18.01.2024
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
casa pequena aconchegante
Casas pequenas são preferência de quem busca viver com menos (Projeto: Degradê Arquitetura e Interiores)

Casas pequenas: a tendência do menos é mais chega ao lar

 minutos de leitura
calendar-blank-line
18.01.2024
Entenda o conceito por trás da tendência que está levando muita gente a preferir casas pequenas e confira dicas para decorar com estilo e praticidade
minutos de leitura

As casas pequenas são tendência! E não só porque os empreendimentos nas grandes cidades precisam dar lugar a cada vez mais pessoas. Mas também porque muitos estão repensando seu estilo de vida, adotando o chamado downsizing, tendência de morar e viver com menos.

Foi observando essa mudança de comportamento da sociedade que a Portobello mapeou uma importante tendência: a Rewind. 

Ela está no Trendbook 2024 da marca, que reúne conceitos que poderão ser observados no mundo da arquitetura, da decoração e do design nos próximos anos.

O conceito em questão traz uma abordagem revolucionária: menos paredes, mais liberdade. Dentro desse movimento, as casas pequenas desempenham um papel crucial, tornando-se não apenas moradias compactas (como as micro housing), mas expressões de uma filosofia de vida que busca a flexibilidade e a fluidez em todos os aspectos.

Quer entender melhor sobre esse conceito e conferir dicas para uma casa pequena e aconchegante? Fique com a gente até o fim!

E para ouvir o artir completo, clique no play abaixo:

casas pequenas
Espaços compactos revelam desejo de uma vida focada no que realmente importa (Projeto: Circular Design de Interiores / Foto: Thiago e Dam Mol)

Casas pequenas vão além do espaço, são filosofia de vida

Como mencionamos, o caderno de tendências da Portobello traz conceitos importantes que ajudam a entender o comportamento da sociedade. 

Além de levar em conta cenários políticos e econômicos. Assim, é possível traçar macrotendências que se refletem em diferentes aspectos, inclusive em nossas casas.

No caso da tendência Rewind, é um convite para dar uma pausa, contemplar e refletir sobre a jornada. Em um mundo em constante - e rápida - transformação, é necessário voltar para a essência e valorizar o que realmente importa.

É aí que desdobram outros conceitos, considerados microtendências. Ou seja, aquelas que podem ter duração mais curta dentro do cenário macro.

Uma delas é Trespass. Ela fala sobre a busca por uma vida livre e líquida, destacada, que transcende a ideia convencional de habitação.

Nesse cenário, casas pequenas se tornam símbolos dessa revolução, desafiando a noção de que precisamos de grandes espaços para viver com conforto.

Essas moradias compactas são o epicentro da ressignificação não apenas dos nossos lares, mas também das relações familiares, conexões sociais e emoções.

Como tornar as casas pequenas mais aconchegantes?

Entender o conceito é importante para mergulhar nessa tendência, que vai muito além da estética. Contudo, se você ainda tem dúvida sobre como colocar em prática, separamos algumas dicas de decoração para casas pequenas. Confira na sequência.

Leia também:

Ambientes integrados geram fluidez

sala integrada em casa pequena
Espaços integrados contribuem para a sensação de uma vida mais fluida (Projeto: Yuli Felde)

Em busca de uma vida sem fronteiras, os moradores de casas pequenas apostam em ambientes integrados, que não se limitam a quatro paredes.

O design moderno das construções vem permitindo unir até mesmo interior e exterior, o que proporciona ainda mais amplitude e integração.

Afinal, integrar ambientes cria uma sensação de fluidez, tornando o espaço mais versátil. Cozinhas que se abrem para salas de estar e quartos que se conectam a espaços de trabalho exemplificam essa abordagem inovadora.

Personalização é a chave

A família moderna evoluiu. Hoje, há diferentes configurações que precisam ser consideradas. E elas se refletem no jeito de construir e de decorar.

Portanto, na hora de decorar casas pequenas, leve em consideração os moradores - incluindo pets -, seus hábitos e estilo de vida.

Aqui, não há uma receita de bolo para criar ambientes aconchegantes e acolhedores. A chave é usar a criatividade e adaptar os espaços às necessidades de quem vai usar.

Afinal, a casa precisa ser um refúgio, o local de descanso e relaxamento. Por isso, precisa gerar identificação, que leva ao bem-estar físico e mental.

Iluminação natural gera conforto

luz natural em casa pequena
Para ter mais amplitude em casas pequenas, aposte na luz natural (Projeto: Idea Arquitetura / Foto: Grasi Mohr)

A iluminação natural não apenas aproxima os habitantes da natureza, gerando mais conforto, mas também é um aliado valioso em casas pequenas.

Isso porque ela ajuda a ampliar visualmente o espaço. Além de proporcionar uma atmosfera mais arejada.

Grandes janelas e aberturas estratégicas são elementos-chave para aproveitar ao máximo a luz natural.

Tons neutros facilitam mudança

entrada de casa pequena
Cores clássicas são ótimas apostas para ambientes atemporais (Projeto: Sofia Kozma)

A escolha de tons neutros é mais do que uma preferência estética; é uma estratégia inteligente para se adaptar à filosofia Trespass.

Cores básicas proporcionam uma tela em branco que facilita mudanças e transições. Isso permite que o ambiente se reinvente com facilidade.

Isso vale, principalmente, para aquelas superfícies maiores. Incluindo revestimentos e pintura de parede, por exemplo.

Optando por tons básicos como branco, bege e cinza, é possível trocar outros itens facilmente sempre que precisar.

Vale mencionar ainda que cores claras ajudam a ampliar os espaços, o que pode ser essencial em casas pequenas.

Revestimentos clássicos são atemporais

Ainda sobre a facilidade de mudança, investir em revestimentos clássicos é uma ótima pedida para manter a decoração sempre atual, renovando apenas alguns itens com o passar do tempo.

Entre as possibilidades estão porcelanato marmorizado, amadeirado ou que reproduz pedra, por exemplo. Escolha designs clássicos, que resistem às diferentes tendências.

Menos móveis, mais mobilidade

sala pequena
Espaço reduzido e vontade de mudança pedem redução na quantidade de móveis (Projeto: Arquitetura TAG / Foto: Nadia Bach)

Em casas pequenas, cada peça de mobília conta. Optar por menos itens não apenas contribui para um visual mais amplo e arejado, mas também simplifica o processo de mudança.

Menos é mais quando se trata de móveis em casas pequenas, proporcionando mobilidade e flexibilidade.

Móveis multiuso e armários ocultos

Maximizar o uso do espaço é essencial, e isso pode ser alcançado com móveis multiuso. Sofás que se convertem em camas, mesas que dobram e se transformam em escrivaninhas – a funcionalidade é a chave.

Além disso, armários ocultos ajudam a manter o visual clean nas casas pequenas. Eles escondem objetos pessoais e favorecem uma atmosfera organizada.

Ao decorar casas pequenas com esses princípios, não estamos apenas otimizando o espaço; estamos abraçando uma filosofia de vida que celebra a liberdade, a flexibilidade e a busca por uma existência mais fluida.

Portanto, as casas pequenas tornam-se não apenas residências, mas manifestações tangíveis de um estilo de vida que desafia padrões estabelecidos e abraça a inovação.

Quer conferir mais inspirações para o seu projeto? Selecionamos 50 fotos de apartamentos pequenos!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Casas pequenas: a tendência do menos é mais...

Casas pequenas: a tendência do menos é mais chega ao lar

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nada prático escada vazada em cima de bancada de cozinha, quem tem escada vazada em casa sabe o tanto de sujeira q cai.

    1. Mas com certeza ela ficaria muito boa em outro canto da casa seguindo claro o projeto proposto mas ali eu não gostaria de se fosse minha casa para mim ficaria um pouco incômodo.

  2. Oi ,gostei muito do formato de casa 🏠, gostaria de ter mais idéias de decoração,pois, a minha casa é pequena. do sistema minimalista, tenho 66 anos.

  3. Olá! Gostei muito do artigo, me deu boas ideias para revitalizar meu espaço,que já está dentro do conceito minimalista. Agora é aguardar liberar uma verba pra deixar mais aconchegante aqui, tenho 63 anos e quero qualidade de vida, aproveitar o máximo meu terreno que já é pequeno, em área verde com muitas frutíferas, o que atraí pássaros e borboletas, agora é melhorar a casa. Aguardo mais dicas. Gratidão!

    1. Olá, Dulce,

      Que ideia maravilhosa, desejamos uma boa morada para você. Continue acompanhando nossos artigos, também recomendamos acessar nossa página de projetos para continuar se inspirando. Clique aqui.

      Abraços,
      Equipe Archtrends

  4. Matéria muito boa! De fato, menos é mais. Com as mudanças do estilo de vida da sociedade há uma necessidade de liberdade e fluidez, casais com poucos ou sem filhos, sociedade envelhecendo… O novo sempre é bem vindo. 🙂

  5. Ainda prefiro uma suíte bem espaçosa e uma cozinha espaçosa também, nada de sala!! Uma varanda e área de serviço e o mínimo de quintal!! Basta! Isso sendo +_ 50 mts quadrados parte interior claro. Ambientes espaçosos!

  6. Boa tarde. Gostei muito desse modelo de casas,gostaria de receber mais novidades de outros projetos,obrigado

  7. Que texto impecável!! Parabéns ao autor e a Porto Belo pelas palavras explícitas e implicitas também! Adorei o assunto pq está sendo esta a mudança q estamos fazendo depois dos filhos adultos!!

  8. Que texto impecável!! Parabéns ao autor e a Porto Belo pelas palavras explícitas e implicitas também!



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies