03.06.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
area gourmet exterior com piscina
Escolha o estilo ideal para a decoração da sua área gourmet com piscina (Fonte: Diogo Mendes Gonçalves / Archtrends)

10 modelos de piscinas pequenas para usar de inspiração no seu projeto

 minutos de leitura
calendar-blank-line
03.06.2022
Confira diferentes estilos de piscinas piscinas pequenas que vão te ajudar a criar um espaço relaxante e aconchegante, independentemente da metragem da área de lazer
minutos de leitura

Nada como uma área externa confortável e agradável em uma casa para reunir a família e os amigos. Melhor ainda se ela tiver uma piscina para aproveitar os dias de calor. Esse é o objeto de desejo de muitas pessoas, porém, às vezes, o espaço disponível é um obstáculo para a concretização desse sonho.

Mas saiba que existem diversas opções de piscinas, com materiais, modelos e formatos variados que podem se adaptar a diferentes espaços. Você pode também fazer uma piscina gastando pouco e utilizando materiais de qualidade para revesti-la com toda a segurança que uma área molhada exige.

O Archtrends trouxe alguns projetos de piscina pequena para deixar a área de lazer da sua casa pronta para os dias de sol. Confira!

1. Piscinas pequenas com deque

Um deque elevado é uma ótima opção para instalar piscinas em espaços pequenos. A solução evita a escavação do terreno e diminui a sujeira da instalação. Uma pequena escada pode ser necessária para o acesso à piscina e, em uma das laterais, a estrutura pode ser aproveitada para fazer um banco para descanso. Uma iluminação embutida na lateral dos degraus destaca ainda mais a beleza da madeira e fornece um charme especial ao ambiente.

O deque também pode ser usado como piso em volta da piscina para criar um espaço diferente e limitar a área com elegância.

2. Piscinas pequenas em espaços estreitos

Graças às diferentes soluções existentes no mercado, o formato e as medidas de uma piscina podem variar conforme o espaço disponível. Normalmente elas ocupam a área lateral de uma casa ou o fundo, e são uma ótima forma de otimizar o espaço de lazer. Para se adequarem ao local, são feitas de concreto sob medida e com revestimentos apropriados para a área molhada.

As piscinas estreitas e compridas vem se destacando entre as tendências em espaços pequenos. Em estilo clássico, um espaço fechado com vigas de madeira e vidro abriga uma piscina de cor tradicional azul. O destaque fica para a borda da piscina revestida com porcelanato branco que contrasta com o piso externo que representa madeira.

3. Piscinas em quintal pequeno

Se você gosta de uma área de lazer com piscina, mas não abre mão do conforto, uma piscina em formato meia-lua pode ser uma solução interessante para alguns espaços. Com pouca profundidade, é possível adicionar cadeira e uma mesa alta para um bar molhado.

Área de piscina de uma casa com revestimento de madeira e plantas na vertical.
Uma piscina em um quintal pequeno fica agradável e confortável (Projeto: Marco de Stella e Beatriz Ribeiro Arquitetura e Interiores)

4. Piscinas pequenas em porcelanato

A parte mais interessante de construir uma piscina é poder escolher o seu revestimento. Mas antes de tudo você deve escolher um material de qualidade, resistente para a área externa. Os porcelanatos são ideais para revestir a área de lazer. Mas é necessário ficar atento às especificações. O acabamento natural e EXT são antiderrapantes, ideais para revestir o chão da piscina e da área externa. Já para as paredes da piscina não há restrições quanto ao tipo, podem ser usados o natural, o polido ou o EXT.

Agora a versatilidade de estilos que o revestimento oferece à área de lazer é grande! Os porcelanatos apresentam várias cores que fogem do tradicional revestimento azul e verde da piscina. Além disso, existem diferentes texturas que reproduzem madeira, mármore e pedra com a qualidade e resistência que esses materiais em suas formas naturais não oferecem.

Se você quer saber mais sobre o uso deste revestimento em piscinas, confira o post "Afinal, qual é o melhor porcelanato para interior da piscina ?"

Piscina com revestimento em porcelanato, plantas e uma mesa com guarda-sol e cadeiras.
As piscinas em porcelanato outorgam um visual mais sofisticado (Projeto: Portobello Shop Franca)

5. Piscinas pequenas com cascata

Uma piscina pequena pode contar com uma cascata e deixar o ambiente ainda mais estiloso. Você pode construir a piscina próxima ao muro e otimizar o local para embutir um modelo discreto para a aproveitar a estrutura vertical. Nas paredes, ainda pode-se adicionar deque de madeira para usar como suporte para vasos de planta, deixando o local mais aconchegante.

Outra opção que fica super elegante são as cascatas em inox. Elas são discretas e é possível encontrá-las em diversos tamanhos e formatos para encaixar no espaço.

Piscina com uma cascata em cores cinzas e plantas aos lados da cascata.
Uma piscina pequena com cascata confere uma sensação de conforto e aconchego (Projeto: Lilian)

6. Piscinas redondas pequenas

As piscinas de formato redondo ocupam menos espaço. Os modelos pré prontos de fibra podem ser encaixados no lugar disponível. Revestir o piso externo com um porcelanato que reproduz pedra branca é ideal para ampliar o ambiente. Adicione vasos de diversos tamanhos com plantas para aumentar a sensação de frescor.

Piscina redonda pequena com plantas ao redor em um quintal eco.
Uma piscina redonda combina perfeito com uma decoração de plantas ao redor (Projeto: Fernando Martinho Castiglioni)

7. Piscinas pequenas em L

Além do formato ser versátil para se adaptar a um espaço sobrando no terreno, ele pode delimitar áreas. A extensão menor pode servir para a construção de pequenos degraus para o acesso à piscina. Ela pode ainda contar com dois níveis de profundidade, onde a área rasa é utilizada para colocar espreguiçadeiras.

8. Piscina pequena com bancos

Uma piscina é um lugar para relaxar, portanto por que não adicionar uma área para sentar enquanto se refresca? A solução pode ser realizada mesmo quando o espaço é pequeno. É só adicionar um degrau interno em toda a extensão da piscina, que ele facilitará a entrada à piscina e servirá como banquinho para os banhistas.

Pequena e quadrada piscina com bancos. Grama e plantas.
Uma piscina pequena com bancos é perfeita para curtir da natureza e se inspirar (Projeto: Victor Romansini)

9. Piscina pequena com jardim

Criar um paisagismo com grama e algumas plantas em volta da borda da piscina deixa a área de lazer muito mais agradável. Se não tiver espaço suficiente, utilize espécies que ocupem pouco espaço ou até mesmo considere um jardim vertical. Se quiser combinar um design moderno e contemporâneo, invista em um revestimento escuro para a parte interna da piscina e um tom mais claro para o piso externo.

Piscina com flores roxas ao redor e uma árvore que da sombra nela.
Uma piscina com jardim é ótima para relaxar-se em família (Projeto: Hilla Portela)

10. Piscina pequena colorida

Que tal uma piscina super estilosa? As piscinas coloridas ainda dividem opiniões, mas a verdade é que escolher o estilo e a cor da sua área de lazer deixa o espaço ainda mais descontraído e personalizado. Você pode investir em porcelanatos coloridos geométricos para revestir as paredes internas da piscina ou somente o fundo. A transparência da água vai deixar visível o efeito das cores, portanto cuidado ao escolher o preto ou vermelho como base, para não dar um toque muito dramático ao local.

Se preferir, deixe a cor para o piso externo da piscina e para alguns detalhes, como a borda. Os tons mais fechados como o verde militar ou azul acinzentado podem ser uma boa opção para um estilo mais discreto.

Piscina com quadrados azul-turquesa e um revestimento por fora de porcelanato. Plantas penduradas na parede.
Uma piscina colorida deixa o espaço mais personalizado e único (Projeto: Daniele Galante)

Agora que você viu alguns tipos de piscina, já pode pensar num espaço na sua casa para lazer. E se você gosta da combinação piscina e churrasco, confira o post "Churrasqueira pré-moldada é uma ótima opção para sua área de lazer".

Aqui no portal Archtrends Portobello você encontra diversas inspirações para deixar sua casa mais bonita, confortável e com estilo!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

10 modelos de piscinas pequenas para usar de ...

10 modelos de piscinas pequenas para usar de inspiração no seu projeto

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies