Como escolher o rejunte certo para cada piso?
Há no mercado três diferentes tipos de rejunte: cimentício, acrílico e epóxi. E a decisão correta entre essas opções é o que vai garantir o acabamento e um visual agradável ao revestimento. Afinal, além de auxiliar o desempenho estético, o produto é responsável por preencher as juntas entre as placas.
Mas afinal para que serve o rejunte?
O rejunte tem o objetivo inicial de vedar o revestimento e, desta maneira, evitar infiltrações. Mas sua capacidade vai muito além. Outra função bem importante é compensar as pequenas diferenças de tamanho entre as placas, fazendo com que o rejuntamento facilite o alinhamento entre elas.
Lembre-se de adquirir um produto de qualidade e observe as caraterísticas, para ver se atendem a sua demanda, e que seja resistente e durável.
Como o rejunte é um produto mais maleável que o porcelanato ou a cerâmica, ele facilita a troca das peças no caso de reforma ou manutenção. É fundamental a presença de um profissional especializado.
Há três tipos de rejunte no mercado das construções
Cimentício
Sua composição é cimento, mais agregados minerais. Pigmentos (para acrescentar cor) e aditivos. O rejunte cimentício pode ser instalado em todas as áreas da residência. Porém, para determinados ambientes, esse tipo de rejunte terá uma manutenção mais frequente, como em banheiros e outras áreas molhadas. No caso das fachadas só é indicado o rejunte do tipo cimentício.
Confira a junta que o rejunte cimentício suporta:
A Portobello disponibiliza rejuntes de grande qualidade para os clientes. Um dos principais produtos é o Prime, que é cimentício, sem areia na formulação, proporcionando melhor desempenho e durabilidade para a cor.
Com cores exclusivas Portobello e acabamento fino e acetinado, o rejuntamento Prime é indicado para peças especiais e de acabamentos diferenciados em assentamentos internos e externos.
VEJA AQUI O REJUNTE INDICADO PARA AS LASTRAS PORTOBELLO
Acrílico
O acrílico é composto por resina acrílica, cimento, agregados minerais, pigmentos, aditivos e polímeros.
O Rejunte Acrílico Supremo Portobello é monocomponente, pronto para usar. Ele tem baixa permeabilidade, com acabamento liso, e ação bactericida, ou seja, elimina bactérias e fungos.
É um rejunte que admite juntas de 1 a 5mm, pode ser utilizado em áreas externas e internas, em pisos e paredes. Apenas em fachadas e no interior de piscinas e saunas que ele NÃO pode ser utilizado.
Veja mais características:
- Possui 17 tons para combinar da maneira que você mais gostar (veja acima).
- Pronto para uso e de fácil aplicação e limpeza.
- Protege sua casa contra mofos e fungos.
- Textura lisa de alto desempenho
- Não desbota, não trinca e não mancha.
- Esse rejunte é o intermediário entre o cimentício e o epóxi. É favorito entre os arquitetos por seu acabamento mais fino e delicado.
Epóxi
O epóxi, por sua vez, geralmente é um produto bicomponente à base de resina. No entanto, o rejunte disponível nas lojas da Portobello Shop, tem o diferencial de ser tricomponente, com a carga mineral (que é o pó), a resina e o endurecedor. É a base de água, sendo um produto mais fácil de limpar.
É um rejunte indicado para interior de piscinas. Ele pode ser utilizado em juntas de 2 a 8mm, em ambientes externos e internos, em pisos e paredes. Mas não pode em fachadas.
Possui elevada resistência química e mecânica, além de ser extremamente impermeável e ação bactericida, sendo resistente a bactérias e fungos, além de manchas.
Local de aplicação e tamanho das juntas
Os rejuntes têm especificações diferenciadas. Mas todos têm os mesmos locais de uso, basicamente. Seja no chão ou em paredes, em banheiros, cozinhas, salas e quartos, ou em áreas cobertas e próximas das piscinas, com a frequência constante de água ou não. A escolha do melhor tipo deve se basear nesses critérios.
Cimentício
Se preferir utilizar o cimentício em cômodos que recebem água diariamente, escolha um produto de excelente qualidade, que possua aditivo resistente à formação de fungos. Ele é o mais barato e o acabamento fica áspero. Com o rejunte cimentício, a distância recomendada é de 1 a 10 mm entre uma peça e outra.
Acrílico
O rejunte acrílico tem um acabamento mais liso e também com preço intermediário, mas é melhor custo-benefício porque ele tem um excelente desempenho por um custo bem mais baixo em relação ao epóxi. A distância entre as peças, neste caso, baixa para 1 a 5 mm.
Epóxi
O rejunte epóxi é o mais resistente, durável e apresenta um acabamento de excelente qualidade. Mas é preciso tomar cuidado com a aplicação do produto, que deve ser um trabalho mais minucioso. Se ficar excesso de rejunte em cima da peça é necessário retirá-lo com o removedor de rejunte epóxi.
O rejunte epóxi pode ser utilizado em juntas de 2 a 8mm.
Sugestões para facilitar a escolha do rejunte
Salas e quartos
Porcelanato, cerâmica ou pastilha de vidro; Rejunte cimentício; Acabamento áspero; Facilidade de limpeza baixa.
Banheiro, lavanderia, cozinha e garagem
Porcelanato, cerâmica ou pastilha de vidro; Rejunte acrílico; Acabamento liso; Facilidade na limpeza média.
Piscina e fachada
Na piscina, porcelanato, cerâmica ou pastilha de vidro; Para não ter esfarelamento de rejunte é indicado o do tipo epóxi; Acabamento liso; Facilidade na limpeza alta.
Na fachada, tem que ser o rejunte cimentício.
As salas e quartos que forem revestidas com pastilhas de metal, inox ou espelhadas devem receber acabamento com rejunte cimentício especial, que possui acabamento menos áspero (em relação ao cimentício, porque não tem areia na composição) e a facilidade da limpeza é menor
Cores do rejunte
Muitas pessoas se questionam quanto à cor do rejunte. Qual devo usar? Ele deve ter a mesma cor do porcelanato? Pode ser de tonalidade diferente? Não há regra para esse tipo de escolha. O que você deve levar em consideração é o seu estilo, o que você quer transmitir naquela decoração.
Se você pretende ter um ambiente mais clean em que as placas pareçam ser uma única peça, por exemplo, opte pelo rejunte da mesma cor do revestimento. Especialmente em ambientes internos. Os tons neutros, como o cinza platina ou o palha, garantem um espaço mais básico, formal e uniforme.
A escolha do rejunte similar ao piso produz um efeito de continuidade e harmonia. Permite ainda disfarçar alguns defeitos de assentamento, como recortes e juntas com larguras diferentes.
Agora, se você aprecia cores fortes e uma decoração um pouco mais ousada, invista em rejuntes de cores diferenciadas. Em um porcelanato com desenhos e texturas, por exemplo, você pode aplicar o rejunte branco para destacar o revestimento.
SAIBA MAIS SOBRE CORES DE REJUNTE AQUI
Há uma variedade de cores para você analisar e escolher a que melhor se adapta ao seu gosto. Entre as que se destacam, podemos citar: Branco Brilhante, Camurça, Castanho, Champagne, Cinza Ártico, Cinza Platina, Corda, Creme, Grafite, Marfim, Palha e Preto; Azul Celeste, Azul Cobalto, Azul Piscina, Azul Royal; Ambar, Bege.
Importante! Não utilize tinta na argamassa
Para trocar o rejunte, deve-se primeiro retirá-lo completamente, limpar bem a área para que não fique nenhum tipo de pó ou sujeira que possa impedir a aderência da argamassa de rejuntamento e, então, aplicar o novo rejunte. Não é recomendado a pintura ou a modificação das características da argamassa, pois isso pode danificá-la.
A maioria dos fabricantes de argamassa de rejuntamento possui um mostruário em que você pode ver a cor aproximada do rejunte. No entanto, pode haver variações na tonalidade, tendo em vista que sua fabricação é baseada em matérias-primas naturais (igual ao que acontece com o porcelanato).
Atenção extra para quem reside em regiões litorâneas ou úmidas
Os moradores que residem em regiões litorâneas, próximas do mar, podem ter algumas surpresas, com rejuntes sujos ou manchados. Em certas situações, o ideal é investir em um material com tonalidade mais escura. A opção disfarça um pouco a sujeira, especialmente as manchas. Para quem mora perto da praia, vale optar por um rejunte de cor areia.
Existe o problema das regiões úmidas onde a proliferação de fungos e bactérias é bem comum. Em casos mais graves, há o aparecimento de musgo entre os revestimentos. O ideal é fazer a limpeza constante nos rejuntes e deixar o espaço aberto, para que a circulação de ar seja constante. Especialmente nessas áreas é indicado o uso do tipo acrílico ou do epóxi, que têm componente bactericida.
Mais dica de rejunte
Antes de iniciar a aplicação do rejunte, é importante que as placas estejam limpas e secas. O produto deve ser preparado, aplicado, limpo e o prazo de utilização deve ser respeitado conforme indicação do fabricante, porque o tempo pode variar de produto para produto.
No post sobre rejunte para porcelanato você ainda encontra uma série de dicas e informações sobre como aplicar rejunte.
E para rejunte sobre lastras Portobello, recomendamos a leitura:
Lastras: superfícies contínuas com possibilidades de uso ilimitadas
Conseguimos sanar algumas das suas dúvidas? Deixe um comentário abaixo.
Continue a leitura! Saiba mais como aplicar rejunte para porcelanato!
Olá Amigos, eu fiz um piso vinílico, só que em alguns pontos ele retraiu um pouco deixando uma distância pequena entre uma régua e outra. Agora eu quero aplicar um rejunte para vedar esses espaços. Vocês sabem me dizer qual tipo é mais indicado? Os espaços são pequenos, menos do que 3 mm.
Olá: Meu nome é JAIR RAMOS:fiz um reforma e usei rejuntamento acrílico. Não sei se foi mal aplicado, mas em um ano e meio tive que refazer o rejunte do box do banheiro. Ocorre que apliquei o mesmo rejunte, só depois de alguns dias o rejunto soltou. O que devo fazer? Devo usar outro tipo de rejunte? Qual?
Bom dia! Que tipo de rejunte usar no porcelanato do deck da piscina?
Qual o tipo de argamassa para assentamento de piso cerâmico externo, exposto ao sol. E qual o rejunte respectivo?
Obrigado
Vicente
Olá!
Os azulejos do meu banheiro são em tom creme claro. Solicitei a troca do rejunte do piso do box e o profissional colocou um rejunte bege escuro e informou que ficará mais claro quando secar.
Ficou com aspecto de sujo. Vai realmente clarear? Em caso negativo, há uma forma de deixar mais claro?
Muito obrigada pelas orientações!
Olá adorei seu post! Mas gostaria de uma opinião sua se puder me ajudar. meu piso é um porcelanato na cor bege claro bem clarinho mesmo, fica bom aplicar o rejunte acrílico na cor cinza platina? É um cinza bem clarinho parece a cor gelo. gostaria de deixa o visual bem uniforme.
Dicas muito valiosas! Ajudaram-me a resolver um problema de infiltração, facilitando meu trabalho. Obrigada!
sim tirou muitas duvidas quanto aos rejunte
Muito bom me ajudou bastante obrigado
boa tarde escolhi mal o rejunte da minha sala coloquei um clarinho, adora minha sala esta sempre com um ar de sujo por que ele vai escurecendo com o tempo
Olá Felipe, tudo bem?
Para limpar o rejunte de porcelanato, você também pode utilizar o Clean Max da Portokoll, sete dias após o assentamento. Basta diluir o produto em água (1/10), deixar agir por dez minutos e limpar com o lado amarelo da esponja.
Qualquer dúvida, ficamos à disposição!
– Equipe Archtrends Portobello
Olá Elisson, tudo bem?
Ficamos felizes que conseguimos ajudar você!
Obrigada pela visita, volte sempre!
– Equipe Archtrends Portobello
Olá Bernadette, tudo bem?
Ficamos super felizes que conseguimos ajuda-la, qualquer coisa estamos a disposição!
Volte sempre!
– Equipe Archtrends Portobello
Olá Miriam, tudo bem?
Ficamos super felizes que conseguimos ajudar você!
Continue acompanhando o nosso portal para ficar por dentro de novos conteúdos e novidades!
– Equipe Archtrends Portobello
Olá Ana Paula!
Tudo bem?
Indicamos normalmente cor palha ou marfim para manter a uniformidade. Mas, se você quiser conferir, vá até uma das lojas e confira as opções de rejunte para testar e verificar se ficou do seu gosto.
Continue nos acompanhando!
Abraços,
Equipe Archtrends
Olá!
Tudo bem?
Se o rejunte ainda está molhado, ele pode clarear. Se ele já secou, não há possibilidade de aparecer um tom mais claro.
É possível remover todo o rejunte e aplicar um mais claro. É preciso remover com todo o cuidado para não correr o risco de danificar o produto.
Obrigada por nos acompanhar!
Abraços,
Equipe Archtrends
Obrigada pelo retorno!
O rejunte foi colocado ontem à tarde e não clareou. Não tenho orçamento para refazer o trabalho.
Por favor, podem me informar se existe alguma tinta para pintar o rejunte do piso do box?
Obrigada pelo help, querida Equipe Archtrends!
Olá, Vicente, tudo bem?
Quaisquer perguntas sobre argamassas devem ser feitas diretamente para a Portokoll, através do telefone (47) 2101-3950.
Grande abraço,
Equipe Archtrends
Olá, Solange!
Pode ser o cimentício ou Epóxi. Se usar o Epóxi, tem que fazer a limpeza bem feita depois da aplicação porque como o revestimento é do tipo EXT, ele “agarra” mais o rejunte.
Boa sorte na obra e acesse o site da Portobello para escolher o melhor revestimento para o deck da sua piscina: https://www.portobello.com.br/produtos/ambientes/piscinas
Abraços,
Equipe Archtrends
Olá Jair!
Tudo bem?
Você deve entrar em contato com o fabricante do rejunte para que seja feita uma análise do ocorrido. Para fazer reaplicação, você terá que remover no mínimo 50% da espessura do rejunte.
Continue nos acompanhando!
Abraços,
Equipe Archtrends
Olá Denise!
Tudo bem?
O ideal é conferir com o fabricante do piso vinílico e também com o fabricante de rejunte. Por ser material diferente do que a Portobello comercializa, não temos propriedade para falar sobre o assunto e lhe dar uma informação correta.
Estamos à disposição!
Abraços,
Equipe Archtrends
Quero colocar rejunte no piso sala o quarto,tonalidade ficar como se fosse mármore entre branco o cinza qual cor utilizar o rejunte .
Bom dia !!
Qual a forma correta de retirar o rejunte para colocação de outro de outra cor ?
Olá Daniela,
Tudo bem?
Recomendamos que use o cinza platina, lembrando que as cores que usamos de referência são dos rejuntes Portokoll, você pode encontrar nas lojas Portobello Shop. Se optar por outra marca, é necessário ver a amostra e comparar com o produto.
Continue nos acompanhando!
Abraços,
Equipe Archtrends
Olá Gracieli,
Pode usar sim! Mas para aplicar o epóxi, você terá que remover (pelo menos) 50% do rejunte acrílico.
Obrigada por nos acompanhar!
Abraços,
Equipe Archtrends
Olá, Yany,
Nesse caso, recomendamos falar com um dos nossos consultores de uma loja mais perto de você. Acesse: https://www.portobello.com.br/onde-comprar
Ou ligue para falar com nossa equipe do SAC ( o número também está no link acima).
Grande abraço,Equipe Archtrends Portobello
Olá, Lúcio,
Na verdade, você tem que conferir com o fabricante de rejuntes se ele recomenda a utilização de bianco ou não. Geralmente eles não recomendam, mas sim fazer a mistura perfeita com água ou então utilizar o selador apropriado para rejunte. Ou seja, algumas marcas recomendam e outras não. Então é necessário verificar com o fabricante de rejuntamento.
Abraços,
Equipe Archtrends Portobello
Olá, Yany,
É bem comum que os cimentícios alterem de cor quando molha, mas depois que seca, volta para a cor normal. Caso queira trocar por um acrílico será necessário retirar pelo menos metade da espessura da junta para depois aplicar o rejunte acrílico por cima. Se aplicar o acrílico diretamente por cima do cimentício não vai aderir, na hora que for limpar irá sair todo o rejunte. Então tem que remover com um removedor específico para rejuntes (tem um aparelhinho específico para remover o rejunte das juntas), tem que ter cuidado para não danificar as pastilhas.
Olá, Michelle
Provavelmente não foi limpo corretamente esse rejunte epóxi após a aplicação. Você pode fazer um teste, conforme as instruções da embalagem, para remover essas manchas com um removedor de epóxi da Portokoll, que você encontra nas lojas Portobello Shop e nas revendas que comercializam Portokoll também.
Abraços,
Equipe Archtrends Portobello
Olá, Marlei!
O Nord Ris é incrível! Excelente escolha!
Sobre a cor de rejunte, no próprio site da Portobello há essa indicação. Acesse aqui.
Na página você vai encontrar indicando a cor de rejunte Cinza Platina Claro.
Mas para confirmar mesmo, sugerimos aquela conferida com um de nossos consultores. Você pode ligar para o SAC ou a loja mais próxima de você. Clique aqui.
Grande abraço,
Equipe Archtrends Portobello
Olá, Regina!
Indicamos o Rejunte Máximo da Portobello, para o banheiro.
Para ter mais informações técnicas, sugerimos falar com um dos nossos consultores na loja mais próxima de você.
Os contatos estão neste link.
Grande abraço,
Millena
Olá, Sonia,
Temos algumas opções de rejunte que podem combinar com o revestimento, o camurça, o cinza platina e se quiser algo mais escuro o cinza, todos da marca Portokoll.
Grande abraço,
Equipe Archtrends Portobello
Olá, Rodrigo,
O melhor rejunte e mais durável para piscinas é o Epoxi. O cimentício depois de algum tempo começa a esfarelar. Apesar de muitos assentadores preferirem aplicar o cimentício, por ser mais fácil, a durabilidade dele é muito inferior.
Grande abraço,
Equipe Archtrends Portobello
Olá, Aparecido,
Nesse caso, recomendamos você falar com um de nossos consultores de loja.
Clique aqui para ver os contatos da loja mais próxima de você.
Grande abraço,
Equipe Archtrends Portobello
Olá, Cleber,
O rejunte cimentício branco possui maior porosidade, e com isso absorve a sujeira com mais facilidade.
Nas áreas externas é bem comum sujar com maior facilidade, então a manutenção deve ser mais frequente e intensa.
Em calçadas, por exemplo, pode usar rejunte epóxi ou acrílico, mas tome cuidado com o epóxi branco em áreas muito quentes, pois ele pode amarelar levemente.
Analise sua demanda e escolha a melhor opção de rejunte levando em conta a limpabilidade, a manutenção e a durabilidade.
Grande abraço,
Equipe Archtrends Portobello
OK Obrigado pelo retorno.
Olá, Andréa,
Você pode combinar também com o rejunte acrílico Portobello Supremo nas cores rope ou nude.
Mas a cor do rejunte não tem certo e errado. No site tem apenas uma indicação/sugestão, mas o você decide a cor que mais te agrada.
Abraços,
Equipe Archtrends Portobello
Olá, Paula!
Não existe cor certa para combinar rejunte com o porcelanato. Mas a Portobello faz indicação em cada item do produto. A exemplo desta página com o porcelanato que reproduz o concreto com a tonalidade grigio, ele indica a cor cinza platina.
Você pode pesquisar as indicações de cores em outros produtos ou falar com um de nossos consultores de lojas. Acesse aqui.
Abraços,
Equipe Archtrends Portobello
Olá, Roberto,
Existem algumas lojas Portobello próximas à região de Tatuí.
Acesse este link e digite o nome da cidade para ver os contatos de todas elas.
Assim saberá se informar se o produto desejado encontra-se disponível na sua região.
Grande abraço,
Equipe Archtrends Portobello
Olá, Enedelva.
Em cada produto Portobello sugerimos uma cor para rejunte. Veja nesta página a exemplo do mármore Mont Blanc, a indicação é o rejunte Camurça.
Veja mais porcelanatos que interpretam mármore aqui.
Grande abraço,
Equipe Archtrends Portobello
Olá, Daniel,
Depende muito do rejunte, se for um cimentício ou acrílico. A forma correta é com o removedor de rejunte com um aparelho apropriado. Nesses dois casos,
retirar pelo menos 50% da espessura da junta para colocar novamente. Já se for no caso de ser epóxi, pode ser com removedor de epóxi ou
com maçarico, que vai aquecendo o rejunte e puxando ele.
Abraços,
Equipe Archtrends Portobello
Olá, Deisy,
O mais indicado neste caso seria o rejunte tipo epóxi por ele terá uma durabilidade maior.
Abraços,
Equipe Archtrends Portobello
Muito obrigada!!!