03.10.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Cozinha exposta na Portobello Shop Pacaembu traz diferentes produtos da Portobello (Projeto: Doma Arquitetura)
Cozinha exposta na Portobello Shop Pacaembu traz diferentes produtos da Portobello (Projeto: Doma Arquitetura)

Doma Arquitetura cria cozinha acolhedora na Portobello Shop Pacaembu

 minutos de leitura
calendar-blank-line
03.10.2022
Patrícia Pomerantzeff, da Doma Arquitetura, criou um ambiente acolhedor para uma loja da Portobello. Conheça os produtos usados
minutos de leitura

A Semana de Design de São Paulo (DW!) 2022 aconteceu no início de setembro. Para quem ficou de fora, ainda é possível conferir algumas mostras, como na Portobello Shop Pacaembu, que traz um ambiente assinado pela Doma Arquitetura.

Arquiteta responsável pela intervenção, Patrícia Pomerantzeff se inspirou no café para criar uma cozinha aconchegante na loja da Portobello. O espaço vitrine funciona como um convite para a pausa em meio a uma rotina agitada.

O ambiente da Doma Arquitetura pode ser visitado gratuitamente em São Paulo, até a próxima DW!, prevista para acontecer em março de 2023.

Nas linhas a seguir, conheça os detalhes do projeto e descubra quais outras lojas da Portobello também receberam espaços assinados por grandes nomes!

Doma Arquitetura imprime aconchego em Cozinha Vitrine

Doma arquitetura, cozinha
Combinação entre cores e tamanhos de cerâmica é destaque em projeto da Doma Arquitetura (Projeto: Doma Arquitetura)

A convite da Portobello, o escritório Doma Arquitetura desenvolveu um ambiente especial para a Portobello Shop Pacaembu.

A Cozinha Vitrine pode ser vista por quem passa nas proximidades ou admirada de perto pelos visitantes da loja.

Patrícia Pomerantzeff quis despertar para a reflexão da necessidade de fazer uma pausa no dia a dia. Apreciar o momento e prestar atenção à volta.

Tudo isso fica bem melhor em um ambiente como a cozinha, onde muitas memórias afetivas são criadas. Um local onde é necessário desacelerar por algum tempo para preparar ou comer as refeições.

Foi justamente pensando nisso que o projeto da Doma Arquitetura recebeu elementos para se tornar mais aconchegante.

A ideia foi desenvolver um espaço que servisse de ponto de encontro para a família compartilhar e viver. Que fosse como um abraço, gerando acolhimento e conforto.

No entanto, assim como outros projetos da Doma Arquitetura, um elemento foi fundamental para a criação da cozinha da Portobello Shop Pacaembu: a funcionalidade.

Dos acabamentos aos materiais, tudo funciona na mais perfeita harmonia para criar um ambiente convidativo.

As bancadas, por exemplo, parecem flutuar. A área de trabalho contribui para o visual sofisticado, mostrando como as Lastras podem ser usadas de diferentes formas.

Aliás, a área de apoio ajuda a manter a fluidez sem pesar o espaço. Para garantir a funcionalidade, pensar na circulação é um ponto importante.

Outro elemento que faz a diferença são as cores. Os tons contrastantes de azul e rosa trazem alegria e personalidade para o projeto da Doma Arquitetura.

Conheça os produtos Portobello usados

Doma Arquitetura, Portobello
Piso neutro serve de base para Cozinha Vitrine da Doma Arquitetura (Projeto: Doma Arquitetura)

Para a Cozinha Vitrine, a Doma Arquitetura usou alguns produtos da Portobello, que foram essenciais para dar o mood desejado ao ambiente.

No piso, Oh!take Forest é um porcelanato em tom de cinza. Neutro, serve como base para o restante da decoração do espaço.

Evidenciando a versatilidade dos porcelanatos em grandes formatos e das Lastras, as bancadas foram criadas com Oh!take Cliff.

Esses dois revestimentos fazem parte de uma linha idealizada pela Portobello em parceria com o grande mestre Ruy Ohtake.

Doma Arquitetura, revestimentos, filetes
Filetes dão contraste à decoração da cozinha (Projeto: Doma Arquitetura)

Já para os pés da bancada e para o backsplash, a opção foi por um produto em tamanho menor, o que também ajuda a criar contraste.

Terralma Bora Bora é de um azul-escuro que traz elegância e versatilidade para a decoração.

Outra maneira de adicionar informação e contraste na decoração é por meio do uso de filetes. E eles foram muito bem explorados nesse projeto da Doma Arquitetura.

Afinal, Terralma Sardenha aparece no backsplash em combinação com o azul-escuro. A tonalidade mais clara se sobressai e parece brilhar.

Patrícia Pomerantzeff está à frente da Doma Arquitetura

Doma Arquitetura, Patrícia Pomerantzeff
Além de arquiteta, Patrícia Pomerantzeff é artista visual (Foto: Portobello S.A.)

Com o sonho de ser artista desde criança, Patrícia Pomerantzeff não poupou esforços e foi atrás.

Sua primeira graduação foi em Artes Visuais, o que certamente contribui para o senso estético que ela aplica nos projetos da Doma Arquitetura.

Durante a sua formação, Patrícia teve dúvidas sobre como seguiria sua carreira nesse mercado. Foi então que, por meio de uma sugestão de seus pais, decidiu cursar também Arquitetura e Urbanismo.

Além de se dedicar às duas faculdades, ela ainda fazia dois estágios ao mesmo tempo. Dava aula de artes e começava um escritório de arquitetura.

No entanto, percebeu que a carreira em artes estava indo bem e preferiu trancar a faculdade de Arquitetura.

No quarto ano do curso de Artes Visuais, ela engravidou e resolveu retomar a Arquitetura, formando-se mais tarde.

Desde 2007, está à frente do escritório Doma Arquitetura, no qual consegue colocar em prática os conhecimentos que aprendeu nas duas graduações.

Além disso, Patrícia faz sucesso na internet. Desde 2017 ela atua como youtuber. A arquiteta mostra cada detalhe de seus projetos de um jeito leve e descontraído, atraindo milhares de seguidores.

Outros nomes assinam projetos da DW! 22

Doma Arquitetura, DW 22
Acabamentos e elementos da decoração deixam espaço mais acolhedor em projeto para a DW! 22 (Projeto: Doma Arquitetura)

A Portobello Shop Pacaembu está na lista de quatro lojas da marca que receberam mostras durante a DW! 22. As demais também estão em São Paulo. São elas: Gabriel, D&D Shopping e Vila Olímpia.

Todas estão abertas ao público até a próxima DW! e podem ser visitadas gratuitamente por quem quer ver de perto projetos de grandes nomes da arquitetura nacional.

Além da Doma Arquitetura, participaram Carlos Carvalho e Leonardo Zanatta.

Carlos Carvalho assina o espaço da Portobello Shop Vila Olímpia com um moodboard gigante. No projeto, ele mescla elementos que são características suas, como o minimalismo e a ousadia.

A criação do painel foi possível graças ao pé-direito alto da loja. Assim, foram aplicadas peças enormes que reproduzem mármore cinza e contrastam com outros produtos em tons quentes.

Já Leonardo Zanatta, nome em ascensão e listado na Forbes, assina os projetos nas lojas Gabriel e D&D Shopping.

Com a inspiração em uma técnica japonesa para reparar cerâmica, ele criou espaços com a combinação inusitada da reprodução de um mármore verde com os tons terrosos da linha Terralma.

Além dos ambientes nas lojas da Portobello que ainda podem ser visitados, a marca foi responsável pelo evento âncora da Semana de Design de São Paulo. Saiba tudo o que rolou no Archtrends Summit 2022!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Doma Arquitetura cria cozinha acolhedora na P...

Doma Arquitetura cria cozinha acolhedora na Portobello Shop Pacaembu

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies