20.01.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Projetos de piscinas inspiram a criar casas de praia no centro da cidade (Projeto: NEBR Arquitetura / Foto: Maíra Acayaba)

5 projetos de piscinas com Barlavento preferidos da Doma Arquitetura

 minutos de leitura
calendar-blank-line
20.01.2023
Quer aproveitar o verão e reformar a casa? Confira projetos de piscinas com o porcelanato Barlavento comentados por Patricia Pomerantzeff
minutos de leitura

Com a chegada do verão, a vontade de viver em uma casa de praia parece aumentar. Mas que tal trazer essa sensação para a sua atual residência? Se você pretende fazer uma reforma, conferir projetos de piscinas pode render ideias interessantes e dar aquela impressão de estar de férias.

Para ajudar, a arquiteta Patricia Pomerantzeff, mais conhecida como Doma Arquitetura e dona do maior canal do segmento no Brasil, escolheu os seus projetos de piscinas preferidos com o revestimento Barlavento, da Portobello. Confira!

Projetos de piscinas com revestimento Barlavento: confira os preferidos da Doma Arquitetura

Você pode assistir a todos os projetos de piscinas no vídeo a seguir.

1. Casa Jacarandás

Projetos de piscinas, Casa Jacarandás
Boa iluminação solar privilegia o efeito furta-cor do Barlavento Caribbean
(Projeto: Claudia M B Grassano Ortenzi / Foto: Jefferson Ohara)

Esse é um dos projetos de piscinas que privilegia o clássico. A Casa Jacarandás, desenvolvida por Claudia Ortenzi, é integrada.

Dessa forma, a iluminação natural e o conforto térmico estão presentes em todos os ambientes, o que traz essa ideia de se morar em uma casa de praia mesmo em uma cidade grande.

Para Patricia, o que mais chama a atenção neste projeto é justamente as possibilidades que a radiação solar proporciona quando em contato com o Barlavento Caribbean.

Repare que a gente tem uma iluminação solar maravilhosa. Isso faz com que a gente consiga ver a tonalidade da piscina mudando: quando tem mais luz, ela fica mais esverdeada, mais clarinha. Com o passar das horas, ela muda. É lindo.

2. Casa Eco 02

Projetos de piscinas, Casa Eco 02
Formato de “dente” da piscina traz a mesinha para dentro dela (Projeto: Jonas Afonso)

Um dos projetos de piscinas mencionados por Patricia foi o de um sobrado. Elaborada por Jonas Afonso, a residência convida para um pulo na água assim que o morador abre a porta.

A mesa consegue misturar o tradicional (cadeiras de corda) com o contemporâneo (design ousado).

As cores do projeto trazem atributos que uma casa com piscina precisa oferecer: a leveza e a sensação de se viver em um eterno verão.

Adorei o contraste do Barlavento com as cores claras do entorno, ou seja, da arquitetura que a gente tem por ali. Isso destacou ainda mais o revestimento. É uma delícia a gente pensar nas possibilidades de desenhos que uma piscina oferece. O Jonas a criou como se fosse um “dente”; a mesinha está praticamente dentro da piscina.

Outro detalhe interessante do projeto é a parede feita com o Cobogó Craft 2. Muito presente no Nordeste, esse elemento vazado permite a criação de muros e paredes sem que a circulação de ar seja prejudicada.

3. J|S

Projetos de piscinas, J|S
Piscina elevada é solução para terrenos que não podem ser cavados (Projeto: Daniele Mais)

Não dá para criar uma lista de projetos de piscinas sem citar a borda infinita, né? Tendência, ela consegue proporcionar a sensação de se estar em uma queda d’água.

Para Patricia, o que mais surpreendeu na criação de Daniele Mais foi a ideia de evitar escavações no terreno.

Nem sempre é possível cavar, por isso adorei a solução da Daniele. Ela fez uma piscina sobreposta ao terreno dela, depois criou uma escada de acesso e a solução do espelho d’água, que fica chique. Achei lindo.

A opção pela borda infinita, aliás, destaca a beleza do revestimento furta-cor — que consegue se assemelhar a elementos da natureza, como se o morador estivesse em uma terma natural.

Essa borda aparente da piscina consegue destacar ainda mais o Barlavento. Com essa queda do espelho d’água, ora ele vai estar seco, ora vai estar molhado. Isso também faz com que a gente o perceba em diferentes tons.

4. Projeto JJ

Projetos de piscinas, Projeto JJ
Borda infinita e repetição do porcelanato na parede trazem sensação de amplitude
(Projeto: Claudia Mendonça / Foto: Priscilla Paggiaro)

Uma das vantagens do uso do porcelanato é que os rejuntes são bem discretos, quando comparados aos de outras superfícies.

Com isso, é possível criar uma sensação visual de ambiente mais amplo, principalmente se o revestimento da parede for combinado com o do piso.

Neste projeto de Claudia Mendonça, ela combinou o Barlavento Caribbean na piscina com o Barlavento Blanc na parede. Essa repetição traz continuidade e harmonia.

E quando falamos do Barlavento, é só esperar a luz solar surgir para ter efeitos muito mais interessantes.

Esse detalhe de que a gente consegue ver diferentes tons do revestimento Barlavento, dependendo se ele estiver seco ou molhado, é possível perceber bem no projeto da Claudia. Repare que, além da piscina, toda a parede foi revestida com o Barlavento. Então, onde ele está molhado, aparece ligeiramente mais escuro; onde está seco, mais claro. Gostei também da solução do moodboard ao lado do Blanc. O Barlavento vai acabar refletindo, e esse Blanc não ficará tão clarinho assim. Provavelmente vai ter um tom mais esverdeado.

Na parte externa da piscina, Claudia usou Pietra Lombarda Grigio.

5. Casa 212

Projetos de piscinas, Casa 212
Piscina e residência “emolduram” beleza natural de Pernambuco
(Projeto: NEBR Arquitetura / Foto: Maíra Acayaba)

Erguido no solo rochoso do Agreste, o projeto de uma casa de campo moderna da NEBR traz cores claras e linhas geométricas.

É um encontro entre a natureza e o urbano; o industrial e o orgânico; o concreto e o subjetivo; como se a construção marcasse cada um desses contrastes.

Patricia também notou esse “abraço” entre arquitetura e paisagem.

Lembrou-me de um projeto mais modernista, de formas puras. A piscina, para mim, foi o grande destaque, com o Barlavento Sea. O projeto fica em Pernambuco, e parece que a piscina serve de “moldura” para a paisagem.

Para Patricia, a cor variada do revestimento, que remete à coloração encontrada na natureza — sempre misturada e única, sem um tom liso — é o que mais chama a atenção.

Um dos meus detalhes favoritos é que o Barlavento tem tons de verde, azul, acinzentados, misturados. Não há uma cor lisa, chapada, e sim o que a gente encontra na natureza, no mar, no lago, no rio. Quando vemos uma cor de água da natureza, a gente vê diferentes tons — da mesma forma que estamos vendo nessa piscina.

Pronto para reformar a sua casa? Para continuar no “projeto verão”, confira agora tudo o que é necessário saber para construir uma piscina de alvenaria!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

5 projetos de piscinas com Barlavento preferi...

5 projetos de piscinas com Barlavento preferidos da Doma Arquitetura

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies