18.07.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Cozinha pequena em tons claros e mobília aérea
Com alguns toques e uma boa decoração, o ambiente se torna funcional e aconchegante para o seu dia a dia Projeto: Arquitetura TAG)

Cozinha pequena simples: saiba como decorar e organizar esse ambiente

 minutos de leitura
calendar-blank-line
18.07.2023
A cozinha dos seus sonhos pode muito bem ser pequena e simples. Confira nossas dicas e veja como deixá-la bonita e funcional
minutos de leitura

A correria da vida moderna exige cada vez mais praticidade e economia de tempo e espaço. E a decoração também acompanha esse movimento. É por esse motivo que cozinhas simples e pequenas são uma tendência crescente, seja em casas ou apartamentos. Afinal de contas elas são mais fáceis de manter e economizam um bom espaço.

E engana-se quem pensa que uma cozinha pequena não pode ter o charme e a decoração que você sempre sonhou. Muito pelo contrário, um ambiente pequeno, quando organizado e decorado da maneira correta, pode-se tornar um dos lugares mais bonitos e aconchegantes de uma residência.

Quer saber como transformar a sua cozinha simples e pequena em um lugar desses? Continue a leitura e confira dicas de como decorar e organizar esse ambiente.

Cores ideais para cozinha pequena e simples

A escolha das cores é fundamental para dar maior ou menor amplitude a um lugar e promover sensações em um ambiente. Em um espaço pequeno, essa escolha se torna ainda mais essencial.

Quando pensamos em dar amplitude a um ambiente, cores claras são geralmente as mais indicadas. No caso de uma cozinha pequena simples, o branco é sempre um acerto. 

Além de aumentar a sensação de espaço e iluminar o ambiente, o branco pode ser utilizado em combinação com outras cores, dando um toque especial e único ao seu projeto.

Outra cor extremamente versátil e que pode dar um tom de modernidade ao projeto de sua cozinha é o cinza. A cor pode dar um clima de aconchego e relaxamento conforme o tom utilizado.

Cozinha integrada com sala de jantar em tons f=de gelo e madeira clara, combinando com objetos em palha
O cinza trouxe aconchego e beleza para a cozinha muito funcional (Projeto: Amanda Miranda)

Agora, se você quer uma cozinha colorida, a dica é optar por cores como o laranja e o amarelo. Optando por tons mais claros, para não sobrecarregar o ambiente, essas cores trazem alegria ao espaço e sensações de calor e aconchego. Se mesmo assim você tem medo de errar, opte por combiná-las com tons como o branco e destacando certos elementos do seu projeto.

Iluminação para cozinha pequena e simples

A iluminação correta é importante não apenas para deixar a sua cozinha mais bonita e aconchegante, mas está relacionada principalmente a sua segurança.

Para cozinhas pequenas e simples precisamos pensar primeiramente na escolha de lâmpadas adequadas. A dica é optar por lâmpadas de LED de baixo consumo para iluminar a área de trabalho e lâmpadas fluorescentes para iluminar o restante da cozinha. Você também pode optar por lâmpadas halógenas, que oferecem uma luz branca e brilhante.

Se você quiser criar uma atmosfera acolhedora, considere a instalação de luzes de teto ou de embutir. Os lustres são a melhor opção, pois oferecem luz direta, o que torna a iluminação mais eficaz em cozinhas pequenas. Você também pode usar luzes direcionais para iluminar áreas específicas, como o fogão ou a cuba.

Outra maneira de tornar a iluminação da sua cozinha mais eficiente é optar por luzes de nicho. Estas luzes são instaladas próximas ao teto e fornecem uma luz direcional para áreas específicas. Elas são ótimas para iluminar espelhos, armários de cozinha e outros elementos decorativos.

Além de ajudar na decoração, a iluminação de uma cozinha está relacionada à segurança dos moradores (Projeto: Camila Chalon)

Móveis para cozinha pequena e simples

Um dos grandes desafios ao decorar um ambiente é a escolha dos móveis. Afinal, corremos grande risco de encher o espaço com móveis desnecessários e tornar o visual desorganizado.

No caso de uma cozinha pequena e simples, precisamos priorizar móveis práticos, funcionais e que não ocupem muito espaço. E o primeiro passo para isso é definir quais itens são os mais necessários, como, por exemplo, os armários.

Em se tratando de cozinhas pequenas, a melhor opção são os armários fixados na parede, pois otimizam o espaço. Ainda, você pode investir em móveis soltos de canto. Eles são ótimos para aproveitar os cantinhos do ambiente e fornecer armazenamento adicional. 

Cozinha clean com amplo balcão em pedra em tons claros
As cores branco e cinza deram maior amplitude ao ambiente e a escolha por armários de parede tornou o ambiente mais prático e organizado (Projeto: Amanda Miranda)

As prateleiras e nichos são perfeitos para guardar itens usados com mais frequência e precisam estar sempre à mão. E, se estiverem bem organizados, podem dar todo um charme para sua cozinha.

6 eletrodomésticos fundamentais para cozinha pequena e simples

Independente do tamanho da sua cozinha, eletrodomésticos funcionais são os recursos mais importantes para garantir que a sua casa funcione com eficiência e praticidade. Se o seu espaço é pequeno, esses itens se tornam ainda mais importantes.

As opções são inúmeras, mas, ao escolher um eletrodoméstico, leve em conta se ele será realmente útil e adapta a sua necessidade. Afinal de contas, vale ter uma bela batedeira na sua cozinha se você não costuma utilizar esse objeto?

Para ajudar você, listamos alguns desses eletrodomésticos que podem fazer a diferença no dia a dia de uma cozinha pequena e simples:

  1. Microondas: O microondas é ideal para aqueles que não têm muito tempo para cozinhar, já que é possível aquecer alimentos em alguns minutos. Ao escolher o produto, considere o número de pessoas na casa e a quantidade de alimento que você costuma consumir. Isso ajudará a escolher o tamanho do microondas.
  1. Liquidificador: Os liquidificadores são indispensáveis para preparar smoothies, sopas, molhos e outros alimentos. Eles são capazes de processar alimentos em segundos, o que torna mais fácil e rápido a preparação de refeições. O mercado oferece liquidificadores de diversos tamanhos, funções e designs cada vez mais modernos e bonitos, que podem até mesmo dar um toque na decoração de sua cozinha.
  1. Torradeira: A torradeira é outro eletrodoméstico essencial e que também chega ao mercado com designs cada vez mais bonitos. Além de útil, pode dar aquele charme para sua cozinha. A peça pode ser pequena, o que facilita ainda mais sua organização. 
  1. Cafeteira: A cafeteira é um item essencial para os amantes do café. Com diversas funcionalidades e tamanho, a escolha vai depender muito dos hábitos dos moradores da casa. O eletrodoméstico costuma ser um dos mais utilizados na casa e otimiza muito o tempo dos moradores.
  1. Máquina de lavar louça: A máquina de lavar louça ajuda a economizar tempo e esforço ao limpar pratos, talheres e panelas. Ela é especialmente útil para aqueles que preparam grandes refeições. 
  1. Fritadeira elétrica: Um dos eletrodomésticos mais buscados nos últimos tempos, a fritadeira elétrica é perfeita para deixar a cozinha mais organizada e sem odores. É uma ótima maneira de preparar lanches rápidos e muito mais saudáveis, facilitando o dia a dia dos moradores.

Como manter uma cozinha pequena e simples organizada

A organização é fundamental em qualquer espaço, mas em um ambiente pequeno, precisa de ainda mais atenção. 

Quando você tem menos espaço para trabalhar, é essencial ter uma boa organização para que você possa aproveitar o máximo de cada centímetro. Felizmente, existem algumas dicas simples e fáceis que podem ajudá-lo a criar um espaço funcional e bonito mesmo em uma cozinha pequena simples.

A primeira coisa que você deve fazer é examinar o espaço. Analise o que você precisa para o seu estilo de cozinhar e o que você pode facilmente armazenar. Se você não usa muitos utensílios de cozinha, não há necessidade de ter uma grande gaveta de utensílios. Em vez disso, considere usar prateleiras e bandejas para armazenar seus itens. Certifique-se de que todos os seus itens estejam acessíveis e fáceis de encontrar.

Cozinha branca com mármore nas paredes e bancada de mesa
Para uma cozinha pequena, a organização é fundamental. Cuide dos detalhes e torne seu dia a dia mais prático com algumas dicas (Projeto: TODDO Arquitetura e Interiores)

Considere usar recipientes e caixas para armazenar itens pequenos. Estes são ótimos para guardar itens como temperos, grãos e outros alimentos pequenos. Você pode até encontrar recipientes em tamanhos diferentes para acomodar diferentes itens. Eles são fáceis de limpar e manter organizados.

Finalmente, considere usar uma tabela de planificação ou um calendário para ajudar a manter a sua cozinha organizada. Você pode usar a tabela para planejar refeições e compras de alimentos. Isso ajudará a manter sua cozinha bem organizada e livre de bagunças desnecessárias.

Decorar e organizar uma cozinha pequena simples pode parecer uma tarefa assustadora, mas com as dicas acima, você pode facilmente criar um espaço funcional e bonito. 

E se você busca conhecer mais sobre como decorar espaços pequenos e simples, confira dicas valiosas para deixar um apartamento pequeno perfeito para você!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Cozinha pequena simples: saiba como decorar e...

Cozinha pequena simples: saiba como decorar e organizar esse ambiente

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Minha cozinhaé pequena,e querofazer novos armários, estou contratandouma firma,maisñestou muito segura em relação
    A valores e o projeto.
    Por favor me de umaideia.
    Obg.

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies