25.01.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Sala de estar em apartamento foi decorada com vasos de plantas ( Projeto: Portobello)
Sala de estar em apartamento foi decorada com vasos de plantas ( Projeto: Portobello)

Plantas para apartamento: o que você precisa saber antes de comprar

 minutos de leitura
calendar-blank-line
25.01.2023
Saiba quais cuidados você precisa ter para criar seu espaço verde em casa
minutos de leitura

Ter plantas em casa inspira relaxamento. Além de limpar e umidificar o ar, elas embelezam os espaços. Fora isso, elas são excelentes aliadas no Feng Shui, levando boas energias e prosperidade para a casa.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Nos últimos anos, o interesse por plantinhas só aumentou. Com o isolamento social causado pelo coronavírus, houve um forte crescimento nas vendas e busca por dicas pois, longe da família e amigos, as pessoas buscavam o aconchego que as plantas proporcionam nos ambientes. 

Os benefícios são muitos, mas o que devemos considerar na hora de comprar plantas para apartamento? Não importa se você vai começar um jardim vertical, uma mini-horta ou incluir flores em locais estratégicos do seu lar, é fundamental entender o ambiente e o cuidado que cada espécie requer.

Continue a leitura e confira nossas dicas:

Como escolher o local de cultivo das plantas para apartamento? 

Sala monocromática com planta
Transforme sua casa com plantas em todos os ambientes (Projeto: Traama Arquitetura e Design)

Quem está pensando em investir em plantas para apartamento precisa primeiro escolher o ambiente que vai receber as espécies. Afinal, não basta regar duas vezes por semana. É fundamental observar a iluminação natural, a incidência de ventos, o espaço para desenvolvimento das raízes e a frequência de rega de cada espécie.

Os cactos, por exemplo, costumam ser colocados no interior da casa, mas gostam de muito sol. Samambaias vão bem na sala, mas precisam receber luz indireta e não apreciam vento. Zamioculcas bebem pouca água e crescerão mais se estiverem dentro de casa. Parece difícil, mas é só seguir nossas dicas para não matar suas plantas para apartamento.

Vale lembrar que não precisa ter uma varanda gigante ou uma área gourmet para incluir plantas e flores em casa. É possível colocar espécies em todos os ambientes, inclusive se o seu apartamento for pequeno

Espaço das plantas para apartamento 

Suculentas próximas a janela
Transforme sua casa com plantas em todos os ambientes (Projeto: Traama Arquitetura e Design)

A varanda costuma ser o melhor local para o cultivo de flores e plantas, mas não precisa ser o único. É possível encontrar cantinhos com boa incidência de luz solar ou com espaço para espécies que não pedem tanta iluminação. 

Na falta deles, invista em jardins verticais e em vasos de diferentes tamanhos. No entanto, não se esqueça que os vasos precisam ser grandes o suficiente para o desenvolvimento das raízes. 

Se você quiser mais dicas, confira ideias de decoração com plantas para a sua casa.

Iluminação 

Sala de jantar iluminada com jardim vertical
Jardim vertical embeleza sala de estar (Projeto: Calheiros Beltrão Arquitetura)

Se você quer suas plantas verdinhas, é preciso regar, fertilizar e pensar na quantidade de luz que ela irá receber.  Lembre-se que o sol ajuda na fotossíntese, processo responsável pelo desenvolvimento da planta.

Cada espécie tem suas particularidades. Os cactos gostam de bastante luz e pouca água. Já as palmeiras preferem iluminação indireta e regas mais frequentes. Mas, caso você opte por plantas ornamentais ou flores, espécies como bonsai, azaléia, violeta e gérbera são algumas das que não precisam de muita luz para serem cultivadas.

Caso seu apartamento tenha muita sombra ou você queira incrementar o seu jardim, use lâmpadas de LED. Essas luzes são as mais recomendadas porque não aquecem as plantas, além de terem boa durabilidade e baixo consumo de energia. 

Cuidados básicos de rega

Sala de jantar com diversos tipos de plantas
Busque espaços com iluminação apropriada para a espécie escolhida (Projeto: Renata Faria Scherer)

É preciso saber a necessidade de água da espécie escolhida pois, se você exagerar na hidratação, poderá prejudicar a oxigenação e estimular o aparecimento de fungos e outras pragas nas raízes.

Na dúvida, coloque o dedo na terra e verifique se ela está seca. Se estiver, está na hora de molhar suas plantas para apartamento.

Outra dica que pode ajudar em sua organização é escolher um horário para fazer a rega. Nesse caso, prefira as primeiras horas da manhã ou o final da tarde, e evite regar em horário de sol intenso. Dê preferência por água em temperatura ambiente para evitar choques térmicos. 

Para saber mais, leia Principais cuidados com as plantas no verão.

Plantas que você não deve ter no seu apartamento

As plantas são muito bem-vindas, mas nem toda espécie pode ser cultivada dentro de casa devido ao risco de consumo por animais domésticos e crianças, como no caso dos narcisos e do lírio Hemerocallis.

A ingestão da Dieffenbachia (ou comigo-ninguém-pode) pode causar o fechamento das vias aéreas, além do surgimento de alergias e coceiras. Por isso, é muito importante pesquisar sobre as plantas antes de começar seu projeto de paisagismo. 

Confira algumas espécies de plantas para apartamento

Para ajudar você a escolher as plantas para apartamento, preparamos uma lista com as 10 opções para você cultivar. 

  1. Suculentas
  2. Cactos
  3. Bromélia
  4. Samambaia
  5. Pleomele
  6. Violetas
  7. Lírio da Paz
  8. Begônia
  9. Costela-de-Adão
  10. Pacová

Considere também as espécies hera, jiboia, orquídea, cróton e babosa. Uma dica importante é escolher as que sejam mais fáceis de cuidar conforme a rotina da casa. Se você passa longos períodos fora, é melhor optar por plantas que não exigem muita rega ou mudança de local para tomar sol. 

Há ainda a opção de árvores frutíferas que podem ser cultivadas em vasos como pitanga e laranja kinkan. Ou então, considere uma hortinha com pimenta, alecrim, salsinha e cebolinha, que, além de compor a decoração, podem ser usadas na culinária. 

Dicas de como montar um espaço para plantas no apartamento

Lavabo com nicho de plantas
Plantas formam jardim vertical em lavabo (Projeto: Messen Arquitetura)

A criatividade ajuda muito na hora de escolher um local para seu jardim. Pense naqueles espaços “esquecidos”, como sobre uma mesa e outros móveis.

Também não precisa cultivar as plantas apenas em vasos tradicionais. Faça uma horta com garrafas PET, caixotes de madeira, latas de alumínio e outros materiais reaproveitados. 

Para desfrutar melhor o espaço, você pode fazer um jardim suspenso ou vertical. Também vale optar por plantas aromáticas, como hortelã ou manjericão, que perfumarão o ambiente. 

Quer saber mais? Acesse design planejado para um apartamento garden.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Plantas para apartamento: o que você precisa...

Plantas para apartamento: o que você precisa saber antes de comprar

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas
Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies