10.04.2024
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Porcelanato que reproduz mármore em destaque no piso
Speziato é o porcelanato Portobello que reproduz mármore carrara (Projeto: Portobello)

Porcelanato carrara traz beleza do mármore com muitos outros benefícios

calendar-blank-line
10.04.2024
Descubra a origem do mármore carrara, suas características e formas de usar. Confira ainda reproduções em porcelanato e suas vantagens
minutos de leitura

No mundo da arquitetura e decoração, poucos elementos têm o poder de conferir sensação de luxo e sofisticação como o mármore carrara. 

Com origem na região de mesmo nome, na Toscana, Itália, este é um material usado há séculos por sua beleza atemporal e alta qualidade.

No entanto, hoje em dia é tão importante pensar na sustentabilidade quanto na estética. Por isso, uma ótima alternativa ao carrara é o porcelanato que reproduz mármore.

Nas linhas a seguir, conheça todos os detalhes sobre essa matéria-prima, como principais características e tipos.

Em seguida, descubra as vantagens de usar porcelanato e confira opções da Portobello para os seus ambientes!

Afinal, o que é o mármore carrara?

Piso em porcelanato que reproduz mármore carrara. Há uma mesinha e um tabuleiro de xadrez
Speziato traz características do mármore carrara em porcelanato (Projeto: Portobello)

O mármore carrara é uma rocha metamórfica de calcário, conhecida pela tonalidade branca e pelos veios acinzentados.

Esse é um material que se formou há milhões de anos, quando o movimento das placas tectônicas criou as condições ideais para a sua formação.

Já a extração do mármore carrara é uma tradição na região homônima. Há evidências de seu uso desde a Roma Antiga.

O que torna esta matéria-prima tão especial é a sua aparência única. Cada peça é como uma obra-prima da natureza. Os padrões de veios variam de suaves a marcantes.

E é justamente essa variedade que oferece versatilidade em termos de design. Assim, o mármore carrara pode ser usado em diferentes ambientes e superfícies, em projetos de vários estilos de decoração.

Tipos de mármore carrara

Há diferentes tipos de mármore carrara. Cada um conta com características únicas, como você confere nos exemplos abaixo:

  • bianco carrara: comum, tem tonalidade branca com veios cinzentos suaves e delicados. Esses atributos proporcionam uma aparência elegante e clássica;
  • carrara venato: é caracterizado por seus veios escuros e contrastantes em relação ao fundo branco. Pode ter um visual dramático e impactante;
  • carrara gioia: tem uma base branca com veios cinzentos e dourados, adicionando cor. É ideal para projetos que buscam uma estética calorosa e luxuosa;
  • carrara vagli: com veios sutis, oferece uma aparência suave e uniforme. É a escolha perfeita para ambientes onde se busca uma sensação de serenidade e calma.

Por que o porcelanato é mais vantajoso que o mármore carrara?

Apostar no carrara para a decoração é mesmo uma excelente opção. Contudo, hoje em dia há opções mais vantajosas. Confira, na sequência, os principais benefícios do porcelanato que reproduz mármore.

Durabilidade

O porcelanato é conhecido por sua alta durabilidade. Ao contrário do mármore, que é uma pedra natural suscetível a rachaduras e lascas, ele é resistente a impactos e abrasão.

Portanto, é uma ótima escolha para todos os ambientes e superfícies, sempre de acordo com as recomendações do fabricante. Pode, inclusive, ser usado em áreas de alto tráfego.

Resistência

Além disso, quando bem cuidado, o porcelanato é extremamente resistente a arranhões e manchas.

Isso o torna uma opção mais prática em comparação com o mármore. Afinal, a pedra natural requer cuidados especiais para preservar sua beleza ao longo do tempo.

Baixa absorção de água

Com baixa absorção de água, o porcelanato é o produto ideal para áreas úmidas, como banheiros e cozinhas.

Ao contrário do mármore, que pode manchar e se deteriorar com a exposição prolongada à umidade, ele mantém sua integridade estrutural quando em contato com líquidos.

Facilidade de limpeza

Outro ponto interessante do porcelanato carrara é que ele é muito fácil de limpar e manter

De maneira geral, basta passar uma vassoura macia e um pano umedecido. Em casos de sujeira persistente, é possível misturar produtos, como detergente neutro, à água.

Além disso, sua superfície lisa e não porosa não acumula sujidades ou bactérias. Portanto, o porcelanato é perfeito para um ambiente sempre limpo.

Variedade de formatos

O porcelanato está disponível em uma ampla variedade de formatos, desde placas gigantes, as chamadas de Lastras, até peças pequenas para criar detalhes.

Isso oferece flexibilidade para a criação de padrões únicos e layouts personalizados para diferentes projetos.

Diferentes acabamentos

Disponível em uma variedade de acabamentos de superfície, é possível usar porcelanato em todos os ambientes, incluindo internos e externos.

Entre os acabamentos estão polido, natural, EXT e TACT. Isso permite escolher o visual que se adapta melhor ao estilo e às necessidades de cada ambiente.

Sustentabilidade

Outra grande vantagem do porcelanato é o fato de ser um material mais sustentável, em comparação com o mármore.

Isso porque ele é produzido a partir de matérias-primas como argila. Sendo assim, a extração é menos agressiva ao meio ambiente, sem falar que as jazidas podem ser recuperadas.

Vale mencionar ainda que o porcelanato é fabricado usando processos de produção mais eficientes em termos de energia e recursos. Sobretudo em fabricantes que prezam pela sustentabilidade, como a Portobello.

Além disso, o produto pode ser reciclado e reutilizado, o que contribui para a redução do desperdício.

Leia também:

Como usar o mármore carrara e sua reprodução na decoração?

Detalhe de ambiente com piso em mármore carrara. Há uma luminária e livros, tudo na frente de uma parede rosada
Entre as vantagens do porcelanato que reproduz mármore está a resistência (Projeto: Portobello)

A versatilidade do mármore carrara permite que ele seja usado de diversas formas na decoração. E na versão em porcelanato, então, fica ainda mais fácil incorporá-lo nos ambientes. Reunimos algumas ideias para inspirar você.

Paredes

O porcelanato carrara pode ser utilizado em paredes, criando um visual luxuoso e elegante.

Uma parede de destaque em um ambiente como a sala de estar ou o hall de entrada pode ser revestida com placas maiores, como Lastras, para adicionar textura ao espaço.

Pisos

Já os pisos em carrara são uma escolha popular para ambientes como halls de entrada, banheiros e cozinhas.

A depender do acabamento, ele pode ser usado em áreas internas e externas, conferindo um toque de classe e atemporalidade aos espaços, além de durabilidade e facilidade de limpeza.

Balcões e bancadas

Balcões e bancadas de mármore adicionam elegância a cozinhas e banheiros. 

E elas também podem receber porcelanato que reproduz carrara. A superfície lisa é perfeita para preparar alimentos ou acomodar cubas e torneiras. 

Inclusive, o porcelanato é tão resistente que dá para colocar panelas e travessas quentes na bancada da cozinha, por exemplo.

Fachadas

Utilizar o mármore carrara na fachada de casas, edifícios ou detalhes arquitetônicos externos pode conferir uma aparência imponente.

Desde detalhes esculpidos até painéis de revestimento, o material é capaz de transformar uma fachada comum em uma obra de arte.

Painéis, nichos e prateleiras

O porcelanato carrara também pode ser usado para criar painéis decorativos em paredes, nichos embutidos em banheiros ou prateleiras em salas de estar ou escritórios, por exemplo.

Cubas esculpidas

Cubas esculpidas em mármore carrara são uma maneira de elevar instantaneamente o design de um banheiro.

E também dá para criar cubas em porcelanato, adicionando sofisticação e elegância ao ambiente, mas com praticidade.

Escadas

Diferentes tipos de escadas podem ser revestidos com carrara, para se destacar como uma característica impressionante em qualquer espaço.

Seja em uma escada principal em um hall de entrada ou em uma escadaria interna, o porcelanato adiciona um toque de opulência e classe.

Lareiras

Até mesmo lareiras podem ser revestidas em porcelanato, graças à resistência, durabilidade e elegância do produto.

Assim, ela se destaca na sala de estar. O contraste entre a chama quente e os tons frios e suaves do mármore cria uma atmosfera acolhedora, perfeita para relaxar e desfrutar de momentos especiais.

Quais são os produtos da Portobello que reproduzem o mármore carrara?

Porcelanato que reproduz mármore carrara
Várias faces do porcelanato carrara tornam o ambiente mais natural (Imagem: Portobello)

Sem dúvidas, o porcelanato carrara é uma escolha bonita e funcional, que é capaz de transformar qualquer espaço.

A sua beleza atemporal e durabilidade incomparável o tornam uma alternativa excelente para aqueles que desejam o melhor dos dois mundos: a estética do mármore e a praticidade do porcelanato.

Portanto, se você planeja uma reforma ou construção, precisa conhecer os produtos da Portobello que recriam o carrara com perfeição.

A linha Timeless, que reúne reproduções de mármores clássicos em porcelanato, traz uma nova opção. Conheça na sequência.

Speziato

As superfícies raras e nobres do mármore carrara são reproduzidas em porcelanato com perfeição em Speziato. Isso é possível graças à tecnologia, aos processos e ao espírito criativo da Portobello.

Para um produto bonito e elegante, alguns detalhes foram intensificados, como veios, cores e profundidade.

Portanto, Speziato é a melhor versão do mármore carrara, apresentando um ritmo contemporâneo e a sofisticação de suas raízes.

O produto está disponível nos acabamentos polido e natural. Ou seja, dá para usá-lo em todos os ambientes internos, inclusive em áreas molhadas e varandas cobertas. 

Quanto aos formatos, são 120x120 cm, 90x90 cm e 60x120 cm, nos acabamentos polido e natural.

Agora que você já conhece o porcelanato carrara, confira outras reproduções de mármores da cava Portobello!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Porcelanato carrara traz beleza do mármore c...

Porcelanato carrara traz beleza do mármore com muitos outros benefícios

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Boa noite! Só uma pergunta vcs tem um dia marcado para fazer, um evento presencial com lançamentos de grandes formatos, e outras novidades!! Desejo muito marcar presença em um desses eventos!

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies