10.01.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
revestimento de piso com tábuas de madeira branca
O porcelanato é, sem dúvidas, a melhor opção de revestimento de piso, por sua versatilidade e variedade de cores e texturas (Projeto: Portoneves)

Revestimento de piso: 5 sugestões para usar em seus projetos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
10.01.2023
Saiba o que considerar na escolha e as vantagens e desvantagens de diferentes materiais
minutos de leitura

A escolha dos acabamentos é um momento crucial de qualquer obra, seja ao construir ou reformar uma residência, prédio ou outro tipo de edificação. 

Profissionais como arquitetos, bem como os próprios clientes, fazem suas apostas desde a primeira fase do projeto até sua execução. 

Nesse contexto, entre as principais dúvidas que surgem, está a sobre qual revestimento de piso escolher.

Pensando nisso, separamos cinco sugestões de materiais mais utilizados para essa finalidade: 

5 opções de materiais mais usados como revestimento de piso

1. Porcelanatos 

sala de estar decorada com mesas, cadeiras, sofás e piso de porcelanato
O porcelanato cobre todo o piso de sala de estar (Projeto: Portobello)

Qual revestimento de piso usar? Se essa pergunta se tornou uma constante em sua mente, apresentamos a primeira solução: o porcelanato. Cada vez mais essa opção é empregada nos projetos por dois fatores principais: beleza e facilidade de manutenção.

Os porcelanatos também têm a vantagem de serem mais resistentes que outros materiais, como as cerâmicas comuns, pedras naturais ou madeiras. Isso se deve a sua dureza e baixo grau de absorção de água, uma vez que o processo de fabricação envolve o uso de altas pressões sobre o material empregado, que são areias especiais. É um revestimento de piso de alta performance.

Além disso, e não menos importante, o porcelanato também é versátil por:

  • ter texturas diversas e realistas, reproduzindo desde o concreto até a madeira;
  • ser impermeável, podendo ser aplicado inclusive em áreas molhadas;
  • possuir diversos tamanhos, como as Lastras, em dimensões maiores;
  • apresentar superfícies diferentes, sendo polido, natural ou externo.

Aproveite e conheça mais sobre a história do porcelanato em nosso site.

2. Cerâmica

banheiro revestido com cerâmica com parede marrom
Legenda: Neste projeto, revestimento cerâmico foi usado na parede do banheiro social (Projeto: Angélica Crestani

Apesar de o porcelanato ser a melhor escolha quando o assunto é revestimento de piso, também existem outras opções de materiais. Entre eles está a cerâmica comum. Esse material também é um revestimento cerâmico, como o porcelanato, porém é produzido de maneira mais simples, resultando em um produto um pouco mais básico. 

Entre as vantagens na aplicação de cerâmica, estão a facilidade de assentamento e de manutenção. Além disso, possui custo acessível e é encontrada em diversas opções de formatos, cores e padrões.

3. Pedras

cozinha com bancada de pedra decorada com plantas
Cozinha recebeu revestimento em pedra no frontão. Já o piso traz uma reprodução de pedra em porcelanato (Projeto: Morada 31.12 Arquitetura e Interiores)

Mármore, granito, ardósia… são várias as alternativas de pedras que podem ser usadas para revestir pisos e paredes. Elas podem ser encontradas em diferentes tipos de corte, o que pode influenciar sua colocação e visual final. Garantem também um aspecto rústico e informal aos ambientes em sua versão natural. Já quando são polidas, as pedras tornam o ambiente elegante.

Entre os benefícios de usar pedras como revestimento de piso, está a sofisticação. Podem ser utilizadas para destacar uma área do ambiente.

Contudo, as pedras necessitam de um contrapiso com boa espessura para seu assentamento – o que geralmente não ocorre em apartamentos. Também podem manchar quando em contato com líquidos abrasivos, vinhos e sucos de frutas. Isso ocorre devido à sua porosidade.

Pedras com acabamento polido também têm a desvantagem de se desgastarem com o uso intenso, necessitando de manutenção constante. Já em acabamentos como o natural, apicoado, flameado e lixado, a pedra absorve sujeira e pode ser inviável sua recuperação. Há que se refletir, também, sobre a baixa sustentabilidade dos materiais, por terem origem natural e cuja exploração degrada o meio ambiente.

Se você quer apostar nas pedras em seus projetos, mas dispor de um material sustentável, opte pelos porcelanatos que reproduzem pedras. Há uma variedade de cores e padrões com interpretações de mármores e granitos diversos.

4. Madeira

sala de estar com porcelanato que interpreta madeira no piso
Neste projeto, um porcelanato que interpreta madeira foi aplicado no piso (Projeto: Jessica Castro)

Entre os revestimentos de piso considerados nobres, está a madeira. Ela pode ser aplicada em forma de tacos, réguas, tábuas ou parquets. O recurso torna o ambiente bonito devido à enorme possibilidade de desenhos e composições. Além disso, por ser considerado um material “quente”, tende a manter os espaços mais aconchegantes.

No entanto, o uso da madeira tem sido cada vez mais colocado em xeque, tal qual as pedras. A principal razão tem relação com sustentabilidade na construção civil, já que o recurso é obtido através da extração, que pode ser exploratória e desmedida. O que traz novamente à tona a vantagem dos porcelanatos, por reproduzirem fielmente os mais variados tipos de madeira.

Além disso, no caso da madeira, a manutenção deve ser realizada regularmente, a depender do tipo de acabamento – sinteco, cera, oxigenação, resinas e vernizes – bem como tratamento anti-praga. Seu assentamento também necessita de mão de obra qualificada, uma vez que pode se soltar facilmente.

A boa notícia é que se ainda assim você deseja ter madeira como revestimento de piso, há uma solução: o porcelanato Boreal Mix, da Portobello, é um exemplo que reproduz o material e não agride o meio ambiente.

5. Pisos laminados

sala de casa ao lado da varanda decorado com plantas e piso laminado
A sala deste apartamento tem piso laminado, nivelado com o porcelanato aplicado na varanda (Projeto: Fernanda Pessanha)

E já que o assunto anterior foi madeira, trazemos agora outro material que também representa o recurso: os pisos laminados. Esses são compostos por um tipo resistente de aglomerado, que pode ser o MDF ou HDF, fibra de média ou alta densidade. Sobre ela, é colocada ainda uma película protetora.

Entre as principais vantagens do material, estão a facilidade de colocação e também a de manutenção. Para tanto, basta usar um pano úmido quase seco ou com produtos especiais. Ademais, há opções no mercado que permitem sua aplicação sobre um piso pré-existente.

Contudo, o laminado tem baixa resistência à umidade. Pode, portanto, ficar deformado e manchado quando instalado em áreas molhadas. Determinados tipos podem, inclusive, arranhar ao serem limpos com vassouras, ou mesmo com as patas dos pets.

De um modo em geral, o porcelanato é, sem dúvidas, a melhor opção de revestimento. Isso porque pode reproduzir todas as texturas citadas aqui, de forma sustentável, moderna e resistente. 

Mas, e você: já fez a sua escolha sobre o revestimento de piso que vai usar em seu projeto? Deixe seu comentário:

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Revestimento de piso: 5 sugestões para usar ...

Revestimento de piso: 5 sugestões para usar em seus projetos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies