18.09.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Sala de TV com chapelaria e cozinha ao fundo, tudo em branco, bege e madeira
Downsizing é tendência que conquista pessoas que buscam por estilo de vida mais simples e menos consumista (Projeto: Arquitetura TAG / Foto: Nadia Bach)

Downsizing: a tendência de morar e viver com menos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
18.09.2023
Imóveis menores estão em alta e são cada vez mais buscados por aposentados, solteiros ou pessoas que prezam por vida simples. Conheça o downsizing
minutos de leitura

Em um mundo que constantemente nos incentiva a acumular, uma tendência surgiu para desafiar esse padrão de consumo desenfreado. O downsizing, ou seja, a arte de “reduzir de tamanho”, conquista cada vez mais adeptos.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Essa filosofia de vida vai muito além de simplificar o cotidiano: ela também influencia diretamente na forma como projetamos e decoramos os espaços onde vivemos.

Quer entender melhor? Neste artigo, exploraremos o conceito de downsizing, as suas origens e as vantagens que ele oferece. Ainda reunimos dicas de decoração para quem deseja abraçar essa ideia e criar um ambiente mais simples, funcional e harmonioso.

O que é downsizing e como surgiu?

O termo downsizing pode ser traduzido do inglês como "diminuição de tamanho". 

No contexto da vida contemporânea, ele se refere à escolha consciente de simplificar e reduzir o espaço físico que habitamos.

Portanto, downsizing é o ato de optar por viver em um imóvel menor, em busca de boa localização, praticidade e/ou economia, por exemplo.

Essa tendência surgiu em grandes cidades que têm um custo de vida alto, em países como Estados Unidos e Austrália.

O downsizing também aumenta entre casais sem filhos, aposentados e pessoas que viram os seus filhos crescerem e agora estão com o “ninho vazio”.

No Brasil, os imóveis menores começaram a ser comercializados como uma maneira de torná-los mais acessíveis.

Além disso, em regiões com o custo do metro quadrado elevado, essa já é uma escolha frequente, sobretudo para aqueles que precisam garantir uma boa localização.

No entanto, é possível observar que a tendência do downsizing cresce como uma decisão consciente. Ou seja, as pessoas estão, de fato, em busca de imóveis menores.

Leia também:

Quais são as vantagens do downsizing?

Sala e cozinha integradas em tons terrosos, com formas orgânicas e plantas
Plantas menores tendem a dar menos trabalho no dia a dia (Projeto: Jéssica Pereira)

A adoção do downsizing traz uma série de benefícios que vão muito além da simples redução de espaço físico e bens materiais. A seguir, mostramos alguns dos principais.

Mais dinheiro

Ao reduzir o tamanho de sua casa e diminuir a quantidade de pertences, você economiza dinheiro em contas e manutenção. 

Isso libera recursos financeiros para outras áreas importantes da sua vida, como educação, investimentos ou viagens.

Mais tempo livre

Menos espaço para limpar e organizar significa mais tempo para atividades que realmente importam. Você pode se dedicar a hobbies, ficar com a família e os amigos ou, simplesmente, relaxar.

Menos consumo

O downsizing naturalmente leva a consumir menos, reduzindo o impacto ambiental. Você compra apenas o que realmente precisa e valoriza mais os itens que tem.

Menos estresse

Viver em um espaço mais simples e organizado reduz o estresse. Afinal, você não precisa se preocupar com a bagunça ou com a manutenção de uma casa grande.

O que observar antes de investir em um imóvel menor?

Cozinha, sala de TV e sala de jantar integradas em trons neutros claros e escuros
Mesmo sendo pequeno, imóvel precisa atender necessidades dos moradores (Projeto: Lana Piazera | Soar Criativo / Foto: Mariana Koentopp)

Mudar para um imóvel menor pode parecer muito simples. No entanto, você precisa observar alguns pontos para não ter problemas e nem se arrepender. Confira algumas dicas a seguir.

Planta do imóvel

Geralmente, as habitações menores são apartamentos. Mas também podem ser casas. Você precisa entender como é a planta para saber se ela oferece o conforto necessário e se comporta todos os itens essenciais para o seu estilo de vida.

Localização

Morando em um imóvel menor, você pode sentir a necessidade de realizar mais atividades fora. Além disso, pode ser que precise de alguns serviços essenciais, como lavanderia. Portanto, observe a localização e entenda se a região oferece o necessário para o dia a dia.

Serviços no condomínio

Se o imóvel for em um condomínio, fique de olho em serviços que podem ser interessantes, como lavanderia, espaço para cuidar de pets, máquinas com snacks e por aí vai.

Áreas comuns

Esses ambientes também podem ajudar a suprir a falta de espaço em casa para algumas ocasiões. Prédios mais novos já contam com coworking, salão de festas e, até mesmo, sala de jogos.

Como decorar um imóvel desse tipo?

Se você pensa em adotar o downsizing em sua vida e deseja criar um ambiente funcional e aconchegante, aqui estão algumas dicas de decoração que podem ajudar!

Mantenha a organização

A organização é fundamental em um espaço menor. Utilize prateleiras, caixas e móveis com boa área de armazenamento para manter os seus pertences arrumados e fora de vista. Isso ajudará a evitar a sensação de desordem.

Prefira itens de qualidade

Cozinha e sala de jantar integradas em ambiente neutro, com destaque para a parede azul da porta
Materiais de qualidade, como porcelanato, levam sofisticação a imóvel pequeno (Projeto: Tatiana Pradal / Foto: Giovana Gonçalves)

Quando você conta com menos espaço, cada item que escolhe para a sua casa deve ser pensado com cuidado.

Opte por móveis e objetos de qualidade, que sejam duráveis e atemporais. Isso não apenas economiza dinheiro a longo prazo, mas também cria um ambiente elegante.

Valorize a luz natural

A iluminação natural é uma das melhores amigas dos espaços menores. Mantenha janelas desobstruídas e use cortinas leves para permitir que a luz do sol entre livremente. Isso faz com que o espaço pareça maior e convidativo.

Integre os ambientes

Cozinha e sala de TV integradas em tons neutros claros
Planta integrada ajuda a otimizar o espaço (Projeto: TAU Arquitetos)

A integração de ambientes também pode ser uma boa pedida para plantas de tamanho reduzido. Afinal, assim é possível ter uma sensação maior de fluidez e amplitude. Sem falar que é bastante prático.

Escolha móveis multifuncionais

Os móveis multifuncionais são essenciais em um ambiente pequeno. Sofás-cama, mesas dobráveis e prateleiras que servem como escrivaninhas são ótimas opções. Eles maximizam a utilidade do espaço sem comprometer o conforto.

Invista em cores claras

Studio em tons neutros quentes
Combinação entre cores claras e madeira leva amplitude e aconchego a apartamento pequeno (Projeto: Flavio Machado)

Tons claros, como branco, bege e cinza, têm a capacidade de fazer um ambiente parecer mais amplo e arejado. Use-os nas paredes, nos móveis e nos objetos para criar uma sensação de expansão.

Use madeira

Embora cores claras sejam excelentes para ampliar os espaços, adicionar elementos de madeira pode trazer calor e aconchego. Opte por móveis ou detalhes nessa matéria-prima para equilibrar a sensação de frieza.

Siga a regra de “menos é mais”

Por fim, lembre-se da famosa regra de que "menos é mais". Evite sobrecarregar o espaço com excessos. Escolha peças que tenham significado e propósito.

O downsizing parece ter vindo para ficar. Se você quer saber o que está em alta no mundo da arquitetura e da decoração, confira as principais tendências de 2023 selecionadas pela Portobello!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Downsizing: a tendência de morar e viver com...

Downsizing: a tendência de morar e viver com menos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bom dia! Moro em lugar pequeno , e estou sempre buscando algo que seja bonito e simples , adorei tudo que vi neste catálogo.



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies