido, mas alguns itens são indispensáveis, independentemente destes outros fatores.

Os seis itens abaixo podem estar presentes em todas as suas decorações:

1. Toalha de mesa

Para começar a decoração de mesa nesse Natal e em outras datas especiais, o primeiro passo é escolher a sua toalha.

Para o Natal, você pode escolher cores mais vivas como o vermelho ou dourado, mas também pode ser criativo e usar outras cores que combinem com o ambiente ou com o que será colocado sobre a mesa.

2. Jogo americano e sousplat

Depois disso, a dica é usar um jogo americano ou sousplat (um para cada convidado), posicionado ao centro, em frente aos assentos, para sua mesa posta ficar ainda mais requintada.

3. Pratos e talheres

O que será colocado por cima do jogo americano e sousplat são os pratos, e depois chegará o momento de colocar os talheres.

Os talheres devem ser posicionados sempre de fora para dentro na decoração de mesa (de acordo com o que será usado primeiro). As facas ficam do lado direito do prato e os garfos, do lado esquerdo.

4. Guardanapo

Não se esqueça dos guardanapos (e eles podem ser um grande diferencial, já que existem diversos modelos que podem ser usados na decoração de mesa). Eles devem ser posicionados do lado esquerdo ou em cima do prato.

decoração de mesa
Os guardanapos podem ser um grande diferencial na decoração de mesa (Projeto: Ângela Villar Nogueira Paes Cambraia)

Lembramos que você encontra alguns anéis para guardanapo que vão dar um charme especial para a sua mesa.

No Natal, é possível encontrar diversas opções divertidas, que podem se destacar na decoração de mesa. Se for misturar as cores, tente pensar nos tons que conversem entre si.

5. Copos

Para finalizar, não se esqueça dos copos. A escolha deve ser baseada no que será servido para beber.

6. Enfeites

Além destes itens essenciais, nossa dica é caprichar na decoração de mesa com o uso de vasos com flores, velas ou lanternas.

Como montar uma mesa simples e elegante?

Algumas pessoas não gostam de usar muitas cores ou diversos objetos, mas é possível, sim, fazer uma decoração de mesa simples e elegante. Quer saber como? É preciso usar de criatividade, já que você pode buscar muitos itens que já estão aí na sua casa.

decoração de mesa simples
Com muita criatividade é possível montar uma mesa simples e elegante. (Projeto: Cristina Bárbara)

Antes de sair para comprar os itens, reúna tudo o que você tem para fazer uma decoração de mesa, como talheres, sousplats, guardanapos, copos, etc. Tudo pode te ajudar a compor uma mesa simples e elegante.

Se você tiver um jogo de pratos da cor branca, isso já é excelente, pois essa cor combina com tudo e pode ser usada em diversas ocasiões, inclusive em uma decoração de mesa bonita para a ceia de Natal.

Assim você pode brincar com as cores de toalha, jogos americanos e sousplats. Se você tiver travessas brancas, seu kit inicial já está montado!

Além disso, o branco vai combinar com arranjos de flores, centros de mesa e qualquer outro enfeite que você colocar na mesa.

Uma dúvida comum ao montar uma decoração de mesa simples e elegante é se o ideal é usar jogo americano ou toalha de mesa.

Nossa dica é ter sempre uma toalha de mesa em um tom neutro, para que seja possível fazer diversas combinações. Se for comprar um jogo americano, escolha um de dupla face, assim você já tem a opção de duas decorações diferentes.

Você pode usar o jogo americano redondo ou retangular. Sua mesa vai ficar simples, bonita e protegida.

Os talheres mais utilizados para uma mesa simples e elegante são os inteiros de metal, já que, assim como o jogo de pratos branco, ele combina com tudo. Não tem como errar!

decoração de mesa
Você pode usar um jogo americano redondo ou retangular, ou até um sousplat para dar um toque de requinte. (Projeto: SAFF Arquitetura)

Já os copos e taças vão depender do que será servido, mas é possível encontrar diversos modelos para combinar com a organização da sua mesa. Uma boa pedida é escolher os transparentes. Simples, bonitos e funcionais.

Para uma mesa simples, o uso do sousplat é opcional, já que ele é meramente decorativo e pode ser utilizado com a toalha de mesa e também com o jogo americano.

Você só não pode se esquecer dos guardanapos. Sem dúvida, as opções mais elegantes são os de pano, em tons neutros.

Eles podem ser usados com os anéis de guardanapo, e isso certamente será um ponto de destaque na sua decoração de mesa. Para o Natal, é possível encontrar diversos modelos que combinam com a data.

O que colocar no centro da mesa?

decoração de mesa com vasos
Vasos com plantas são coringas para o centro da mesa da sala (Projeto: Paula Corrêa Pereira)

Para quem quer arrasar na decoração de mesa, o centro da mesa é o ponto mais forte, que realmente vai fazer diferença. O centro é um elemento que chama atenção e muda até mesmo a personalidade do espaço.

Você pode usar os centros mais clássicos como travessas, cestas e fruteiras, mas também é possível fazer uma linda decoração com flores, velas e outros enfeites. Principalmente em mesas mais neutras, um centro colorido vai deixar o espaço muito bonito.

decoração de centro da mesa
Composição de objetos no centro da mesa cria efeito diferenciado (Projeto: Mariana Haiduk)

Confira alguns tipos de centro de mesa para você se inspirar:

Produtos feitos à mão

Sabe aquele centro de mesa de crochê? Sim, é uma peça tradicional, que encontramos em muitas casas de famílias, e que pode ser uma excelente alternativa.

O bom dessa peça de decoração é que ela não será usada sozinha, ela será a base para outros objetos da sua decoração.

Além disso, é possível encontrar diversos modelos, com tamanhos e formas diferentes, além da variedade enorme de cores. Por isso, é possível combinar com diversos tipos de decoração que você pretende fazer.

Flores

decoração de mesa
As flores podem ser uma ótima opção para decoração de mesa (Projeto: Priscilla Zarzur)

Outro tipo de centro de mesa que não pode ser esquecido são as flores. Além de decorar a mesa, elas podem ser o centro das atenções das pessoas. Não importa a ocasião. Podemos falar do Natal, Ano Novo ou até mesmo de um casamento. Ter as flores como enfeite de centro de mesa é um clássico.

Garrafas

Outra tendência do centro de mesa é a reutilização de garrafas. Muitas pessoas usam a criatividade e usam garrafas diferentes, com diversos tipos de composição. É possível inclusive fazer arranjos de flores ou colocar mensagens dentro das garrafas.

Livros

E não podemos deixar de citar os livros, que também podem ser usados como centros de mesa. O mais importante é usar a criatividade e pensar em formas de deixar o seu centro de mesa diferenciado.

O que usar na decoração de mesa de jantar para o Natal

decoração de mesa de natal
Decoração de mesa de Natal ajuda a criar o clima para a noite de celebração (Foto: Tim Douglas/Pexels)

A mesa de Natal é um dos destaques deste dia tão especial. Afinal, esta é uma data em que recebemos a família e amigos especiais para que todos se sentem à mesa e desfrutem de uma ceia deliciosa.

Não por acaso, a mesa é o centro das atenções da sua casa nesse dia. Por isso, preparamos um passo a passo com tudo o que você precisa fazer para ter uma decoração de mesa de Natal marcante.

  1. Pense em qual vai ser a temática, as cores principais, e escolha uma toalha de mesa adequada, que combine com a decoração de mesa que você quer ter;
  2. O segundo passo é saber quantos convidados ficarão à mesa e delimitar o espaço de cada um, colocando o sousplat ou, se optar por não usar a toalha, posicionar os jogos americanos;
  3. O terceiro passo é colocar os pratos e os talheres, sempre pensando no posicionamento que falamos acima para uma decoração de mesa simples e elegante;
  4. Arrume os copos e não se esqueça de deixar espaço na mesa para as travessas;
  5. Coloque o seu centro de mesa, algo que deve ter destaque na decoração de mesa do Natal.

Pronto, sua mesa ficará linda e seus convidados ficarão impressionados com a sua dedicação.

Para uma mesa mais discreta, use toalhas com fundo liso, e para mesas mais tradicionais, aposte no vermelho, dourado e outras cores clássicas. Por fim, invista nos enfeites, especialmente no centro da mesa.

Quer saber mais sobre decoração e como deixar os espaços da sua casa cada vez mais lindos e agradáveis? Confira essas 9 dicas de decoração para casa.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Decoração de mesa: 6 inspirações para cel...

Decoração de mesa: 6 inspirações para celebrar datas especiais

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies