09.01.2024
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Piscina encostada em muro. Há plantas e espreguiçadeiras ao redor dela
Listamos os principais passos para você aprender como limpar piscina do jeito certo (Projeto: Victor Romansini - Studio Roma)

Como limpar piscina: confira um passo a passo completo

 minutos de leitura
calendar-blank-line
09.01.2024
Manter a área de lazer limpa ajuda a garantir bons momentos de diversão e relaxamento. Saiba como limpar piscina de alvenaria da forma correta
minutos de leitura

Ter uma área de lazer funcional é essencial para aproveitar dias de sol e calor, sobretudo no verão. Mas você sabe como limpar piscina do jeito certo?

Principalmente se for uma piscina de alvenaria, manter o tanque em perfeitas condições não se resume à água cristalina, mas também à conservação dos revestimentos.

Então, preparamos este artigo com o passo a passo de como limpar piscina de um modo eficiente. Aqui, destacaremos os tanques de concreto. Acompanhe!

Passo 1: desligar o sistema de filtração

Área externa com piscina atrás de uma casa de dois andares moderna
É importante manter uma rotina de limpeza da piscina para conservar os revestimentos (Projeto: Rafael Granero / Foto: Rafael e Moisés)

Antes de iniciar a limpeza, desligue o sistema de filtração, para garantir segurança e eficácia durante o processo.

Isso porque limpar piscina envolve a remoção da sujeira antes de filtrar a água. Por sua vez, essa é uma etapa que vai apenas ajudar na manutenção da limpeza.

Passo 2: limpar a área ao redor da piscina

Comece removendo sujeiras da área externa com piscina. Isso evita que detritos sejam levados para a água durante a limpeza.

Sobretudo se você utiliza porcelanato no entorno da piscina, o ideal é que essa limpeza seja feita com uma vassoura de cerdas macias.

Leia também:

Passo 3: como limpar piscina inclui peneirar detritos maiores

Utilize uma peneira para retirar detritos maiores da superfície da água, como folhas e galhos, facilitando o próximo passo.

Nessa etapa, você evita que os respiros e as tubulações entupam por conta de objetos. Além disso, ajuda a evitar manchas na superfície.

Passo 4: escovar as bordas, as paredes e o fundo

Área externa com piscina e paisagismo
Cuidados na hora de limpar piscina de alvenaria ajudam a evitar danos aos revestimentos (Projeto: CUBO3 Arquitetura / Foto: Ronald T. Pimentel)

Escove cuidadosamente as bordas, as paredes e o fundo. Isso remove algas e resíduos acumulados.

Como limpar piscina também envolve alguns cuidados para conservar os revestimentos, é essencial usar uma escova adequada. 

Portanto, evite materiais e produtos abrasivos, como escovas de cerdas metálicas. Afinal, isso pode causar danos irreparáveis.

Fique de olho também no produto que você vai usar junto da escova ou esponja. Certifique-se de que ele é apropriado para piscinas. Dessa forma, será mais fácil remover limo, algas e fungos que tendem a se proliferar.

No caso dos revestimentos da Portobello, a indicação da marca é utilizar produtos como detergente neutro ou saponáceo cremoso, como CIF, Radium ou Veja Cloro Ativo. Isso vale para as bordas e os decks.

Contudo, qualquer produto aplicado nos revestimentos precisa ser diluído em água. Além disso, prefira as versões neutras. 

Também é importante seguir as recomendações do fabricante para a aplicação de cada material de limpeza.

Em caso de sujeiras mais resistentes, você pode deixar o produto diluído em água agir por alguns minutos sobre o revestimento. Então, esfregue com uma escova de cerdas macias.

Um alerta é a respeito de limpa pedra. Não use esse produto para remover a sujeira de bordas e decks de piscina com revestimentos cerâmicos. Ele causa um ataque químico irreversível.

Apesar de alguns revestimentos reproduzirem pedra, a limpeza ainda deve seguir as recomendações para cerâmicas, e não para materiais naturais.

Passo 5: filtrar a água e limpar os filtros

Filtre a água e limpe os filtros conforme as instruções do fabricante. Isso garante uma circulação eficiente e mantém o visual cristalino.

De maneira geral, o ideal é que o filtro esteja ativo por, pelo menos, seis horas diárias. Além disso, a recomendação é limpá-lo todos os dias.

Passo 6: aglutinar as sujidades restantes

Piscina vista de cima. Ao redor dela há espreguiçadeiras, um deck e paisagismo
Limpeza de piscina tem etapas físicas e químicas (Projeto: PORTONEVES Arquitetura / Foto: Walter Dias)

Utilize produtos específicos para aglutinar as sujidades restantes, facilitando a remoção delas.

Isso é importante porque, mesmo mantendo o filtro ativo e limpo, alguns detritos podem passar pela peneira. Isso inclui óleos de produtos como protetor solar e poeira.

Contudo, ao usar um produto específico, essas sujidades precipitam no fundo, simplificando a tarefa de quem quer saber como limpar piscina do jeito certo.

Passo 7: aspirar o fundo da piscina

Aspire o fundo para eliminar resíduos que foram aglutinados anteriormente. Inclusive, esse é um dos passos de como limpar piscina que pode tomar mais tempo, além de exigir esforço físico.

No entanto, é uma etapa essencial para ter uma água clarinha e limpa para aproveitar com os familiares e amigos.

Passo 8: verificar o nível da água

Piscina encostada em muro na parte de trás de uma casa
Antes de aplicar produtos, verifique o nível da água e, se necessário, faça ajustes (Projeto: IN CASA Arquitetura + Desgin / Foto: Mak Cézar)

Certifique-se de que o nível da água está adequado, evitando danos ao sistema de filtragem. Geralmente, o ideal é que esteja acima da metade do skimmer. 

No entanto, se você observar que está abaixo, adicione mais água. Já se estiver muito alto, use a bomba para drenar o excesso.

Passo 9: medir e ajustar o pH e a alcalinidade

Antes de seguir para o próximo passo de como limpar piscina, é importante que você meça o pH da água. Ele deve estar entre 7,2 e 7,6.

O pH é, basicamente, o grau de acidez ou alcalinidade da água. De acordo com a medida, 7 corresponde ao pH neutro.

Quando ele está acima de 7, quer dizer que há aumento de alcalinidade. Já quando fica abaixo de 7, significa que há aumento da acidez.

Depois de medir o pH, é possível entender o equilíbrio químico, para saber quais produtos devem ser aplicados e em quais quantidades.

Se o pH estiver abaixo de 7,2, aplique um produto para elevar esse número. Já se estiver acima de 7,6, é preciso fazer um teste de alcalinidade, que requer outro produto específico. 

A alcalinidade deve ficar entre 80 e 120 partes por milhão (ppm). Se estiver abaixo de 80, use um redutor de pH. 

Manter o pH em dia evita que a água da piscina irrite pele, olhos e mucosas. Além disso, também ajuda a evitar a corrosão do encanamento, das bombas e dos revestimentos.

A água parada e sem controle tende ainda a favorecer a proliferação de micro-organismos. Sendo assim, nem pense em pular essa etapa.

Passo 10: aplicar algicida

Piscina encostada em muro. Ao redor dela há um deck com espreguiçadeiras e plantas. Também tem um cachorro no deck
Diferentes produtos ajudam a deixar a piscina limpa, além de conservarem o trabalho (Projeto: Mayara Shinya Calister / Foto: Leonardo de Paula)

Aplique algicida para prevenir o crescimento de algas, mantendo a água da sua piscina limpa por mais tempo.

Contudo, se ela estiver muito suja, com a água verde, mau cheiro e até lodo, o ideal é optar por um algicida de choque. Nesse caso, o produto é mais potente e ajuda na decantação e limpeza.

Passo 11: aplicar cloro ou similar

Por fim, aplique cloro ou produtos similares conforme as instruções do fabricante, mantendo a água livre de micro-organismos.

O produto ajuda não só em como limpar piscina e deixá-la saudável; também é essencial para evitar que a água fique esverdeada.

Mantendo o pH controlado e água tratada com cloro, você ainda evita problemas como a descalcificação do rejunte, caso ele seja cimentício.

Lembre-se: a manutenção regular é a chave para uma piscina deslumbrante e duradoura.

Gostou de conferir essas dicas? Então, continue no Archtrends para saber tudo sobre piscina, como tipos e revestimentos!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Como limpar piscina: confira um passo a passo...

Como limpar piscina: confira um passo a passo completo

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies