24.03.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Piscina quadrada com níveis de profundidade diferentes.
A piscina de concreto integrada com deque traz elegância e praticidade para a área de lazer (Projeto: PORTONEVES Arquitetura)

Piscina de concreto: tudo que você precisa saber

 minutos de leitura
calendar-blank-line
24.03.2023
Além de valorizar o imóvel, a piscina é uma forte estrutura de lazer para qualquer casa. Confira dicas essenciais para construir a sua!
minutos de leitura

O desejo de ter uma piscina em casa está em alta. Com tantas opções no mercado, é difícil escolher o melhor modelo para investir. É importante que seja um projeto que permita os mais variados tipos de revestimentos, tamanhos e formatos. Você pode encontrar tudo isso na piscina de concreto.  

A piscina de concreto é bastante utilizada em áreas de lazer públicas ou privadas frequentadas por um grande número de pessoas. Porém, não é só nesses lugares que é possível encontrá-la. Está cada vez mais comum a construção de piscina residencial em concreto armado devido à beleza e durabilidade do material.

Acompanhe neste artigo tudo o que você precisa saber sobre piscina de concreto e, ao final, saiba se é a melhor opção para a sua residência. 

O que é uma piscina de concreto?

Piscina dupla na área de lazer de prédio.
A piscina de concreto é caracterizada por sua estrutura complexa (Projeto: Malu Carvalho)

A piscina de concreto armado é caracterizada pela sua estrutura. Entre todos os tipos construtivos, essa versão é a mais elaborada. Durante a sua construção são distribuídas ferragens duplas que devem ser preenchidas com concreto. São elas que sustentam o peso da água após a finalização da obra. 

A medida faz com que esse tipo de piscina seja formada como um único conjunto. Adicionalmente, são posicionados blocos de cimento entre os ferros nas laterais, antes de o concreto ser depositado. 

A piscina de concreto é moderna e valoriza a decoração da área externa. Essa técnica é a ideal para terrenos cujo solo é instável, pois é bastante resistente nesse ambiente. 

Leia também:

Piscina ampla em área externa com paredes de porcelanato verdes.
Projetos de piscinas de concreto permitem muitas possibilidades - do tamanho ao desenho (Projeto: Portobello)

Qual a diferença entre piscina de concreto e piscina de alvenaria?

Tecnicamente, a piscina de alvenaria é uma categoria da piscina de concreto armado. 

O que diferencia os dois modelos é que a estrutura da piscina de alvenaria é menos robusta, ou seja, mais simples. O concreto também é utilizado no piso. Nas paredes são colocados tijolos ou blocos durante sua construção. E a principal diferença está no fato da piscina de alvenaria ter vigas e colunas em sua sustentação.

Piscina ampla com borda infinita cercada por vegetação.
Piscinas de concreto possuem grande variedade de dimensões e formatos (Projeto: Daniele Garibaldi. Foto: Anderson Nascimento)

Vantagens da piscina de concreto

Agora que você entendeu qual a diferença entre ambos, conheça quais são as vantagens e as desvantagens em escolher esse modelo para o seu projeto de piscina em casa.

1. Durabilidade

A piscina de concreto possui a maior durabilidade em relação à piscina de alvenaria. Quando bem feita, apresenta boa resistência e será difícil aparecer alguma rachadura.

2. Diversidade

A piscina de concreto permite uma grande variedade de formas, tamanho e profundidade. Desde as pessoas que gostam de piscinas retangulares e com profundidade mediana às que preferem modelos contemporâneos. 

Essa piscina pode ser modelada em formas arredondadas, semicirculares ou com linhas retas. Basta liberar a criatividade!

Piscina com dois níveis de profundidade com arvore no meio.
A piscina de concreto permite diferentes formatos (Projeto: Claudia M B Grassano Ortenzi)

3. Bordas variadas

Não é apenas o layout da piscina de concreto que pode ser diversificado. Suas bordas podem variar conforme o estilo do cliente e a intenção do projeto. 

Piscina com azulejo  azul e diversos níveis de profundidade.
Piscina de concreto pode apresentar formas variadas (Projeto: As Ferreiras Arquitetura)

Desvantagens da piscina de concreto

Veja quais as desvantagens da instalação desse modelo na sua casa.

1. Preço elevado

A piscina de concreto exige um profissional especialista que acompanhe a execução da obra, o que pode torná-la mais cara. 

Outra etapa que eleva o custo da construção é a escolha dos materiais. Esse modelo exige matéria-prima específica, aumentando o preço final. Portanto, é preciso considerar se essa é a melhor alternativa para o que você procura.

2. Manutenção

Se a confecção da piscina for efetuada da maneira correta, após anos ainda estará resistente. Porém, quando for preciso realizar alguma manutenção, a tendência é que seja mais complexa e cara.

3. Impermeabilização

Piscinas de concreto armado precisam de uma boa impermeabilização, medida que evita vazamentos ou infiltrações. Caso não seja feita corretamente, rachaduras poderão aparecer e até mesmo o revestimento será danificado. Além disso, as estruturas ao redor do deque para piscina, muros ou até mesmo a própria casa, podem ser comprometidas. 

Piscina de concreto: custos

Piscina ampla em formato curvo com espreguiçadeiras acolchoadas.
A piscina de concreto pode ser construída em formas variadas (Projeto: Espaço do Traço Arquitetura)

Os custos na edificação de uma piscina são variáveis. Por exemplo, em terrenos que exigem alguma intervenção prévia antes da sua instalação, a obra pode ser mais custosa. O valor pode mudar também dependendo da manutenção, se é manual ou mecânica. 

Outras questões que influenciam no preço são as especificações da piscina, por exemplo, inclusão de hidromassagem, sistema de aquecimento ou detalhes mais elaborados ao desenho. 

Piscinas de concreto também demandam atenção na hora da escolha do profissional responsável pelo planejamento. É ele quem verificará a prevenção de problemas posteriores à finalização ou caso a construção se prolongue além do necessário.

Dicas de revestimentos para piscina de concreto

Existem uma pluralidade de revestimentos que podem ser aplicados na sua piscina. Por isso, separamos algumas possibilidades de materiais para você escolher.

Pastilhas de cerâmica

Esse revestimento imprime grande beleza estética na piscina de concreto armado. Uma grande vantagem dele é a possibilidade de encontrá-lo com uma grande gama de cores e dimensões. São mais caros que os azulejos, porém têm maior durabilidade.  

Porcelanato

O porcelanato também é um revestimento cerâmico. Porém, devido a sua composição, com mais materiais rochosos do que argila, o resultado final se torna diferente. Isso faz com que ele absorva menos água, tornando-se ideal para piscinas. 

Escolher o porcelanato para o acabamento final da sua piscina de concreto contribui para economia futura. Isso ocorre por ser extremamente resistente aos produtos utilizados na manutenção da piscina.

Piscina ampla iluminada .
Barlavento Blank utilizado como revestimento na piscina (Projeto: Espaço & Casa Arquitetura e Interiores)

Pastilhas de vidro

As clássicas pastilhas de vidro são ótimas para quem busca adaptação a diversos layout de piscinas. Para piscinas de concreto armado que foram construídas em formatos diferenciados ou orgânicos, esse revestimento pode atender a demanda. Entretanto, é preciso atenção ao utilizá-lo e contratar mão de obra especializada. 

Azulejo 

O azulejo é uma ótima opção se você está buscando revestimento mais em conta. Além de ser mais barato do que as outras opções, existem no mercado muitas possibilidades de cores. Porém, uma desvantagem é a necessidade de manutenção constante, pois é propício ao acúmulo de microorganismos. 

Após descobrir como a piscina de concreto é versátil, veja como você pode transformar essa área em sua casa, no artigo: Dicas para transformar a área de piscina de sua casa.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Piscina de concreto: tudo que você precisa s...

Piscina de concreto: tudo que você precisa saber

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies