03.01.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Revestimento com relevo para área externa: confira algumas ideias de aplicações

 minutos de leitura
calendar-blank-line
03.01.2020
Grande inspiração para usar como tendência na decoração, o revestimento com relevo deixa os espaços mais atrativos.
minutos de leitura

O revestimento com relevo está em alta e chegou para tomar conta dos projetos de variados ambientes. Entretanto, hoje, é possível usar placas padronizadas com desenhos complexos e criativos. Os materiais mais utilizados para este tipo de revestimento são o cimento, a madeira e o porcelanato.

Porém, o mercado se moderniza a cada dia e surgem inúmeras opções entre as novidades para ambientar os espaços e deixá-los mais atrativos e confortáveis. Certamente, as áreas externas ganham inspiração para usar essa tendência na decoração. Os revestimentos ficam muito charmosos quando aplicados em áreas de lazer, como os decks, sobrados, coberturas de churrasqueiras, paredes de quintais etc.

Além disso, o revestimento com relevo consegue ainda dar a sensação de movimento e profundidade a um espaço. E ainda é uma opção aos tradicionais papéis de parede.

Revestimento em relevo dá um toque de elegância ao ambiente (Foto: Portobelllo S.A)
Revestimento em relevo dá um toque de elegância ao ambiente (Foto: Portobelllo S.A)

Entretanto, os materiais precisam ser grandes aliados para a proteção das superfícies que ficam expostas ao sol, chuva e ventos.

Confira a seguir algumas dicas para usar revestimentos nas áreas externas.

1. Revestimento com relevo na fachada

A primeira visão que se pode ter de um imóvel é a fachada. Valorizar esse espaço pode ser mais simples quanto se imagina. Existem diversos tipos de materiais que você pode usar no seu projeto. O revestimento com relevo é capaz de brincar com a volumetria da parede, além de criar uma textura de relevos e sombras no ambiente.

Uma boa opção é a linha Gávea, da Portobello. Os revestimentos inspirados nos pontos turísticos do Rio de Janeiro, Pedra da Gávea e São Conrado, trazem um ar contemporâneo e cheio de elegância para a fachada.

Além disso, as peças permitem várias criações brincando com movimentos, gerando possibilidades infinitas. Basta usar as cores e explorar a criatividade.

Os revestimentos em alto relevo brincam com a volumetria da parede (Foto: Portobello S.A)
Os revestimentos em alto relevo brincam com a volumetria da parede (Foto: Portobello S.A)

A proposta é trazer o formato 3D para as superfícies verticais, além de garantir a alegria das atividades ao ar livre a uma superfície que poderia ser lisa e sem graça. Asa Delta e São Conrado são propostas que garantem tridimensionalidade às superfícies verticais.

2. Relevo em piscinas

A escolha do piso para a piscina é uma parte essencial do planejamento da área externa da casa. Deve ser levado em consideração as características do material, que precisa ser resistente ao escorregamento e resistente à umidade.

O porcelanato é um dos pisos mais comuns utilizados para revestir tanto a piscina quanto a área externa. A linha Barlavento além de ser versátil, é resistente e de fácil manutenção e limpeza. Estas peças da Portobello são inspiradas em um conjunto de ilhas no Caribe, que reúne paraísos como Monserrat, Martinique e Barbados.

O porcelanato em relevo Barlavento Caribbean foi aproveitado para revestir a parte interna da piscina (Projeto: Renata Faria Scherer) 
O porcelanato em relevo Barlavento Caribbean foi aproveitado para revestir a parte interna da piscina (Projeto: Renata Faria Scherer)

A linha Barlavento tem versões de porcelanato indicados para toda a área: o interior da piscina, para áreas externas e soluções para acabamento de bordas, degraus e cantos. As cores são inspiradas em pedras vulcânicas que rolam para o mar e colorem as águas com matizes de azuis e verdes.

3. Área de lazer

Nas áreas de lazer, nada melhor que a decoração seja aconchegante para receber os amigos e a família. O lugar precisa ser receptivo até para que os moradores possam usufruir de um espaço criativo e original.

Revestimento com relevo e elementos de decoração dão todo o charme a área. Entretanto, eles precisam ser analisados para que não causem problemas como: umidade, infiltrações, cores que mancham entre outros.

A linha Reliefs da Portobello, por exemplo, é o revestimento com relevo ideal para esses espaços. As opções Peak e Kalahari são cheias de texturas, tramas e relevos inspirados nos Alpes, que oferecem o concreto em versão gráfica para uma decoração contemporânea.

No entanto, a primeira é feita, especialmente, para o uso em paredes e fachadas, enquanto a segunda lembra o deserto africano e é recomendado para as paredes que não ficam expostas ao tempo.

Revestimentos e elementos de decoração dão todo o charme para a área de lazer (Foto: Portobello S.A.)
Revestimentos e elementos de decoração dão todo o charme para a área de lazer (Foto: Portobello S.A.)

4. Paredes e muros

Usar revestimento com relevo nas paredes externas e muros é uma ótima alternativa para valorizar ou renovar a casa. As cerâmicas e porcelanatos oferecem variadas opções de texturas, formatos e cores que podem ser aplicadas a qualquer superfície externa, realçando o desenho arquitetônico da obra. A linha Reliefs também é perfeita para revestir paredes e muros.

Linha Reliefs oferece variadas opções de texturas e formatos para muros e paredes externas (Foto: Portobello S.A)
Linha Reliefs oferece variadas opções de texturas e formatos para muros e paredes externas (Foto: Portobello S.A)

Além disso, a manutenção para esses revestimentos é prática e garante alta durabilidade do material, sendo resistentes a todas as variações de temperaturas. Ou seja, é uma ótima opção para proteger muros e paredes, mantendo o conforto térmico para a casa.

Aliás, é possível também combinar diferentes formatos e texturas, destacar portões, entradas e dar cor aos espaços com muita sofisticação e elegância.

5. Efeitos na iluminação

A iluminação pode ser bastante explorada quando se trata de revestimentos com relevo. A combinação causa sensações diferentes e destaca a percepção de tridimensionalidade que o material possui.

Uma dica é utilizar iluminação focada com nuances que criam efeitos de luz e sombra. Para que fique mais bonito, invista em refletores no jardim, virados para as paredes com acabamentos.

Iluminação voltada para a parede criam nuances com efeitos de luz e sombra (projeto: Portobello S.A)
Iluminação voltada para a parede criam nuances com efeitos de luz e sombra (projeto: Portobello S.A)

A área da piscina também pode ser bastante valorizada com o revestimento com relevo e uma boa iluminação. Além disso, as sombras criadas pela luz sobre o relevo dão vida aos desenhos das peças, criando padrões intrigantes que mudam dependendo do projeto. Do mesmo modo, é possível dar uma agradável sensação de movimento e profundidade ao ambiente utilizando a técnica.

Certamente, não importa qual o revestimento escolhido, o importante é que, para ser usado em áreas externas, precisa atender a algumas características adequadas para ficar exposto ao tempo. O material precisa ter maior resistência e durabilidade.

Saiba mais sobre os revestimentos ideais para áreas externas no artigo Revestimentos de parede externa: fachada e varanda. Boa leitura!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Revestimento com relevo para área externa: c...

Revestimento com relevo para área externa: confira algumas ideias de aplicações

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies