22.02.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
A decoração de lavabo ajuda a imprimir mais personalidade nesse ambiente. Na imagem, revestimento de parede e piso da linha Berliner (Projeto: Portobello S.A.)

Decoração para lavabo: 7 dicas para dar estilo a esse cantinho

 minutos de leitura
calendar-blank-line
22.02.2019
Não sabe como fazer a decoração de lavabo? Reunimos dicas importantes para deixar essa área personalizada e atemporal! [Atualizado em: 20/09/2021]
minutos de leitura

A decoração de lavabo é importantíssima, pois dá mais personalidade a esse ambiente.

Como ele não conta com a área do chuveiro, permite liberdade, com itens que seriam impossíveis no cômodo tradicional devido à umidade.

Normalmente, o lavabo é o espaço destinado às visitas. Por isso, deve ser funcional e aconchegante, oferecendo o melhor às pessoas que vêm nos visitar.

Não sabe como fazer a decoração de lavabo? Veja quantas dicas reunimos!

O que é lavabo?

Lavabo era o nome dado pelos católicos para designar o local onde os fiéis lavavam as mãos.

Ao migrar para a arquitetura, não perdeu o seu significado, sendo um banheiro menor e sem a área de banho, destinado ao uso das visitas.

Geralmente, ele tem medidas reduzidas quando comparado a um banheiro tradicional — de 2 a 5 m² — e conta com vaso sanitário, pia e espelho.

Como acertar na decoração de lavabo?

A decoração de lavabo é muito importante, pois esse é um dos primeiros ambientes com os quais a visita tem contato na sua casa.

Por isso, precisa transmitir a personalidade e o estilo dos moradores. Também deve ser funcional e confortável, de modo a receber bem.

Veja as dicas importantes que separamos.

1. Analise o espaço disponível

Como o lavabo é um banheiro pequeno, antes de tomar qualquer decisão em termos decorativos, meça a área dele.

Avalie a melhor posição para o vaso sanitário e a pia, de modo a ganhar mais espaço de circulação, favorecendo o uso confortável.

Uma das soluções é colocar todos os itens em apenas um lado do cômodo, deixando uma faixa livre.

Muitas vezes, o lavabo pode não dispor de ventilação natural. Nesses casos, é imprescindível a instalação de um exaustor.

Defina o estilo de decoração

Da mesma forma que os demais cômodos, o lavabo precisa de um estilo decorativo. Pense em um que tenha relação com o restante da casa e reflita a personalidade dos moradores.


Geralmente, essa é uma área que permite a personalização. Então, não tenha medo de colocar em prática algumas ideias mais originais.

São muitos os estilos que podem ser adotados no lavabo, como moderno, contemporâneo, rústico, clássico, vintage etc.

O importante é compor um espaço com design e atemporal, que possa ser usado por bastante tempo sem parecer ultrapassado.

A decoração de lavabo permite uma liberdade maior, que se traduz no uso de diferentes estilos (Projeto: Portobello S.A.)

3. Escolha o revestimento certo

Uma dúvida muito comum é em relação à escolha do revestimento para lavabo. Como essa área não tem contato com a água, você terá mais liberdade.

Por exemplo, é possível usar até mesmo uma versão polida do porcelanato no chão, pois ela não se tornará escorregadia.

O porcelanato, inclusive, é um material que pode ser usado em pisos e paredes, a depender da indicação de local de uso. E há inúmeras alternativas.

Quem deseja um ar atemporal, sem deixar o requinte e o conforto de lado, pode investir naqueles que recriam materiais naturais, como o mármore ou a madeira.

Já para quem prefere um toque urbano, existem ótimas alternativas que reproduzem concreto, cimento queimado e demais cimentícios.

E para quem quer brincar com as estampas, as versões que interpretam ladrilhos hidráulicos são excelentes. Elas podem revestir o piso ou criar um ponto focal em alguma parede.

Cores

Os lavabos compactos exigem atenção em relação às cores.

O ideal é que a maior parte do cômodo seja decorada com tons claros e neutros, que favorecem a sensação de amplitude.

Deixe as tonalidades mais fortes para os detalhes da decoração ou para criar uma parede de contraste, por exemplo.

Uma boa ideia nesse sentido é a linha Quartzites, da Portobello, que recria os quartzitos, rochas brasileiras com grande diversidade de desenhos e tons.

Os lavabos compactos ficam melhor com tons claros, como os revestimentos da linha Quartzites (Projeto: Portobello S.A.)

Para os banheiros com uma pegada industrial, a base cinza é uma ótima pedida, pois cria um ambiente mais leve e permite pontuar com diferentes tons.

Se o objetivo é um lavabo urbano, vale a pena apostar na linha Urban Mood, da Portobello, que revela a pluralidade dos grandes centros por meio da reprodução do concreto em tons frios.

Outra opção é a linha Nord, também da Portobello, que tem como referência o design nórdico. Perfeito para um lavabo minimalista e moderno.

Formatos

Caso queira incluir um toque de personalização, você pode escolher uma parede para aplicar revestimentos de formatos diferentes.

Os revestimentos com relevo e os estilo metrô são tendência. É possível encontrá-los em várias cores e até com texturas, que são muito interessantes e criam um efeito sofisticado.

Outra alternativa é brincar com a paginação. Por exemplo, com a espinha de peixe ou o chevron, que adicionam movimento e modernidade.

Só tome cuidado para evitar o excesso de formas, cores e texturas, que podem acabar deixando o visual poluído, pois o lavabo costuma ser um ambiente compacto.

Uma parede diferenciada ajuda a destacar a sua decoração de lavabo, como esse detalhe com a linha Urban Mood (Projeto: Portobello S.A.)

4. Selecione corretamente as louças e os metais

As louças e os metais devem ter sintonia com o estilo decorativo adotado.

Hoje em dia, é possível encontrar peças mais modernas, com linhas retas e cores distintas, que combinam perfeitamente com lavabos contemporâneos, cleans ou industriais.

Uma dica é tentar escolher cuba e bacia do mesmo fabricante, criando unidade.

O que está em alta é investir em uma pia esculpida em porcelanato, que traz um toque de nobreza e sofisticação.

As torneiras de bancada são bastante usadas. Mas, atualmente, as de parede são mais procuradas, especialmente para o lavabo, pois ocupam pouco espaço.

Atenção apenas em relação às medidas da cuba e da torneira.

Uma torneira muito alta ou muito grande pode causar respingos em todo o lavabo. Já uma pequena dificulta o uso.

5. Não se esqueça dos móveis

Além das louças e dos metais, outro ponto importante é a escolha dos móveis.

Como o lavabo não conta com a área do box, é possível escolher mobílias variadas, sem a preocupação com a umidade.

O mais básico é o gabinete embaixo da pia, com compartimentos para guardar produtos de higiene e beleza.

Mas lavabos muito pequenos podem ter apenas uma bela bancada com apoio para pia. Destaque para os modelos flutuantes, que estão em alta e ocupam pouco espaço.

Se desejar algo clássico ou rústico, você também pode substituir o tradicional gabinete por um móvel antigo, como uma cômoda com pés em cabriolet.

Por outro lado, para quem prefere um lavabo moderno, há a opção de fabricar seus próprios móveis em porcelanato, como cubas, bancadas, bandejas e até jogos de nichos.

Detalhe da linha Sonatta, da Officina Portobello, que cria móveis exclusivos com porcelanato para decorar seu lavabo (Projeto: Portobello S.A.)

A Portobello conta com soluções sob medida para lavabos, como os produtos da Officina Portobello, com destaque para os lançamentos:

  • Sonatta: mobiliário para banheiros e lavabos cujo conceito é criar o ponto de partida em que o usuário se torna protagonista e vai gerar o desenho final. A matriz desse objeto em porcelanato recebe recipientes, apoios e acessórios em metal, madeira ou vidro, que geram uma solução customizada e possibilitam que ela seja atualizada em qualquer momento;
  • Ícaro: bancadas que possuem dois planos, dispostos em um ângulo que gera uma forma inusitada, remetendo a um par de asas desenhadas geometricamente. É uma peça irreverente, com linhas simples e atemporais, que alia funcionalidade e inovação da forma e do material, com um sistema exclusivo de fixação;
  • Blocco: blocos em porcelanato criados a partir do conceito cuba — transição — apoio, que compõem uma solução versátil de mobiliário para banheiros e lavabos. São formas elegantes, com acabamento de alta costura e sistema de fixação exclusivo;
  • Planos: linha de mobiliário assinada por Guilherme Wentz, designer que traduz em porcelanato a descontração do seu estilo, brincando com o desnível. Ora os recortes sobem, ora descem, seguindo os veios do material e criando peças únicas e despojadas;
  • Oasis: sistema de mobiliário com bancadas e bandejas com duas opções de borda e três possibilidades de fixação. As cubas podem ser esculpidas ou de apoio, tanto em porcelanato quanto de outros materiais;
  • Berliner: criada a partir de uma visão coletiva e plural sobre Berlim, é a combinação entre a pedra natural e o concreto, interpretados em porcelanato.
Detalhes da linha Ícaro, da Officina Portobello, que traz um toque de sofisticação ao seu lavabo (Projeto: Portobello S.A.)

6. Pense na iluminação e no uso de espelhos

A iluminação é muito importante na decoração de lavabo, pois como o cômodo é pequeno, ela ajuda a deixá-lo amplo visualmente.

Além disso, dependendo do projeto, você conseguirá criar um aspecto cênico, valorizando os detalhes do seu ambiente.

Os rebaixos de forros com sancas estão em alta, junto dos plafons embutidos e dos spots com lâmpadas direcionadas.

Também é válido investir em arandelas, luminárias pendentes ou faixas de LED ao redor do espelho.

É possível fazer um “mix” com luz direta e indireta. Vale destacar que as luzes amarelas proporcionam mais aconchego.

Espelhos

Outro detalhe importante na decoração de lavabo é o espelho, que ajuda a dar a sensação de que o cômodo é amplo e iluminado, o que melhora a estética.

Os espelhos grandes, que tomam uma parede inteira, são os mais indicados para os lavabos bem pequenos.

Mas, dependendo do estilo decorativo adotado, existem outras alternativas interessantes. O ideal, contudo, é optar pelos modelos com molduras simples ou sem moldura, para não pesar visualmente.

Um bom projeto de iluminação e espelhos são cruciais na hora de ampliar os lavabos e deixá-los mais aconchegantes (Projeto: Portobello S.A.)

7. Capriche nos detalhes

Por fim, não se esqueça dos detalhes para deixar a sua decoração de lavabo ainda mais especial.

Vasos de plantas, difusores de aromas, bandejas com alguns mimos para os convidados; enfim, todos esses pequenos itens que ajudam a trazer uma sensação aconchegante e deliciosa.

Você pode usar tanto vasos de plantas naturais quanto artificiais.

No caso das plantas naturais, tome cuidado para optar por espécies que consigam sobreviver nesse ambiente, preferindo as que se desenvolvem melhor na sombra.

A personalização pode contar com revestimentos coloridos, vasinho de plantas e recipientes com design (Projeto: Portobello S.A.)

Adicione também quadros temáticos, toalhas dispostas em um cesto, velas perfumadas e outros objetos que tenham relação com o estilo do cômodo.

Gostou das nossas dicas sobre decoração de lavabo? Aproveite para aprender como decorar um banheiro infantil!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Decoração para lavabo: 7 dicas para dar est...

Decoração para lavabo: 7 dicas para dar estilo a esse cantinho

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies