16.08.2017
Avaliação
()
0

Como escolher o rejunte certo para cada piso?

minutos de leitura
[Atualizado em 01/07/2021] Definir o tipo de rejunte que vai ser aplicado no momento de assentar o revestimento é tão importante quanto a escolha do próprio piso. Acompanhe as dicas no Archtrends e tire suas dúvidas.
minutos de leitura

Há no mercado três diferentes tipos de rejunte: cimentício, acrílico e epóxi. E a decisão correta entre essas opções é o que vai garantir o acabamento e um visual agradável ao revestimento. Afinal, além de auxiliar o desempenho estético, o produto é responsável por preencher as juntas entre as placas.

https://www.youtube.com/watch?v=_Sn3K9zC7xU&list=PLpCiSrojwMQgAfuOeBNfIZ0r9dOYeUopB

Mas afinal para que serve o rejunte?

O rejunte tem o objetivo inicial de vedar o revestimento e, desta maneira, evitar infiltrações. Mas sua capacidade vai muito além. Outra função bem importante é compensar as pequenas diferenças de tamanho entre as placas, fazendo com que o rejuntamento facilite o alinhamento entre elas.

Rejunte destaca Linha Brickstar, da Portobello
Rejunte destaca Linha Brickstar, da Portobello

Lembre-se de adquirir um produto de qualidade e observe as caraterísticas, para ver se atendem a sua demanda, e que seja resistente e durável.

Como o rejunte é um produto mais maleável que o porcelanato ou a cerâmica, ele facilita a troca das peças no caso de reforma ou manutenção. É fundamental a presença de um profissional especializado.

rejunte para porcelanato

Há três tipos de rejunte no mercado das construções

Cimentício

Sua composição é cimento, mais agregados minerais. Pigmentos (para acrescentar cor) e aditivos. O rejunte cimentício pode ser instalado em todas as áreas da residência. Porém, para determinados ambientes, esse tipo de rejunte terá uma manutenção mais frequente, como em banheiros e outras áreas molhadas. No caso das fachadas só é indicado o rejunte do tipo cimentício.

Confira a junta que o rejunte cimentício suporta:

A Portobello disponibiliza rejuntes de grande qualidade para os clientes. Um dos principais produtos é o Prime, que é cimentício, sem areia na formulação, proporcionando melhor desempenho e durabilidade para a cor.

Com cores exclusivas Portobello e acabamento fino e acetinado, o rejuntamento Prime é indicado para peças especiais e de acabamentos diferenciados em assentamentos internos e externos.

VEJA AQUI O REJUNTE INDICADO PARA AS LASTRAS PORTOBELLO

Acrílico

O acrílico é composto por resina acrílica, cimento, agregados minerais, pigmentos, aditivos e polímeros.

O Rejunte Acrílico Supremo Portobello é monocomponente, pronto para usar. Ele tem baixa permeabilidade, com acabamento liso, e ação bactericida, ou seja, elimina bactérias e fungos.

É um rejunte que admite juntas de 1 a 5mm, pode ser utilizado em áreas externas e internas, em pisos e paredes. Apenas em fachadas e no interior de piscinas e saunas que ele NÃO pode ser utilizado.

Veja mais características:

  • Possui 17 tons para combinar da maneira que você mais gostar (veja acima).
  • Pronto para uso e de fácil aplicação e limpeza. 
  • Protege sua casa contra mofos e fungos.
  • Textura lisa de alto desempenho
  • Não desbota, não trinca e não mancha.
  • Esse rejunte é o intermediário entre o cimentício e o epóxi. É favorito entre os arquitetos por seu acabamento mais fino e delicado.

Acrílico Supremo é o novo produto da Portobello, fabricado em parceria com a Sika

Epóxi

O epóxi, por sua vez, geralmente é um produto bicomponente à base de resina. No entanto, o rejunte disponível nas lojas da Portobello Shop, tem o diferencial de ser tricomponente, com a carga mineral (que é o pó), a resina e o endurecedor. É a base de água, sendo um produto mais fácil de limpar.

É um rejunte indicado para interior de piscinas. Ele pode ser utilizado em juntas de 2 a 8mm, em ambientes externos e internos, em pisos e paredes. Mas não pode em fachadas.

Possui elevada resistência química e mecânica, além de ser extremamente impermeável e ação bactericida, sendo resistente a bactérias e fungos, além de manchas.

Local de aplicação e tamanho das juntas

Os rejuntes têm especificações diferenciadas. Mas todos têm os mesmos locais de uso, basicamente. Seja no chão ou em paredes, em banheiros, cozinhas, salas e quartos, ou em áreas cobertas e próximas das piscinas, com a frequência constante de água ou não. A escolha do melhor tipo deve se basear nesses critérios.

rejunte para parede

Cimentício

Se preferir utilizar o cimentício em cômodos que recebem água diariamente, escolha um produto de excelente qualidade, que possua aditivo resistente à formação de fungos. Ele é o mais barato e o acabamento fica áspero. Com o rejunte cimentício, a distância recomendada é de 1 a 10 mm entre uma peça e outra.

Acrílico

O rejunte acrílico tem um acabamento mais liso e também com preço intermediário, mas é melhor custo-benefício porque ele tem um excelente desempenho por um custo bem mais baixo em relação ao epóxi. A distância entre as peças, neste caso, baixa para 1 a 5 mm.

Epóxi

O rejunte epóxi é o mais resistente, durável e apresenta um acabamento de excelente qualidade. Mas é preciso tomar cuidado com a aplicação do produto, que deve ser um trabalho mais minucioso. Se ficar excesso de rejunte em cima da peça é necessário  retirá-lo com o removedor de rejunte epóxi.

O rejunte epóxi pode ser utilizado em juntas de 2 a 8mm.

Sugestões para facilitar a escolha do rejunte

Salas e quartos

Porcelanato, cerâmica ou pastilha de vidro; Rejunte cimentício; Acabamento áspero; Facilidade de limpeza baixa.

porcelanato para quarto

Banheiro, lavanderia, cozinha e garagem

Porcelanato, cerâmica ou pastilha de vidro; Rejunte acrílico; Acabamento liso; Facilidade na limpeza média.

porcelanato para banheiro

Piscina e fachada

Na piscina, porcelanato, cerâmica ou pastilha de vidro; Para não ter esfarelamento de rejunte é indicado o do tipo epóxi; Acabamento liso; Facilidade na limpeza alta.

Na fachada, tem que ser o rejunte cimentício.

Fachada revestida com Nordik Wood, lastra que interpreta madeira (Projeto: Portobello S.A.)

As salas e quartos que forem revestidas com pastilhas de metal, inox ou espelhadas devem receber acabamento com rejunte cimentício especial, que possui acabamento menos áspero (em relação ao cimentício, porque não tem areia na composição) e a facilidade da limpeza é menor

Cores do rejunte

Muitas pessoas se questionam quanto à cor do rejunte. Qual devo usar? Ele deve ter a mesma cor do porcelanato? Pode ser de tonalidade diferente? Não há regra para esse tipo de escolha. O que você deve levar em consideração é o seu estilo, o que você quer transmitir naquela decoração.

Conheça a essência cromática da linha Color Block (Projeto: Portobello S.A.)

Se você pretende ter um ambiente mais clean em que as placas pareçam ser uma única peça, por exemplo, opte pelo rejunte da mesma cor do revestimento. Especialmente em ambientes internos. Os tons neutros, como o cinza platina ou o palha, garantem um espaço mais básico, formal e uniforme.

A escolha do rejunte similar ao piso produz um efeito de continuidade e harmonia. Permite ainda disfarçar alguns defeitos de assentamento, como recortes e juntas com larguras diferentes.

Agora, se você aprecia cores fortes e uma decoração um pouco mais ousada, invista em rejuntes de cores diferenciadas. Em um porcelanato com desenhos e texturas, por exemplo, você pode aplicar o rejunte branco para destacar o revestimento.

SAIBA MAIS SOBRE CORES DE REJUNTE AQUI

porcelanato com desenho

Há uma variedade de cores para você analisar e escolher a que melhor se adapta ao seu gosto. Entre as que se destacam, podemos citar: Branco Brilhante, Camurça, Castanho, Champagne, Cinza Ártico, Cinza Platina, Corda, Creme, Grafite, Marfim, Palha e Preto; Azul Celeste, Azul Cobalto, Azul Piscina, Azul Royal; Ambar, Bege.

Importante! Não utilize tinta na argamassa

Para trocar o rejunte, deve-se primeiro retirá-lo completamente, limpar bem a área para que não fique nenhum tipo de pó ou sujeira que possa impedir a aderência da argamassa de rejuntamento e, então, aplicar o novo rejunte. Não é recomendado a pintura ou a modificação das características da argamassa, pois isso pode danificá-la.

A maioria dos fabricantes de argamassa de rejuntamento possui um mostruário em que você pode ver a cor aproximada do rejunte. No entanto, pode haver variações na tonalidade, tendo em vista que sua fabricação é baseada em matérias-primas naturais (igual ao que acontece com o porcelanato).

Atenção extra para quem reside em regiões litorâneas ou úmidas

Os moradores que residem em regiões litorâneas, próximas do mar, podem ter algumas surpresas, com rejuntes sujos ou manchados. Em certas situações, o ideal é investir em um material com tonalidade mais escura. A opção disfarça um pouco a sujeira, especialmente as manchas. Para quem mora perto da praia, vale optar por um rejunte de cor areia.

porcelanato para região litorânea

Existe o problema das regiões úmidas onde a proliferação de fungos e bactérias é bem comum. Em casos mais graves, há o aparecimento de musgo entre os revestimentos. O ideal é fazer a limpeza constante nos rejuntes e deixar o espaço aberto, para que a circulação de ar seja constante. Especialmente nessas áreas é indicado o uso do tipo acrílico ou do epóxi, que têm componente bactericida.

Mais dica de rejunte

Antes de iniciar a aplicação do rejunte, é importante que as placas estejam limpas e secas. O produto deve ser preparado, aplicado, limpo e o prazo de utilização deve ser respeitado conforme indicação do fabricante, porque o tempo pode variar de produto para produto.

No post sobre rejunte para porcelanato você ainda encontra uma série de dicas e informações sobre como aplicar rejunte.

E para rejunte sobre lastras Portobello, recomendamos a leitura:

Lastras: superfícies contínuas com possibilidades de uso ilimitadas

Superfícies contínuas das lastras dão sensação de amplitude (Projeto: Portobello S.A.)

Conseguimos sanar algumas das suas dúvidas? Deixe um comentário abaixo.

Continue a leitura! Saiba mais como aplicar rejunte para porcelanato!

Compartilhe
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas
Sua avaliação

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

  1. boa tarde escolhi mal o rejunte da minha sala coloquei um clarinho, adora minha sala esta sempre com um ar de sujo por que ele vai escurecendo com o tempo

  2. Dicas muito valiosas! Ajudaram-me a resolver um problema de infiltração, facilitando meu trabalho. Obrigada!

  3. Olá adorei seu post! Mas gostaria de uma opinião sua se puder me ajudar. meu piso é um porcelanato na cor bege claro bem clarinho mesmo, fica bom aplicar o rejunte acrílico na cor cinza platina? É um cinza bem clarinho parece a cor gelo. gostaria de deixa o visual bem uniforme.

  4. Olá!
    Os azulejos do meu banheiro são em tom creme claro. Solicitei a troca do rejunte do piso do box e o profissional colocou um rejunte bege escuro e informou que ficará mais claro quando secar.
    Ficou com aspecto de sujo. Vai realmente clarear? Em caso negativo, há uma forma de deixar mais claro?
    Muito obrigada pelas orientações!

  5. Qual o tipo de argamassa para assentamento de piso cerâmico externo, exposto ao sol. E qual o rejunte respectivo?
    Obrigado
    Vicente

  6. Olá: Meu nome é JAIR RAMOS:fiz um reforma e usei rejuntamento acrílico. Não sei se foi mal aplicado, mas em um ano e meio tive que refazer o rejunte do box do banheiro. Ocorre que apliquei o mesmo rejunte, só depois de alguns dias o rejunto soltou. O que devo fazer? Devo usar outro tipo de rejunte? Qual?

  7. Olá Amigos, eu fiz um piso vinílico, só que em alguns pontos ele retraiu um pouco deixando uma distância pequena entre uma régua e outra. Agora eu quero aplicar um rejunte para vedar esses espaços. Vocês sabem me dizer qual tipo é mais indicado? Os espaços são pequenos, menos do que 3 mm.

  8. Olá, comprei o Porcelanato Cimento Queimado da Portobello e não sei qual a cor do rejunte que ficaria bom para dar impressão de continuidade. Aguardo retorno !! Obrigada

  9. Boa tarde!
    o Rejunto do meu box e acrilico, porem esta soltando... Posso usar o rejunto Epoxi, sendo que meu piso é porcelanato?

  10. Boa noite, meu piso da parede foi rejuntado com epóxi branco, porém observei que o piso ficou todo manchado com aspecto amarelado escorrido, consigo retirar estas manchas? Me ajudem por favor!!.

  11. Oi! Recentemente colocamos aqui na nossa cozinha umas pastilhas de porcelana com rejunte platina cementizo, e agora que secou noto que quando molha ele fica de outra cor. Errei na escolha? ele não ficou lisinho como teria gostado. Caso precisar trocar para um acrílico, posso por acima desse ou preciso retirar o atual? Muito obrigada pelas dicas! (devi ter lido antes rsrsrsrs, não sabia nada)

  12. Oi!! para cozinha, se coloquei um cimentado, vai dar ruim? noto que não ficou lisinho e quando molha muda de cor... Obrigada pelas dicas !

  13. Boa noite,..gostaria de ter uma orientação da aplicação do rejunte cimenticio para área externa de piscina.
    Posso usar na mistura um pouco de bianco para dar mais aderência contra as interperias?
    .

  14. Olá! Escolhi o porcelanato Nord Ris para minha casa. Vou usar o rejunte acrílico da Portokoll. Gostaria de saber que cor escolher para dar a impressão de continuidade. Obrigada!

  15. Boa noite, solicito uma ajuda para definir qual o melhor rejunte que devo adquirir. Tenho em meu banheiros piso cerâmico que está há 20 anos, hoje apresenta uma certa umidade no teto de minha sala, onde fica a área de banho de minha suíte . Resolvi retirar o rejunte e refazê-lo. Já se passaram 20 anos, e como tudo evoluiu, acredito que neste caso específico também. Por este fato peço ajuda para definir o melhor rejunte que devo comprar. Obrigada

  16. Estou com muita dificuldade em encontrar um rejunte epoxi que fique uniforme no meu piso. Thor Âmbar. Vcs poderiam me indicar uma cor? Já tentei várias de outras marcas, é um produto caro e não tem amostra, tive que comprar a caixa toda

  17. Boa tarde. Estou em dúvida sobre qual rejunte utilizar. Comprei o piso barlavento laggoon para minha piscina. A loja indicou o rejunte epoxi. O construtor prefere o cimentício de piscina. Qual o melhor? mais resistente?

  18. Olá. comprei uma casa recentemente e na primeira chuva a laje exposta apresentou goteiras. Consultei o ex-proprietário e ele disse ter aplicado manta alfaltica e piso de porcelanato pedra, Não se lembra qual rejunte aplicou. As juntas estão com coloração esbranquiçada,onde acredito, está entrando água. Vou trocar o rejunte. Qual vocês me indicam, Obrigado

  19. Bom dia,
    estou colocando revestimento branco ceramico em area externa, estou com medo de colocar rejunte branco e encardir.
    o que sugere ? branco epoxi poderá encardir ? ou coloco uma cor mais clara, visto que não queria colocar o platinum ?

  20. Olá ! Boa noite !
    Eu comprei o revestimento Cambridge White para uma parede dentro do box de um banheiro e pelas informações acima entendi que o rejunte mais indicado seria o acrílico. A sugestão da cor de rejunte que está na especificação desse revestimento no site da Portobello é o Camurça, mas olhando na palheta de cores da Portokoll eu achei essa cor mais escura que o revestimento. Como eu estou procurando uma cor que fique mais uniforme com o revestimento eu pensei na cor Corda. Vocês acham essa cor fica realmente mais uniforme ?
    Obrigada !

  21. Boa noite, gostaria de uma ajuda em escolher a cor certa do rejunte de porcelanato cimento queimado?

  22. onde encontro o rejunte epóxi na tonalidade marinho da Porto Belo , estou na região de Tatuí , são Paulo

  23. Bom dia. Em um terraço, que sofre as intempéries de sol e chuva, qual o tipo de rejunte mais indicado?



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2022- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies