19.05.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Uma piscina coberta garante privacidade dos usuários, além do conforto de não se preocupar com o clima (Projeto: Portobello) )

Piscina coberta: 7 inspirações para curtir em qualquer clima

 minutos de leitura
calendar-blank-line
19.05.2023
Descubra as vantagens de ter uma piscina coberta e veja 10 referências de projetos utilizando esta solução prática que garante segurança e privacidade
minutos de leitura

O melhor de ter uma piscina é poder desfrutá-la o ano todo, todos os dias, faça chuva ou faça sol. Ter uma piscina coberta é a garantia de poder aproveitar o melhor dela em qualquer época do ano.

As piscinas costumam ser mais comuns em regiões de clima quente, e mesmo nestas regiões o seu uso fica restrito a determinadas épocas do ano, já que condições climáticas desfavoráveis podem impedir que sejam utilizadas.

Por este motivo, algumas pessoas escolhem ter piscinas cobertas em seus projetos. Esta escolha possibilita o uso da piscina durante todo o ano, além de garantir outros benefícios como a facilidade de manutenção e mais privacidade.

Elencamos abaixo alguns outros benefícios das piscinas cobertas e separamos 10 referências de projetos que podem servir de inspiração para sua área de piscina.

piscina coberta contemporânea, ambiente branco com fechamento em vidro,
As piscinas cobertas garantem conforto o ano todo. Na foto, uma área de piscina coberta com muita luz natural
(Projeto: AND Arquitetura / Foto: Thomas Erh)

As vantagens de ter uma piscina coberta

Uma piscina coberta oferece diversas vantagens em relação a uma piscina ao ar livre, especialmente em regiões que apresentam invernos mais rigorosos e clima instável. 

As principais vantagens de se ter uma piscina coberta são:

  • Baixo custo de manutenção: com a cobertura, a piscina fica protegida de intempéries e sujeiras, reduzindo o consumo de água e a necessidade de manutenção. No caso das piscinas aquecidas, você consegue economizar também no aquecimento da água;
  • Uso em qualquer época do ano: independentemente das condições climáticas, com a cobertura é muito mais fácil controlar a temperatura da água e manter o ambiente da piscina coberta protegido de chuvas e ventos fortes;
  • Proteção contra intempéries: a piscina coberta garante proteção contra chuvas e ventos fortes, granizo, geadas e outras intempéries. Mantendo a estrutura da piscina e seus usuários seguros;
  • Privacidade: uma piscina coberta garante privacidade para quem usa, pois o ambiente fica protegido de olhares e barulhos externos. 

7 inspirações de piscina coberta e outras variações

Confira a seguir projetos que fazem diferentes usos da piscina coberta e também outras soluções para variar o uso e a extensão da cobertura.

1. Piscina coberta integrada à casa

A piscina totalmente coberta pode ser completamente integrada à casa. Também é o modelo que garante maior privacidade e segurança. No exemplo abaixo, temos a área gourmet completamente integrada à piscina. 

Piscina coberta conectada com espaço gourmet e TV
Piscina coberta em sintonia com o espaço gourmet, área de churrasqueira e TV (Projeto: Espaço & Casa Arquitetura e Interiores)

2. Piscina coberta com borda infinita

Abaixo, temos um projeto com piscina de borda infinita e com fechamento em vidro. A vista privilegiada da paisagem nos mostra que piscinas totalmente cobertas também podem se integrar com o ambiente externo.

Piscina coberta com fechamento em vidro e bordas infinitas
Piscina de borda infinita, coberta com pergolado de madeira e fechamento em vidro. Ideal para regiões frias e de paisagens deslumbrantes
(Projeto: TODDO Arquitetura e Interiores)

Leia também:

3. Piscina semicoberta

Esta opção é para quem curte piscina ao ar livre, mas não quer deixar de ter a opção de usar a piscina nos dias de clima instável. Uma solução adequada para os que amam aproveitar os dias ensolarados e a natureza ao redor.

Piscina semicoberta, área externa com vista para a natureza
Piscina semicoberta com estrutura que garante sombra em dias de muito sol e proteção da chuva
(Projeto: Luceia Maria Molena Ambrozio)

4. Piscina semicoberta integrada à natureza

No projeto abaixo, a cobertura foi pensada não só como forma de proteção como também para servir de moldura para enquadrar a natureza ao redor e, com isso, ter a piscina integrada à paisagem.

Piscina semicoberta com vista para vegetação
As piscinas semicobertas garantem total conexão com o entorno, sem perder a proteção para dias de muito sol ou clima instável
(Projeto: Fernanda Villefort / Foto: Jomar Bragança)

5. Piscina semicoberta com bar

As piscinas semicobertas criam áreas de proteção que podem ser utilizadas para os usuários se esconderem do sol em dias muito quentes e da chuva em períodos chuvosos. O espaço coberto também pode se tornar um espaço de bar, como no projeto abaixo.

Piscina semicoberta com área de bar molhado embaixo da cobertura
Outra excelente sacada para piscinas semicobertas é integrar uma área de bar (Projeto: Bianca Monteiro)

6. Piscina coberta com spa

A piscina coberta também pode abrigar estruturas de relaxamento, como um spa, o que garante maior aproveitamento do espaço e cria um ambiente confortável para os usuários. 

Piscina coberta com cascata e paredes de seixos
A área da piscina é para se divertir e também para relaxar; escolha de materiais naturais, como os seixos, plantas e cascatas podem criar um ambiente confortável para os usuários (Projeto: Bethania Spies Campo / Foto: Suedy Lorenna)

7. Piscina coberta com sauna

As opções apresentadas de piscina coberta geram espaços de lazer versáteis e confortáveis durante todo o ano. É preciso, porém, entender qual o tipo de piscina mais se adequa às suas necessidades. No projeto abaixo, no lugar do spa, optou-se pela sauna.

Piscina coberta com área de sauna
Para os amantes de piscina e de sauna, nada melhor do que uma piscina integrada à sauna. Neste projeto, a área coberta tem função dupla
(Projeto: Claudia Mendonça / Foto: Priscilla Paggiaro)

Aspectos técnicos de uma piscina coberta

Antes de iniciar o projeto da sua piscina, é preciso decidir alguns detalhes importantes, como: tamanho da piscina, materiais, iluminação, aquecimento e manutenção. 

Abaixo, elencamos os principais pontos de atenção para quem deseja ter uma piscina coberta:

  • Material: existem diversas possibilidades de material para construir sua piscina, como: concreto, fibra de vidro, vinil, madeira e metal. Cada material apresenta vantagens e desvantagens (saiba mais aqui), além disso, o clima da região deve ser considerado para se fazer tal escolha;
  • Iluminação e ventilação: esses aspectos vão garantir o conforto dos usuários; uma boa iluminação garante segurança durante o uso em qualquer hora do dia, já a boa ventilação pode impedir o acúmulo excessivo de umidade e calor dentro da estrutura;
  • Aquecimento: é importante considerar um sistema de aquecimento para garantir o uso da piscina durante todo o ano;
  • Tamanho e forma: é fundamental ter uma definição do tamanho e da profundidade que a sua piscina terá, assim como a definição da forma;
  • Manutenção: como qualquer piscina, as piscinas cobertas precisam de manutenção periódica para garantir sua limpeza e segurança.

Aspectos estéticos

Ao construir uma piscina coberta, é importante considerar os aspectos estéticos do projeto. A adequada integração da piscina com a casa, com o paisagismo e com o estilo arquitetônico propostos é fundamental.

Piscina coberta com estátuas, se assemelhando a um espelho d'água
Piscina é elemento central deste projeto e conversa com o estilo do ambiente (Projeto: Pedro Motta / Foto: Walter Dias)

As piscinas cobertas podem ser projetadas para se integrar harmoniosamente com o restante do projeto e as escolhas são fundamentais. Decidir se o revestimento será de porcelanato, pedras naturais ou madeira ajuda a criar um visual coeso e atraente.

O paisagismo também é um aspecto muito importante a ser considerado no projeto de uma piscina coberta. A escolha da vegetação e dos materiais de paisagismo ajuda a construir um visual harmonioso e integrado. 

Piscina semicoberta integrada ao projeto arquitetônico.
A piscina precisa se integrar com o projeto, complementá-lo. Aqui, as formas e as sobreposições da arquitetura se repetem na forma e posição da piscina semicoberta (Projeto: Fernanda Villefort / Foto: Jomar Bragança)

Como você viu, ter uma piscina coberta ou semicoberta oferece diversas vantagens em relação a uma piscina totalmente ao ar livre, especialmente em regiões que apresentam invernos mais rigorosos e clima instável.

Entre as vantagens estão o baixo custo de manutenção, a possibilidade de uso em qualquer época do ano, a proteção contra intempéries e a privacidade. 

As diversas opções de piscinas cobertas atendem às mais diversas necessidades, mas aspectos técnicos e estéticos não podem ser deixados de lado.

Para continuar planejando a sua piscina coberta, aprenda mais sobre paisagismo para piscina e como escolher as melhores plantas.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Piscina coberta: 7 inspirações para curtir ...

Piscina coberta: 7 inspirações para curtir em qualquer clima

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies