01.12.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Banheiro amadeirado
Madeira pode aparecer em diferentes pontos do banheiro, deixando espaço mais aconchegante (Projeto: Bia Guedes)

3 dicas incríveis para ter um banheiro amadeirado no seu projeto

 minutos de leitura
calendar-blank-line
01.12.2023
Está projetando um banheiro amadeirado? Descubra quais materiais são ideais para esse ambiente, bem como a combinação de cores, texturas e acabamentos
minutos de leitura

O banheiro amadeirado é bonito e aconchegante. Ótimo para quem quer um ambiente com clima de spa, que proporcione relaxamento.

Contudo, ele requer alguns cuidados, o que pode não ser muito prático. Nesse sentido, o porcelanato se apresenta como um material bem interessante.

Belo e funcional, esse revestimento cerâmico tem aspecto semelhante à matéria-prima natural, com suas texturas e cores variadas.

Se você deseja ter um banheiro amadeirado, está no lugar certo! Vamos contar sobre a escolha de materiais e dar dicas de decoração. Acompanhe!

Quais são as madeiras indicadas para banheiro?

led nas ripas de banheiro amadeirado
Para banheiro amadeirado, material precisa ter resistência à água (Projeto: Fala Arquitetura)

O banheiro é um ambiente com umidade. Mesmo que a madeira não esteja em uma área molhada, como o box, terá contato com o vapor que sai do chuveiro.

Sendo assim, você precisa ficar de olho na escolha do material para o seu banheiro amadeirado. Os compensados, por exemplo, estragam com facilidade.

O ideal é preferir uma madeira mais resistente, com durabilidade superior. Entre as principais opções estão cumaru, ipê, jatobá, sucupira e peroba rosa.

Para garantir que ela vai durar por bastante tempo, busque usá-la nos móveis e em paredes de áreas que não têm contato direto com a água.

Ainda pensando em resistência, prefira madeira maciça com tratamento para umidade, como verniz e impermeabilização. Verifique se o material é certificado, o que ajuda a preservar o meio ambiente.

Além dessa alternativa, há outras para incluir no seu projeto de banheiro, como você confere na sequência.

Leia também

Como ter um banheiro amadeirado?

Para realizar o sonho de ter um banheiro amadeirado, é necessário considerar alguns pontos, como os materiais, as cores e os acabamentos.

Nas linhas a seguir, reunimos as principais informações para ajudar você a conquistar um ambiente convidativo.

1. Materiais

Banheiro amadeirado, materiais
Entre os diferentes materiais para banheiro amadeirado, porcelanato é o mais versátil e resistente (Projeto: Archibox Arquitetura)

A madeira natural é um material nobre. Tende a custar caro e exigir manutenção. No entanto, há diversas alternativas a ela, como as que você descobre na sequência.

MDF

Sobretudo para quem precisa economizar no projeto, o MDF pode ser uma boa opção para um banheiro amadeirado.

Como é menos resistente à umidade, o interessante é preferir materiais como o MDF naval, que garante uma proteção a mais.

O ideal é usá-lo nos móveis do banheiro evitando o contato direto com a água, o que pode reduzir a vida útil do material.

Vinílico

Outra opção para banheiro amadeirado é o revestimento vinílico. Ele tem certa resistência à umidade, podendo ser usado tanto no piso quanto nas paredes.

Aqui, vale a dica de não aplicar diretamente no box, pois ele não suporta o contato direto com uma grande quantidade de líquido.

Você também pode usar o revestimento vinílico para reformar móveis antigos, dando uma sobrevida a eles.

Porcelanato

Banheiro amadeirado, porcelanato
Porcelanato amadeirado é resistente à umidade e pode ser usado no piso e na parede do banheiro (Projeto: Alyne Ferreira)

Já o porcelanato é a melhor alternativa para um banheiro amadeirado. Afinal, ele tem características importantes para esse ambiente, como:

  • facilidade de limpeza, uma vez que é necessário apenas passar uma vassoura macia e um pano com água e detergente. Em caso de sujeiras mais resistentes, é possível usar outros produtos, como saponáceo cremoso diluído em água;
  • resistência à água, assim como outros revestimentos cerâmicos. Ou seja, ele pode ser aplicado no piso e nas paredes de todo o banheiro, inclusive no box;
  • aparência semelhante à madeira natural, com opções que reproduzem espécies em extinção ou muito caras, como é o caso do pau-brasil;
  • variedade de texturas e cores para usar em banheiros amadeirados de todos os estilos, desde o rústico até o minimalista;
  • não requer manutenção, como acontece no caso da madeira natural;
  • não é poroso, ou seja, não corre o risco de manchar.

2. Cores

Banheiro amadeirado, cores
Madeira combina com tons quentes e terrosos (Projeto: Portoneves Arquitetura / Foto: Walter Dias)

Além da variedade de materiais para usar no banheiro amadeirado, você também encontra diversas cores que, por sua vez, podem ser combinadas com diferentes tons de madeira. Veja alguns exemplos a seguir.

Branco e bege

Para quem tem um banheiro pequeno e quer fazer com que ele pareça visualmente maior, o ideal é preferir tons claros, como branco e bege. Isso tanto para a madeira quanto para o restante.

Essa também é uma dica interessante para aqueles que escolheram uma decoração com pegada minimalista para a casa.

Preto

Já para uma decoração marcante, sofisticada e moderna, a combinação entre a madeira em tonalidades médias e escuras pode ser com preto.

Nesse caso, garanta que o banheiro amadeirado tenha boa entrada de luz natural. Assim, você evita que ele pareça pequeno por causa dos tons mais fechados.

Cinza

Agora, se você quer um meio-termo, o cinza pode ser ideal. Ele também é neutro e elegante, mas nem tão claro e nem tão escuro assim.

Uma dica interessante com essa cor é apostar na combinação da madeira com o cimento queimado. Ótimo para um ambiente rústico e acolhedor!

Verde

Se você preza pelo design biofílico, que faz referências à natureza, usar verde no banheiro amadeirado é uma boa pedida.

Pode ser em pontos de cor ou em uma parede toda revestida com porcelanato verde, por exemplo. Há diversas alternativas, incluindo o uso de plantas na decoração.

Tons terrosos

Outra dica para combinar com o banheiro amadeirado é investir nos tons terrosos. Eles são quentes e ajudam a aumentar o bem-estar nos espaços, assim como a madeira.

Você pode escolher entre tonalidades mais fechadas ou mais abertas, como vermelho, laranja, amarelo, terracota ou areia.

3. Texturas e acabamentos

Madeira combina com tons quentes e terrosos (Projeto: Mari Milani / Foto: Erika Urbino)

Esse é um ponto importante na hora de projetar um banheiro amadeirado, mas que muitas vezes é esquecido. Dependendo da textura do material escolhido, pode ser mais difícil de limpar.

Além disso, é fundamental saber qual é o tipo de acabamento do revestimento, principalmente se ele for aplicado no piso.

No caso do porcelanato, deve ser escolhido com acabamento natural, que é aquele sem brilho e menos escorregadio. Dessa maneira, você evita acidentes quando o banheiro estiver molhado.

Onde usar madeira no banheiro?

Agora que você já sabe quais aspectos considerar em seu banheiro amadeirado, confira onde esse material pode aparecer.

Pisos

Banheiro amadeirado, pisos
Revestimento cerâmico é melhor alternativa para box de banheiro amadeirado (Projeto: Hr Arc Arquitetura e Interiores)

O revestimento do piso é uma das maiores preocupações de quem quer um banheiro amadeirado. Afinal, ele molha com frequência, sobretudo no box.

Por isso, precisa ser resistente e fácil de limpar, mas sem abrir mão do charme e da beleza que só a madeira tem.

A opção mais versátil nesse caso é o porcelanato, já que ele pode molhar com frequência, que não estraga e nem exige tanta manutenção.

Paredes

Muita gente opta por revestir as paredes do banheiro para protegê-las da umidade. Dessa forma, é possível garantir menos manutenção com pintura ou troca do papel de parede, por exemplo.

Entretanto, se você fizer uma escolha equivocada quanto ao material das paredes de um banheiro amadeirado, pode se arrepender depois.

Alguns materiais, como a madeira natural e o revestimento vinílico, até podem ser aplicados. No entanto, em contato direto com a água, tendem a danificar e precisar de manutenção.

Por outro lado, o porcelanato se mostra uma opção bastante interessante, durável e versátil também para as paredes.

Móveis

Banheiro amadeirado, móveis
Até móveis podem ser feitos ou revestidos com porcelanato amadeirado (Projeto: André Soares)

Os móveis são essenciais em qualquer projeto de banheiro. Ainda que seja um lavabo pequeno, é necessário ter algum armário para guardar itens como papel higiênico.

Além disso, fica mais elegante ter uma bancada com uma cuba. E ela também pode ter a aparência da madeira.

Essa superfície pode ser produzida em diferentes materiais. Contudo, a melhor opção é o porcelanato amadeirado.

Afinal, a área em que fica a cuba tende a molhar ao lavar as mãos ou escovar os dentes, por exemplo.

Como a cerâmica é resistente à umidade, não vai ter problema se cair água por cima da bancada de porcelanato.

Para levar ainda mais charme ao banheiro amadeirado, opte pelos móveis planejados, feitos sob medida para os espaços.

Detalhes

A madeira não precisa necessariamente vir em pisos, paredes ou móveis. Dá para brincar com o material para criar detalhes que fazem toda a diferença.

Quem preza pela autenticidade nos projetos pode apostar em uma parede personalizada, feita com revestimentos amadeirados, por exemplo.

Há também outras opções, como criar uma moldura para o espelho, fazer um nicho decorativo no box e por aí vai.

Detalhes mais simples podem ajudar a compor um banheiro amadeirado. Ganchos para pendurar toalhas e kits de higiene para a bancada são algumas ideias.

A madeira é mesmo muito versátil e pode ser usada até do lado de fora. Saiba tudo sobre o revestimento amadeirado para áreas externas!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

3 dicas incríveis para ter um banheiro amade...

3 dicas incríveis para ter um banheiro amadeirado no seu projeto

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies